A maturação em Temperaturas baixas prejudica o priming?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pedro Siscato

New Member
Joined
Jul 4, 2021
Messages
2
Reaction score
0
Location
Maringá
Galera, existe um tempo máximo de maturação da cerveja em temperatura baixa (1°C), que prejudique o priming? De modo que as leveduras que estão em suspensão floculem e decantem muito a ponto de não serem suficientes para fazer a fermentação final na garrafa?
No caso, eu vou viajar e deixaria uma Belgian Blond Ale, fermentada com T58 por volta de 18 dias nessa temperatura... Seria necessário adicionar levedura diretamente nas garrafas? E se o mesmo fosse feito com a levedura S-04?
 
Bom dia, amigo!

Olha, “precisar” não precisa.

Normalmente em meu processo, na hora de transfegar pro balde com o priming, sempre passa alguma levedura decantada também.

Se fosse um tempo maior, mais de 30 dias, talvez houvesse algum problema.

Mas, as vezes, principalmente no inverno, eu adiciono um pouquinho de lager pra garantir a refermentacão em temperatura mais baixa.
 
A maturação em temperaturas baixas pode ter um impacto negativo no priming, dependendo do contexto específico. O priming é um fenômeno psicológico em que a exposição prévia a um estímulo influencia a resposta subsequente a um estímulo relacionado. Ele pode ocorrer em várias áreas, como percepção, memória e processamento linguístico.
Quando se trata de maturação em temperaturas baixas, como em processos de armazenamento de alimentos ou envelhecimento de bebidas alcoólicas, isso pode afetar a qualidade e a eficácia do priming. Temperaturas muito baixas podem retardar ou inibir reações químicas, alterar a estrutura molecular dos compostos envolvidos e reduzir a volatilidade de certos aromas e substâncias químicas.
Eu entendi que a pergunta era tão somente sobre a sedimentação das leveduras, que realmente aumenta com a temperatura baixa da cerveja, e o impacto disso na refermentacão nas garrafas após a adição de algum açúcar fermentável e o envase.
 
Cara, fica tranquilo, mesmo a levedura decantando elas ainda ficam (em menor quantidade) em suspenção, assim vc vai conseguir fazer o priming. O que pode acontecer é que como vai ter bem menos levedura o priming pode demorar mais tempo do que o normal.
 
Mas, as vezes, principalmente no inverno, eu adiciono um pouquinho de lager pra garantir a refermentacão em temperatura mais baixa.
Eu vou brassar semana que vem e gostei dessa dica de adicionar um pouco de levedura lager para maturar no frio. Eu li uma vez (não me recordo onde) que a geração de CO2 é mais eficiente em baixas temperaturas.
Por falar nisso, quanto de levedura lager vc coloca no priming?
Obrigado
 
Eu vou brassar semana que vem e gostei dessa dica de adicionar um pouco de levedura lager para maturar no frio. Eu li uma vez (não me recordo onde) que a geração de CO2 é mais eficiente em baixas temperaturas.
Por falar nisso, quanto de levedura lager vc coloca no priming?
Obrigado
Olha só, talvez vc tenha lido que em carbonatação forçada, como a solubilidade do CO2 aumenta em baixas temperaturas, é melhor ser o mais frio possível.

Não é rigorosamente o nosso caso aqui.
Só ao final da refermentacão na garrafa é que é bom baixar a temperatura para uma nova maturação a frio.

No inverno, dependendo onde vc mora, é meio problematico mesmo… mas com esse macete de adicionar lager fica bem mais tranquilo.

Eu não meço muito precisamente não. Mas no meu processo, como eu carbonato de 20 em 20 litros adicionando nova parcela de mosto em torno de 10%, 2g dois gramas de levedura liofilizada acho que é mais que suficiente para carbonatação de 20 litros de cerveja.

Essa técnica eu “aprendi com o alemães” que fazem isso na Weiss, relatado no livro do Eric Warner. Mas lembre-se que a lager fermenta uma maltoses que as ale não conseguem, o que pode resultar em uma cerva mais seca e um pouco mais carbonatada.
 
Back
Top