[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Meu display é o LCD. No gráfico da página aparece a data/hora errada. Não vi nenhuma falha no gráfico na 3.3.
Estou utilizando a 3.3 e funcionando bem para mim. Como a questão da data/hora não funcionou, não fiquei pesquisando as novas funcionalidades.

Fiz alguns testes esse fim de semana. Uso a versao OLED que tem uma linha com a data/hora. Em todas as versoes que testei (novaui, portugues, ingles, ui classica, etc - com combinacoes entre elas), no display OLED, a data/hora fica sempre certa no display. No grafico da pagina, apenas a versao 3.3 (com suas variacoes) estah ok. Em todas as 3.4 nao. Enfim .. fiz com voce optei pela 3.3, em ingles, interface classica, até arrumarem isso.
 
Fiz alguns testes esse fim de semana. Uso a versao OLED que tem uma linha com a data/hora. Em todas as versoes que testei (novaui, portugues, ingles, ui classica, etc - com combinacoes entre elas), no display OLED, a data/hora fica sempre certa no display. No grafico da pagina, apenas a versao 3.3 (com suas variacoes) estah ok. Em todas as 3.4 nao. Enfim .. fiz com voce optei pela 3.3, em ingles, interface classica, até arrumarem isso.

Aqui está normal, tanto no OLED quanto na página. Pode ser algum cache no seu wemos que está fazendo ocorrer isso. Se tiver como, recomendaria apagar ele completamente e reinstalar.

KYuLFXt.png
 
Boa tarde pessoal. Algum de vocês teria a placa do BrewPiLess para venda, ou ja o circuito inteiro montado? Dumpa, vc teria algo? Testei o brewmaniacEX que peguei com você em outubro, neste domingo, depois de fazer a instalação dos circuitos. Tudo OK. Só vou atualizar a versão dele, está a 0.45 e vi que já existe uma mais atual. Vou tentar traduzir as coisas para o português tb.
 
Já finalizei o grupo e tenho placas prontas disponível.
Manda MP que lhe passo valores.
IMG_20181022_171726.jpg
 
dumpa,

Consegui fazer funcionar a versao 3.4 com data/hora no grafico. Vi que na tua imagem esta registrando log com nome "roodwit".
Nao tinha ativado ainda o registro como voce. Quando ativei, o grafico resetou e comecou a mostrar direitinho.
Mesmo apos desativar continuou ok. Nao se, caso reinicialize a placa, continuara assim .. mas enfim .. resolveu provisoriamente.


Aqui está normal, tanto no OLED quanto na página. Pode ser algum cache no seu wemos que está fazendo ocorrer isso. Se tiver como, recomendaria apagar ele completamente e reinstalar.
 
Boa tarde pessoal. Por um erro de projeto na PCB que montei, eu preciso inverter a posição do GPIO de um relé pela GPIO do sensor de temperatura. Pelo VSCode com o PlatformIO eu consigo fazer essa alteração, porém na hora de fazer o upload eu não consigo subir a versão 3.4 em português, aparece como versão 3.5 em inglês. Alguém usa ou saberia me ajudar como fazer o upload da versão 3.4 em português com a alteração que preciso? (Obs.: no arquivo Config.h dentro da pasta src do Git, eu consigo encontrar o que preciso mudar). Obrigado!
 
Boa tarde pessoal. Por um erro de projeto na PCB que montei, eu preciso inverter a posição do GPIO de um relé pela GPIO do sensor de temperatura. Pelo VSCode com o PlatformIO eu consigo fazer essa alteração, porém na hora de fazer o upload eu não consigo subir a versão 3.4 em português, aparece como versão 3.5 em inglês. Alguém usa ou saberia me ajudar como fazer o upload da versão 3.4 em português com a alteração que preciso? (Obs.: no arquivo Config.h dentro da pasta src do Git, eu consigo encontrar o que preciso mudar). Obrigado!

Gravando via VScode com o código, somente v3.5. srsrrsrsrs
Pra gravar anteriores tem que utilizar algum "flasher" e gravar os .bin

Olá Gu_MAZZA, nesse projeto utiliza apenas um sensor de temperatura? quais outros equipamentos eu precisaria adquirir?

São 2 sensores.
Precisa da fonte 12V e de um gabinete.
 
Gravando via VScode com o código, somente v3.5. srsrrsrsrs
Pra gravar anteriores tem que utilizar algum "flasher" e gravar os .bin

Obrigado @Gu_MAZZA pela ajuda. Saberia se é possível fazer alteração, por exemplo, no .bin da versão 3.4 e depois fazer o upload? Valeu!
 
É possível, mas duvido vc entender a "sopa de letrinha e números" que são os textos que há nesses arquivos. srsrsrrs
 
Terminei de montar o case de acrílico do BrewPiLess.

Todos os arquivos estão disponíveis no Thingiverse: https://www.thingiverse.com/thing:2924101

Lista dos itens usados:
- 1 x Placa BrewPiLess (http://vito.tw/?p=576)
...

Qualquer dúvida é só dar um toque.

Paiakan, primeiro, parabéns por compartilhar esse projetos (e todos seus detalhes), tanto do BrewPiLess quanto do Ispindel.
Estou procurando os fornecedores desses materiais para começar a comprar as peças para montar os 2 projetos e fiquem com uma dúvida sobre a placa do vito.

Mesmo sendo opcional, como não tenho nenhuma experinência e conhecimento nesse campo, fiquei interessado para facilitar o trabalho. Porém, no link que vc sugeriu, trata-se da placa do BrewManiacEx BrewShield e tem a seguinte observação:

"Note: I wanted to run BrewPiLess on this board also. However, it turns out the rotary encoder doesn’t work smoothly without capacitors. Therefore, I don’t recommend to use it for BrewPiLess."

Você teve algum problema em usar essa placa para o BrewPiLess ou precisou fazer alguma adaptação ?

Att.
Guilherme
 
Gu_MAZZA

Estou fermentando a primeira cerveja (17°C) com o controlador BrewPiLess que comprei seu. O controle está preciso, variações de 0,1 °C no máximo.
Estou pensando em implementar o LCD e botões para alterar o Set Point, como já vi em um vídeo no Youtube. Seria possível essa implementação na sua placa?
Você teria o diagrama para eu implementar?
Um abraço e parabéns, mais uma vez.
 
Gu_MAZZA

Estou fermentando a primeira cerveja (17°C) com o controlador BrewPiLess que comprei seu. O controle está preciso, variações de 0,1 °C no máximo.
Estou pensando em implementar o LCD e botões para alterar o Set Point, como já vi em um vídeo no Youtube. Seria possível essa implementação na sua placa?
Você teria o diagrama para eu implementar?
Um abraço e parabéns, mais uma vez.

O LCD vc liga ele nos pinos i2C, os botões no D3 e D4. Alem disso o Firwmare correto deve ser gravado no seu Wemos, tem que olhar no repositório do github.

I/Os e funções.
ESP8266 GPIO NodeMcu Label Connect to
GPIO16 D0 Buzzer
GPIO5 D1 I2C SCL
GPIO4 D2 I2C SDA
GPIO0 D3 INT from PCF8574 * Or UP Button
GPIO2 D4 DOWN Button
GPIO14 D5 Cooling Actuator*
GPIO12 D6 Temperature Sensors
GPIO13 D7 Heating Actuator*
GPIO15 D8

cooling/heating actuator PINs are configurable.

[QUOTE = "Gu_MAZZA, post: 5170608, member: 161673"] I have already finished the group and have ready cards available.
Send MP I'll give you values.
View attachment 121320

Do you want to buy a BrewPiless Kit?
 
Paiakan, primeiro, parabéns por compartilhar esse projetos (e todos seus detalhes), tanto do BrewPiLess quanto do Ispindel.
Estou procurando os fornecedores desses materiais para começar a comprar as peças para montar os 2 projetos e fiquem com uma dúvida sobre a placa do vito.

Mesmo sendo opcional, como não tenho nenhuma experinência e conhecimento nesse campo, fiquei interessado para facilitar o trabalho. Porém, no link que vc sugeriu, trata-se da placa do BrewManiacEx BrewShield e tem a seguinte observação:

"Note: I wanted to run BrewPiLess on this board also. However, it turns out the rotary encoder doesn’t work smoothly without capacitors. Therefore, I don’t recommend to use it for BrewPiLess."

Você teve algum problema em usar essa placa para o BrewPiLess ou precisou fazer alguma adaptação ?

Att.
Guilherme
Funciona perfeitamente. Mas há soluções mais em conta. O próprio @dumpa tinha disponível uma “nanoplaca” para o BrewPiLess que é um espetáculo. O Gu_Mazza também tem uma placa.

Na verdade é um desperdício comprar a placa do BrewManiacEx para usar “somente” para o BrewPiLess porque ela tem muito mais funções que acabam não sendo utilizadas.

Mas vai por mim, compre uma das plaquinhas que do pessoal aqui do fórum que facilitará muito a sua vida.

Eu estou pensando em montar um mini case com a placa do dumpa pra compartilhar com a galera. Só me falta tempo.

Edit: Se for montar o case em acrílico e utilizar componentes diferentes, me avisa que eu faço as alterações no case pra encaixar com o que você tiver.
 
Last edited:
Pessoal, boa noite... Fiz a instalação aqui, consegui configurar ele na minha rede e entro na página pelo IP... Só que quando ligo o LCD acende mas não aparece nada escrito, e na interface não aparecem as temperaturas... Quando entro naquela parte do sensores, até vê os sensores, mas não consigo adicioná-los... A placa que comprei é a nodemcu v3 lolin... Vi que ela tem alguns pinos diferentes, mas amanhã vou ler melhor com calma sobre isso... Alguém pode me dar uma luz sobre oq estou fazendo errado?
Desde já obrigado a todos...
 
Pessoal, boa noite... Fiz a instalação aqui, consegui configurar ele na minha rede e entro na página pelo IP... Só que quando ligo o LCD acende mas não aparece nada escrito, e na interface não aparecem as temperaturas... Quando entro naquela parte do sensores, até vê os sensores, mas não consigo adicioná-los... A placa que comprei é a nodemcu v3 lolin... Vi que ela tem alguns pinos diferentes, mas amanhã vou ler melhor com calma sobre isso... Alguém pode me dar uma luz sobre oq estou fazendo errado?
Desde já obrigado a todos...


Ah, instalei a última bin versão português...
 
Pessoal, boa noite... Fiz a instalação aqui, consegui configurar ele na minha rede e entro na página pelo IP... Só que quando ligo o LCD acende mas não aparece nada escrito, e na interface não aparecem as temperaturas... Quando entro naquela parte do sensores, até vê os sensores, mas não consigo adicioná-los... A placa que comprei é a nodemcu v3 lolin... Vi que ela tem alguns pinos diferentes, mas amanhã vou ler melhor com calma sobre isso... Alguém pode me dar uma luz sobre oq estou fazendo errado?
Desde já obrigado a todos...

Ve como esta o contraste do LCD, tem um potenciômetro no I2C... vai girando ate achar o melhor contraste.
 
Vocês estão usando um ou dois sensores no brewPiLess?

São sempre 2 sensores, obrigatoriamente, um para cerveja e outro refrigerador, a temperatura entre ambos que é utilizada nos cálculos. O terceiro somente que seria do ambiente externo que não tem obrigação.
 
São sempre 2 sensores, obrigatoriamente, um para cerveja e outro refrigerador, a temperatura entre ambos que é utilizada nos cálculos. O terceiro somente que seria do ambiente externo que não tem obrigação.


Valeu!!!!
 
Ve como esta o contraste do LCD, tem um potenciômetro no I2C... vai girando ate achar o melhor contraste.
Opa... Show de bola, mexi no Potenciômetro e apareceu, Refiz algumas ligações e agora está funcionando Beleza... Aprendendo a configurar agora...

Consegui fazer os botões funcionarem tb...

Agora uma pergunta, é possível configurar aqueles tempos de left Cooling, waiting for peak, waiting for cooling, etc, pela interface web ou só no código mesmo?

Obrigado a todos pela atenção...
 
Last edited:
Opa... Show de bola, mexi no Potenciômetro e apareceu, Refiz algumas ligações e agora está funcionando Beleza... Aprendendo a configurar agora...

So uma pergunta, alguém colocou botões nessa placa v3 lolin? Pq não consigo fazer eles aparecerem de jeito nenhum, colocando nas portas d3 e d4...

Obrigado a todos pela atenção...


É isso mesmo, D3, D4 e GND.

Só usei uma vez para testar, mas para entrar na configuração, pressione UP+DOW ao mesmo tempo e solte. Mode começará a piscar, indicando o item de edição atual. Com UP ou DOWN vai andando entre os itens, para alterar o modo de controle lembro que no item que estiver, por exemplo, Fridge, pressionando UP+DOW, vai ativar a alteração de temperatura e ao confirmar, acho que era UP+DOWN de novo ele vai passar a ser o modo Fridge. É algo assim. Sinceramente acho não acho prático, mas pode servir para muitos.
 
É isso mesmo, D3, D4 e GND.

Só usei uma vez para testar, mas para entrar na configuração, pressione UP+DOW ao mesmo tempo e solte. Mode começará a piscar, indicando o item de edição atual. Com UP ou DOWN vai andando entre os itens, para alterar o modo de controle lembro que no item que estiver, por exemplo, Fridge, pressionando UP+DOW, vai ativar a alteração de temperatura e ao confirmar, acho que era UP+DOWN de novo ele vai passar a ser o modo Fridge. É algo assim. Sinceramente acho não acho prático, mas pode servir para muitos.
Isso, eu estava testando sem os botões, aí me enrolei... Mas consegui usar agora... Vai ser usual pra mim pois eventualmente usarei como controlador pra temperatura de serviço da breja, aí mudo direto nos botões... Agora só conseguir uma caixa pra finalizar a montagem...

Novamente obrigado pela ajuda...
 
Foto do meu projeto finalizado... Peguei esse projeto de caixa de acrílico na Internet, adaptei pro meu projeto e mandei fazer... Obrigado a todos que contribuíram nas dúvidas aí...
 

Attachments

  • IMG-20190628-WA0010.jpeg
    IMG-20190628-WA0010.jpeg
    48.4 KB · Views: 133
Fala Galera,
Estou com uma dificuldade pra instalar o soft no Wemos D1 Mini.
Quando uso o NodeCemu Flasher, a rede "BrewPiLess" não aparece e quando uso o VSCode, a rede aparece, porém, a console pra realizar as configurações ela não abre.
 
Vc tem que instalar a versão 2.6, acessar a rede Brewpiless e configurar o wi-fi, depois vc atualiza a versão.
Eu estou conseguido atualizar somente pra 3.4 modelo classic.
 
@Gu_MAZZA
Usei sua dica, mas antes acabei "formatando" o Wemos seguindo esse tutorial que achei no GitHub.
Deu certo uma primeira vez, mas cliquei na opção APMode antes de configurar tudo e não consegui acessar mais.
Mesmo depois de formatando a placa de novo, instalando o soft várias vezes da a mesma coisa, porém, quando instalo a versão 2.6 cai na imagem de erro 1.
Depois fiz um teste e instalei a versão 3.4, porém, não consigo salvar a configuração do meu wifi na tela de erro 2.
 

Attachments

  • error_brewpiless_1.PNG
    error_brewpiless_1.PNG
    119.1 KB · Views: 38
  • error_brewpiless_2.PNG
    error_brewpiless_2.PNG
    113.2 KB · Views: 35
Vc tem que limpar bem a eepron do wemos, provavelmente a versão 2.6 está acessando o front-end por ele achar que já está configurado o wi-fi, deve ter vestígios na memória.
Pra resetar o wemos eu aconselho a utilizar a IDE Arduino com o exemplo "eepron Clean" que está nos exemplos, ele vai "zerar" todos bits da memória.

Pela sua segunda foto aparentemente vc está tentando instalar a versão com o novo front-end a NEWUI.
Eu só estou conseguindo utilizar a CLASSIC, as versões com novo front-end não estão dando certo aqui comigo.
 
Vou tentar dessa forma que vc disse, ontem consegui instalar a 2.6 novamente. Antes disso, tinha conseguido sábado, porém, quando fui fazer o upgrade não funcionou.
Vou testar o upgrade hj ainda e posto aqui se consegui.
 
Pessoal, pretendo usar Brewpiless integrado ao iSpindel. Perguntas: 1) Posso remover o sensor de temperatura do Brewpiless uma vez que os dados serão fornecidos pelo iSpindel? 2) Onde conseguir a tal placa do Vito ou similar? Só com ele mesmo ou tem algum outro design que eu possa pedir para confeccionar?
 
Pessoal, pretendo usar Brewpiless integrado ao iSpindel. Perguntas: 1) Posso remover o sensor de temperatura do Brewpiless uma vez que os dados serão fornecidos pelo iSpindel? 2) Onde conseguir a tal placa do Vito ou similar? Só com ele mesmo ou tem algum outro design que eu possa pedir para confeccionar?

Acredito que tem que ter um pelo menos conectado ao BPL.

Se quiser um kitzinho pronto, tem esse.
https://www.mazzahandmade.com.br/produtos/interface-controlador-de-fermentacao-wi-fi-brewpiless
 
Tem todo sentido, o BPL utiliza da leitura de dois sensores pelo menos, um da cerveja e outro do ambiente que está sendo refrigerado.

Sobre a placa, vc pediu indicação de um interface e então lhe dei uma.
Qualquer uma que vc comprar será a mesma coisa, o diferencial da minha é que os relés já estão na placa.
Se quiser montar vc mesmo o circuito, no inicio desse tópico e no inicio do repositório no github, tem o esquema elétrico, basta acompanhá-lo.
 
Back
Top