Hidromel com "dry-hopping" de erva-mate, alguém já fez?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neovalk

Member
Joined
Oct 9, 2023
Messages
11
Reaction score
0
Location
Balneário Camboriú, SC, Brazil
Olá pessoal!

Primeiramente, desculpem se não pode postar sobre hidromel aqui. Vejo que mais se fala em cerveja no fórum brasileiro, apesar do internacional ter de tudo.

Anos atrás eu fiz um hidromel "tradicional" e coloquei um pouco de erva mate tostada seca (chá mate Leão) em uma garrafa já pronta. Achei excelente o resultado. Porém, não fiz com nenhum rigor: não medi quantidade, tempo, nada.

Enfim, eu gostaria de fazer um lote de aproximadamente 10l agora, e também colocar o mesmo tipo de mate pós-fermentação.

Alguém aqui já fez essa experiência?
O que achou?
Quanto colocou de erva?
Por quanto tempo?

Abraço a todos!
 
Cara, eu tenho uma infusão de erva mate em álcool de cereais pois pretendo criar uma ipa adicionando essa infusão. Mas eu também faço hidromel, achei tua ideia interessante e adicionei duas colheres em uma taça e realmente torna mais complexo com o herbal e menos agressivo devido a quantidade de mel.

Quem sabe fazer uma infusão assim tu conseguiria sacar bem o sabor da erva mas sem a sujeira que vai gerar um dry hopping.

Outra coisa importante é escolher bem a erva que tu vai usar. Eu por exemplo uso a baldo pura folha, que é a mesma que gosto de tomar mate.
 
Quem sabe fazer uma infusão assim tu conseguiria sacar bem o sabor da erva mas sem a sujeira que vai gerar um dry hopping.
Opa, Daniel, tudo bem?
Então, eu não me preocupo com a sujeira por dois motivos:
  1. Eu uso o mate tostado, que vem com menos pó e mais folha (além de ter um gosto bem diferente da erva de chimarrão)
  2. Eu uso um hop bag ou saquinhos de chá mate mesmo, então fica tudo contido.
Eu já estou com um experimento feito. Eu tinha pouco mate, então acabei fazendo aos poucos e testando o sabor. Fiz em aproximadamente 9l de hidromel já fermentado.
  1. Primeiro coloquei 14g em saquinhos de chá e deixei 3 semanas, e não deu muita diferença;
  2. Coloquei mais 15g em um hop bag, deixei mais uma, e deu alguma sugestão de sabor, mas só pra quem sabe que tem mate. Se algum desavisado tomasse, não ia saber;
  3. Coloquei mais 15g e vou tirar neste fim de semana. Domingo mesmo já estava bem forte, até mais do que eu queria.
Mas me conta aí, fiquei curioso sobre a infusão: quanto de mate para quanto de álcool? E quanto de infusão para cada litro de hidromel tu acreditas que seja ideal para dar sabor mas o álcool não afetar o gosto?
 
Eu realmente não sei como é o sabor desta erva que tu usa, vou buscar aqui e experimentar em forma de chá. Mas fiquei curioso de como vai ficar essa tua criação.

Sobre as perguntas, eu uso álcool de cereais numa diluição de 1 para 2 de água. O álcool de cereais não tem sabor marcante como vodka ou outras bebidas que vejo usarem para infusões em cervejas. Sendo assim, esse álcool não afeta em nada o sabor.

Eu fiz uma quantidade de 300ml de água para 100gr de erva. Mas fiz na suposição, pois nunca tinha feito esse tipo de infusão com erva mate.

Eu costumo fazer licores também e uso essas infusões para fazer arancello, limoncello e licor de menta. Então pensei em fazer esse experimento com erva.
 
Opa Daniel!
Então, já tomou Mate Leão? É esse. É o tipo de mate que servem no Rei do Mate, e que dizem que os cariocas gostam de tomar no calçadão da praia hehehe.

1699711259791.jpeg


Agora, sobre os resultados: dá uma olhada na próxima foto, hidromel limpinho :)

1699711582372.jpeg


Além disso, experimentando hoje, vi que o sabor do mate deu uma suavizada, mas o resultado continua bem perfumado pela erva, e o sabor do mel parece ter acentuado.

É quase como se o hidromel já tivesse envelhecido, mas na verdade ele ainda é muito jovem. Passou só um mês desde que fiz a trásfega.

Inclusive, sobre o mate ter suavizado: eu já tentei fazer um hidromel com mate pré-fermentação. Basicamente, a água do mosto era um grande chá mate, onde eu diluí o mel e fermentei. Só que a fermentação acaba totalmente com a característica do mate.

Como este lote ainda tem um pouco de fermentação residual, acho que é isso que pode ter suavizado o sabor.

Mas mesmo assim, está excelente, recomendo.




Eu costumo fazer licores também e uso essas infusões para fazer arancello, limoncello e licor de menta. Então pensei em fazer esse experimento com erva.
Vai fundo! Eu já fiz licor de erva-mate, mas era mate verde, e a infusão que eu fiz foi direto na cachaça. Vou experimentar fazer algumas com álcool de cereais!
 
Cara, já que tu está fazendo experimentos assim com hidromel, outra possibilidade é utilizar maçanilha(camomila). Esse ano eu consegui um mel de flor de maçanilha que era bem marcante, combinam bastante os sabores.

Acho interessante infusões como te exemplifiquei pq tu pode fazer uma quantidade de poucos ml só pra testar na bebida, se ficar bom tu faz em maior quantidades ou com outras técnicas, como o dry hopping.
 
Hidromel com mate engarrafado!
A degustação pré engarrafamento mostra notas frutadas, um hidromel fresco.

Daqui a um ano (se sobrar alguma garrafa) volto para falar como ficou o envelhecimento.

Ou talvez volte em alguns meses pra mostrar a evolução.
 

Attachments

  • IMG_20231130_071747830_PORTRAIT.jpg
    IMG_20231130_071747830_PORTRAIT.jpg
    1.6 MB · Views: 0
Ops Daniel!
Então, já tomou Mate Leão? É esse. É o tipo de mate que serve no Rei do Mate, e que dizem que os cariocas gostam de tomar no calçadão da praia hehehe.

View attachment 833630

Agora, sobre os resultados: dá uma olhada na próxima foto, hidromel limpinho:)

View attachment 833631

Além disso, experimentando hoje, vi que o sabor do mate deu uma suavizada, mas o resultado continua bem perfumado pela erva, e o sabor do mel parece ter acentuado.

É quase como se o hidromel já tivesse envelhecido, mas na verdade ele ainda é muito jovem. Passou apenas um mês desde que fiz a transferência.

Inclusive, sobre o mate ter suavizado: eu já tentei fazer um hidromel com mate pré-fermentação. Basicamente, a água do mosto era um grande chá mate, onde eu diluí o mel e fermentei. Só que a inovação acaba totalmente com a característica do mate.

Como este lote ainda tem um pouco de fermentação residual, acho que é isso que pode ter suavizado o sabor.

Mas mesmo assim, é excelente, recomendo.

[RH][/RH]


Vai fundo! Eu já fiz licor de erva-mate, mas era mate verde, e a infusão que eu fiz foi direto na cachaça. Vou experimentar fazer um pouco de álcool de cereais!
Boas, muito interessante a seu processo, eu já fiz hidromel com erva mate, meu sujestão é usar erva mate de tereré, pois quase não tem pó, e encontra em lojas de produtos brasileiros. Boa sorte
 
Boas, muito interessante a seu processo, eu já fiz hidromel com erva mate, meu sujestão é usar erva mate de tereré, pois quase não tem pó, e encontra em lojas de produtos brasileiros. Boa sorte
Opa Leonardo!
Pois é, a erva de tereré realmente é moída mais grossa e geralmente tem mais folha. Inclusive, tem duas ervas que vendem aqui em SC que são pura folha: Fontana e Madrugada. Elas são para chimarrão, bem verdinhas, mas daria para usar tranquilamente.

Só que eu uso o mate tostado porque acho o sabor mais frutado, me agrada mais a ideia no hidromel.

Conta pra nós como foi a experiência de fazer hidromel com mate. Como foi o processo?

Abraço!
 
Ops Leonardo!
Pois é, a erva de tereré realmente é moída mais grossa e geralmente tem mais folha. Inclusive, tem duas ervas que vendem aqui em SC que são pura folha: Fontana e Madrugada. Elas são para chimarrão, bem verdinhas, mas daria para usar tranquilamente.

Só que eu uso o mate tostado porque acho o sabor mais frutado, me agrada mais a ideia no hidromel.

Conte pra nós como foi a experiência de fazer hidromel com mate. Como foi o processo?

Abraço!
Boas Neovalk, foi tudo sem rigor, eu peguei em um copo de mel de 1kg, 200g de erva de tererê acho que foi 4l de água, suco e casca de limão siciliano, cidreira e hortelã. Fermentou por 1 mês com todos os ingredientes, 1º fiz uma infusão com as ervas, adicionei o restante dos ingredientes depois de esfriar só foi cozido quando engarrafado, tinha bastante gás quando em engarrafei, mas não sei quanto tinha de álcool eu usei
Fermento de kombuchá.
Desculpe pela confusão na explicação.


Abraço
 
Não ficou muito azedo? Geralmente o SCOBY produz mais ácido que o álcool
Boas, não ficou na verdade eu deixei com um pouco de doçura residual, como tinha bastante limão, é difícil de garantir se foi da fermentação. Mas vou medir o próximo no densímetro daí consigo saber quanto deu.
 
Boas, não ficou na verdade eu deixei com um pouco de doçura residual, como tinha bastante limão, é difícil de garantir se foi da fermentação. Mas vou medir o próximo no densímetro daí consigo saber quanto deu.
O problema do densímetro é que ele não vai indicar se a mudança de densidade foi pela transformação do açúcar em álcool ou em ácido acético
 
Back
Top