Whirfloc Clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maxmiler Freitas

New Member
Joined
Aug 10, 2022
Messages
1
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Olá a Todos!

Sou cervejeiro caseiro há pelo menos 3 anos. De todas as vezes que eu fiz cerveja teve uma única vez que eu consegui (de forma mágica ou milagrosa) fazer com que TODOS os sedimentos fossem para o final da fervura de uma única vez. Eu adicionei o whirfloc, fiz um whirpoll fraco e todos os sedimentos desceram de uma única vez quase que imediatamente. Depois disso, nunca mais consegui esse efeito.

Eu não anoto as etapas e detalhes das minhas brassagens, então não sei se fiz algo específico que ajudou nisso.

Basicamente eu faço a mostura normalmente, utilizo fundo falso e voal para ajudar na filtragem, meu chiller é de contrafluxo, as vezes adiciono sais na água, a vez em questão (que os sedimentos desceram todos de uma vez) tenho certeza que não utilizei, costumo fazer recirculação ao final da mostura com jarra mesmo, as vezes faço mashout.

Enfim, alguém consegue ou já conseguiu este efeito que estou me referindo? Eu gostaria de ajuda pq tenho mandado muita "sujeira" para o fermentador e acho que isso tem atrapalhado minhas fermentações. Embora eu consiga uma cerveja translúcida com gelatina eu gostaria de mandar um mosto mais limpo para o fermentador.

Desde já agradeço quem puder me esclarecer!
 
Eu passo pelo voal novamente, antes de mandar para o fermentador... mas comprei recentemente uma peneira que transforma a minha panela em um single vessel, a cerveja sai limpinha da brassagem para fervura, depois da fervura eu passo pelo voal e resfrio.... passo pelo voal antes de resfriar por razões profiláticas (a cerveja fervendo não deixa espaço para contaminações), depois de resfriar passo direto para o fermentador... sempre vai haver resíduo de fermento na cerveja, a gelatina é uma ótima solução.
 
Back
Top