[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Se sua ideia é fazer o controle da sua geladeira ou qualquer coisa utilizando o sistema BrewManiac ou Brewpilles no ESP01.
Esqueça pois não haverá espaço suficiente.
Não sei se o ESP01 aceita a comunicação one-wire, mas acredito que sim.
Veja o datasheet do microcontrolar, se ela aceitar ai é só vc fazer um control de temperatura simples que caiba nos 512Kb de memória do ESP01.

https://www.espressif.com/sites/default/files/documentation/0a-esp8266ex_datasheet_en.pdf
 
Pelo que ví na foto só tem o relê disponível. Dá para fazer uma Gambira na saída do Módulo Esp8266, mas realmente compensa?? Além disso você terá que alterar o código de programação para colocar a biblioteca, ai vc vai ter que fazer um gravador FTDI
 
Circuito-ESP8266-ESP-01-FTDI-FT232.png
 
O meu não sai dessa tela. :(
View attachment 121004

@Gu_MAZZA já conseguiu resolver? O meu deu esse problema e "resolvi" da forma apresentada nesse link https://github.com/vitotai/BrewPiLess/issues/51, mais precisamente no comentário do vitotai:
"
Your index.htm requests https, which should be http. So uploading that lib doesn't work.

You can manually "cache" the library. Connect to internet, and click the the following url. After your browser got this file, reconnect to BrewPiLess.
https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/dygraph/1.1.1/dygraph-combined.js

Alternatively, use Tom's front-end as I have said."
 
@Gu_MAZZA já conseguiu resolver? O meu deu esse problema e "resolvi" da forma apresentada nesse link https://github.com/vitotai/BrewPiLess/issues/51, mais precisamente no comentário do vitotai:
"
Your index.htm requests https, which should be http. So uploading that lib doesn't work.

You can manually "cache" the library. Connect to internet, and click the the following url. After your browser got this file, reconnect to BrewPiLess.
https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/dygraph/1.1.1/dygraph-combined.js

Alternatively, use Tom's front-end as I have said."

Amigo, funcionava esse tempo todo, eu que não soube como acessar.
Mas hj resolvi pegar ele de novo, ai tá ai. :p
IMG-20181012-WA0001.jpeg
 
Já que está dando certo, o negócio é finalizar o projeto. ;)
View attachment 121132 View attachment 121133

1 - Tá usando algum dev board (lolin, NodeMCU, WeeMos) ou tá usando apenas o módulo bruto? Eu gosto da opção de poder substituir meu módulo no futuro, pois ESP queima fácil demais na minha opnião. Tenho arduinos que estão rodando a anos sem dar pau (go, ATMEL, go!!), mas esse chips da espressif são meio 'fraquinhos'.

2 - Eu poderei fazer upload de firmware usando a serial ou estou restrito ao OTA? Pergunto isso porque estou trabalhando num controlador baseado em RTOS (não tolero mais código em arduino, é muito tosco e dificil de manter no longo prazo... ) e não tenho mais paciência pra fazer o meu hardware. A especificação é a mesma que o brewpiless, então, prefiro pagar/pegar algo pronto.

3 - Vai ficar pronto junto com a placa do iSpeindle? Quero economizar no frete!

Sério mesmo, cara. Precisamos de mais gente como você.

Abraços!!
 
Então meu amigo, essa placa ai vai utilizar o Wemos D1 mini.
Eu faço esses projetos pro pessoal comprar a placa e se virar com o código, pq não sou programador. ssrrsrs Mas eu tenho alguns projetos próprios que vou comercializar como um produto, nesses eu prefiro utiliza ou o CI, ou apenas o módulo, como no caso dos Wi-fi os da Espressif.

O iSpindel vou comercializar como um produto pronto, já calibrado e tudo mais, mas esse acho que vai mais um tempo pois tenho que fazer um lote piloto e colocar em campo pra validar as funções e vitalidade.

Essa placa acima eu já quase finalizei ela, esse fds eu termino e já monto pra testar.

Valeu pelas considerações.
 
E assim ficou o BrewPi MAZZA. ;)

Oq acham de um grupo de compras?
Estou tentando fazer o grupo de compras em outras redes sociais, ai somando todos interessados vou fazer o valor final.
Eu cheguei aos seguintes valores:
Até 10 unidades - R$135
Até 30 unidades - R$115

O produto é tudo oq está na foto. Placa completa + 2 sensores.

Estou começando a arrecadar os R$135, para confirmar os que realmente estão interessados e não somente curiosos.
Se atingirmos 30 ou mais, calculo novos valores e a diferença irei descontar do frete.
Me enviem Mensagem Privada e deixa um comentário aqui no forum, assim pessoal vai acompanhando a quantia de interessados.
IMG_20181022_171726.jpg
IMG_20181022_171651.jpg
 
Galera, montei o meu a princípio na bancada com protoboard, mas quando eu desligo e ligo novamente ele volta pra configuração original. Alguém ja teve esse problema?
 
Last edited:
Galera, montei o meu a princípio na bancada com protoboard, mas quando eu desligo e ligo novamente ele volta pra configuração original. Alguém ja teve esse problema?
Galera, montei o meu a princípio na bancada com protoboard, mas quando eu desligo e ligo novamente ele volta pra configuração original. Alguém ja teve esse problema?


Galera, meu problema era o wemos d1, o vito la no blog ja tinha alertado sobre isso, tentei instalar o brewmaniac nele e tb deu errado. O Ispindel deu certo.
Quem for comprar da preferência aqui no brasil e pergunta se é original, o meu foi da china, ai instalei em outro que comprei no mercado livre e deu certo.
Fica o alerta ai.
 
Na verdade tem muita coisa já alterada e algumas coisas pra mexer tbm.
Tem um grupo do whats trabalhando firme nessa tradução.

O iSpindel logo saí. srrsrs
 
Boa noite.
Alguém saber me informar se na versão 3.3 em português a senha do PA (Point Access) mudou, pois não consigo mais na rede.
Senha padrão = brewpiless

Agradeço se puderem ajudar.
 
Instalei a 3.3 em pt, mas a formatação no layout antigo não ajudou... Havia enviado minha tradução para o VITO tb.

Notei que meu iSpindel parou de conversar com o controlador depois que atualizei pra versão 3.3...
Na real, ele perde a configuração.... Alguém mais confirma isso?

Vou abrir um issue no GITHUB e retornar para o 3.2, apesar de lento, estava funcionando...

(RESOLVIDO)
 
Last edited:
Boa noite.
Alguém saber me informar se na versão 3.3 em português a senha do PA (Point Access) mudou, pois não consigo mais na rede.
Senha padrão = brewpiless

Agradeço se puderem ajudar.

Não, é a mesma, saiu uma correção agora cedo, 3.3r1
 
E assim ficou o BrewPi MAZZA. ;)

Oq acham de um grupo de compras?
Estou tentando fazer o grupo de compras em outras redes sociais, ai somando todos interessados vou fazer o valor final.
Eu cheguei aos seguintes valores:
Até 10 unidades - R$135
Até 30 unidades - R$115

O produto é tudo oq está na foto. Placa completa + 2 sensores.

Estou começando a arrecadar os R$135, para confirmar os que realmente estão interessados e não somente curiosos.
Se atingirmos 30 ou mais, calculo novos valores e a diferença irei descontar do frete.
Me enviem Mensagem Privada e deixa um comentário aqui no forum, assim pessoal vai acompanhando a quantia de interessados.
View attachment 121143 View attachment 121142
Muito legal, fui mais simplista e compacto que vc! haha
IMG_1454 (1).JPG

1210f834-82e3-4791-9c56-116b80859481.JPG
 
Quase mais compacto, vc não está contando com os relés né? :D
E não é um PCI profissional. ;)

Mas é por ai mesmo o espirito DIY.
Eu só estou facilitando pros com menos conhecimento ou mais "preguiça". kkkkkkkkkkkkkkk

Saca só oq estou armando.
View attachment 121193
Isso ae, profissa...

Não sei se tá acontecendo agora, mas antes, na 3.0 acontecia... O BPL nao "carregava" enquanto eu não desse um HardReset no Wemos... (por isso deixei o botao reset pra fora) sem contar que dá pra se usar o usb do wemos como fonte tb.

Se eu pudesse dar um pitaco no seu projeto, seria esse. Posicionar o Wemos pra que o usuário tenha acesso ao USB e ou ao Reset sem abrir a caixa branca...
Consegui tb colocar o MP (modulo DC-DC) embaixo do Wemos.
 
Isso ae, profissa...

Não sei se tá acontecendo agora, mas antes, na 3.0 acontecia... O BPL nao "carregava" enquanto eu não desse um HardReset no Wemos... (por isso deixei o botao reset pra fora) sem contar que dá pra se usar o usb do wemos como fonte tb.

Se eu pudesse dar um pitaco no seu projeto, seria esse. Posicionar o Wemos pra que o usuário tenha acesso ao USB e ou ao Reset sem abrir a caixa branca...
Consegui tb colocar o MP (modulo DC-DC) embaixo do Wemos.

Igual no iSpindel, vou vender um lote beta-teste, pra testar essas coisas.
A ideia é gravar uma vez e depois atualizar se necessário, via OTA.
Oq vi problema é ficar gravando o ESP toda hora e ou ficar mudando os pinos em config, pois ai tem que ficar limpando toda memória sempre.

Valeu pelas dicas.
 
Pessoal, tenho uma dúvida. Estou com a versão 3.3r1 em Português (nova interface) e quando coloco o setpoint da Cerveja em zero graus ou -1 grau ele me dá mensagem de erro, dizendo que o valor para a temperatura é inválido.
Esse comportamento é normal? O mínimo que consegui configurar foi 1 grau.

Obrigado.
 
Pessoal, tenho uma dúvida. Estou com a versão 3.3r1 em Português (nova interface) e quando coloco o setpoint da Cerveja em zero graus ou -1 grau ele me dá mensagem de erro, dizendo que o valor para a temperatura é inválido.
Esse comportamento é normal? O mínimo que consegui configurar foi 1 grau.

Obrigado.

Você deve entrar pela página de comandos
coloque-aqui-seu-IP/testcmd.htm

e no campo de comando coloque esse aqui
j{"tempSetMin":"-10"}

-10 é mínimo neste caso, pode colocar -2, -5 ou outro valor e clique em enviar

Para depois definir o setpoint em -1 você deve colocar dessa forma: -1.0
com o ponto zero, cao contrário também vai dar erro só -1 ou -2
 
Você deve entrar pela página de comandos
coloque-aqui-seu-IP/testcmd.htm

e no campo de comando coloque esse aqui
j{"tempSetMin":"-10"}

-10 é mínimo neste caso, pode colocar -2, -5 ou outro valor e clique em enviar

Para depois definir o setpoint em -1 você deve colocar dessa forma: -1.0
com o ponto zero, cao contrário também vai dar erro só -1 ou -2

Obrigado meu amigo, funcionou perfeitamente. Realmente não havia atentado que existia esta configuração via linha de comando para habilitar manualmente as temperaturas mais baixas.

Abraço,
Leonardo
 
Você deve entrar pela página de comandos
coloque-aqui-seu-IP/testcmd.htm

e no campo de comando coloque esse aqui
j{"tempSetMin":"-10"}

-10 é mínimo neste caso, pode colocar -2, -5 ou outro valor e clique em enviar

Para depois definir o setpoint em -1 você deve colocar dessa forma: -1.0
com o ponto zero, cao contrário também vai dar erro só -1 ou -2

Vc sabe pra que serve e como usar os outros comandos?
Eu sei apenas alguns, queria aprender o resto.
Parece que no brewpi, se nodificar esses comandos, ele funciona igual aos outros controladores, tipo o tic17
Exemplo: coloco 18 graus con diferença de 0.3, ele soh vai desligar qdo chegar aos 18, e religar aos 18.3. Esquentar aos 17.7.
Eu prefiro desse jeito, minha geladeira nao tem uma inercia grande, depois que ela desliga a temperatura cai no maximo uns 0.2.
Nao gostei muito do tipo PID que o brewpiless trabalha. Resumindo, se o brewpi realmente faz isso, o brewpiless tb faz.
 
Os valores do PID da pra modificar tb pra adequar o brewpiless a cada tipo de geladeira, mas parece que nem o vito sabe mexer nisso com precisao.
Pelos menos foi o que eu entendi lendos os comentários, usei google tradutor, logo, posso ter entendido errado.
 
Pessoal, fiz uma comparação da minha geladeira com BrewPiless e a outra geladeira com TIC. A geladeira com Brewpiless está com uma variação media (histerese) de 1,2 graus. Por exemplo: se eu coloco 18 graus a geladeira oscila entre 17,4 - 18,6. Já no TIC eu tenho configurado 0,2 graus, então ela oscila 17,8 - 18,2. Alguém sabe como diminuir essa "histerese" no BrewPiLess??

Conseguiu fazer isso?
Estou tentando tb mas nao consegui ainda, ja mexi nos comandos json tudo.
 
Atualizei o meu para esta versão 3.4, mas infelizmente parou de pegar data/hora.

Existe um problema ao atualizar para 3.4 ou 3.3... ou até fazer uma instalação nova. Caso use VSCode ou Atom recomendo instalar a 2.6, configurar tudo, gerar a 3.4 e fazer o upload pele o programa em vez da url systemupdate
 
Eu já estava na 3.3 e estava funcionando perfeitamente. O problema apareceu quando atualizei da 3.3 para a 3.4. Estou sempre fazendo as atualizações pelo systemupdate
 
Voltei para a versão 3.3r1 e está funcionando perfeitamente. A 3.4 não funcionou pra mim a questão de ajustar a hora.
 
Testei a revisão 3.4 na interface nova também. A data/hora funciona no display oled mas não no gráfico da página.
Leonardo, é esse o teu problema?
Sabe o que mudou da 3.3 para a 3.4?
Percebi também outras falhas no gráfico... Percebeu isso na 3.3?
 
Meu display é o LCD. No gráfico da página aparece a data/hora errada. Não vi nenhuma falha no gráfico na 3.3.
Estou utilizando a 3.3 e funcionando bem para mim. Como a questão da data/hora não funcionou, não fiquei pesquisando as novas funcionalidades.
 
Back
Top