Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Já tenho usado vencido algo como 2 meses e não deu problema! A proporção certa e 1ml/L
 
Acho que a questão é a mesma de usar qualquer outro sanitizante vencido. Se o fabricante diz que depois daquela data ele não se responsabiliza mais.... é porque certamente o produto não apresenta mais a mesma "confiança".

Eu não usaria... até porque, é muito barato.

NO ENTANTO..... como eu odeio hipocrisia..... eu nunca olho a validade dos meus. :)

Acho que vou lá dar uma olhada... :)

Abraço!
 
O Iodophor é tão "pouco nocivo" qto o StarSan ? Pergunto, pq sempre usei StarSan, mas agora o meu ta acabando e ta complicado comprar aqui no Brasil... e sempre q eu usava, era 20 segundos de contato e depois colocava pra escorrer, porém, se sobrasse um pouco na garrafa, balde, etc, naum tem problema algum.... com iodophor eh mesma coisa?
 
Se usar o vendido na WE (Kalyclean S390 eu acho), é só usar 1ml por litro que não tem problema nenhum.

É disparado o sanitizante que eu mais gosto.

Abraço,
 
Guenther, depois de feita a mistura (1ml / 1L), quanto tempo ela dura? Sabe me dizer? 1 dia...1 semana...1 mês... ?

Abraço
 
Alguns dias. A coloração vai mudando.

Sempre que vou usar para algo importante ou crítico, eu faço uma solução nova.
 
O triste é jogar meio litro de Iodo no ralo pq ta vencido... isso parece ser algo extremamente anti-ecologico.

Eu guardo meu litro de iodo na geladeira, acho que isso aumenta o período de validade dele. Até pq se vc preparar uma solução num borrifador e guardar na geladeira, ela vai durar semanas sem descolorir, enquanto que na temperatura ambiente dura bem menos.

Aproveitando o ensejo, alguem tem ideia de qual seria o método correto de descarte do iodofor, caso seja necessário descartá-lo?
 
Eu comprei o Iodophor S390 na WE e um dia olhei e a tampa tinha mais ou menos 'derretido'... Isso aconteceu com algum de vocês? O que vocês fizeram, onde guardam o Iodophor?

Até,
 
Eu guardo na embalagem original, está vencido há 3 meses. Uso normalmente sem problemas por enquanto. Acho que na próxima compra de insumos, vou adquirir outro.
A tampa ainda não "derreteu" hehehe.
 
Bons aprendizados, achei que a mistura de iodophor não vencia...

vou começar a renova-la a cada semana e guardar na geladeira.

obrigado pelas dicas!
 
Pessoal, é a primeira vez que irei usar o iodofor, estava sempre usando acido peracético. A minha dúvida é na diluição, vi aqui que a "regra" é 1ml/litro.
A WE onde foi comprado recomenda 0.6%, ou seja 6ml/litro.
Minha pergunta é se 1ml/litro é realmente o suficiente, claro, deve ser já que a maioria usa assim... hehehehe....
 
A recomendação de 1ml por litro é porque, nesse Iodophor, isso dá uma concentração de 12ppm ou um pouco maior.

No How to Brew, do John Palmer, ele indica essa concentração como o mínimo necessário para sanitização, e que não precisa de enxágue, e frisa que em concentrações mais fortes que isso não ajudam em nada.

Abraço,
 
Vi esse post, e ontem chegando em casa fui ler o "como usar" na embalagem, mas pra variar, aqui é sempre mas bem explicado. haha.
 
O importante é ter pelo menos 12 ppm (ppm também pode-se entender como mg/L).

Ou seja, se quiser ter certeza, pegue o Iodophor, veja a concentração de Iodo, e faça as contas para ter pelo menos 12 mg de iodo livre por litro de líquido.

Abraço,
 
Também quero migrar de peracético para iodophor... contato mais rápido, menos periogoso, não tem que esquentar água para ajudar na diluição, pode usar com alumínio/latão/cobre... enfim, são várias as vantagens.

Ai vi neste mailing list:
https://groups.google.com/forum/#!topic/bodebrown/vdhQ9Cp2K8M

O cara diz que o uso no envase (balde, garrafa) "interfere diretamente na formação de espuma da cerveja".

Isso procede? Alguma fonte mais confiável? Alguém já teve este problema?
 
Uma boa questão a ser levantada, mas acredito que não tenha (tanta) influência assim, pois sempre usei Iodo e dificilmente tive problemas com formação de espuma. Estou começando a usar o peracético, mas ainda acho o Iodo mais prático.
Afinal, o peracético necessita de enxágue?
 
Pois é, estou com receio também. Eu comprei um borrifador para garrafas Vinator na WE, para sanitizar as garrafas e eles recomendam o uso do iodofor pois o peracético pode danificar o mecanismo. Só agora lendo isso, fiquei com uma pulga atrás da orelha... até porque estou carbonatando uma primeira leva que usei o iodofor, está carbonatando faz 8 dias na temperatura de 25/26º e ainda não está legal...
 
Esqueçam o negócio de que Iodofor inibe a formação de espuma nas concentrações que utilizamos, isso está errado.

Fosse isso haveriam toneladas de posts nos EUA atestando isso, e não existe.

Abraço,
 
se eu fosse colocar lado a lado iodo = peracético, eu diria 5 x 2 para iodo...
como afirmado, na proporção correta não deixa cheiro, age mais rápido, não reage com metais, é barato, se encontra em tudo que é buraco(farmácias, lojas agrícolas, etc.)....
no início usei o produto que a Taylor recomenda(máquinas de sorvete do bob´s, macdonald, etc), e a única diferença gritante era o valor + frete....
e eu só mudei para iodo depois de ler muitos post por aki sobre o assunto.... e realmente só há vantagens no iodo, não que os peracéticos não sejam bons e eficientes, eles realmente são..

e radicalizei mais ainda:

como a sujeira em levas grandes é enorme, gastava sabão em pó mais que a lavadoura...hehhe


resolvi então fazer sabão de álcool para mandar a sujeira do chão pro ralo... muito barato, eficiente e por ser a base de soda, não tem problema com os utensílios em inox...
obs.: use epi no uso desse tipo de sabão... botas e luvas...

diria que juntos iodo + sabão me proporcionaram uma economia considerável...
 
Usei o Biofor do Lamas pela primeira vez na sexta-feira. Eles indicam 16ml para 20 litros, então usei isso. Na hora achei o líquido bem estranho, amarelo demais, mas podia ser porque estava acostumado com o peracético.

Mas fazendo as contas, com apenas 11ml de Biofor, que tem 2.25% de iodo livre, para 20l, já dá mais do que 12ppm.

Primeiro, essa conta tá certa, né? A indicação deles está acima mesmo?

Segundo, como usei no envase, meu receio é ficar cheiro ou influenciar negativamente pela proporção ter ultrapassado um pouco. Algum risco?
 
Respondendo minha própria pergunta.

O indicado no How to Brew é 12.5ppm.

O Biofor vendido no Lamas tem 2.25% de iodo livre, o que equivale a 22.5g/L de iodo livre.

Diluindo 0.6ml/L dá 0.6 x 22.5 = 13.5ppm - sendo 12ml para 20L.
Diluindo 0.55ml/L dá 0.55 x 22.5 = 12.375ppm - sendo 11ml para 20L.

Se o Kalyclean S390 tem 1.5%, equivale a 15g/L, então com 1ml/L dá 15ppm de iodo livre.

Usando o 0.8ml/L recomendado pelo Lamas dá 0.8 x 22.5 = 18ppm.

Eu não repetiria essa dosagem, embora não tenha causado nenhum dano aparente à cerveja.
 
Respondendo minha própria pergunta.

O indicado no How to Brew é 12.5ppm.

O Biofor vendido no Lamas tem 2.25% de iodo livre, o que equivale a 22.5g/L de iodo livre.

Diluindo 0.6ml/L dá 0.6 x 22.5 = 13.5ppm - sendo 12ml para 20L.
Diluindo 0.55ml/L dá 0.55 x 22.5 = 12.375ppm - sendo 11ml para 20L.

Se o Kalyclean S390 tem 1.5%, equivale a 15g/L, então com 1ml/L dá 15ppm de iodo livre.

Usando o 0.8ml/L recomendado pelo Lamas dá 0.8 x 22.5 = 18ppm.

Eu não repetiria essa dosagem, embora não tenha causado nenhum dano aparente à cerveja.
até 24 ppm não precisa de enxágue, mas a maior concentração também não tem vantagens.

Eu particularmente sempre uso um pouco a mais pra garantir pelas perdas de volatilização, etc.

Abraço,
 
Eu sempre usei os 16ml por 20 litros de Biofor. Acho que é o melhor sanitizante que existe.
 
Eu uso 1ml por litro, fácil e simples a conta e ainda fica abaixo do limite, então uso sem medo correto ?
Tenho usado e não tenho problemas, gosto porque é fácil de usar, não precisa deixar muito tempo em contato e é mais fácil de comprar, rende mais, etc.
 
Viniciusfp, qual limite é esse: "... e fica abaixo do limite, ...."?
 
o de 24 ppm que o Guenther falou, pra não precisar de enxague e também não causar nada na cerveja e nem a você
 
Na última leva que engarrafei (a 3ª leva que produzi) tive problemas com o Iodophor.

Na primeira garrafa que abri senti um gosto de Iodo, leve mas presente.

Foi uma tremenda decepção...

O gosto poderia vir de duas fontes, ou do balde que sanitizei para fazer o priming ou das garrafas sanitizadas antes do envase.

Se fosse do balde seria pior, pois toda a cerveja estaria com o gosto de iodo.

Abri mais umas 6 garrafas desta leva e felizmente (ou menos tristemente) apenas cerca de 40% das garrafas tinham o gosto presente.

Então, concluí que a contaminação ocorreu na sanitização das garrafas.

Para sanitizar as garrafas, dilui o Iodophor na proporção de 1ml/Litro, enchi um balde de 20 litros com a mistura, mergulhei as garrafas dentro do balde até não caber mais garrafas e depois fui tirando as garrafas, esvaziando e colocando dentro de outro balde.

Para tirar aquela espuma que fica, borrifo com um pouco de álcool 70º, que ajuda a escorrer.

Acho que o problema ocorreu porque não deixei as garrafas bem na vertical para escorrer, e deve ter ficado um restinho de líquido dentro de algumas.

Muito chato isso, a cerveja está muito boa, uma Saison onde metade da leva tem Pimenta Rosa e a outra metade está "pura".

Mesmo com esse acidente, acho que vou continuar usando o Iodophor, porque não me sinto muito à vontade usando ácido, já que do jeito que faço, fico muito tempo com as mãos dentro da solução sanitizante.

Acho que vou mesmo é comprar um suporte de garrafas para garantir que vai escorrer todo o líquido antes de engarrafar a cerveja.
 
Na última leva que engarrafei (a 3ª leva que produzi) tive problemas com o Iodophor.

Na primeira garrafa que abri senti um gosto de Iodo, leve mas presente.

Foi uma tremenda decepção...

O gosto poderia vir de duas fontes, ou do balde que sanitizei para fazer o priming ou das garrafas sanitizadas antes do envase.

Se fosse do balde seria pior, pois toda a cerveja estaria com o gosto de iodo.

Abri mais umas 6 garrafas desta leva e felizmente (ou menos tristemente) apenas cerca de 40% das garrafas tinham o gosto presente.

Então, concluí que a contaminação ocorreu na sanitização das garrafas.

Para sanitizar as garrafas, dilui o Iodophor na proporção de 1ml/Litro, enchi um balde de 20 litros com a mistura, mergulhei as garrafas dentro do balde até não caber mais garrafas e depois fui tirando as garrafas, esvaziando e colocando dentro de outro balde.

Para tirar aquela espuma que fica, borrifo com um pouco de álcool 70º, que ajuda a escorrer.

Acho que o problema ocorreu porque não deixei as garrafas bem na vertical para escorrer, e deve ter ficado um restinho de líquido dentro de algumas.

Muito chato isso, a cerveja está muito boa, uma Saison onde metade da leva tem Pimenta Rosa e a outra metade está "pura".

Mesmo com esse acidente, acho que vou continuar usando o Iodophor, porque não me sinto muito à vontade usando ácido, já que do jeito que faço, fico muito tempo com as mãos dentro da solução sanitizante.

Acho que vou mesmo é comprar um suporte de garrafas para garantir que vai escorrer todo o líquido antes de engarrafar a cerveja.

Mas como que vc mediu esses mL? Nessa diluição não deveria ficar gosto, acredito que mesmo ficando um pouco de resquício na garrafa.

De qualquer maneira, uma árvore de garrafas é uma ótima aquisição, recomendo.
 
Mas como que vc mediu esses mL? Nessa diluição não deveria ficar gosto, acredito que mesmo ficando um pouco de resquício na garrafa.

De qualquer maneira, uma árvore de garrafas é uma ótima aquisição, recomendo.

Oi Tiago.

Medi com uma seringa, da mesma forma que fiz das outras duas vezes. A seringa é pequena, não teria nem como passar muito da medida, acho que coloquei na concentração certa. Medi os 20 litros de água usando um galão de 10 litros, então também não errei na quantidade de água.

Nas outras duas levas engarrafadas fiz igual e não deu gosto nenhum, mas nessa deu.

Acho que foi resíduo mesmo.

Outras pessoas que experimentaram a cerveja não sentiram nada, eu não perguntei sobre gosto de iodo para não criar um "falso positivo" na percepção, só perguntava se a cerveja estava boa, o que acharam.

Teve um amigo que experimentou as 3 levas que fiz e achou esta última a melhor, e ele provou de uma garrafa na qual eu senti o gosto.

Mas meu paladar é bem apurado, gosto de experimentar um prato e identificar os ingredientes e temperos, por exemplo, e acerto bastante. Além disso, acho que a gente tem o costume de "ficar procurando" off flavors, né?

Bom, mas já encomendei a minha árvore para garrafas, deve chegar antes de eu engarrafar as que estão maturando, 30 litros de Stout e 30 litros de Weiss :p Vou tomar o maior cuidado agora.

Só que tenhos duas dúvidas:

1) Será que o gosto some ou diminui com o tempo?

2) Será que faz mal beber essa cerveja? Será que devia jogar fora?
 
Antonio,

Não sei se o gosto vai sair, eu acredito que não, embora o iodo do iodofor tende a sublimar, talvez ele saísse junto com o CO2, mas eu não entendo a química desse produto, então não sei dizer o quanto ficaria/o quanto sairia.

Sobre beber ou não, bom, nunca me arriscaria a dizer 'beba' se tua percepção diz pra não beber. Até porque a gente não faz ideia da quantidade de iodo que tem ali dentro. O iodo não faz mal em baixas concentrações, mas acredito que o fato de perceber o cheiro já indica que a concentração não está tão baixa.

Quem não faz cerveja ou quem não tem essa percepção curiosa, eu diria, de cheirar as coisas realmente não percebe a maioria dos off-flavors, isso é normal. Só que tem o seguinte também, a gente que participou de todo o processo de produção da nossa cerveja, já vai com esse "falso positivo" antes de abrir a primeira garrafa, porque vc sabe o que vc fez e já espera por problemas relacionados. Era interessante dar pra um cervejeiro mais experiente provar e perguntar pelo erro.
 
Antonio,

Não sei se o gosto vai sair, eu acredito que não, embora o iodo do iodofor tende a sublimar, talvez ele saísse junto com o CO2, mas eu não entendo a química desse produto, então não sei dizer o quanto ficaria/o quanto sairia.

Sobre beber ou não, bom, nunca me arriscaria a dizer 'beba' se tua percepção diz pra não beber. Até porque a gente não faz ideia da quantidade de iodo que tem ali dentro. O iodo não faz mal em baixas concentrações, mas acredito que o fato de perceber o cheiro já indica que a concentração não está tão baixa.

Quem não faz cerveja ou quem não tem essa percepção curiosa, eu diria, de cheirar as coisas realmente não percebe a maioria dos off-flavors, isso é normal. Só que tem o seguinte também, a gente que participou de todo o processo de produção da nossa cerveja, já vai com esse "falso positivo" antes de abrir a primeira garrafa, porque vc sabe o que vc fez e já espera por problemas relacionados. Era interessante dar pra um cervejeiro mais experiente provar e perguntar pelo erro.

Obrigado pela resposta Tiago.

Você disse bem uma verdade aí, de que a gente já vai com o "falso positivo" na cabeça. Depois que senti o gosto na primeira garrafa, todas que abro fico procurando o gosto.

Mas não está com cheiro não, só um gosto bem leve e, algumas garrafas.

Mas se eu pegar uma garrafa com gosto mais forte, acho que vou jogar fora, melhor não arriscar.

Abraço!
 
Acho que o problema ocorreu porque não deixei as garrafas bem na vertical para escorrer, e deve ter ficado um restinho de líquido dentro de algumas.

Antonio, não sei o espaço que você tem nem o tamanho de suas levas, mas no meu caso arrumei uma solução de baixo custo pra escorrer as garrafas.

Comprei no mercado uma daquelas bandejas plasticas pra alimento, pode usar também aquelas que são "banheiro para gatos" hehe Aí fiz vários furos no fundo do diâmetro do pescoço da garrafa, e deixo a bandeja com o fundo pra cima. Assim que tiro o sanitizante da garrafa encaixo ela no furo, ela fica na vertical sem a boca tocar em nada!
 
Antonio, não sei o espaço que você tem nem o tamanho de suas levas, mas no meu caso arrumei uma solução de baixo custo pra escorrer as garrafas.

Comprei no mercado uma daquelas bandejas plasticas pra alimento, pode usar também aquelas que são "banheiro para gatos" hehe Aí fiz vários furos no fundo do diâmetro do pescoço da garrafa, e deixo a bandeja com o fundo pra cima. Assim que tiro o sanitizante da garrafa encaixo ela no furo, ela fica na vertical sem a boca tocar em nada!

Entendi!

Realmente, uma idéia muito boa! E de baixo custo.

Obrigado por compartilhar.

Minhas levas variam de 15 a 30 litros (30 é o máximo que consigo produzir de cada vez) e tenho espaço disponível.

Essa sua solução eu acho até melhor que a a árvore, pois me parece mais simples sanitizar a bandeja do que a árvore. E na árvore, as hastes sempre vão tocar o interior da garrafa. Sem contar que é mais barato.

Valeu!
 
Encontrei uma foto do dito cujo!

Ali tem um borrifador mas já não uso mais ele, hoje mergulho a garrafa como você falou.
 

Attachments

  • suporte garrafas.jpg
    suporte garrafas.jpg
    124.7 KB · Views: 599
Eu tenho usado já uns 2 meses sem problema e dificilmente mudo para outro, muito simples, pratico, barato e seguro, uso na 1ml por litro.
 
Back
Top