Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sabe me dizer o pq de não poder usar água com cloro? Eu sempre usei uma proporção de 0,83ml de Biofor/Litro de água da rede e nunca tive problemas. Geralmente coloco 30 litros de água num recipiente e deixo as garrafas mergulhadas por 2 min, tbm uso essa mesma concentração para sanitizar meus baldes e mangueiras. Já fazendo uma observação ao comentário do amigo Denis Eiras, após escorrer as garrafas, faço o envase e muitas vezes ainda tem espuma da solução dentro da garrafa e mesmo assim nunca senti esse off de Clorofenol.
Bom ouvir isso!! Então deve ter sido a água de mina (dentro da cidade) que devia estar com cloro! Ou algum outro problema nos processos, aconteceria?
 
Frederico, pelo motivo que o pessoal já informou acima, e tu mesmo destacastes, Off-flavor de Clorofenol, algo relacionado a esparadrapo ou papelão, eu digo isso não pq eu tenha notado mas enviamos uma amostra para um concurso e esse foi um off-flavor identificado pelos dois juízes que avaliaram a nossa amostra.

Mas como destaquei é um detalhe pra levar em conta, se tem com retirar (filtrar, ferver, deixar evaporar,...) eu acredito ser melhor.
Eu montei um filtro de carvão ativado (a mão da gambiarra entrou em ação) 2 kg de carvão, um pedaço de cano e algumas conexões. A cada uso testo com o reagente de cloro da piscina algumas amostras e nunca reagiu, se elimina 100% já não tenho certeza, mas o sistema é semelhante a todos os filtros de carvão ativado vendidos no mercado.

Olá amigo. Poderia compartilhar o projeto/site que usou para a fabricação do filtro?
 
Caros,

Comprei uma garrafa de Kalyclean com a WE e tenho uma dúvida básica: a água que eu vou utilizar para sanitizar deve ser fervida ou basta acrescer o iodophor à água comum (potável)?

Abs!

A qualidade da água é fundamental em todo processo. Não adianta sanitizar e depois enxaguar com uma água contaminada. Por isso, tem que ser água limpa, potável!
 
A qualidade da água é fundamental em todo processo. Não adianta sanitizar e depois enxaguar com uma água contaminada. Por isso, tem que ser água limpa, potável!
Olá jdeiro,
Como o amigo acima disse, não adianta enxaguar depois de sanitizar com iodophor, senão vc pode contaminar, é claro. Pelo que entendi da sua dúvida, seria se a sanitização pode ser com água potável, que poderia ser do fornecedor. Pelo que eu entendo sim, basta adicionar o Iodophor à ela, sanitizar e escorrer bem! Não precisa ferver. Se a água for mineral ou de mina melhor ainda, pois você evita um possível off flavor de cloro (clorofenol), mas não tenho certeza se isso pode acontecer.

Abs!
Denis
 
Back
Top