[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou precisando de um controlador que sirva para três fermentadores, ativando as bombas do banco de glicol. Pelo que li até agora esse não funciona. Alguém sabe me informar um que de certo?
 
Estou precisando de um controlador que sirva para três fermentadores, ativando as bombas do banco de glicol. Pelo que li até agora esse não funciona. Alguém sabe me informar um que de certo?

Talvez o craftbeerPi, mas não tenho certeza.
Tem que dar uma pesquisada no tópico.

Mas pelo preço, talvez seja interessante 3 desses.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Talvez o craftbeerPi, mas não tenho certeza.
Tem que dar uma pesquisada no tópico.

Mas pelo preço, talvez seja interessante 3 desses.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na verdade, teria que ser 4. Um pra cada fermentador e um pro banco de glicol. Dar uma olhada nesse craftbeerPi. Vlw
 
Na verdade, teria que ser 4. Um pra cada fermentador e um pro banco de glicol. Dar uma olhada nesse craftbeerPi. Vlw

CB872A98-37C1-4283-B5AE-5435E8652CB6.jpg


Da sim. Vou usar para um banco de glicol a até 5 fermentadores



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Dei o comando, voltei para ver se agora eu consigo,hahahah no meio do processo desisti e comprei um regulador de temp normal.

segue tambem o print da tela:

https://drive.google.com/open?id=1ZbXAyOQRAhdvGPMD6LKAdsMmbD4Zy00T
https://drive.google.com/open?id=1eieSGdeIqNzCf0w4o0HPa9a_0-gdJvgH

16:14:33 ↓ V:{"rssi":-78}
16:14:38 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 08m45"]
16:14:42 ↑ c
16:14:42 ↓ C:{"tempFormat":"C","tempSetMin": 1.0,"tempSetMax": 30.0,"pidMax": 10.000,"Kp": 5.000,"Ki": 0.250,"Kd":-1.500,"iMaxErr": 0.500,"idleRangeH": 1.000,"idleRangeL":-1.000,"heatTargetH": 0.299,"heatTargetL":-0.199,"coolTargetH": 0.199,"coolTargetL":-0.299,"maxHeatTimeForEst":600,"maxCoolTimeForEst":1200,"minCoolTime":180,"minCoolIdleTime":300,"minHeatTime":180,"minHeatIdleTime":300,"deadTime":600,"fridgeFastFilt":1,"fridgeSlowFilt":4,"fridgeSlopeFilt":3,"beerFastFilt":3,"beerSlowFilt":4,"beerSlopeFilt":4,"lah":0,"hs":0}
16:14:44 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 08m50"]
16:14:48 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 08m55"]
16:14:52 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m00"]
16:14:55 ↓ V:{"rssi":-77}
16:14:59 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m06"]
16:15:3 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m10"]
16:15:6 ↓ V:{"rssi":-79}
16:15:10 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m16"]
16:15:14 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m20"]
16:15:16 ↓ V:{"rssi":-79}
16:15:19 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m26"]
16:15:22 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.- °C","Fridge 22.6 10.0 °C","Cooling for 09m30"]
16:15:27 ↓ V:{"rssi":-79}
16:15:28 ↓ L:["Mode Fridge Const.","Beer 22.6 --.
 
Nada, mesmo problema, comprei outro módulo relé, meço a tensão de saída e nao da nada, tinha ate desistido hahahahha
Cara, tô transtornado coma sua situação. Tem alguma coisa que você está deixando passar batido. Me manda MP pra trocarmos mais ideias.
 
Cara, tô transtornado coma sua situação. Tem alguma coisa que você está deixando passar batido. Me manda MP pra trocarmos mais ideias.
Obrigadão vou te mandar lá, cara acredito exatamente isso, qdo descobrir o problema, vou parar e falar, que coisa idiota hahahahahah
 
Estou com um problema no display do BrewPiLess... não estão aparecendo as informações, vou tentar detalhar pra ajudar...
Está ligado com 5v, já mexi no trimpot, pela web está ok, versão 3 do BPL.
Já testei com 2 LCDs diferentes e fica na mesma.. LCD ligado, mas sem informações.
Já uso o BPL... porém sem LCD.. agora estou montando outro pra sair da protoboard.. e colocar o LCD e os botoes..
Vi em algumas placas que usam um conversor lógico... mas não sei se é esse o problema.
Estou usando uma placa dessas perfuradas..

Obrigado,
Abraços.
Everton Fava
 
Everton, como que vc configurou o BPL sem o LCD?
Sobre o LCD eu tive o mesmo problema, ai fui mexendo nas bibliotecas pois eu mesmo fiz o conversor serial e não segui a mesma sequencia de pinos de outros conversores, só que ainda não consegui nada. Tem que mudar alem dos pinos, o endereço do i2C do seu conversor do LCD.
As bibliotecas que tem que mexer são nas duas que estão dentro da pasta da biblioteca do LCD i2C.
Ai na pasta principal vc tem que mexer tbm na "ui.h", "pins.h" e mais uma outra que não me recordo agora.
 
Everton, como que vc configurou o BPL sem o LCD?
Sobre o LCD eu tive o mesmo problema, ai fui mexendo nas bibliotecas pois eu mesmo fiz o conversor serial e não segui a mesma sequencia de pinos de outros conversores, só que ainda não consegui nada. Tem que mudar alem dos pinos, o endereço do i2C do seu conversor do LCD.
As bibliotecas que tem que mexer são nas duas que estão dentro da pasta da biblioteca do LCD i2C.
Ai na pasta principal vc tem que mexer tbm na "ui.h", "pins.h" e mais uma outra que não me recordo agora.

@Gu_MAZZA ... creio que seja a forma mais simples de uso do BPL.. acessando ele somente pelo navegador..
montei rapidinho como não tinha nenhuma placa, montei numa protoboard e cabos jumpers... para os sensores usei um keystone RJ45.. com três sensores no mesmo cabo (facilita a conexão e é barato)... o soft.. tranquilo.. só carregar o .bin.. (não precisa mudar nada pelo fato de não usar o LCD).
Funciona muito bem.. ele está ligado direto há uns 2 meses.. sem problema algum.. só que o LCD ajuda muito a ver informações diretas e rápidas referentes as temperaturas.

No fim.. ontem de noite descobri que os cabos que usei no LCD do novo BPL.. eram uns cabos que não pegam solda (cabo de um mouse).. gerando mal contato.. resolvendo isso.. o LCD mostrou as informações.

Agora fazer o iSpindel ficar redondo com o BPL. :))

Saúde.
 
Eu tentei, mas não consigo configurar o IP no ESP pra poder rodar na minha rede.
Sou péssimo em programação, está 1000 a 0 pro sistema. :(
 
Alguem sabe como eu altero o intervalo que aparece, por exemplo, ele motra so de algumas horas, eu queria que o grafico pegasse o mes todo, alguem sabe onde mudo isso ?
 
Alguem sabe como eu altero o intervalo que aparece, por exemplo, ele motra so de algumas horas, eu queria que o grafico pegasse o mes todo, alguem sabe onde mudo isso ?

@joaomg... aqui já tem essa resposta...

Vai em Data Logging e depois no Local Log coloca um nome e START Logging.
Daí ele começa a registrar... e depois pode criar outro log.. quando fermentar outra leva.. e assim ter seus logs salvos..
tem um visualizador de logs bem legal no git do Vito.

Abraço.
 
Eu tentei, mas não consigo configurar o IP no ESP pra poder rodar na minha rede.
Sou péssimo em programação, está 1000 a 0 pro sistema. :(

@Gu_MAZZA é desejável que sua rede receba o ip por DHCP.. não testei setar IP manualmente..
mas caso não conecte.. clica.. umas 4 vezes rapidamente no reset da D1.. que a rede "brewpiless" aparece novamente.. e vc pode tentar novamente com outra configuração. O bom seria olhar os logs do BPL e do seu roteador.. pra ver o que está acontecendo.. (se o BPL solicita um IP.. se ele está achando seu roteador.. )..

Abraço.
 
@Gu_MAZZA é desejável que sua rede receba o ip por DHCP.. não testei setar IP manualmente..
mas caso não conecte.. clica.. umas 4 vezes rapidamente no reset da D1.. que a rede "brewpiless" aparece novamente.. e vc pode tentar novamente com outra configuração. O bom seria olhar os logs do BPL e do seu roteador.. pra ver o que está acontecendo.. (se o BPL solicita um IP.. se ele está achando seu roteador.. )..

Abraço.

cara eu tentei setar o ip manualmente, pq aqui em casa fica mudando o tempo todo de ip, só que da algum bug que eu nao consigo mais acessar ele...
 
@joaomg... aqui já tem essa resposta...

Vai em Data Logging e depois no Local Log coloca um nome e START Logging.
Daí ele começa a registrar... e depois pode criar outro log.. quando fermentar outra leva.. e assim ter seus logs salvos..
tem um visualizador de logs bem legal no git do Vito.

Abraço.
po foi mal, eu ja li e reli tantas vezes esse topico para fazer ele funcionar que eu jurava que nao tinha visto isso hahahhahaha, Obrigadão pela ajuda
 
Meu grande problema é que sou um zero a esquerda com redes de comunicação, e a programação tbm não é meu forte. kkkkkkkkkkkkk
Vou arrumar outro Wemos pra testar pois acabei vendendo oq eu tinha, passei a "bola" pra outro tentar. :D
 
Pessoal, fiz uma comparação da minha geladeira com BrewPiless e a outra geladeira com TIC. A geladeira com Brewpiless está com uma variação media (histerese) de 1,2 graus. Por exemplo: se eu coloco 18 graus a geladeira oscila entre 17,4 - 18,6. Já no TIC eu tenho configurado 0,2 graus, então ela oscila 17,8 - 18,2. Alguém sabe como diminuir essa "histerese" no BrewPiLess??
 
Bom dia pessoal, eu to tendo um problema estranho no brewpiless, qdo eu coloco um ip fixo nele, ele funciona durante um tempo, alguns minutos, dps some da rede e não consigo mais acessa-lo, alguem tb esta tendo esse problema ?
 
Bom dia pessoal, eu to tendo um problema estranho no brewpiless, qdo eu coloco um ip fixo nele, ele funciona durante um tempo, alguns minutos, dps some da rede e não consigo mais acessa-lo, alguem tb esta tendo esse problema ?

@joaomg em vez de colocar IP fixo no BPL.. coloque o MAC Address na tabela de DHCP do seu roteador wifi para ele dar sempre o mesmo IP pro BPL.. (procura no Google pelo modelo do seu roteador..).
Seu problema pode ter vários motivos..
desde conflito de IP.. já que está com IP fixo.. e o seu roteador não sabe disso..
Também algumas implementações de DHCP não permitem IP fixo (manualmente)..
Tente desta forma.. depois relate aqui..
Espero ter ajudado.

Abraços.
 
@joaomg em vez de colocar IP fixo no BPL.. coloque o MAC Address na tabela de DHCP do seu roteador wifi para ele dar sempre o mesmo IP pro BPL.. (procura no Google pelo modelo do seu roteador..).
Seu problema pode ter vários motivos..
desde conflito de IP.. já que está com IP fixo.. e o seu roteador não sabe disso..
Também algumas implementações de DHCP não permitem IP fixo (manualmente)..
Tente desta forma.. depois relate aqui..
Espero ter ajudado.

Abraços.

Bom dia, tentei cara mas não to conseguindo eu uso o Powerbox da GVT, só que o DHCP do meu roteador parece que nao funciona sei la, coloquei o mac adress e o nome do dispositivo e coloquei um outro ip, só que ae eu vou nesse ip e ele simplesmente nao abre nada, da erro. outra coisa, consegui ativar uma ddns aqui no roteador, mas tb o problema são 2, o primeiro é o fato do ip ficar mudando e o outro é eu só consigo acessar o link, na minha rede interna, qdo tento acessar fora de casa não vai...
 
Galera,

Outra coisa sobre o BPL, comprei o WEMOS "original". Aquele que tem Wemos escrito nele. (depois posto foto)

A estabilidade aumentou exponencialmente!
 
Bom dia, tentei cara mas não to conseguindo eu uso o Powerbox da GVT, só que o DHCP do meu roteador parece que nao funciona sei la, coloquei o mac adress e o nome do dispositivo e coloquei um outro ip, só que ae eu vou nesse ip e ele simplesmente nao abre nada, da erro. outra coisa, consegui ativar uma ddns aqui no roteador, mas tb o problema são 2, o primeiro é o fato do ip ficar mudando e o outro é eu só consigo acessar o link, na minha rede interna, qdo tento acessar fora de casa não vai...

Assim @joaomg... esse IP que você coloca fixo pelo MAC no DHCP... deve estar dentro da faixa de IP da sua rede wireless..
se sua rede esta configurada com IP "exemplo" 192.168.0.1 e Máscara 255.255.255.0... vc deve usar um IP que fique entre 192.168.0.1 e 192.168.0.254...
descartando os que já são usados.. tipo o 0.1 deve ser o gateway.. e outros dispositivos..
bom colocar um IP alto.. daí evita problema com algum que já esteja setado..
Outra coisa.. e ver se seu dispositivo.. (BPL) está recebendo esse IP..
É que esse problema é de rede.. e não do BPL...
Atente para o MAC Address do BPL.. pois ele possui 2 normalmente.. mas só um irá receber o IP.. o outro é da rede "brewpiless".

O ddns deixe pra mexer quando resolver este problema.. uma coisa de cada vez..

Abraços.
 
Assim @joaomg... esse IP que você coloca fixo pelo MAC no DHCP... deve estar dentro da faixa de IP da sua rede wireless..
se sua rede esta configurada com IP "exemplo" 192.168.0.1 e Máscara 255.255.255.0... vc deve usar um IP que fique entre 192.168.0.1 e 192.168.0.254...
descartando os que já são usados.. tipo o 0.1 deve ser o gateway.. e outros dispositivos..
bom colocar um IP alto.. daí evita problema com algum que já esteja setado..
Outra coisa.. e ver se seu dispositivo.. (BPL) está recebendo esse IP..
É que esse problema é de rede.. e não do BPL...
Atente para o MAC Address do BPL.. pois ele possui 2 normalmente.. mas só um irá receber o IP.. o outro é da rede "brewpiless".

O ddns deixe pra mexer quando resolver este problema.. uma coisa de cada vez..

Abraços.
Assim @joaomg... esse IP que você coloca fixo pelo MAC no DHCP... deve estar dentro da faixa de IP da sua rede wireless..
se sua rede esta configurada com IP "exemplo" 192.168.0.1 e Máscara 255.255.255.0... vc deve usar um IP que fique entre 192.168.0.1 e 192.168.0.254...
descartando os que já são usados.. tipo o 0.1 deve ser o gateway.. e outros dispositivos..
bom colocar um IP alto.. daí evita problema com algum que já esteja setado..
Outra coisa.. e ver se seu dispositivo.. (BPL) está recebendo esse IP..
É que esse problema é de rede.. e não do BPL...
Atente para o MAC Address do BPL.. pois ele possui 2 normalmente.. mas só um irá receber o IP.. o outro é da rede "brewpiless".

O ddns deixe pra mexer quando resolver este problema.. uma coisa de cada vez..

Abraços.

então tentei aqui de novo e nada, coloquei meu ip final .228 no DHCP não tava em uso nem nada, ae qdo tento acessar ele da erro, mas pelo ip do BPL vai normalmente, mas agora que vc falou dele ter 2 Mac address, pode ser isso, eu uso o Mac address que aparece aqui no roteador, sabe onde poderia achar esse outro ?
 
Até consegui logar, depois que mudei o hostname, senha.... lá no código, então ai ele acessou a rede e pude configurar minha wi-fi nele.
Só que desde que configurei minha rede o Wemos não libera mais a rede Brewpilles, o IP não está gravado no MAC do roteador, tento regravar o Wemos e ele grava, mas não abre a rede pra configurar.
Tentei regravar o iSpindel no Wemos e não consegui.
Fiz varias formas de limpeza da EEPROM, utilizei código pela IDE Arduino, pelo Paltformio, pelo NodeMCU Flasher e acho que essa opção que vc passou tbm, mas na dúvida vou testá-la novamente.

Depois eu upo um vídeo aqui mostrando.
 
então tentei aqui de novo e nada, coloquei meu ip final .228 no DHCP não tava em uso nem nada, ae qdo tento acessar ele da erro, mas pelo ip do BPL vai normalmente, mas agora que vc falou dele ter 2 Mac address, pode ser isso, eu uso o Mac address que aparece aqui no roteador, sabe onde poderia achar esse outro ?
Ou um ou outro @joaomg .. se vc acessa pelo IP do BPL.. significa que ele não está conectado na sua rede wifi.. como o @rlcout falou.. tente o procedimento que ele citou..
E sobre o MAC.. você deve usar o que aparece no seu roteador mesmo..

Saúde!
 
eu gosto muito de usar o nodemcu_integer_0.9.6 no ESP8266Flasher para limpar a eprom. aí reseto o NodeMcu e começo tudo de novo!!
 
Olá!
Sabem se é possível conectat um sensor de temperatura ds18b nesta placa?
Screenshot_20181001-180405.png
 
Back
Top