[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Leonardo!

Muito obrigado pelo retorno, mas na verdade eu queria me referir ao acesso pela internet mesmo (fora da rede), para poder verificar as informações quando eu não estiver em casa!

Após quebrar um pouco a cabeça, consegui o acesso!

Forte abraço!

Legal amigo, e como fez?
 
Legal amigo, e como fez?
@Leandro Oliveira, fiz da seguinte forma:
Primeiramente criei uma conexão DMZ entre meu modem da NET/Claro com o roteador que fica próximo ao BPL (procedimento realizado no modem);
Depois criei outra conexão DMZ entre o roteador e o BPL (procedimento realizado no roteador);
No DHCP do roteador, eu fixei o endereço IP do BPL, através de seu nº MAC;
Já nas configurações do BPL, eu modifiquei a porta para 8080. Não sei por que, na porta 80 não deu certo.

Pra simplificar o acesso externo, criei uma conta no "NO-IP", e configurei no meu modem. Dessa forma eu não preciso saber meu IP para acessar, bastando digitar o endereço cadastrado no No-IP.
🥳
 
Sempre fui desconfiado sobre acesso externo e como sou somente curioso fica ainda mais difícil se proteger, seguindo um conselho de um amigo do ti, desde muito tempo uos o teamviewer, tenho um laptop velho deixo ele ligado e acesso minhas cameras e outros dispositivos.
Essa seria uma forma segura realmente, o duro é deixar mais um dispositivo ligado..rs
Uma boa alternativa seria o acesso via Blynk, assim como no projeto do Helton Fagner, mas ainda não vi ng do BPL usando.
 
Boa noite pessoal! Espero que tenha sido um ótimo natal a todos!
Venho ao fórum com uma duvida sobre o BPL.
Alguem sabe qual a versão do firmware mais recente e estável para gravar no esp8266? Vou usar um display oled já adquirido.
Tenho muita experiência com eletrônica e alguma com programação.
Valeu!!!
 
Boa noite pessoal! Espero que tenha sido um ótimo natal a todos!
Venho ao fórum com uma duvida sobre o BPL.
Alguem sabe qual a versão do firmware mais recente e estável para gravar no esp8266? Vou usar um display oled já adquirido.
Tenho muita experiência com eletrônica e alguma com programação.
Valeu!!!
Bom dia pessoal!
Raphael, eu estou utilizando a PREBUILT, 4.2 para LCD/D1 Mini Pro,( BrewPiLess.v4.2a6.d1pro.newui.16m14m.bin ) não é a considerada estável mas já fiz três fermentações com ela, utilizando o Ispindel e todas ocorreram de boa!

BrewPiLess/bins at 4.2pre · vitotai/BrewPiLess · GitHub

Legal é instalar e fazer um teste antes simulando uma fermentação de 2 dias!
 
Bom dia pessoal!
Raphael, eu estou utilizando a PREBUILT, 4.2 para LCD/D1 Mini Pro,( BrewPiLess.v4.2a6.d1pro.newui.16m14m.bin ) não é a considerada estável mas já fiz três fermentações com ela, utilizando o Ispindel e todas ocorreram de boa!

BrewPiLess/bins at 4.2pre · vitotai/BrewPiLess · GitHub

Legal é instalar e fazer um teste antes simulando uma fermentação de 2 dias!
Obrigado pelo retorno CBarros!

Então, o meu microcontrolador é o esp8266, será que funciona com o firmware do d1 mini?? E o meu display é oled, não lcd, fico com dúvida se funcionaria também...
 
Olá pessoal, alguém já usou o Brewpiless com uma bateria auxiliar ou um powerbank, para manter pelo menos o registro de temperatura em caso de queda de energia?
 
Boa Tarde Galera, Já tenho 2 geladeiras funcionando e agora estou adquindo um fermentador cônico autorefrigerado. Ele será feito sob medida e terá um controlador da Full Gauge que já vem com ele. Estou pedindo para ter mais um poço térmico para que eu coloque o sensor "BEER". Mas como o brewpiless precisa de 2 sensores, o BEER e o FRIDGE estou sem saber onde colocar este Fridge, pois neste caso é diferente de deixar um sensor solto no ambiente da geladeira. O que vcs conseguem me sugerir? Obrigado e boas brejas.
 
Boa Tarde Galera, Já tenho 2 geladeiras funcionando e agora estou adquindo um fermentador cônico autorefrigerado. Ele será feito sob medida e terá um controlador da Full Gauge que já vem com ele. Estou pedindo para ter mais um poço térmico para que eu coloque o sensor "BEER". Mas como o brewpiless precisa de 2 sensores, o BEER e o FRIDGE estou sem saber onde colocar este Fridge, pois neste caso é diferente de deixar um sensor solto no ambiente da geladeira. O que vcs conseguem me sugerir? Obrigado e boas brejas.

No seu caso vc deve deixar os valores do PID em 0 e não utilizar o sensor da refrigeração, o sistema vai mostrar essa temperatura com base no sensor da cerveja, então desconsidere esse valor.
Se vc quiser 2 sensores, configure o segundo como sensor da T° Ambiente.
 
Boa noite pessoal. Li praticamente todos os tópicos, e desejo iniciar a montagem do meu sistema está semana. Mas não identifiquei em nenhuma parte do fórum, que tipo de equipamento usam para aquecimento, com o brewpiless. Geralmente é usado somente a refrigeração mesmo?
 
Boa noite pessoal. Li praticamente todos os tópicos, e desejo iniciar a montagem do meu sistema está semana. Mas não identifiquei em nenhuma parte do fórum, que tipo de equipamento usam para aquecimento, com o brewpiless. Geralmente é usado somente a refrigeração mesmo?
Na geladeira, utilizo uma lâmpada incandescente. Mas já utilizei aquecedor e funciona bem.
 
Eu TB uso lâmpada incandescente, usei TB um aquecedor de aletas que tinha de uma impressora (ploter) mas a lâmpada é melhor o aquecimento é mais "calmo" na lâmpada, com o aquecedor aquecia demais. Só aconselho o uso de um ventilador ou ligado o tempo todo pelo menos junto com o aquecedor/refrigerador.
 
Eu TB uso lâmpada incandescente, usei TB um aquecedor de aletas que tinha de uma impressora (ploter) mas a lâmpada é melhor o aquecimento é mais "calmo" na lâmpada, com o aquecedor aquecia demais. Só aconselho o uso de um ventilador ou ligado o tempo todo pelo menos junto com o aquecedor/refrigerador.
Pois é, essa é minha dúvida.

Um aquecedor, não pode vir a prejudicar o funcionamento da geladeira?
 
Prejudicar não, o problema é colocar uma lâmpada de 100w e encostada em um plastico, o problema é colocar muita potência de aquecimento e a geladeira ficar oscilando entre quente e frio, ou esquentar demais próximo a posição da lâmpada.
 
Fala pessoal.
Eu montei o meu e está funcionando bem.
Só estou com problema no Relé para acionar a geladeira. Quando troco o relé, funciona um tempo bem e depois para de funcionar.
Em pouco tempo já é o terceiro que tenho que trocar.

O Relé até acende a luz de acionamento, mas a porta para de dar o contato.
Alguém passando por isso que possa me ajudar?
 
Fala pessoal.
Eu montei o meu e está funcionando bem.
Só estou com problema no Relé para acionar a geladeira. Quando troco o relé, funciona um tempo bem e depois para de funcionar.
Em pouco tempo já é o terceiro que tenho que trocar.

O Relé até acende a luz de acionamento, mas a porta para de dar o contato.
Alguém passando por isso que possa me ajudar?
Qual modelo de relé está utilizando amigo (quantos ampere de capacidade)? E qual a potência da sua geladeira? Pode ser que esteja utilizando um relé subdimensionado e esteja sobrecarregando o mesmo
 
O Ré que uso é duplo de Arduino 5v até 10A 125VAC.
Uma geladeira não passa de 3A.

O problema é que passar um tempo e queima.
Queria saber se tem como proteger o Relé para não queimar mais.
 
O Ré que uso é duplo de Arduino 5v até 10A 125VAC.
Uma geladeira não passa de 3A.

O problema é que passar um tempo e queima.
Queria saber se tem como proteger o Relé para não queimar mais.
Boa noite, a corrente de 3A da geladeira é a corrente de trabalho, o que deve estar acontecendo é que na corrente de pico deve estar passando é quando liga a geladeira que deve estar danificando os relés.
 
Boa noite, a corrente de 3A da geladeira é a corrente de trabalho, o que deve estar acontecendo é que na corrente de pico deve estar passando é quando liga a geladeira que deve estar danificando os relés.
Relés mecânicos tem qualidade e tem quantidade de "clicks", normalmente eles "grudam" oi travam em uma posição. Tem módulos de relés sólidos (SSR) de 10A que custam normalmente apenas o dobro dos mecânicos, mas valem o investimento
 
Relés mecânicos tem qualidade e tem quantidade de "clicks", normalmente eles "grudam" oi travam em uma posição. Tem módulos de relés sólidos (SSR) de 10A que custam normalmente apenas o dobro dos mecânicos, mas valem o investimento

Obrigado amigos.
Vou tentar um Relé de Estado sólido então.
Mas com o SSR não tem risco de ficar queimando?
Ou seria melhor colocar um Relé de 20A?
 
Obrigado amigos.
Vou tentar um Relé de Estado sólido então.
Mas com o SSR não tem risco de ficar queimando?
Ou seria melhor colocar um Relé de 20A?
Só fique de olho pois tem ssr que não é feito para cargas indutivas (geladeiras/motores).
Procure um modelo que especifique trabalhar com esse tipo de carga.
 
Obrigado amigos.
Vou tentar um Relé de Estado sólido então.
Mas com o SSR não tem risco de ficar queimando?
Ou seria melhor colocar um Relé de 20A?

Você usa módulo rele hoje? Não é comum queimar dessa forma, tem que ver se não tem nada errado na montagem. Tenta o módulo de 20A.
 
Só fique de olho pois tem ssr que não é feito para cargas indutivas (geladeiras/motores).
Procure um modelo que especifique trabalhar com esse tipo de carga.
Amigo, tá colando os contatos ou não está acionando? Pois se tiver colando os contatos o seu motor pode tá iniciando a dar defeito, se for na parte de acionamento não faz sentido aumentar a capacidade do relé pois vai continuar o problema. Também vc pode ter dado azar e ter pegado um lote defeituoso de reles, comprou todos juntos?
 
Comprei separados.
Os relés simplesmente param de acionar.
O LED de acionado até acende, mas o relé não fecha o contato para acionar.
Se eu trocar por um novo, vai funcionar um tempo normalmente, aí passa um tempo acontece o mesmo.
 
Pode ser que o módulo de relés esteja sem o Diodo de proteção na bobina de acionamento causando a queima da mesma.
 
Comprei separados.
Os relés simplesmente param de acionar.
O LED de acionado até acende, mas o relé não fecha o contato para acionar.
Se eu trocar por um novo, vai funcionar um tempo normalmente, aí passa um tempo acontece o mesmo.
Qual placa vc tá usando? Vc tem como medir a saida? É a mesma fonte que alimenta a placa e o relé? Eu particularmente não acho que seja corrente do motor. Testa fora pra ver se realmente queimou, coloca uma fonte e dá um pulso pra ver se armano relé, pode ser a placa ou a porta.
 
Não precisa fazer testes amigo.
Como já informei, quando troco o relé, tudo funciona perfeitamente.
Mas passa um tempo e o relé passa a queimar novamente.
Apenas o relé dá o problema.

Se fosse porta ou alimentação dele, quando trocasse não iria funcionar também.
 
Boa tarde a todos.
Estou pegando uma geladeira usada de 2 portas.
Uma em cima e outra embaixo.

Alguêm sabe como ligar o BrewPiLess nessas geladeiras?

Pergunto porque como a parte de baixo tem uma temperatura e a parte de cima tem outra temperatura, a ligação deve ser diferente das geladeiras que só tem uma porta, não é isso?
 
Boa tarde a todos.
Estou pegando uma geladeira usada de 2 portas.
Uma em cima e outra embaixo.

Alguêm sabe como ligar o BrewPiLess nessas geladeiras?

Pergunto porque como a parte de baixo tem uma temperatura e a parte de cima tem outra temperatura, a ligação deve ser diferente das geladeiras que só tem uma porta, não é isso?
Na verdade, não é aconselhável, dependendo do modelo tem o ventilador interno de recirculação, que faz o ar frio circular só freezer e outras tem outro que faz ir ar frio em baixo, e outras tem outra evaporadora só pra geladeira, ou seja tem que ver bem como é o funcionamento dela antes! Mas o brewpiless permite ligar o ventilador interno também, mas terá que ver o esquema elétrico primeiro.
 
Mas então não aconselha usar essa geladeira como o BrewPiLess?
Porque quero setar a temperatura dela pra funcionar na temperatura estipulada.

O modelo dela é o Continental RCCT370.
 
Mas então não aconselha usar essa geladeira como o BrewPiLess?
Porque quero setar a temperatura dela pra funcionar na temperatura estipulada.

O modelo dela é o Continental RCCT370.
Assim, não recomendo nenhuma duas portas, não nesta em específico, o controlador não é o problema e sim o modo de funcionamento do modelo de geladeira, mas se não tem outra pode ser usado e com qualquer controlador, só não será tão eficiente. Dependendo da geladeira tu terá -18 no freezer mas não terá 6 em baixo durante o cold... Por exemplo. O que é recomendado (pelo menos na minha opinião e que não e lei) seria remover tudo da geladeira simples, colocar um ventilador (de pc mesmo) uma lâmpada de 100w com o brewpiless ou outros (até um stc1000 resolve) e deu!!!
 
Boa noite!
Acabei comprando uma geladeira de 2 portas mesmo por causa do preço e do estado que ela estava.

Vou colocar o BrewPiLess.
O modelo dela é o Continental RCCT370.

Tive a ideia de fazer o furo nas borrachas da porta pra não furar a geladeira. Como é uma borracha, se eu fizer um furo menor e esticar pro fio do sensor passar deve dar vedação.
O que vocês acham?
 
Boa noite amigos.
Comprei a geladeira de duas portas mesmo usada.
Geladeira está perfeita.

Mas está acontecendo algo estranho.
Montei o BrewPiLess com 3 sensores.
1º) Fica no meio da Geladeira.
2º) Fica dentro de uma garrafa na geladeira
3º) Fica no congelador

Acontece que se eu cadastrar o 3º Sensor no BrewPiLess como refrigerador, o BrewPiLess passa a não armar e desarmar a temperatura alvo.
Como o congelador chega a -12, parece que o BrewPiLess passa a não armar mais a geladeira até o refrigerador chegar a uma temperatura maior.
Se eu não cadastrar ou retirar o 3º sensor aí o BrewPiLess funciona normal.

A versão do BrewPiLess é a V4.2.

Queria saber se tem como configurar as temperaturas internas do BrewPiLess, como histerese, temperatura mínima e máxima do refrigerador. Configurar também o tempo que o motor pode ficar ligado direto.
 
Boa noite amigos.
Comprei a geladeira de duas portas mesmo usada.
Geladeira está perfeita.

Mas está acontecendo algo estranho.
Montei o BrewPiLess com 3 sensores.
1º) Fica no meio da Geladeira.
2º) Fica dentro de uma garrafa na geladeira
3º) Fica no congelador

Acontece que se eu cadastrar o 3º Sensor no BrewPiLess como refrigerador, o BrewPiLess passa a não armar e desarmar a temperatura alvo.
Como o congelador chega a -12, parece que o BrewPiLess passa a não armar mais a geladeira até o refrigerador chegar a uma temperatura maior.
Se eu não cadastrar ou retirar o 3º sensor aí o BrewPiLess funciona normal.

A versão do BrewPiLess é a V4.2.

Queria saber se tem como configurar as temperaturas internas do BrewPiLess, como histerese, temperatura mínima e máxima do refrigerador. Configurar também o tempo que o motor pode ficar ligado direto.

O Sensor principal do BPL é o da cerveja, se vc tiver só ele então o BPL vai simular o sensor da refrigeração mas o controle será com base no sensor da cerveja.
Adicionando o sensor da refrigeração e ele funcionando, então o BPL utiliza dessas duas temperaturas para fazer o controle e é oq está ocorrendo com vc.

Para o seu caso vc deve colocar o sensor da refrigeração dentro da geladeira e o da cerveja dentro do poço térmico, o terceiro sensor vc configura ele como temperatura ambiente e deixa fora da geladeira, só pra monitorar essa temperatura tbm mas não terá efeito sobre o controle.
OBS: Garrafa com água e sensor dentro, não funciona e só vai estragar seu sensor pois eles não são feitos pra ficarem submersos, começa a criar umidade dentro e então ele falha.

Todas informações necessárias para o BPL estão no manual do sistema.
https://github.com/vitotai/BrewPiLess/wiki
 
Boa noite amigos.
Comprei a geladeira de duas portas mesmo usada.
Geladeira está perfeita.

Mas está acontecendo algo estranho.
Montei o BrewPiLess com 3 sensores.
1º) Fica no meio da Geladeira.
2º) Fica dentro de uma garrafa na geladeira
3º) Fica no congelador

Acontece que se eu cadastrar o 3º Sensor no BrewPiLess como refrigerador, o BrewPiLess passa a não armar e desarmar a temperatura alvo.
Como o congelador chega a -12, parece que o BrewPiLess passa a não armar mais a geladeira até o refrigerador chegar a uma temperatura maior.
Se eu não cadastrar ou retirar o 3º sensor aí o BrewPiLess funciona normal.

A versão do BrewPiLess é a V4.2.

Queria saber se tem como configurar as temperaturas internas do BrewPiLess, como histerese, temperatura mínima e máxima do refrigerador. Configurar também o tempo que o motor pode ficar ligado direto.
Sim se observar a histerese é calculada pelo próprio bpl, oque vai ocorrer e que nas configurações tem um máximo e mínimo de temperaturas, elas podem ser configuradas com as instruções daqui (BrewPiLess/L0.JsonCommand.md at master · vitotai/BrewPiLess).
Oque ocorreu comigo, por exemplo, e que o sensor refrigerador chegava a 0°c e desligava, mas o SP foi definido para 1°C na cerveja, mas a cerveja fica em 3°C não baixava. Então usei o comando j{"tempSetMin":"-3"}, isso permitiu que a histerese chegasse a temperatura menor.
Outro detalhe é que sugiro que adicione controle de ventilação.
 
Ah tá entendi. Obrigado aí amigos.
Vou testar colocar o sensor então de temperatura ambiente no freezer.

Sobre o sensor realmente, eu tenho poço térmico mas não tinha instalado.
Vou instalar.
A questão do ventilador, a Geladeira já tem um ventilador interno.
 
Uma dúvida, não há como alterar para que estas configurações de números negativos sejam feitas pelo browser sem a necessidade de configuração via código? Digo, via comando...
 
Uma dúvida, não há como alterar para que estas configurações de números negativos sejam feitas pelo browser sem a necessidade de configuração via código? Digo, via comando...
Também tive essa dúvida e ainda está em pesquisa... a unica solução "por página" que achei foi acessar a página testcmd.htm no PBL, dei uma boa olhada no código e não achei página de configuração mais específica, mas continuo na pesquisa (devagar mas sempre). E lá em baixo você pode colocar o "comando" que quiser alterar em "json", por exemplo j{"tempSetMin":"-3"}!
 
Boa tarde amigos.
Aqui está acontecendo algo bastante estranho.
Tenho usado o módulo relé de 2 canais.
O BrewPiLess, começa funcionando perfeitamente.
As vezes fica dias funcionando perfeito.
Mas as vezes ele desliga e o Relé continua funcionando, não desarma. Aí a temperatura continua caindo.
Alguém já passou por isso.
O BrewPiLess informa que o refrigerador está inativo. Mas o relé continua funcionando.

1662135135234.png
 
Last edited:
Back
Top