Construção Cervejaria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

postairech

Member
Joined
Mar 25, 2022
Messages
20
Reaction score
7
Location
Lajeado/RS
Boa tarde pessoal,

Estou com um projeto em fase de planejamento, construir uma sala de aprox 20m² pra colocar toda minha instalação, são 3 geladeiras, fogareiros, pia e armazenamento de insumos/equipamentos.

A salinha é pequena, mas já é melhor do que faço hoje, com todos os equipamentos misturados dentro de casa, geladeiras do lado de fora, bagunça total.

Minha dúvida é: Quais recomendações vocês fazem pra essa minha salinha?

Informações que tenho e que vou usar já:

-Instalação de rede trifásica, mesmo que hoje eu não use;
-Pelo menos duas saídas de água mais a da pia;
-Pelo menos dois ralos com caimento em dois locais da sala;
-Telhado com isolamento térmico, aqui na minha cidade chega a 40ºC no verão.

Coisas que tenho dúvida:

-Colocar água filtrada em toda a instalação? Vou usar água da rede, filtrada pra tirar cloro nas brassagens, mas será que vale a pena usar água filtrada pra resfriamento, lavagem de equipamentos, etc?

Agradeço as informações, caso vá aparecendo mais dúvidas vou colocando na conversa.

Abraço e boa semana a todos.
 
sem duvida é o ideal separar as coisas...
recomendo se possível "circular" a sala com a rede de água, esgoto e elétrica, assim se precisar mudar a posição das coisas no futuro já esta no jeito.
faça o piso de cimento queimado ou outro que não tenha emendas. hoje meu único problema é o piso que é de cerâmica e acumula muito residuo nos rejuntes.
filtre a agua só pra lavagem. para os demais que vc citou não tem vazão suficiente, a não ser que tenha um reservatorio com bomba.
 
sem duvida é o ideal separar as coisas...
recomendo se possível "circular" a sala com a rede de água, esgoto e elétrica, assim se precisar mudar a posição das coisas no futuro já esta no jeito.
faça o piso de cimento queimado ou outro que não tenha emendas. hoje meu único problema é o piso que é de cerâmica e acumula muito residuo nos rejuntes.
filtre a agua só pra lavagem. para os demais que vc citou não tem vazão suficiente, a não ser que tenha um reservatorio com bomba.
Cimento queimado toma cuidado, escorrega pra caceta.
 
Piso use um bom porcelanato com junta seca ou de 1 ou 2 mm não terá problema algum na limpeza, até facilita, se você for para um piso rustico aí sim você terá problema na limpeza.
 
Já pense na parte elétrica, eu instalaria uma tomada industrial borne de reserva se no caso você optar por equipamento mais robusto no futuro.
 
Hoje eu trabalho numa sala com 36,00 m², e temos duas geladeiras, panelas, pia, balcão. Não temos estoque de insumos. O aproveitamento do nosso espaço é satisfatório, devido a algumas limitações de aberturas presentes no ambiente. Mas com um lay-out já previsto desde o início, fica bom.
Quanto a questão da água, concordo com o Edgar, usar a água filtrada apenas para a água de brassagem.
 
Opa, obrigado por enquanto pessoal,

Sobre o que vocês comentaram, pensei realmente em piso porcelanato acetinado cinza, pra dar impressão de cimento queimado, ficar mais barato e não é tão liso, tenho dentro de casa um bem parecido. Realmente não temos problema com sujeira nas juntas.

Sobre a parte elétrica, pensei em adaptar no futuro essas tomadas industriais, colocar hoje somente a fiação mais robusta, vou conseguir alterar depois?
 
Hoje eu trabalho numa sala com 36,00 m², e temos duas geladeiras, panelas, pia, balcão. Não temos estoque de insumos. O aproveitamento do nosso espaço é satisfatório, devido a algumas limitações de aberturas presentes no ambiente. Mas com um lay-out já previsto desde o início, fica bom.
Quanto a questão da água, concordo com o Edgar, usar a água filtrada apenas para a água de brassagem.
Show de bola, minha salinha vai ficar pequena, mas vai ter que ser assim por enquanto.

Vocês acham que vale a pena reservar 2m² pra moagem de grãos, já pensando na regularização pro MAPA depois?
 
Circunda a sala com eletrocalha a 0,5m do teto (ou um pouco menos), aí no que voce precisa voce puxa, fiz assim na empresa.
No caso inclusive eu fiz um circulo, uma malha, ou seja, do ponto que eu ligo, vem corrente por dois lados, então no caso eu fiz cabo 16mm², é como se eu tivesse alimentando com um cabo 32mm².
 

Attachments

  • IMG_2507.jpg
    IMG_2507.jpg
    47.2 KB · Views: 87
Avalia de instalar um exaustor, facilita muito pra retirar o calor de dentro da peça, outra coisa, se for fazer piso já avalia de ter uma calha no lugar dos ralos e piso com caimento pra ela. Isso facilita muito na hora da limpeza.
 
Justamente o piso que tenho no meu espaço onde faço cerveja, é excelente.


Opa, obrigado por enquanto pessoal,

Sobre o que vocês comentaram, pensei realmente em piso porcelanato acetinado cinza, pra dar impressão de cimento queimado, ficar mais barato e não é tão liso, tenho dentro de casa um bem parecido. Realmente não temos problema com sujeira nas juntas.

Sobre a parte elétrica, pensei em adaptar no futuro essas tomadas industriais, colocar hoje somente a fiação mais robusta, vou conseguir alterar depois?
 

Attachments

  • 20211015_192419.jpg
    20211015_192419.jpg
    28.4 KB · Views: 83
A galera já deu muita dica boa!
Eu queria um espaço assim para poder principalmente jogar água a vontade no chão - inclusive para lavar o equipamentos no chão, se fosse preciso.
Então eu tomaria cuidado especial no piso e rodapé (que se fosse arredondado seria melhor ainda).

Assiste esse vídeo que pode te dar alguma inspiração (em que pese eles tenham pensado mais em estúdio que em cervejaria em si):
 
Não se fixe com exigências do MAPA. Pelo que andei lendo, vc não poderá ter sua liberação em casa. Eles exigem uma unidade separada da residência. A não ser que vc faça um isolamento total e tenha a possibilidade de ter entradas separadas.
 
Exaustão será necessário mesmo, principalmente durante a fervura. Eu comprei uma coifa em inox de uma padaria que havia fechado bem barato, e depois montei a tubulação de aço galvanizado com um exaustor na ponta. Se não colocar exaustão, o teto ficará cheio de resquícios de breja com o passar do tempo...
 

Attachments

  • 20220610_095727.jpg
    20220610_095727.jpg
    48.6 KB · Views: 59
Back
Top