[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Se o relé não desarma... A culpa é do relé, mas.... teste a entrada do relé, esse módulos normalmente são entrada invertida, então medida deve ser próxima a 1v (low trigger) e ele deve estar ligado, se tiver 3,3v ou 0 desligado. Caso esteja em estado desligado e ainda armado o relé está "colando" o que é sintoma de alta amperagem na saída ou qualidade baixa do relé. Só substitua por um melhor ou maior. Quando tiver armado da um peteleco nele que deve soltar!
 
Se o relé não desarma... A culpa é do relé, mas.... teste a entrada do relé, esse módulos normalmente são entrada invertida, então medida deve ser próxima a 1v (low trigger) e ele deve estar ligado, se tiver 3,3v ou 0 desligado. Caso esteja em estado desligado e ainda armado o relé está "colando" o que é sintoma de alta amperagem na saída ou qualidade baixa do relé. Só substitua por um melhor ou maior. Quando tiver armado da um peteleco nele que deve soltar!
Então. Já é o 3 relé que testo e acontece o mesmo.
O estranho é que as vezes ele funciona normal por dias.

Mas as vezes trava.
Essa alta amperagem a que se refere na saída, seria do motor não é isso?
Mas motor de geladeira geralmente trabalha abaixo de 3A. Esses relés funcionam com 10A máximo.

Por isso não estou entendendo.
 
Então. Já é o 3 relé que testo e acontece o mesmo.
O estranho é que as vezes ele funciona normal por dias.

Mas as vezes trava.
Essa alta amperagem a que se refere na saída, seria do motor não é isso?
Mas motor de geladeira geralmente trabalha abaixo de 3A. Esses relés funcionam com 10A máximo.

Por isso não estou entendendo.
Está instalado "de lado" ? Já peguei alguns que não desarmam direto se estiverem fora da horizontal (qualidade), aconselho tentar um ssr (relé solido), preferencialmente da Novus, se o problema é crônico, ou ainda uma contatora. O ssr da Novus é pra carga indutiva TB e já usei por um tempo em um freezer sem problemas... O meu problema é quanto ao brewpiless talvez uma adaptação no módulo relé seja necessária pra alimentar o ssr mas inicialmente (na bancada aqui em casa) funciona sem alimentação externa (por quanto tempo?)
 
Está instalado "de lado" ? Já peguei alguns que não desarmam direto se estiverem fora da horizontal (qualidade), aconselho tentar um ssr (relé solido), preferencialmente da Novus, se o problema é crônico, ou ainda uma contatora. O ssr da Novus é pra carga indutiva TB e já usei por um tempo em um freezer sem problemas... O meu problema é quanto ao brewpiless talvez uma adaptação no módulo relé seja necessária pra alimentar o ssr mas inicialmente (na bancada aqui em casa) funciona sem alimentação externa (por quanto tempo?)
Estava instalado deitado normal. Como se estive apoiado na mesa.
Reparei ainda agora, que quando ele trava, a luzinha do D1 fica meio acesa, mais bem fraquinha.
Aí se colocar o cabo do motor da geladeira, ele liga direto.
Mas aí as vezes do nada ele volta a ficar normal.

Eu não coloquei um SSR pelo fato de que todo munda usa esses relés e funciona normal.
 
Estava instalado deitado normal. Como se estive apoiado na mesa.
Reparei ainda agora, que quando ele trava, a luzinha do D1 fica meio acesa, mais bem fraquinha.
Aí se colocar o cabo do motor da geladeira, ele liga direto.
Mas aí as vezes do nada ele volta a ficar normal.

Eu não coloquei um SSR pelo fato de que todo munda usa esses relés e funciona normal.
O seu tem optoacoplador? Tenta colocar um resistor de pullup nele pra vê se resolve.
 
Boa noite!

Meu BPL esta meio doido, mostrando valores estranhos, exemplo:
Na imagem a geladeira esta com a mesma temperatura da cerveja sendo que o sensor da cerveja esta dentro(devidamente isolado, poço térmico) de um copo com água fria a 15,8 graus, e o sensor da geladeira esta em temperatura ambiente que no caso esta a 19 graus, estranho. Segundo ponto... o porque do set point da geladeira esta em 2graus sendo que eu nao setei isso, de onde vem esse SET POINT?

Obrigado!
 

Attachments

  • 20220920_224627.jpg
    20220920_224627.jpg
    108.2 KB · Views: 0

Use with Glycol · vitotai/BrewPiLess Wiki

Special Note:​

You might notice that temperatures of beer and fridge from the same sensor are different. The reason is the values are filtered and and they have different filtering parameters. Those parameters also can be changed by the JSON commands. fridgeFastFilt, fridgeSlowFilt, firdgeSlopeFilt, beerFastFilt, beerSlowFilt, and beerSlopeFilt.

Provavelmente seu sensor da refrigeração deu defeito, daí o BPL simula o valor da temperatura da geladeira.
Sobre o setpoint da refrigeração quem decide isso é o BPL, ele vai calcular o setpoint conforme for o comportamento da temperatura da cerveja.

OBS: Colocar sensor dentro de um copo com água não é uma prática legal e pouco efetiva, na verdade não serve pra nada e só vai ajudar a estragar mais rápido seu sensor, pois eles não foram feitos pra ficar submerso.
300ml de água tem uma inercia muito diferente de 10L, 20L, 30L, .... de cerveja, por isso invista num poço térmico e meça a temperatura da cerveja, senão o BPL não vai trabalhar como deveria.
 
Last edited:
Opa... obrigado pela resposta Mazza...

Há legal ... mas eu coloquei o sensor em isolamento dentro de um poço térmico... conforme esta acima... mas se é um sensor de temperatura pelo menos a temperatura ambiente deveria estar correta..

PS.: comprei esse sensores de vc, vieram junto com a placa para o Brewpiless.
 
Opa... obrigado pela resposta Mazza...

Há legal ... mas eu coloquei o sensor em isolamento dentro de um poço térmico... conforme esta acima... mas se é um sensor de temperatura pelo menos a temperatura ambiente deveria estar correta..

PS.: comprei esse sensores de vc, vieram junto com a placa para o Brewpiless.

Verifica se não é algum mal contato na ligação, é importante utilizar terminal na ponta dos fios ao ligar no borne assim evita mal contato. Mas esses sensores china são fodas, dão defeito só de vc olhar torto pra eles.
Sobre a temperatura errada é como falei e como o Vito explica, se não tiver o sensor da refrigeração o BPL vai simular essa temperatura com base no sensor da cerveja.
 
Boa noite meus caros!
Tudo certo?
Então instalei o meu BPL, com 2 sensores, porem as temperaturas vivem RESETANDO, com isso não refrigera nem tão pouco aquece.... sera que um dos meus sensores esta com defeito?

Ps.: tive que emendar um pedaço de um cabo de um terceiro SENSOR para chegar dentro da geladeira e lá conectei os meus 2 sensores, com solda e totalmente isolados com termo retrátil em todas as emendas.

Obrigado.
 
Last edited:
Oq seria as temperaturas RESETANDO?
Como se "rebootase" a temperatura... exemplo fica marcando 15,6° e do na da mostra "--,--" (como se não tivesse sensor conectado), Pisca e volta a marcar a temperatura 15,6°, e se a geladeira esta nesse momento resfriando ou aquecendo, interrompe o processo de aquecimento ou resfriamento. Isso acontece intermitentemente.

Com um SENSOR somente não acontece.
 
Last edited:
Isso está aparentando mal contato, pois se fosse defeito em algum dos sensores ele não funcionaria nunca e como os dois estão ligados juntos, ferra com a comunicação de ambos.
Se vc fez a emenda dos fios soldando eles e isolando bem, isso vai evitar mal contato mesmo essa emenda ficando dentro da geladeira, daí oq podemos supor é mal contato no borne da placa. Vc usou terminal na ponta dos fios pra poder ligar no borne?
 
Isso está aparentando mal contato, pois se fosse defeito em algum dos sensores ele não funcionaria nunca e como os dois estão ligados juntos, ferra com a comunicação de ambos.
Se vc fez a emenda dos fios soldando eles e isolando bem, isso vai evitar mal contato mesmo essa emenda ficando dentro da geladeira, daí oq podemos supor é mal contato no borne da placa. Vc usou terminal na ponta dos fios pra poder ligar no borne?
Opa...

Mazza, não estou usando terminais na ponta dos fios... mas coloquei SOLDA(estanho) neles, mas como eu disse acima com um outro SENSOR (no caso somente um) funciona perfeitamente.

Como eu fiz a instalação... dos bornes saem os fios (com pontas com solda, sem terminais) até um conector MIKE (fêmea) na caixa, conector MIKE (macho) saem os fios ate dentro da geladeira aonde tenho as emendas que derivam para os dois SENSORES.
Emendas muito bem feitas em todos os casos, todas as soldas protegidas com termo-encolhivel inclusive nas soldas dos conectores MIKE e em alguns casos (dentro da geladeira) com varias camadas de termo-encolhivel.

E quando eu uso somente um SENSOR funciona muito bem.
 
Opa...

Mazza, não estou usando terminais na ponta dos fios... mas coloquei SOLDA(estanho) neles, mas como eu disse acima com um outro SENSOR (no caso somente um) funciona perfeitamente.

Como eu fiz a instalação... dos bornes saem os fios (com pontas com solda, sem terminais) até um conector MIKE (fêmea) na caixa, conector MIKE (macho) saem os fios ate dentro da geladeira aonde tenho as emendas que derivam para os dois SENSORES.
Emendas muito bem feitas em todos os casos, todas as soldas protegidas com termo-encolhivel inclusive nas soldas dos conectores MIKE e em alguns casos (dentro da geladeira) com varias camadas de termo-encolhivel.

E quando eu uso somente um SENSOR funciona muito bem.
Também estou tendo o mesmo problema. Eu uso o fermentrack com um arduino com o brewpi instalado. Acontece o mesmo. Ja tentei de tudo, no fim desisti....
 
Opa...

Mazza, não estou usando terminais na ponta dos fios... mas coloquei SOLDA(estanho) neles, mas como eu disse acima com um outro SENSOR (no caso somente um) funciona perfeitamente.

Como eu fiz a instalação... dos bornes saem os fios (com pontas com solda, sem terminais) até um conector MIKE (fêmea) na caixa, conector MIKE (macho) saem os fios ate dentro da geladeira aonde tenho as emendas que derivam para os dois SENSORES.
Emendas muito bem feitas em todos os casos, todas as soldas protegidas com termo-encolhivel inclusive nas soldas dos conectores MIKE e em alguns casos (dentro da geladeira) com varias camadas de termo-encolhivel.

E quando eu uso somente um SENSOR funciona muito bem.
Emerson vc tá usando o d1mini? Eu passei sufoco com ele e com o nodemcu por causa dos 3.3v, o sensor trabalha com 3.3 mas no meu caso baixava um pouco e perdia o sensor (usei no bpl e em outro projeto), parecido com seu caso, só que no meu caso as vezes nem voltava, só resetando. Penei pra descobrir, mas coloquei 2 diodos em série com os 5v pra alimentar o sensor, dai ficou por volta de 3.7v alimentando o sensor. Acabaram-se os problemas. Tenta ai, pode ser o seu caso.
 
Emerson vc tá usando o d1mini? Eu passei sufoco com ele e com o nodemcu por causa dos 3.3v, o sensor trabalha com 3.3 mas no meu caso baixava um pouco e perdia o sensor (usei no bpl e em outro projeto), parecido com seu caso, só que no meu caso as vezes nem voltava, só resetando. Penei pra descobrir, mas coloquei 2 diodos em série com os 5v pra alimentar o sensor, dai ficou por volta de 3.7v alimentando o sensor. Acabaram-se os problemas. Tenta ai, pode ser o seu caso.
Opa... dae Valmir... tudo certo?
Isso o D1mini, eu estou usando uma placa de interface que comprei do MAZZA... por isso iria ficaria ruim de eu fazer esse procedimento para testar. Mas vou verificar quantos VOLTz esta saindo dos Bornes, mas faz sentido sim talvez falte energia para os 2 SENSORES simultâneos. Porque quando uso apenas um SENSOR funciona perfeitamente.

Mas acredito que o MAZZA ja tenha testado isso.
 
Pode ser verdade isso, pois o regulador 3v3 do wemos é bem fraco e se ligar um Oled nele vai forçar mais ainda. Pode ligar direto nos 5V, não precisa dos diodos pois o DS18B20 suporta os 5V tranquilo e o chaveamento do sinal é pelo GND, então pode ligar sem medo.
Em meus equipamentos os circuitos são dedicados, não utilizo Wemos, e utilizo reguladores que são para 1,5A com uma boa filtragem, só que os sensores eu mesmo que monto e só compro os CIs originas da Maxim, por isso esse tipo de problema não me ocorre e daí é complicado saber exatamente o seu problema.
 
Bom dia!

Creio ter achado o problema... minha fonte de alimentação deu PAU. Estava fazendo Colding, e nem chegava a 0 grau, ficava em torno de 2 graus LIGAVA e logo DESLIGAVA o resfriamento, troquei a fonte e sucesso... 0 grau!.
Obrigado pela ajuda!
 
Boa noite!

Uma outra pergunta, peguei para testar outra fonte chaveada de 12 volts ela é entrada de 110/220 e saídas de 12, porem essa também começou a dar problemas, provavelmente deve ser voltagem... alguém teria uma ideia? Não tenho multímetro (adquirindo um) para testar...

Ps.: Testei com uma fonte de receptor de antena digital e funcionou 100%. Já com as CHAVEADAS não funcionou.

Abraços.
 
Sensor do refrigerador se iguala ao da cerveja (temperatura) e deixa de marcar a TEMPERATURA do refrigerador, se eu for em DISPOSITIVOS ele não mostra o VALOR.

Estranho.
 
Olá Pessoal, bom dia! Tenho uma dúvida.

Gostaria de saber se consigo alterar a temperatura da fermentação remotamente, por outra rede?

Por exemplo: A fermentação acontece em outro lugar que não é minha casa e gostaria de realizar o acompanhamento e alteração de temperatura pela rede de casa.

Pois, entendi que só conseguiria realizar qualquer alteração, estando no mesma rede, via IP.

Obrigado pessoal
 
Olá Pessoal, bom dia! Tenho uma dúvida.

Gostaria de saber se consigo alterar a temperatura da fermentação remotamente, por outra rede?

Por exemplo: A fermentação acontece em outro lugar que não é minha casa e gostaria de realizar o acompanhamento e alteração de temperatura pela rede de casa.

Pois, entendi que só conseguiria realizar qualquer alteração, estando no mesma rede, via IP.

Obrigado pessoal
Bom dia!

Vc pode deixar um PC ligado e acessa-lo via TEAMVIEWER ou AnyDeck, ou ainda criar um acesso remoto via DDNS.
 
Olá Pessoal, bom dia! Tenho uma dúvida.

Gostaria de saber se consigo alterar a temperatura da fermentação remotamente, por outra rede?

Por exemplo: A fermentação acontece em outro lugar que não é minha casa e gostaria de realizar o acompanhamento e alteração de temperatura pela rede de casa.

Pois, entendi que só conseguiria realizar qualquer alteração, estando no mesma rede, via IP.

Obrigado pessoal
Sim, é só direcionar uma porta do roteador direcionando pra porta 80 do IP do BPL. Só o detalhe é o teu IP, se for fixo, ótimo IP:10000 vai pro bpl, senão tem que saber o IP na hora, daí um serviço noip ou ddns ajudam (bpl.ddns.net:10000 - por exemplo), lembre de pedir senha no bpl senão qualquer uma altera
 
Sim, é só direcionar uma porta do roteador direcionando pra porta 80 do IP do BPL. Só o detalhe é o teu IP, se for fixo, ótimo IP:10000 vai pro bpl, senão tem que saber o IP na hora, daí um serviço noip ou ddns ajudam (bpl.ddns.net:10000 - por exemplo), lembre de pedir senha no bpl senão qualquer uma altera
Amigo, me ajuda um pouco mais. ;)

Fazendo este procedimento eu consigo acessar de forma remota esta porta sem precisar de um pc ligado? Como fica o acesso? Como encontro o BPL na "internet" para acessar remotamente? Desculpe, sou muito leigo e não quero perder uma grana investindo e não resolver meus problemas.
 
sim vai funcionar sem pc ligado desde que o BPL esteja conectado a tua rede wifi , o acesso é igual ao de casa só que dependendo da rede... pra encontrar ele na internet, você vai precisa saber seu ip externo e se é fixo ou dinamico e se é "válido" (mas ai é coisa demais)... mas é tudo variavel, pos depende dos teus equipamentos... posso explicar especificamente no meu aqui... no router (wifi) Archer C20 - tu vai em encaminhamento, servidor virtual, dai tu vai defini a porta externa digamos "10000", o ip do BPL (tem no display se usa) e a porta interna que tem que ser "80"; a porta externa é o que vai definir na linha da url que tu tá querendo acessar o BPL....
Agora como achar o teu routeador na internet..... MeuIP - Qual é o meu ip? vai te mostrar dai é só digitar http://meuipquepegueinosite:10000 (10000 é a porta externa), e deve funcionar... o problema é que se for dinamico deve mudar de tempo em tempo! Por isso pode no router usar um servidor virtual de DNS eu uso o NOIP, no router da Archer tem uma opção "DNS Dinâmico" lá tem inclusive um link para registrar o serviço, é de graça, e só tem que ficar todo meses, renovando atraves de um email automático... 3 clicks e tá feito!
 
Olá amigos.

Alguém já teve problemas com a data/hora na versão 4.0? O meu não está atualizando direito, está ficando defasado em 2 dias. Nas configurações não tem como ajustar e não sei de onde ele busca.
 
Olá pessoal, tudo bem?
uso o esp8266 nodemcu e tenho algumas perguntas:
1-dá para usar um display I2C 16x2? como faço essa configuração?
2-como funciona e como configuro o uso de uma ventoinha dentro da geladeira?
Obrigado
 
Olá pessoal, tudo bem?
uso o esp8266 nodemcu e tenho algumas perguntas:
1-dá para usar um display I2C 16x2? como faço essa configuração?
2-como funciona e como configuro o uso de uma ventoinha dentro da geladeira?
Obrigado
como ligar o display
https://github.com/vitotai/BrewPiLess/blob/master/docs/11.HardwareExample1.md
mas só mostrará as 2 primeiras linhas, recomendo usar o 20x4

a ventoinha sempre liga quando o resfriamento é ativado ou quando o aquecimento é ativado, então poderia usar uma da mesma voltagem da geladeira/freezer e colocar na mesma saída de rele ou usar o pino D8 do ESP8266 para mais um rele
 
Estou com um problema q surgiu recentemente no meu BPL. Eu tenho ele já tem uns 2 anos e sempre funcionou normal, nesta semana ele começou a desconectar sozinho do wifi e até para acessar pelo AP demora pra carregar a página, já tentei configurar o wifi de novo, funciona por um momento depois desconecta. Não achei nada q resolvesse esse problema, até pensei em instalar a versão 4.2, mas tem tanto arquivo diferente no github q nem sei qual o certo para o meu então nem fiz nada.
 
como ligar o display
https://github.com/vitotai/BrewPiLess/blob/master/docs/11.HardwareExample1.md
mas só mostrará as 2 primeiras linhas, recomendo usar o 20x4

a ventoinha sempre liga quando o resfriamento é ativado ou quando o aquecimento é ativado, então poderia usar uma da mesma voltagem da geladeira/freezer e colocar na mesma saída de rele ou usar o pino D8 do ESP8266 para mais um rele

@dumpa tudo certo? Um tempo atrás comprei uma placa para o brewuno com você. Queria teu contato para saber se tem placa para o brewpiless
 
Olá pessoal.. estou tentando fazer funcionar o brewpiless em uma placa que já vem todos os componentes acoplados, 4 reles, fonte, esp8266 .. nos esquemas que encontrei so tem ligações da modenu e da mini d1, então através da ligação do modenu eu fui me baseando para ligar essa outra placa "completa".
Consigo instalar firmware e tal.
Ja dentro do sistema do brewpiless os dispositivos "sensores" não consigo fazer reconher, já tentei diversas ligações e nada .. (obs. Não tenho tanto conhecimento eletrônico.. mas consigo me virar copiando e seguindo tutoriais..)

Se alguém puder me ajudar com um esquema para essa placa e qual seria o firmware mais adequado?

lembrando que vou utilizar:
Display Oled 0.96
Dois sensores ds18b20,
Relé liga/desliga geladeira
Rele liga/desliga aquecimento
Relé liga/desliga coller para melhorar eficiência dentro da geladeira.

Desde já agradeço.
 

Attachments

  • Screenshot_20230509_103957_Chrome.jpg
    Screenshot_20230509_103957_Chrome.jpg
    289.5 KB · Views: 0
Olá pessoal.. estou tentando fazer funcionar o brewpiless em uma placa que já vem todos os componentes acoplados, 4 reles, fonte, esp8266 .. nos esquemas que encontrei so tem ligações da modenu e da mini d1, então através da ligação do modenu eu fui me baseando para ligar essa outra placa "completa".
Consigo instalar firmware e tal.
Ja dentro do sistema do brewpiless os dispositivos "sensores" não consigo fazer reconher, já tentei diversas ligações e nada .. (obs. Não tenho tanto conhecimento eletrônico.. mas consigo me virar copiando e seguindo tutoriais..)

Se alguém puder me ajudar com um esquema para essa placa e qual seria o firmware mais adequado?

lembrando que vou utilizar:
Display Oled 0.96
Dois sensores ds18b20,
Relé liga/desliga geladeira
Rele liga/desliga aquecimento
Relé liga/desliga coller para melhorar eficiência dentro da geladeira.

Desde já agradeço.

Vc está ligando o sensor na IO correta?
Ela não está sendo usada pra acionamento de algum relé e ou outra coisa?
Está utilizando o resistor de pull-up?
 
Vc está ligando o sensor na IO correta?
Ela não está sendo usada pra acionamento de algum relé e ou outra coisa?
Está utilizando o resistor de pull-up?
com base no diagrama que tem no GitHub, as placas são um pouco diferentes mais tentei me basear nos pinos que indicava no GitHub
não testei os reles, mas de primeira eles ja aparecem na interface do brewpiless.
estou utilizando um resistor de 4k7 nos sensores

São tantos Firmware no site do Github, testei alguns. O que me parece funcionar mais adequado é o BrewPiLess.v4.2.oled.esp8266.4m2m.bin
mas o diagrama certinho para essa placa ajudaria para descartar os possiveis erros de montagem.

vou desmontar tudo e começar do zero para ver se da algum sinal de vida, inclusive vou trocar o resistor por um novo.
 
Será que dá pra rodar o brewpiless no sonoff THR320D pra controlar a brassagem (adaptando um ssr) e/ou a fermentação?
 
Back
Top