Belgium Dark Strong Ale - Primeira tentativa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bruno.costa

New Member
Joined
May 21, 2020
Messages
1
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro, BR
Ola Pessoal!

Estou entrando na aventura de fazer minha primeira Belgium Dark Strong Ale.
Li sobre o assunto, porem fiquei com algumas duvidas. E queria tentar resolver elas antes de meter a mão na massa!

Se puderem me ajudar, eu agradeço!

1) Por se tratar de uma cerveja que matura por bastante tempo, eu nao posso carbonatar forçado ela, correto ? Entao, vou ter que obrigatoriamente engarrafá-las?
2) Qunato tempo de fermentação em media? 7 dias? Temperatura? Sei que é alta, 20 graus e aumenta 1 grau por dia nos ultimos 3dias?
3) Faço a trafega para novo balde. 3 semanas maturando. Coloco na temperatura de 22 graus ainda? ou ja posso descer ela?
4) Se tiver obrigatoriamente ir pra garrafa, qual a conta da quantidade de açucar (e qual tipo de açucar) eu coloco por garra?
5) kkkkkk COMO Faz esse maledito Candy Sugar Amber? kkkkkk

Sei que são muitas perguntas, me ja vi que vocês fizeram e nos demais post de outros sites... as pessoas "so acham" sem a devida pratica! :)

Obrigado!
 
Ola Pessoal!

Estou entrando na aventura de fazer minha primeira Belgium Dark Strong Ale.
Li sobre o assunto, porem fiquei com algumas duvidas. E queria tentar resolver elas antes de meter a mão na massa!

Se puderem me ajudar, eu agradeço!

1) Por se tratar de uma cerveja que matura por bastante tempo, eu nao posso carbonatar forçado ela, correto ? Entao, vou ter que obrigatoriamente engarrafá-las?
2) Qunato tempo de fermentação em media? 7 dias? Temperatura? Sei que é alta, 20 graus e aumenta 1 grau por dia nos ultimos 3dias?
3) Faço a trafega para novo balde. 3 semanas maturando. Coloco na temperatura de 22 graus ainda? ou ja posso descer ela?
4) Se tiver obrigatoriamente ir pra garrafa, qual a conta da quantidade de açucar (e qual tipo de açucar) eu coloco por garra?
5) kkkkkk COMO Faz esse maledito Candy Sugar Amber? kkkkkk

Sei que são muitas perguntas, me ja vi que vocês fizeram e nos demais post de outros sites... as pessoas "so acham" sem a devida pratica! :)

Obrigado!
Boas,

Estava a ver o fórum e deparei-me com este tópico (já um pouco antigo), algo bastante pertinente uma vez que pretendo fazer uma Belgium dark strong ale nos próximos tempos.
Infelizmente vi que não houve respostas às questões, gostava se possível que partilha-se a experiência e se conseguiu descobrir resposta a essas e outras questões.

Obrigado e abraço!
 
Já que levantaram esse tópico, gostaria de saber a quantidade de Candy Sugar utilizado por litro de cerveja!
 
Já que levantaram esse tópico, gostaria de saber a quantidade de Candy Sugar utilizado por litro de cerveja!
Eu sou principiante e é a primeira vez que vou fazer um Dark strong ale, até agora só fiz duas vezes Belgian Tripel (a primeira vez não correu mal e daqui a uma semana vou abrir a primeira garrafa do segundo lote).

Para a Dark strong ale estive a ver algumas receitas e apesar de ainda não a ter feito, decidi optar por esta receita (https://share.brewfather.app/yHxRgymEdbrCCq), não sei se será a melhor e/ou a mais correta mas vou experimentar fazer 10 ou 12L. Nessa receita está lá a quantidade de Candy Sugar mas como disse não sei se será a melhor receita, um dia quando a fizer (ainda não sei bem quando 😅) dou feedback
 
Já agora, se alguém me conseguir responder agradecia, achei estranho na receita a bressagem ser apenas a uma temperatura durante todo o tempo. Pensei que podesse ser por causa da grande quantidade de maltes mas não sei se isso tem influência ou não.
Se alguém me conseguisse explicar se é normal (e se não vai influenciar de forma negativa a cerveja) ou se devia optar por "inventar" um bocadinho e fazer a bressagem a (por exemplo) 3 temperaturas durante "x" tempo cada.

Obrigado desde já
 
Para a Dark Strong Ale estive a ver algumas receitas e apesar de ainda não ter feito, decidi optar por esta receita ( https://share.brewfather.app/yHxRgymEdbrCCq ), não sei se será a melhor e/ou a mais correta mas vou experimentar fazer 10 ou 12L. Nessa receita está lá a quantidade de Candy Sugar mas como disse não sei se será a melhor receita, um dia quando a fazer (ainda não sei bem quando 😅) dou feedback
Boas,
Venho aqui atualizar o tópico (apesar de não haver adesão, quero acreditar que um dia isto vai ser útil para alguém). Fiz no passado sábado cerca de 22,5L desta receita (mudei apenas a levedura para uma Mangrove jack M41), no entanto e não sei bem porque a densidade deu muito abaixo do esperado... deu apenas 1055. Aliás, suspeito o porque disso , utilizei extamente as quantidades que dizem na receita mas entre a fervura e a passagem para a cuba de fermentação existe uma inconsistência, os valores que estão na receita variam muito dos meus.
Eles têm 26,1L antes da fervura (para a quantidade que eu fiz) e eu também tinha praticamente isso, talvez mais 0,5L mas eles metem no fermentador 18L e eu tenho 22,5L... não sei o porque de eles tiveram tantas perdas e eu não mas acredito que seja aí a diferença de densidades

Fora isso tinha ótimos aspectos, uma cor ótima por isso espero que apesar do teor alcoólico ser muito abaixo do esperado, a cerveja estava boa tanto no nível de cor como de aromas

Quando engarrafar venho aqui mais uma vez atualizar para que um dia alguém que precise tenha aqui umas notas (apesar do grande problema no teor alcoólico)
 

Latest posts

Back
Top