Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Acham pertinente utilizar água filtrada para fazer o sanitizante?

Sim... Se for da rede é interessante remover resíduo de cloro, se for de poço é bom também filtrar por existir a possibilidade de haver resíduos de ferro, entre outras coisas na água, que poderiam trazer problemas mesmo em concentrações baixas.

Abraço
 
Alguém sabe dizer se o Iodo perde a eficiência se estiver em temperatura acima de 35°C?
 
Alguém sabe dizer se o Iodo perde a eficiência se estiver em temperatura acima de 35°C?

Amigo, eu não sei a qual temperatura inicia-se a perda de eficiência, mas eu sei que em água fervente ele é inutilizado...

Logo, não deve ser muito bom aquece-lo, pois provavelmente a perda de eficácia será gradativa.
 
Também não tenho uma resposta quantitativa mas vou tentar ajudar. Talvez sabendo o porque da pergunta (especificando de 35C) seja mais fácil saciar tua dúvida.

O iodo é volátil, então quando mais alta a temperatura, mais rápido vai baixar a concentração de iodo na sua solução de iodo+água. Acho que essa é sua resposta, não importa só a temperatura, mas sim temperatura+tempo.

Quando vou engarrafar geralmente faço a solução de iodo para sanitizar as garrafas mais concentrada e adiciono gelo. Isso porque sanitizar garrafas demora e ao fim do processo é visível a alteração na cor da solução, denunciando a volatilização do iodo.
 
O iodofor diluído em água perde iodo gradualmente mesmo, como o valter falou, baixando a eficiência de sanitização. Concentrado no frasco original ele dura bem mais.

De qualquer forma, se vc tem um frasco grande e sua dúvida se aplica ao armazenamento dele, vc pode guardar na geladeira. Dura mais.

Guardo meu frasco de iodofor, assim como um borrifador com solução de iodofor na geladaira. A solução dura bastante tempo na geladeira, nunca contei o tempo, mas acho que mais de duas semanas. É usada eventualmente quando tiro amostras do fermentador, pra borrifar a torneirinha, ou qualquer outro equipamento que precise sanitizar.
 
Obrigado pela ajuda.

Por exemplo: O iodo na embalagem original se exposto a uma temperatura acima do recomendado (que seria 35°C), durante algum tempo, perde a eficiência? Ou seja, é reduzida a concentração de iodo? mesmo na embalagem original? Obs: iodo não diluido.
 
bda553e4c98b52556276d57136be2084.jpg


Não consegui foto da frase inteira porque a garrafa é cilindrica, mas está claro. Armazenar em temperatura ambiente, de 15º à 30ºC.

Ou seja, sim, fora da temperatura ambiente, há prejuízos na eficiência de sanitização. O quanto, creio que ninguém aqui testou com equipamento adequado.

Na duvida, guarde em local seco e arejado.
 
Sim. Essa foi minha dúvida, eu também utilizo Biofor, mas eu moro em uma região bem quente, e em um dia desses eu notei que meu biofor estava em uma temperatura de 35°C ( mesmo em local seco e arejado). Dai surgiu minha preocupação;
 
Eu moro no rio, e deixo ele do lado de fora de casa (bate 33 36 graus rindo) faço leva de 20 ltrs e ate hoje ja brassei mais de 50 tipos de cerveja e nunca tive contaminação.
Acredito se a garrafa for bem lacrada é dificil perder a eficiencia do iodo, ou então sou muito sortudo.
Detalhe, tenho esse iodophor desde que comecei a fazer cerveja, pq dura muito, desde de 2009. Ele agora ta acabando, mais ainda to fazendo cerveja com ele e ta funcionando de boa!
 
Cara, não precisa ser filtrada, mas tem que ser água limpa. E quanto água da torneira, se for clorada irá prejudicar a eficiência do iodo, porque o mesmo reage com cloro. Mas acredito que todo sistema de água tratada, após um longo período de descanso o cloro evapora... Espero ter ajudado.
 
Boa noite pessoal!

Na minha ultima brassagem utilizei pela primeira vez o iodofor (kalyclen s390 comprado na WE consultoria) e reparei que ele sedimentou um pouco quando adicionei na água (que estava a aproximadamente 50 graus). Vide foto em anexo.

Alguem ja passou por isso? Usei aproximadamente 1mL/L de água. Será que perdeu eficiencia pois tinha menos iodo diluido?
 

Attachments

  • IMG_9860.jpg
    IMG_9860.jpg
    106.7 KB · Views: 216
Boa noite pessoal!

Na minha ultima brassagem utilizei pela primeira vez o iodofor (kalyclen s390 comprado na WE consultoria) e reparei que ele sedimentou um pouco quando adicionei na água (que estava a aproximadamente 50 graus). Vide foto em anexo.

Alguem ja passou por isso? Usei aproximadamente 1mL/L de água. Será que perdeu eficiencia pois tinha menos iodo diluido?
É só misturar que ele dilui, é normal isso. E pela cor está na proporção correta, sem motivo pra preocupação.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Uso o Biofor na proporção de 0,8ml/l. Nunca vi essa sedimentação.
A cor da mistura não é um bom parâmetro para avaliar se a proporção está correta.
 
Boa noite pessoal!

Na minha ultima brassagem utilizei pela primeira vez o iodofor (kalyclen s390 comprado na WE consultoria) e reparei que ele sedimentou um pouco quando adicionei na água (que estava a aproximadamente 50 graus). Vide foto em anexo.

Alguem ja passou por isso? Usei aproximadamente 1mL/L de água. Será que perdeu eficiencia pois tinha menos iodo diluido?

É normal, pode ficar tranquilo. Pra não passar trabalho de misturar eu coloco primeiro o iodo na jarra, depois a água. Muito fácil.

Abraço
 
Obrigado pessoal!

Bom saber que não acontece só comigo. Vou tentar misturar mais da próxima vez pra ver se diminui essa sedimentação.

Abs!
 
Uso o Biofor na proporção de 0,8ml/l. Nunca vi essa sedimentação.
A cor da mistura não é um bom parâmetro para avaliar se a proporção está correta.

Percebi que o Biophor tem uma concentração maior que estes das marcas Kalyclean (2,25% ao inves de 1,5% deste ultimo)... da para usar sem enxague nesta proporção de 0,8 ml por litro queda 18 ppm ao inves de 12,5ppm recomendado?

Edit... Encontrei no Blog do Ricardo Rosa que pode se utilizar entre 12,5 e 25ppm para solução sem enxague... http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/
 
Venho utilizando PAC200 desde o início, nas proporções do fabricante e do Lamas (onde comprei).Num balde coloco primeiro o pó e depois encho com jatos fortes da mangueira d'água. Dissolve tudo. Depois de algum tempo (1 hora) coloco as garrafas lá dentro, que ficam cheias da solução. Como não cabem todas, encho as restantes com a solução. Depois de uns 20 minutos esvazio-as ou encho outras, que sobraram, com a mesma solução. Depois esvazio-as e ponho no escorredor para uso imediato. As tampinhas também ficaram no PAC200. Tenho usado também álcool 70 para quase tudo: para o balde fermentador (já limpo), colheres e utensílios são borrifados, torneirinhas (dentro e fora) e mangueiras (até as usadas nos cilindros de O2 e CO2) encho-as com álcool 70. Após o freezer limpo, passo em todo ele uma esponja embebida nessa álcool. Logicamente, tudo limpo anteriormente. Uso o PAC200 somente para sanitizar as garrafas. Tem dado certo. Só agora que montei um chiller contra fluxo, aproveitando o antigo de alumínio, é que não sei como sanitizar. Por enquanto limpo antes a após o uso com água fervendo, por uns 10 minutos. O PAC200 só para as garrafas é show de bola, sem espuma, sem odor e sem cor. Ainda não usei Iodofor (nem sei se pode pro chiller de alumínio). Pro pessoal que está com problemas, aconselho o PAC200 e continuem com o Iodofor para outras sanitizações. Com limpeza bem feita e álcool 70 tô mandando bem, por enquanto................
 
No meu curso de cerveja caseira realizado há algumas semanas fui instruído a utilizar uma solução de alcool 70 + iodofor para sanitização.

Ao entrar nesse tópico para tirar as dúvidas quanto à concentração dessa solução, vi que a maioria aqui utiliza somente água + iodofor.

Há algum prejuízo em se utilizar álcool 70 ao invés de água?
 
No meu curso de cerveja caseira realizado há algumas semanas fui instruído a utilizar uma solução de alcool 70 + iodofor para sanitização.

Ao entrar nesse tópico para tirar as dúvidas quanto à concentração dessa solução, vi que a maioria aqui utiliza somente água + iodofor.

Há algum prejuízo em se utilizar álcool 70 ao invés de água?

Nenhum prejuízo, apenas sai um pouco mais caro para fazer a sanitização!

É uma tecnica que muitos utilizam para evitar a espuma criada pelo iodo quando utilizamos um borrifador. Apenas fique atento a concentração da solução de iodo livre. 12,5 ppm de iodo livre já é o suficiente para uma boa sanitização e não deixar resíduos na cerveja.

Recomendo esta leitura http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/ nela ja consta uma calculadora para ajudar na conta da concentração. Abraço!
 
No meu curso de cerveja caseira realizado há algumas semanas fui instruído a utilizar uma solução de alcool 70 + iodofor para sanitização.

Ao entrar nesse tópico para tirar as dúvidas quanto à concentração dessa solução, vi que a maioria aqui utiliza somente água + iodofor.

Há algum prejuízo em se utilizar álcool 70 ao invés de água?

O problema do álcool é que ele não pode ser aplicado em qualquer superfície. Ele resseca e quebra acrílicos e borrachas.
Não é indicado utilizar em enchedores de garrafa, auto sifões e o'rings de post mix, por exemplo...
 
O problema do álcool é que ele não pode ser aplicado em qualquer superfície. Ele resseca e quebra acrílicos e borrachas.
Não é indicado utilizar em enchedores de garrafa, auto sifões e o'rings de post mix, por exemplo...

Correto. Perdi um enchedor de acrílico por causa do álcool. Agora só iodophor com água e o álcool uso pra limpar as mãos.
 
Boa tarde pessoal;

Uma pergunta, o Biofor geralmente vendido possui em sua composição:

Cada 100ml contêm:
Concentrado de Iodophor....11,25g
Ácido Fosfórico....15,00g
Veículo q.s.p ..... 100,00 ml

mas achei aqui na minha cidade um iodofram com composição:

Concentrado de Iodophor....2,6g
Veículo q.s.p ..... 100,00 ml

Ele não possui o Ácido Fosfórico, ele tem alguma utilidade que seja necessário a presença dele?

Muito obrigado;
 
Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Solução de Iodo presente neste Airlock não existe mais - eu normalmente uso álcool 70 ali.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A solução de Iodo vai perdendo a cor quando perde as propriedades dele. Guardando em geladeira ela dura mais tempo. Geralmente uso no Blowoff e ela mantém a cor até o final.
 
Comecei faz pouco tempo mas não notei nada nem com as cervejas que fiz até agora e nem com as que um amigo que me influenciou aqui faz. Uso o mesmo Biofor da Lamas mas comprei aqui mesmo em Fortaleza. Fácil de encontrar em lojas do ramo agropecuário.

Sobre a espuma que ele deixa eu fico receoso e tento tirar ela na hora de escorrer o iodofor mas tem vezes que é difícil! Se não tem dado problema como vocês dizem vou tentar relaxar com isso.

Agora sobre o tempo de contato, eu deixo um tempo imerso e depois deixo escorrer. Não sabia que dava só para borrifar. Realmente fica bem mais fácil assim. A sanitização é um daqueles processos que o pessoal prefere pecar pelo excesso do que pela negligência! É um tal de lavar, usar vanish, ferver e ainda usar o sanitizante! rsrsrsrs

Tbm sou de fortaleza. Existe algum local aqui em fortaleza que vende insumos?
 
Eu moro no rio, e deixo ele do lado de fora de casa (bate 33 36 graus rindo) faço leva de 20 ltrs e ate hoje ja brassei mais de 50 tipos de cerveja e nunca tive contaminação.
Acredito se a garrafa for bem lacrada é dificil perder a eficiencia do iodo, ou então sou muito sortudo.
Detalhe, tenho esse iodophor desde que comecei a fazer cerveja, pq dura muito, desde de 2009. Ele agora ta acabando, mais ainda to fazendo cerveja com ele e ta funcionando de boa!

Amigos, boa tarde.
Comprei um frasco do Kalyclean s 390 e lendo o rótulo me deparei com duas questões.
Primeiro que na composição descrita no rótulo não consta iodo, ao menos especificamente.
Segundo que a validade informada é de apenas 8 meses após a fabricação.
Este post de 2013 aí relata a utilização de iodofor por anos.
Esta validada é "válida" rrsrsrs, ou formalidade a ser cumprida pelos fabricantes?
Grande abraço.
 
O iodo é volátil, principalmente quando mais dissolvido. A validade é até onde o fabricante se compromete em ter o que diz entregar.

Minha experiência prática diz que dá para usar um pouco mais. o meu cheguei a usar por quase 12 meses com sucesso (ou melhor, sem contaminações) mas descartei boa parte por conta de que ele começou a ficar cada vez mais viscoso (provavelmente por evaporação do solubilizante) o que poderia comprometer a correta preparação do sanitizante.

Na boa, é tão prático usar o iodofor e é tão barato que vale mais a pena seguir minimamente as indicações de validade. Cada vez que faço uma solução (para brassagem ou envase) vou logo de 20l para jogar todo o equipamento dentro.
 
Olá pessoal eu sou iniciante também, estou na minha 4 braçagem, antes fazia pequenas levas de 10 litros sempre usei álcool 70 para a sanitização porem agora eu aumentei o meu equipamento e me vi na necessidade de usar o Iodofor (Kalyclean S390) para sanitizar todo meu equipamento de 30 litros.

Foi ai que eu errei feio na dosagem...

Eu fiz a mistura de Iodofor com água no meu fermentador de 30l, vi que a quantidade de kalyclean estava muito forte tanto que meu fermentador de branco ficou laranja. Joguei todo liquido fora lavei o meu fermentador e deixei escorrer a água por todo tempo de braçagem que durou 3h40. Enquanto esperava o Whirlpool fui sanitizar o fermentado notei que ainda estava um cheiro forte do Iodofor, como só tinha ele, usei o álcool 70 para sanitizar esperei escorrer e transferi o mosto...

hoje está no quarto dia de fermentação e estou com medo de ter clorofenol na minha cerveja pois li que uma sanitização exagerada de iodofor pode gerar esse off flavor.

Se realmente estiver com este defeito na minha cerveja existe alguma coisa que posso fazer para salvar?

Estou realmente preocupado de ter que perder toda a minha leva de 30 litros
 
Eu tenho um chiller de contra-fluxo de cobre e tenho o mesmo problema. Eu costumo deixar uma panela com água fervendo com detergente industrial ( Saniclean ) e coloco a bomba para recircular esta água passando pelo chiller por uns 15 minutos. Sai muita sujeira e ainda não tive contaminação do mosto. Acho que só o iodofor não adianta, pois onde ficar alguma sujidade dentro do tubo ele não consegue desinfetar adequadamente.
Muita gente realmente confunde a limpeza com a sanitização. A sanitização só pode ser feita quando o material já está livre de toda e qualquer sujeira visível. Seguindo isso, não é fácil dar errado. Sem muita frescura mas com cuidado dosado.
 
Depois da limpeza eu borrifo o Kalyclean em tudo, deixo por uns 15 min, passo na água corrente e borrifo álcool 70 em tudo novamente, deixo evaporar e descarto a água que sobra no fundo. Algumas coisas como torneiras e etc. que possuem partes internas inacessíveis eu deixo de molho dentro de uma vasilha de Kalyclean, passo na água corrente, e depois deixo de molho no álcool 70.
 
Depois da limpeza eu borrifo o Kalyclean em tudo, deixo por uns 15 min, passo na água corrente e borrifo álcool 70 em tudo novamente, deixo evaporar e descarto a água que sobra no fundo. Algumas coisas como torneiras e etc. que possuem partes internas inacessíveis eu deixo de molho dentro de uma vasilha de Kalyclean, passo na água corrente, e depois deixo de molho no álcool 70.

@EngRocha,

vale lembrar que álcool 70 só é efetivamente sanitizante com esfregação, ao contrário do iodofor.
 
@EngRocha,

vale lembrar que álcool 70 só é efetivamente sanitizante com esfregação, ao contrário do iodofor.
------

Nas duas últimas cervejas que eu fiz... usei àlcool 70 pra sanitizar as garrafas. Nesse caso sem "esfregar".

Tenho aquele aparelho de plástico "sanitizante" que coloco álcool e quando aperto com a garrafa de ponta cabeça o aparelho joga àlcool até o fundo da garrafa e vai escorrendo.

Deixo a garrafa de ponta cabeça pra escorrer o álcool.

Quando vou engarrafar a garrafa já está seca.

Você acha que teria algum problema?
 
Back
Top