[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá pessoal,

Alguém pode me explicar como eu mudo a escala de HORAS/DIAS no gráfico do BrewPiLess.
A minha escala só fica de 2:30h em 2:30h.

Teste.JPG
 
Olá pessoal,

Alguém pode me explicar como eu mudo a escala de HORAS/DIAS no gráfico do BrewPiLess.
A minha escala só fica de 2:30h em 2:30h.

View attachment 123947

No menu em Registro inicie um novo registro, assim os dados passarão a ser gravados na memória e terá o registro de toda a fermentação desde o primeiro dia, mas ao iniciar agora será iniciado um novo gráfico. Toda vez que iniciar uma nova fermentação crie um novo registro e ao fim dela pare a mesma para ficar salva.
 
Pessoal, uma dúvida de quem está iniciando nesse mundo da automação...

É possível sobre o mesmo rasp, no mesmo raspbian instalar o craftbeer + o brewpiless?

A minha ideia seria acessar no mesmo IP mas em diferentes portas, exemplo:

192.168.0.5:5000 acesso o CB
192.168.0.5:6000 acesso o BPL

Obrigado
 
Pessoal, uma dúvida de quem está iniciando nesse mundo da automação...

É possível sobre o mesmo rasp, no mesmo raspbian instalar o craftbeer + o brewpiless?

A minha ideia seria acessar no mesmo IP mas em diferentes portas, exemplo:

192.168.0.5:5000 acesso o CB
192.168.0.5:6000 acesso o BPL

Obrigado
Mas o BPL não usa Raspberry PI.
 
Mas o BPL não usa Raspberry PI.

Obrigado Paiakan, comecei a ler sobre o BPL agora. Tudo é novo para mim. Não manjo nada (já percebeu né kkkk)

Você tem ideia se isso é possível com outro soft no lugar do BPL? O Brewpi remix ou fermentrack talvez?

Grato
 
Obrigado Paiakan, comecei a ler sobre o BPL agora. Tudo é novo para mim. Não manjo nada (já percebeu né kkkk)

Você tem ideia se isso é possível com outro soft no lugar do BPL? O Brewpi remix ou fermentrack talvez?

Grato
Olha, para início de conversa eu perguntaria: O que você quer, de fato? Hehe.

Em resumo o Craftbeerpi pode ser usado tanto para brassagem como fermentação. É um controlador bem completo, só que com custo final elevado e acaba sendo subutilizado para cervejeiros caseiros que fazem poucas levas.

Eu utilizo dois controladores separados para brassagem (BrewUNO) e pra fermentação (BrewPiLess). Para mim eles atendem plenamente e com um custo mais acessível.
 
Last edited:
A ideia é melhorar a parte de fermentação.

A parte da brassagem pelo CB está muito boa. Estou me adaptando bem e curtindo.

A parte da fermentação é q não estou gostando. Talvez seja uma questão de acostumar, mas como vejo muitos elogios para o BPL, fermentrack... Resolvi estudar essa parte para quem sabe adotar.

Então tenho q ter um 2o hardware caso queria o BPL? E ele com o CB podem "conversar" ou são independentes?

Mais uma vez, obrigado
 
A ideia é melhorar a parte de fermentação.

A parte da brassagem pelo CB está muito boa. Estou me adaptando bem e curtindo.

A parte da fermentação é q não estou gostando. Talvez seja uma questão de acostumar, mas como vejo muitos elogios para o BPL, fermentrack... Resolvi estudar essa parte para quem sabe adotar.

Então tenho q ter um 2o hardware caso queria o BPL? E ele com o CB podem "conversar" ou são independentes?

Mais uma vez, obrigado
Outra pergunta: Por qual razão você quer que o BPL converse com o Craftbeerpi? Ele tem uma interface própria em que é possível monitorar e ajustar todos os parâmetros da fermentação.
 
Então Paiakan, como aprendi hoje contigo que o BPL tem sua própria interface agora não faz sentido mesmo.

Quando pensava em conversar entre eles, era no quesito de alguma possível importação de configuração ou dados que um pudesse fornecer para outro.
 
Então Paiakan, como aprendi hoje contigo que o BPL tem sua própria interface agora não faz sentido mesmo.

Quando pensava em conversar entre eles, era no quesito de alguma possível importação de configuração ou dados que um pudesse fornecer para outro.

Hugo vc está confundindo as coisas, oq vc quer é o BrewPi.

BrewPiless é uma variação do BrewPi só que "LESS", desenvolvida para microcontrolador ESP8266 / ESP32.
O BrewPi é um sistema de fermentação desenvolvido para o RaspberryPI e módulos Spark, o Fermentrack se não me engano é um aplicativo e firmware para o ESP8266 se comunicar com o BrewPi no RaspberryPi.
 
Pessoal, estou tentando configurar a histerese do BPL, tentei modificar alguns comandos em JSON porém sem sucesso. No meu caso a geladeira está ligando e desligando muitas vezes, gostaria de deixar um range maior.

Por exemplo:
Setpoint 17: ligar em 18, desligar em 16
Hoje está assim: liga em 17.1 desliga em 16.9

Se alguém tiver alguma dica agradeço!

Abs
 
Pessoal, estou tentando configurar a histerese do BPL, tentei modificar alguns comandos em JSON porém sem sucesso. No meu caso a geladeira está ligando e desligando muitas vezes, gostaria de deixar um range maior.

Por exemplo:
Setpoint 17: ligar em 18, desligar em 16
Hoje está assim: liga em 17.1 desliga em 16.9

Se alguém tiver alguma dica agradeço!

Abs

O BPL trabalha com PID, vc terá que alterar algumas coisas que afetam o PID.

Acredito que os comando s a se alterar sejam os:

pidMax - Você pode definir a diferença máxima entre a configuração da temperatura da cerveja e a configuração da temperatura do refrigerador aqui. A configuração do refrigerador será reduzida a este intervalo.

iMaxErr - O integral só está ativo quando a temperatura está próxima da temperatura alvo. Este é o erro máximo para o qual a integral está ativa.

O BPL está configurado pra esperar 5mim entre desligar e religar o compressor, e em outros casos, por isso não tem essa possibilidade de ligar muitas vezes consecutivas, provavelmente há algum erro no seu firmware, experimenta re-instalar limpando a memória do wemos antes,
 
Existe algum outro firmware de controle de temperatura para ESP que seja mais simples?
PID para fazer esse controle simples me parece querer matar formiga com um canhão.
Valeu!!
 
Existe algum outro firmware de controle de temperatura para ESP que seja mais simples?
PID para fazer esse controle simples me parece querer matar formiga com um canhão.
Valeu!!
Não precisa ajustar o PID não (nem sei se funciona pois não faz sentido usar pid com compressores desse tipo, não vamos controlar a velocidade dele), vc ajusta a histerese, se não estou enganado é o IdleRangeL e IdleRangeH, procura lá no github como acessar a pagina de testcmd, na pagina principal vc entra em doc e no JsonCommand.md tem as instruções para acessar a pagina, dai vc consegue ver esse parametros, fica meio confuso pq vem tudo na mesma linha, mas vc consegue. Eu não sei nada de programação e consegui, alterei tanto a histerese, quanto o valor minino de temperatura que por padrão fica em 1°C não deixando vc descer para valores negativos, caso queria fazer o cold em 0°C.
 
Existe algum outro firmware de controle de temperatura para ESP que seja mais simples?
PID para fazer esse controle simples me parece querer matar formiga com um canhão.
Valeu!!

Se você zerar o ganho integral e zerar o ganho derivativo e aumentar o ganho proporcional no máximo, o controle vira um ON/OFF.

Isso porque a atuação do controle de liga e desliga é:

Se ele estiver acima do set point, liga o compressor. Se estiver abaixo, desliga. Neste sentido, aumentando o ganho, qualquer pequena variação da entrada (erro = set-point - temperatura atual) já vai causar a atuação do compressor.
 
Pessoal estou tendo problema com um dos sensores. O da geladeira ele tipo desliga, aí só o que fica dentro do mosto funciona.
As duas temperaturas ficam iguais. Tenho que ir em device e apply para habilitar ele, depois q dou apply em valor aparece a temperatura do sensor, mas depois de umas 3hr ocorre mesma coisa.

Eu fiz um teste com um balde de água, para simular a fermentação, por 1 dia, funcionou certinho,mas agora q está com mosto está dando trabalho. Pra variar kkkk

Vou deixar a foto do grafico e device antes e depois de apertar apply
Screenshot_20201028-145529.png


Screenshot_20201028-123516.png
Screenshot_20201028-151430.png
Screenshot_20201028-151445.png
 
Last edited:
Provavelmente é problema no sensor ou na conexão desse sensor, tipo um mal contato.
Pode ser tbm algum bug no sistema, uma opção é limpar o microcontrolador e regravar.
 
Provavelmente é problema no sensor ou na conexão desse sensor, tipo um mal contato.
Pode ser tbm algum bug no sistema, uma opção é limpar o microcontrolador e regravar.
valeww MAZZA
Troquei o sensor, mas o problema continuou, dai tentei limpar o eeprom do controlador, pensei que tinha limpado, mas quando instalei o bin d novo voltou as configuração antiga, até o grafio ficou do mesmo jeito, só os dispositivos que tive q instalar d novo.
Enfim n consegui limpar, mas aparentemente o bug se foi tbm e de brinde fiquei com um terceiro sensor (ambiente heheheh).
 
bom dia pessoal, montei o BPL em um nodemcu, mas tive problema com um dos sensores e só percebi depois o problema. Se desconectar o sensor atribuído ao endereço #0 ( no meu caso é a temp. da cerveja) a indicação do sensor some corretamente no display e na interface, mas se desconectar o sensor do endereço #1 (aqui para temp. da geladeira) o sensor no end. #0 assume as duas funções, ou seja, não some a indicão de temperatura do "fridge" ficando tanto fridge quanto beer pelo sensor beer (versão em uso clássica, português 3.6r3, 4m2m). Isso é normal? Montei outro e acontece o mesmo nos testes, usando a versão clássica 4.0r1.
Uma outra coisa é que quando ajusto a histerese e o valor de temperatura minima, se houver uma queda de energia volta para as configurações originais (no caso +1 para o minimo que pode baixar, e +1 e -1 para a histerese), achei o arquivo que ajusta esse padrão, mas como não conheço programação, consegui alterar, mas não vai para o arquivo bin, ou seja, no platformio o arquivo está salvo, mas peço pra compilar e não altera o arquivo .bin. procurei tutoriais para tentar alterar isso, mas não consegui, também não consegui fazer a seleção do arquivo bin que quero carregar pelo platformio, faço o build e upload, mas ele só carrega o mais recente, tentei remover todos os outros arquivos bin da pasta e deixar só o bin que quero e não tive sucesso, carregou uma versão russa q não sei de onde achou.
 
Boa tarde!! Alguém já está usando o sensor DHT22 para controle de umidade? Estou usando e estou com problemas.
 
Galera, não estou conseguindo conectar o bpl. Aparecem os dados no LCD, a rede aparece aqui pra mim, mas quando tento conectar, não vai. Já resetei e tentei colocar a senhas "brewpiless" e a do provedor daqui de casa. Obs.: Eu mudei de provedor de internet esses dias....pode ser isso?
 
Pessoal faço uso do brewpiless, vou montar um para meu irmão. Só que a geladeira dele é frost free, li que se ficar ligando e desligando vai atrapalhar no degelo e ela não vai gelar direito e pode até dar conflito na resistência do degelo com o evaporador.
Se alguem fez a ligação tem como mandar um esquema.
Muito obrigado
 
Galera, não estou conseguindo conectar o bpl. Aparecem os dados no LCD, a rede aparece aqui pra mim, mas quando tento conectar, não vai. Já resetei e tentei colocar a senhas "brewpiless" e a do provedor daqui de casa. Obs.: Eu mudei de provedor de internet esses dias....pode ser isso?
No caso vc quer conectar no wifi da casa.
Vá em rede>rede ssid>pesquisar redes. Escolha o seu wifi coloque a senha. Veja qual é o ip do BPL e digite o ip no navegador que vc terá acesso ao BPL.
 
Pessoal faço uso do brewpiless, vou montar um para meu irmão. Só que a geladeira dele é frost free, li que se ficar ligando e desligando vai atrapalhar no degelo e ela não vai gelar direito e pode até dar conflito na resistência do degelo com o evaporador.
Se alguem fez a ligação tem como mandar um esquema.
Muito obrigado

Segue esses passos.

Web-based file manager to manipulate the files directly.

The access portal to BrewPi core. The temperature control parameters can be accessed by this page.

Esses são os comandos que vc vai aplaicar.
Tem que dar uma estudada nessa lógica do frost-free e ajustar os delays.

https://github.com/vitotai/BrewPiLess/wiki/JSON-command
Eu acredito que com a configuração padrão vai funcionar tranquilo visto que o BPL tem vários delays e nunca aciona algum relé logo após ele ter desarmado, por padrão é 5 minutos se não me engano.
 
Pessoal faço uso do brewpiless, vou montar um para meu irmão. Só que a geladeira dele é frost free, li que se ficar ligando e desligando vai atrapalhar no degelo e ela não vai gelar direito e pode até dar conflito na resistência do degelo com o evaporador.
Se alguem fez a ligação tem como mandar um esquema.
Muito obrigado
Cláudio o problema é que a frost free faz o degelo por período de tempo (tipo a cada 6hrs) e o bpl não tem nada do tipo, alguém aqui do fórum deixou a placa original e colocou uns resistores, só terá que pesquisar pq não lembro se foi nesse tópico aqui ou em outro e até que ponto funciona.

Ps: uma pesquisada rápida e achei Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free., conversa com o camarada que fez e ele te ajuda.
 
Last edited:
Segue esses passos.

Web-based file manager to manipulate the files directly.

The access portal to BrewPi core. The temperature control parameters can be accessed by this page.

Esses são os comandos que vc vai aplaicar.
Tem que dar uma estudada nessa lógica do frost-free e ajustar os delays.

https://github.com/vitotai/BrewPiLess/wiki/JSON-command
Eu acredito que com a configuração padrão vai funcionar tranquilo visto que o BPL tem vários delays e nunca aciona algum relé logo após ele ter desarmado, por padrão é 5 minutos se não me engano.
vlww irmão
 
Cláudio o problema é que a frost free faz o degelo por período de tempo (tipo a cada 6hrs) e o bpl não tem nada do tipo, alguém aqui do fórum deixou a placa original e colocou uns resistores, só terá que pesquisar pq não lembro se foi nesse tópico aqui ou em outro e até que ponto funciona.

Ps: uma pesquisada rápida e achei Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free., conversa com o camarada que fez e ele te ajuda.
vlw irmão, acho que já está clareando as ideias kkk
abrs
 
Fala pessoal. Estou pra montar um desse pra mim.
Eu queria saber se o BrewPiLess, controla o compressor da geladeira. Tipo, de quanto em quanto tempo ele desliga o compressor?
Ou deixa o motor funcionando direto?

Tem como configurar isso?
 
Fala pessoal. Estou pra montar um desse pra mim.
Eu queria saber se o BrewPiLess, controla o compressor da geladeira. Tipo, de quanto em quanto tempo ele desliga o compressor?
Ou deixa o motor funcionando direto?

Tem como configurar isso?

Há um Delay em cada acionamento, ele nunca desliga e religa novamente.
Todos os delays são configuráveis por linha de comando.
Veja a lista e descrição de cada função que vc pode alterar.
JSON command · vitotai/BrewPiLess Wiki
 
Fala pessoal.
Eu montei o meu e estou usando na geladeira.
Eu setei o "Modo de Fermentação", coloquei as rampas e o tempo certinho.
Queria saber, como eu faço para inserir a SG sem reiniciar todo o processo.

Quando iniciei, eu setei a OG para 1.054
Mas não consigo inserir a SG para aparecer no painel principal.
Eu até insiro a SG de 1.034 salvo, mas não altera.
 
SG só vai mostrar quando vc tiver com um iSpindel lendo a densidade e vinculado com o BPL.
 
Como vocês fazem para acessar o BPL pela internet?

Você precisa ir em "REDE" / Rede (SSID / Achar a sua rede e colocar um IP FIXO.

Quando for conectar a rede do BrewManiacEX, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BrewManiacEx precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewManiacEx.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gateway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gateway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewManiacEx, você precisa reiniciar o BrewManiacEx depois. Só espera ele salvar a configuração.

Depois vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)
 
Você precisa ir em "REDE" / Rede (SSID / Achar a sua rede e colocar um IP FIXO.

Quando for conectar a rede do BrewManiacEX, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BrewManiacEx precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewManiacEx.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gateway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gateway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewManiacEx, você precisa reiniciar o BrewManiacEx depois. Só espera ele salvar a configuração.

Depois vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)
Olá Leonardo!

Muito obrigado pelo retorno, mas na verdade eu queria me referir ao acesso pela internet mesmo (fora da rede), para poder verificar as informações quando eu não estiver em casa!

Após quebrar um pouco a cabeça, consegui o acesso!

Forte abraço!
 
Fala @Pepe.Denis,

Existem algumas maneiras de fazer isso, a mais fácil e rápida ao meu ver seria fazer redirecionamento de porta no seu roteador/modem.

Voce vai precisar do seguinte:

Acesso ao seu roteador modem.
IP do brewpiless:
Porta do brewpiless:
Seu IP publico:

Escolha um numero de porta...96 igual no meu exemplo da foto.

Ip da porta do brewpiless deve ser 80 padrao..entao coloca porta interna 80 e o ip do brewpiless.
E a porta externa que voce escolheu em externa.


1631104910141.png


Voce vai precisar saber qual é seu ip público, pode pegar no google ou nesse site What Is My IP Address? IP Address Tools and More

Digita no navegador do seu celular seu ip externo e porta.
exemplo Ip externo : PORTA EXTERNA

Exemplo 210.182.277.129:96

Se reiniciar o seu modem pode ser o ip mude, ai voce vai ter q pegar o ip externo novamente.
Outra coisa, eu recomendo setar ip fixo no DHCP do roterador para o brewpiless, assim ele sempre se outros devices conectar no wifi nao vao pegar o ip do brewpiless
Tambem recomendo liberar somente 1 porta externa, colocar senha FORTE no BREWPILESS... pq vai estar aberto para o mundo.


Qualquer duvida fala
 
Last edited:
Olá Leonardo!

Muito obrigado pelo retorno, mas na verdade eu queria me referir ao acesso pela internet mesmo (fora da rede), para poder verificar as informações quando eu não estiver em casa!

Após quebrar um pouco a cabeça, consegui o acesso!

Forte abraço!
Sempre fui desconfiado sobre acesso externo e como sou somente curioso fica ainda mais difícil se proteger, seguindo um conselho de um amigo do ti, desde muito tempo uos o teamviewer, tenho um laptop velho deixo ele ligado e acesso minhas cameras e outros dispositivos.
 
Back
Top