Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
------

Nas duas últimas cervejas que eu fiz... usei àlcool 70 pra sanitizar as garrafas. Nesse caso sem "esfregar".

Tenho aquele aparelho de plástico "sanitizante" que coloco álcool e quando aperto com a garrafa de ponta cabeça o aparelho joga àlcool até o fundo da garrafa e vai escorrendo.

Deixo a garrafa de ponta cabeça pra escorrer o álcool.

Quando vou engarrafar a garrafa já está seca.

Você acha que teria algum problema?
também já usei assim, colocava álcool dentro da garrafa, agitava ela bem e depois escorria. Nunca deu problema. É claro que as garrafas estavam previamente lavadas com escova e detergente.

Não que vá dar problema, mas tenha em mente que não é uma sanitização 100%.
 
A medida que vc usa do idofor e ml por litro de água? Esta e a mistura segura? Valeu
A segura para se usar sem enxague, usando o S390 (a concentração varia em outras apresentações), é de 0.8 ml por litro.

1 ml é um pouco acima do recomendado, mas não dever fazer muita diferença.
 
Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?
 
Mau não vai fazer nessa quantidade, pode ocorrer de deixar um leve gosto, o que acredito que também não irá ocorrer, antes eu ficava controlando a quantidade de ml do iodo na água, hoje vai no olhometro mesmo kkkkk e nunca tive problemas.
 
Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?
ok mas iodo nao usa borrifando. tem que ficar em contato em torno de 30s a 1min. só alcool 70 que se usa borrifando. quanto a proporçao, nao tem problema, só gastou mais do que o necessario.
 
Geralmente utilizo 5 litros de água para 4 ml de iodo, nunca tive problemas e fica mais fácil de medir.
 
Pra aumentar a treta, já botei mais de 1ml/l sem problema nenhum.
#paz
O quê tu chama de "sem problema" ? a questão da concentração para não usar enxágue é deixar uma quantidade de iodo residual que não vá ser nocivo a saúde a longo prazo. Quanto maior a quantidade de iodofor por litro, maior seu poder de sanitização, mas também maior a quantidade de residual. A concentração de .8ml/l deixa ele ainda efetivo, mas com um residual mínimo.
 
Só pra relatar, mas sabendo que vão dizer que é trabalho jogado fora:

Eu uso 1ml/l e sempre, depois de escorrer, jogo um pouco de água fervendo pra enxaguar objetivando deixar o mínimo residual possível.

Cada um com seu cada um.
 
Last edited:
Também uso 1ml por litro do Kalyclean s390 deixo escorrer e já era. Sou fã da dupla com álcool 70, separados ou misturados.
Gostei de usar peracético também, mas o fato de precisar usar EPI me dá preguiça. :D
 
Eu tenho usado 0,5 ml para cada litro e já fiz 5 brassagem assim, tudo 100% sem nenhum problema de contaminação, sabor e odor... até minhas mangueiras estão com a coloração normal...
 
É bem simples saber a quantidade, 1 ml tem cerca de 20 gotas, dividindo 1 ml por 20 o resultado é 0,05, dai é somente multiplicar ate o resultado, que é maio ou menos 16 ou 17 gotas por litro de agua.
eu normalmente coloco ate 18 pra garantir.
 
A propósito eu usava só álcool 70,as não tem mais em lugar nenhum

Fala Cleber blz ?
Semana passada quando fui compra minha receita, o cara que me atendeu disse que por lei não podem vender alcool 70% e que um brewshop aqui de sp( não sei se posso falar o nome), os donos tinham sido "presos"(acho que ele quis dizer que deu algum Boletim de Ocorrencia e tals) por vender o alcool 70%.
E por causa disso, tiraram todo o estoque que tinha da loja e irão esperar ter 100% de certeza se podem vender para colocar na loja novamente.
 
Boa noite @Marcelo.Japa , por aqui tambem tem alguns locais que não estão com os produtos nas prateleiras, mas ainda estão com disponibilidade para venda.
 
Aqui no interior do PR em lojas de produtos hospitalar é só chegar e comprar, preço está em torno de R$ 6,5l
 
Boa noite @Marcelo.Japa , por aqui tambem tem alguns locais que não estão com os produtos nas prateleiras, mas ainda estão com disponibilidade para venda.

Fala Jose blz ?
Então ai fica por conta e risco dos brewshop, o brewshop que fui comprar a receita, não vendem de jeito nenhum.
Vai ser o mesmo problema com o antigo alcool 96%(mais ou menos isso) que existia antigamente, por causa de umas pessoas imprudentes, irão restringir a venda ao maximo.
abracos
 
Aqui no interior do PR em lojas de produtos hospitalar é só chegar e comprar, preço está em torno de R$ 6,5l
Fala Thiago blz ?
Comprei o meu alcool70% em loja de produto de dentista aqui na capital de Sp. Fora a diferença de preço tambem, normalmente brewshop cobram r$10,00 por unidade, paguei r$6,00 na unidade.
Não entendo de lei, mas acho que essas lojas especializadas em artigos hospitalares podem vender sim sem problemas.
E os brewshops não podem.
abracos
 
Valew Galera, nesse ultimo envase usei o biofor na proporção correta e deixei as garrafas lá dentro da solução por uns 5 minutos, deixei escorrer bem e não senti nada diferente na garrafa (cheiro ou residuo) antes do envase, então acho que vai dar certo, por fim acabou sendo até mais prático que o alcool 70 para envase, mas para as outras operações de sanitização como tampinhas, mão, utensílios, é um saco usar isso, vou ver se acho alguma loja de material hospitalar por aqui que tenha o produto....

a ultima que envasei com a porporção errada, deu uma certa adstrigencia, parece que estou tomando cerveja com detergente, não sei se é alguma contamição, off flavor ou se é o residual do biofor ...
 
Cleber, pelo descrito acima ficou mais para contaminação...é minha observação. Sobre o alcool 70, em supermercados/hipermercados não vendem. Mas por incrível que pareça encontro facilmente nesses mercadinhos de bairro, onde é mais difícil uma fiscalização.
 
Eupensei nisso, mas o que me deixou intrigado foi que as garr
Cleber, pelo descrito acima ficou mais para contaminação...é minha observação. Sobre o alcool 70, em supermercados/hipermercados não vendem. Mas por incrível que pareça encontro facilmente nesses mercadinhos de bairro, onde é mais difícil uma fiscalização.

Eu também havia pensado nisso, mas o que me deixou intrigado foi que a cerveja fica parecendo estar com bolhas de sabão dentro da garrafa, (sabe aquelas que a gente fazia com detergente quando era crainça) eu não acho que a contaminação possa ter causado esse aspecto .... eu joguei tudo fora, mas queria saber como exatamente vocês fazem, eu vi nos videos, o pessoal deixando a garrafa submersa por alguns minutos (creio que o necessário seja apenas 1 minuto) e depois sem enxague, colocar ela pra secar. Eu fiz exatamente assim, e mesmo com a solução na proporção correta (8ml para 10L) eu ainda tive o mesmo problema, só que com intensidade menor, mas ainda suficiente para incomodar.

Eu não tenho secador, deixei secando de cabeça pra baixo na pia com papel toalha embaixo para absorver o que escorre, mas não deu certo não ... foram duas brassagens perdidas.
 
Eupensei nisso, mas o que me deixou intrigado foi que as garr


Eu também havia pensado nisso, mas o que me deixou intrigado foi que a cerveja fica parecendo estar com bolhas de sabão dentro da garrafa, (sabe aquelas que a gente fazia com detergente quando era crainça) eu não acho que a contaminação possa ter causado esse aspecto .... eu joguei tudo fora, mas queria saber como exatamente vocês fazem, eu vi nos videos, o pessoal deixando a garrafa submersa por alguns minutos (creio que o necessário seja apenas 1 minuto) e depois sem enxague, colocar ela pra secar. Eu fiz exatamente assim, e mesmo com a solução na proporção correta (8ml para 10L) eu ainda tive o mesmo problema, só que com intensidade menor, mas ainda suficiente para incomodar.

Eu não tenho secador, deixei secando de cabeça pra baixo na pia com papel toalha embaixo para absorver o que escorre, mas não deu certo não ... foram duas brassagens perdidas.

Se as garrafas estavam bem limpas, não creio que o problema tenha vindo delas, pois a sanitização vc fez de forma correta. Talvez tenha contaminação em outra parte, como por ex: mangueira de transferência, balde de envase, torneira, enfim..
 
Fala galera, sobre sanitização eu utilizo iodo de farmácia, não o do teste de amido que é 2%, o nome é IODOPOVIDONA é iodo a 10%, tem em qualquer farmácia, uso 8 ml para 5 lts de água, não identifiquei nenhum problema quanto a contaminação. Uso um spin vinator para borifar a solução e depois coloco para escorrer.

Alguns detalhes para se levar em conta :
1 - Li em algum lugar que em solução alcoólica o iodo não faz espuma, mas nunca testei pois água é mais barato :)
2 - A aguá para sanitização precisa ser sem cloro.

Quanto ao álcool 70, aqui se consegue em farmácia de manipulação, o preço varia de R$ 8,00 a R$ 18,00.
 
Se as garrafas estavam bem limpas, não creio que o problema tenha vindo delas, pois a sanitização vc fez de forma correta. Talvez tenha contaminação em outra parte, como por ex: mangueira de transferência, balde de envase, torneira, enfim..
Também tive o problema do amigo, espumou usando o Biofor e minhas brejas ficaram com gosto de esparadrapo (Off-flavor de Clorofenol). Pelo que li pode ser de cloro na água, apesar de eu ter usado água de mina. Alguns disseram que pode ser problema no tempo de fermentação, pois também apareceram sabores ácidos de maçã-verde. Havia lavado bem as garrafas e escorrido bem também após a lavagem e após o IODOFOR. Das outras brassagens passei a usar somente álcool 70% e não tive problemas.
Dúvida: O gosto de clorofenol poderia ter sido do Iodofor ?
 
Fala galera, sobre sanitização eu utilizo iodo de farmácia, não o do teste de amido que é 2%, o nome é IODOPOVIDONA é iodo a 10%, tem em qualquer farmácia, uso 8 ml para 5 lts de água, não identifiquei nenhum problema quanto a contaminação. Uso um spin vinator para borifar a solução e depois coloco para escorrer.

Alguns detalhes para se levar em conta :
1 - Li em algum lugar que em solução alcoólica o iodo não faz espuma, mas nunca testei pois água é mais barato :)
2 - A aguá para sanitização precisa ser sem cloro.

Quanto ao álcool 70, aqui se consegue em farmácia de manipulação, o preço varia de R$ 8,00 a R$ 18,00.
Sabe me dizer o pq de não poder usar água com cloro? Eu sempre usei uma proporção de 0,83ml de Biofor/Litro de água da rede e nunca tive problemas. Geralmente coloco 30 litros de água num recipiente e deixo as garrafas mergulhadas por 2 min, tbm uso essa mesma concentração para sanitizar meus baldes e mangueiras. Já fazendo uma observação ao comentário do amigo Denis Eiras, após escorrer as garrafas, faço o envase e muitas vezes ainda tem espuma da solução dentro da garrafa e mesmo assim nunca senti esse off de Clorofenol.
 
Sabe me dizer o pq de não poder usar água com cloro? Eu sempre usei uma proporção de 0,83ml de Biofor/Litro de água da rede e nunca tive problemas. Geralmente coloco 30 litros de água num recipiente e deixo as garrafas mergulhadas por 2 min, tbm uso essa mesma concentração para sanitizar meus baldes e mangueiras. Já fazendo uma observação ao comentário do amigo Denis Eiras, após escorrer as garrafas, faço o envase e muitas vezes ainda tem espuma da solução dentro da garrafa e mesmo assim nunca senti esse off de Clorofenol.

Frederico, pelo motivo que o pessoal já informou acima, e tu mesmo destacastes, Off-flavor de Clorofenol, algo relacionado a esparadrapo ou papelão, eu digo isso não pq eu tenha notado mas enviamos uma amostra para um concurso e esse foi um off-flavor identificado pelos dois juízes que avaliaram a nossa amostra.

Mas como destaquei é um detalhe pra levar em conta, se tem com retirar (filtrar, ferver, deixar evaporar,...) eu acredito ser melhor.
Eu montei um filtro de carvão ativado (a mão da gambiarra entrou em ação) 2 kg de carvão, um pedaço de cano e algumas conexões. A cada uso testo com o reagente de cloro da piscina algumas amostras e nunca reagiu, se elimina 100% já não tenho certeza, mas o sistema é semelhante a todos os filtros de carvão ativado vendidos no mercado.
 
Frederico, pelo motivo que o pessoal já informou acima, e tu mesmo destacastes, Off-flavor de Clorofenol, algo relacionado a esparadrapo ou papelão, eu digo isso não pq eu tenha notado mas enviamos uma amostra para um concurso e esse foi um off-flavor identificado pelos dois juízes que avaliaram a nossa amostra.

Mas como destaquei é um detalhe pra levar em conta, se tem com retirar (filtrar, ferver, deixar evaporar,...) eu acredito ser melhor.
Eu montei um filtro de carvão ativado (a mão da gambiarra entrou em ação) 2 kg de carvão, um pedaço de cano e algumas conexões. A cada uso testo com o reagente de cloro da piscina algumas amostras e nunca reagiu, se elimina 100% já não tenho certeza, mas o sistema é semelhante a todos os filtros de carvão ativado vendidos no mercado.
Eu tenho um filtro de 3 estagio, mas nunca usei a água filtrada para preparar a solução sanitizante. Vou passar a usar de agora pra frente então. Abraço
 
Back
Top