Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É um pouco off topic, mas complementando a ideia "alternativa" para escorrer garrafas, eu comprei um cesto aramado/tela multiuso (vi esses nomes hoje, na época procurei no zoião mesmo) na Leroy Merlin.

É parecido com isso, mas o meu é mais raso. Paguei exatos R$ 27,00 na época.
 

Attachments

  • cesto_fundo.jpg
    cesto_fundo.jpg
    72.6 KB · Views: 437
É um pouco off topic, mas complementando a ideia "alternativa" para escorrer garrafas, eu comprei um cesto aramado/tela multiuso (vi esses nomes hoje, na época procurei no zoião mesmo) na Leroy Merlin.

É parecido com isso, mas o meu é mais raso. Paguei exatos R$ 27,00 na época.

cara eu fui justamente na leroy merlin esse final de semana, vi esse cesto e pensei em usar pra escorrer garrafas hahaha mas daí vi mais de perto e achei os buracos pequenos demais ... tu já testou?
 
cara eu fui justamente na leroy merlin esse final de semana, vi esse cesto e pensei em usar pra escorrer garrafas hahaha mas daí vi mais de perto e achei os buracos pequenos demais ... tu já testou?

Já testei sim, eu peguei um com os buracos maiores do que os dessa foto. Funcionaram bem, o único detalhe sendo que na verdade você não vai conseguir aproveitar todos os buracos porque são muito juntos, mas até ai, nada demais.

Eu também tenho um pé atrás com o escorredor em árvore porque encosta na parte interna das garrafas, então mesmo que eu vá melhorar a gambiarra, vou preferir manter nessa ideia de segurar as garrafas por fora mesmo.
 
Um pouco off-topic tb:
Na última brassagem não tinha iodo para fazer o teste de conversão e usei o iodophor.
Ficou amarelo, bem dourado, mas não sei se poderia ser um falso positivo por não se tratar de iodo puro.

Alguém já fez isso? é confiável?
abraço.
 
Um pouco off-topic tb:
Na última brassagem não tinha iodo para fazer o teste de conversão e usei o iodophor.
Ficou amarelo, bem dourado, mas não sei se poderia ser um falso positivo por não se tratar de iodo puro.

Alguém já fez isso? é confiável?
abraço.

Nunca fiz, mas mais fácil do que ficar teorizando sobre os caminhos do Iodo, é pegar ali na cozinha e dissolver uma colherzinha de farinha de trigo na água. Pinga uma gota de iodofor e se ficar roxo, juntanto com a informação de que no seu mosto ficou amarelo, temos a resposta.

Vamos ver?
 
Olha lá minha farinha integral que ficou preta que nem xorume :)
 

Attachments

  • 05052011515.png
    05052011515.png
    388.9 KB · Views: 320
Pessoal,

Ajudei um amigo numa brassagem no último sábado e ele se confundiu e diluiu o iodofor com 8ml/L...... 10 x o indicado.

Sanitizou o fermentador sem enxague nessa proporção.
A leva está fermentando, aparentemente sem problemas.
Será que o sabor ficará comprometido ? ou pior alguém tem conhecimento se nessa quantidade pode ser prejudicial a saúde.?

Obrigado.
 
Pessoal,

Ajudei um amigo numa brassagem no último sábado e ele se confundiu e diluiu o iodofor com 8ml/L...... 10 x o indicado.

Sanitizou o fermentador sem enxague nessa proporção.
A leva está fermentando, aparentemente sem problemas.
Será que o sabor ficará comprometido ? ou pior alguém tem conhecimento se nessa quantidade pode ser prejudicial a saúde.?

Obrigado.

Acredito que não ficará com sabor, mas isso deve ser verificado. 8ml/L são 8x o indicado, não?

Acredito que não deve fazer mal pra saúde se a quantidade de cerveja ingerida não for absurdamente grande. Porém essa prática não deve ser recorrente.

Abraço
 
Acredito que não ficará com sabor, mas isso deve ser verificado. 8ml/L são 8x o indicado, não?

Acredito que não deve fazer mal pra saúde se a quantidade de cerveja ingerida não for absurdamente grande. Porém essa prática não deve ser recorrente.

Abraço
Uma vez pra acabar de vez com a história de "iodo fazer mal pra saúde" eu pesquisei e fiz os cálculos de quanto iodofor seria necessário pra fazer COMEÇAR a fazer mal se ingerido de forma rotineira. Consegui achar o e-mail que enviei pra uma lista de discussão, e segue:

"Basicamente a gente precisa de uma solução com pelo menos 12,5 ppm, e não precisa ser mais que 25 ppm (geralmente, 1ml por litro fica dentro dessa faixa). Uma solução como essa já sanitiza em menos de 2 minutos.

Basicamente, o iodo só causa problema se ingerido rotineiramente numa taxa a partir de 0,75 miligramas por dia.

Então, vamos lá..... 1ml de solução de iodofor a 25ppm tem

1 ml / 1.000.000 = 0,000001 x 25 ===> 0,000025 ==> ou seja, 1ml de iodofor a 25ppm tem 0,025 MILIgramas de iodo.

0,75 / 0,025 ==> 30 ml

Ou seja, se você ingerir 30 ml por dia de solução de iodo a 25ppm, aí poderá ter problemas.

Agora façam as contas de quantos ML sobram dentro de um fermentador depois que vc sanitiza e deixa escorrer, e depois em quantos litros de cerveja/mosto esse resto que sobra é diluído, e por aí vai.

Digamos que vc deixou 30 ml dessa solução dentro de um fermentador que rendeu 20 litros.... ou seja, vc teria que tomar 20 litros de ceva por dia, durante vários dias pra talvez começar a ter algum problema de tireoide..... e isso tudo sem contar com a evaporação do iodo, etc.

E lembrando pessoal, nosso corpo precisa de uma certa quantidade de iodo por dia, não é a toa que o mesmo é adicionado ao sal e em outros produtos."


Abraço,
 
Legal Guenther!! E ainda tem o fato de que parte do iodo vai volatilizar, certo?! (enquanto aberto).

Mas uma dúvida, tem alguma informação sobre o contato com a pele? Na embalagem fala em mais de 100ppm pra desinfecção de ubres e mãos para ordenha. Mas e o contato prolongado (sanitizar garrafas por imersão) será que é seguro?
 
uso iodofor conforme orientação 0,8ml por litro assim não precisa enxague nem tirar espuma nem nda, mergulho em um balde com 10lts de agua 8ml de iodofor, deixo de boca pra baixo escorrendo e partiu engarrafar
 
É isso aí Guenther,

Já veio gente me combater pessoalmente quanto ao uso do iodofor porque daria problemas de tireoide, o que eu acho um absurdo, justamente pela necessidade de iodar o sal, como vc falou.

Ainda assim acabo frisando pra que não se use a mais, porque além de não ser necessário, a questão da concentração pode facilmente começar a ser relevada e ficar fora de controle, também não precisamos passar do necessário.

Abraço
 
Tem um padrão de iodophor, tipo, todos com a mesma concentração?
pergunto porque o meu eu comprei no site cervejadepanela, e ele deve ser manipulado (vem numa embalagem com uma impressão em impressora caseira em cima).
Nele indica:
- diluição de 2,5 mL / 2 litros para imersão (1,25 mL / L)
- diluição de 2,5 mL / 500 mL para borrifamento (5 mL / L)
Também indica 15 minutos de contato para sanitização.

Daí não sei se seria por causa da concentração dele ou se é exageiro de quem manipulou...
 
Tem um padrão de iodophor, tipo, todos com a mesma concentração?
pergunto porque o meu eu comprei no site cervejadepanela, e ele deve ser manipulado (vem numa embalagem com uma impressão em impressora caseira em cima).
Nele indica:
- diluição de 2,5 mL / 2 litros para imersão (1,25 mL / L)
- diluição de 2,5 mL / 500 mL para borrifamento (5 mL / L)
Também indica 15 minutos de contato para sanitização.

Daí não sei se seria por causa da concentração dele ou se é exageiro de quem manipulou...

A diluição está de acordo com o padrão, provavelmente esse iodofor não foi mais diluído, só fracionado.

A indicação de 5ml/L pra borrifador não sei se é necessária, normalmente uso uma concentração semelhante.

Abraço
 
Pessoal, na embalagem do PAC 200 não tem e nem achei neste tópico:

Onde NÃO devo usar o PAC 200? Plástico? Mangueira de silicone? Panela de alumínio? etc...
 
Pessoal, na embalagem do PAC 200 não tem e nem achei neste tópico:

Onde NÃO devo usar o PAC 200? Plástico? Mangueira de silicone? Panela de alumínio? etc...

Não deve usar em nenhum metal a não ser inox.
Plástico pode, incluindo silicone.
 
Estou usando o PAC200 com borrifador em todos equipamentos, mas como aqui é muito quente acaba por secar antes dos 10 minutos, será que a sanitizacao foi bem sucedida? alguem tem alguma experiencia similar?
 
Pessoal,

Afinal de contas, dá ou não dá pra sanitizar fermentadores usando PAC 200 + borrifador? Ou com o PAC tem que mergulhar e deixar?
 
1ml de biofor pesa 1g? Posso substituir as medidas de ml/L por g/L?

Acredito que não. De qualquer forma se sua intenção era pesar nessas balanças digitais culinárias, eu desaconselho, porque a precisão delas pra quantidades muito pequenas não é legal. É mais fácil e seguro vc dosar com uma pipeta pasteur, custa centavos e é bem pratico.

Abraço
 
Depois de um tempo da pra você se basear mais ou menos pela cor tb. Eu sempre uso uma pipeta barata de plástico mas no aperto... Nada errado.
 
Amigo, eu uso pipeta que custa centavos e também sempre tenho alguma seringa, usada sem agulha, comprada em farmácia.
 
Olá, pessoal.

Em relação a essa pipeta de plástico, eu comprei uma mas não é graduada. Alguém poderia me dar alguma ideia de quantas gotas dessa pipeta são necessárias para atingir 1ml?
 
Olá, pessoal.

Em relação a essa pipeta de plástico, eu comprei uma mas não é graduada. Alguém poderia me dar alguma ideia de quantas gotas dessa pipeta são necessárias para atingir 1ml?

Compra uma seringa em qualquer farmácia. Não vai gastar nem 3 reais.

Seringa-Descartavel-10ml-LUER-SLIP-sem-Agulha-10070.jpg
 
Depois de imersas no iodophor, as garrafas podem ser imersas em água fervente para retirar qualquer resquício.
 
Depois de imersas no iodophor, as garrafas podem ser imersas em água fervente para retirar qualquer resquício.

Poder pode, só não vejo motivos. Tem que ferver toda uma água pra enxaguar garrafas que não precisa se usar a concentração correta de iodo.
 
Também não faria a fervura no final. Se fosse fazer, seria antes de usar iodo.
Fervendo por último, após o resfriamento a garrafa vai estar sujeita a contaminação. Já com o iodo no final (na proporção que não exija enxague), ele vai agir por mais tempo, geralmente o tempo que você precisa para preparar o envase após sanitizar as garrafas.
 
Eu acredito que essa percepção do Iodofor tenha relação com o fenótipo de cada um. Lembro que na disciplina de genética de populações nós fizemos um teste de sensibilidade ao PTC (sensibilidade ao sabor amargo), o que separou nossa turma em dois grupos (duas populações) com características genéticas distintas. Bom, isso serviu para o propósito da disciplina mas acredito que existe uma relação genética também na capacidade de percepção do Iodofor.

Um dos meus parceiros de fabricação parece ter essa sensibilidade e já solicitou que parássemos de usar iodo. Detalhe, o pai dele relata o mesmo problema em nossas cervejas. São os únicos. Por isso, acredito que mesmo em concentrações ideais, vai sempre ter alguém que vai relatar a presença de resíduo de iodo (quem não conhece o sabor do iodo vai associar isso com gosto de remédio ou outra coisa).
 
Eu acredito que essa percepção do Iodofor tenha relação com o fenótipo de cada um. Lembro que na disciplina de genética de populações nós fizemos um teste de sensibilidade ao PTC (sensibilidade ao sabor amargo), o que separou nossa turma em dois grupos (duas populações) com características genéticas distintas. Bom, isso serviu para o propósito da disciplina mas acredito que existe uma relação genética também na capacidade de percepção do Iodofor.

Um dos meus parceiros de fabricação parece ter essa sensibilidade e já solicitou que parássemos de usar iodo. Detalhe, o pai dele relata o mesmo problema em nossas cervejas. São os únicos. Por isso, acredito que mesmo em concentrações ideais, vai sempre ter alguém que vai relatar a presença de resíduo de iodo (quem não conhece o sabor do iodo vai associar isso com gosto de remédio ou outra coisa).

Sei que existe esses limites de percepção que variam de pessoa pra pessoa. Mas pergunto, já parou de usar e eles não perceberam mais? Podia será ser mais um fator psicológico? Fizeram teste cego? Ainda pode ser outro fator porque por exemplo se sentiam gosto de remédio não necessariamente vinha do iodo, tem outros problemas que geram esse off flavor.
 
Sei que existe esses limites de percepção que variam de pessoa pra pessoa. Mas pergunto, já parou de usar e eles não perceberam mais? Podia será ser mais um fator psicológico? Fizeram teste cego? Ainda pode ser outro fator porque por exemplo se sentiam gosto de remédio não necessariamente vinha do iodo, tem outros problemas que geram esse off flavor.

Nas minhas cervejas não há nada que possa causar off flavor que lembre remédio. Tanto é que ninguém relatou isso até hoje. E o primeiro a notar isso nem sabia que usávamos iodo, só não sabia de onde vinha esse sabor. Já usei três equipamentos diferentes, água diferente, malte diferente, várias cepas de fermento, mas o sanitizante nunca mudou. Vou ajustar as coisas, mas não queria abrir mão do sanitizante que sempre funcionou pra mim.
 
Nas minhas cervejas não há nada que possa causar off flavor que lembre remédio. Tanto é que ninguém relatou isso até hoje. E o primeiro a notar isso nem sabia que usávamos iodo, só não sabia de onde vinha esse sabor. Já usei três equipamentos diferentes, água diferente, malte diferente, várias cepas de fermento, mas o sanitizante nunca mudou. Vou ajustar as coisas, mas não queria abrir mão do sanitizante que sempre funcionou pra mim.

sobre a água diferente, usou água mineral? OU agua da rede filtrada.
 
sobre a água diferente, usou água mineral? OU agua da rede filtrada.

Já usei água mineral (diversas marcas), água de poço artesiano (com análise físico-química e correção de alguns parâmetros) e agora trabalho com água da rede com filtração tripla de carvão ativado (porque não compensa comprar 500 litros de água mineral pra fazer cerveja). O resultado está sendo bom. Se de todos que tomam apenas duas ou três pessoas relatarem esses off flavors, acho que é aceitável. Mas ainda assim, quero resolver isso. Vou testar o Peracético no próximo mês, pode ser que resolva. Se for este o caso, passarei a usar o peracético em todo o equipamento pós fermentação.
 
Já usei água mineral (diversas marcas), água de poço artesiano (com análise físico-química e correção de alguns parâmetros) e agora trabalho com água da rede com filtração tripla de carvão ativado (porque não compensa comprar 500 litros de água mineral pra fazer cerveja). O resultado está sendo bom. Se de todos que tomam apenas duas ou três pessoas relatarem esses off flavors, acho que é aceitável. Mas ainda assim, quero resolver isso. Vou testar o Peracético no próximo mês, pode ser que resolva. Se for este o caso, passarei a usar o peracético em todo o equipamento pós fermentação.

É, aí não vejo muita opção mesmo. Negócio é testar esse peracétivo e mandar pros caras experimentarem. Aí confirma ou descarta a possibilidade de uma vez.
 
Já usei água mineral (diversas marcas), água de poço artesiano (com análise físico-química e correção de alguns parâmetros) e agora trabalho com água da rede com filtração tripla de carvão ativado (porque não compensa comprar 500 litros de água mineral pra fazer cerveja). O resultado está sendo bom. Se de todos que tomam apenas duas ou três pessoas relatarem esses off flavors, acho que é aceitável. Mas ainda assim, quero resolver isso. Vou testar o Peracético no próximo mês, pode ser que resolva. Se for este o caso, passarei a usar o peracético em todo o equipamento pós fermentação.
Só com teste cego pra resolver.

Mas na minha visão, se não for cometido nenhum erro, é lenda. Não fosse, provavelmente seria relatado em livros e sobretudo nos fóruns americanos, além de ocorrer com outros cervejeiros que usam iodo a vida inteira como vários de nós.

Abraço,
 
Só com teste cego pra resolver.

Mas na minha visão, se não for cometido nenhum erro, é lenda. Não fosse, provavelmente seria relatado em livros e sobretudo nos fóruns americanos, além de ocorrer com outros cervejeiros que usam iodo a vida inteira como vários de nós.

Abraço,

Pois é. Assim que fizer a próxima leva, farei uma teste cego trocando o sanitizante das garrafas. Não dá pra separar as outras etapas.
 
Back
Top