Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ficou top... Eu sou tecnico de refrigeração e faço chopeiras artesanais pra venda tbm.. só uma dica... As tubulações de cobre com o tempo ela oxida por conta da cerveja e solta um resido verde e da da go tmb ... As minhas chopeiras eu faço a serpentina de aluminio ou inox.. eu não sei se por conta de ser um tamanho pequeno chegue a ocasionar isso. Mas até às torres que eu compro que a tubulação já é embutida ela vem com inox ou alumínio !
Comprei minha chopeira de 3 vias... tá vindo da Ucrânia
Como nunca instalei vou ter dúvidas... se puder me ajudar
Abraço.
 
Fala @wassis

Então camarada, a peça de madeira ainda não chegou. A encomenda foi feita pro meu cunhado, que tem habilidade com madeira. Como ele é de uma cidade vizinha, ainda não tivemos tempo de combinar a entrega.

Por enquanto estou usando apenas o postmix de 10L e o cilindro de CO2. Tudo cabe tranquilamente acima do degrau do compressor, usando o próprio suporte plástico do frigobar, apenas removendo as prateleiras/grades.

Assim que tiver com os dois postmix e o cilindro acomodados no kegerator eu posto uma foto aqui.

Por enquanto o feedback que dou é que a engenhoca de cobre funcionando muito bem! Primeiras tiradas geladas e espuma super controlada. Não perco nem um ml de cerveja. Claro que isso também é em parte por conta das torneiras com controle de fluxo.

Outro ponto é que, ao contrário do que eu tinha imaginado, quando o frigobar está com cerveja dentro a temperatura interna sobe um pouco. Estou conseguindo controlar apenas com o termostato do próprio frigobar (mantenho nos 3-4°C colocando o termostato um pouco depois do mínimo).
Bom dia confrade, qual temperatura esta conseguindo com os dois post mix dentro do frigobar?
Você está usando controlador de temperatura externa?
Att.
 
Desculpem o off topic mas queria saber se cabe uma bombona de 30 L nesse RE 120. Alguém ja tentou? Obrigado
 
Desculpem o off topic mas queria saber se cabe uma bombona de 30 L nesse RE 120. Alguém ja tentou? Obrigado

Eu tenho um RE120 e uso uma bombona de 30 litros. Funciona muito bem.

No meu caso, eu dobrei a parte de baixo do congelador para o fundo do frigobar, o que folga bastante na altura interna... mas acho que a bombona de 30L cabe até sem dobrar o congelador... sendo necessário, nesse caso, usar um airlock sterilock ou um blow-off... por conta da pouca altura que sobra entra a tampa da bombona e o fundo do congelador.

Infelizmente não tenho nenhuma foto do frigobar com a bombona de 30L, mas tenho essa foto com a bombona de 20L... onde dá para perceber que sobra bastante altura entre a tampa da bombona e o que seria o fundo do congelador (que ficava mais ou menos alinhado com a tampa do congelador que eu não retirei).
 

Attachments

  • IMG_20180221_072426300.jpg
    IMG_20180221_072426300.jpg
    35.5 KB · Views: 375
Gostaria de saber qual produto posso passar pra dar um acabamento na espuma, cabei a lateral esq., e tirei a tampa tbm
Coloquei dois postmix de 19 e um de 9.
Em relação ao furo acima, posso fazer mais na ponta (próximo a porta), pra não tem q mexer no freezer?
Se alguém puder me ajudar
Obrigado
Segue as fotos

Conseguiu finalizar, amigo? Tô com uma ideia muito parecida com a sua (3 PM no re120, sem dobrar o congelador). Como ficou a questão do furo?
 
Conseguiu finalizar, amigo? Tô com uma ideia muito parecida com a sua (3 PM no re120, sem dobrar o congelador). Como ficou a questão do furo?
Boa noite, acabei dobrando o freezer msm, na vdd deixei ele todo reto, ficou na parte toda de trás... pra deixar centralizado o furo... se não teria q colocar um furo muito pra frente.... esteticamente não iria ficar legal, por conta da Madeira (tampo da mesa), q fica em cima do frigobar.
Em relação onde cavei... passei uma manta térmica... essa q usa pra telhado... ficou bom
 

Attachments

  • 42749225-871D-48B1-BEE8-DAE0B3F02B99.jpeg
    42749225-871D-48B1-BEE8-DAE0B3F02B99.jpeg
    36.3 KB · Views: 532
  • CDF19878-6B82-4AF1-9939-A8F2D6F573D3.jpeg
    CDF19878-6B82-4AF1-9939-A8F2D6F573D3.jpeg
    36.2 KB · Views: 539
  • 2709255B-1D23-4D48-B627-0D9F50E9681D.jpeg
    2709255B-1D23-4D48-B627-0D9F50E9681D.jpeg
    29.2 KB · Views: 548
  • D9937CAD-D5C7-4D06-822F-02B4B8A6D4FC.jpeg
    D9937CAD-D5C7-4D06-822F-02B4B8A6D4FC.jpeg
    58.3 KB · Views: 498
Então...transformei meu electrolux RE120 em kegerator

Devo muito a este tópico e aos auxílios do Matozo que sempre se disponibilizou em retornar minhas dúvidas...valeu meu velho!

Seguem as fotos (ainda estou no aguardo da chegada do postmix de 19L).
 

Attachments

  • 2CEB9E4F-BBEA-4AE4-BB10-8FE624BBEA16.jpeg
    2CEB9E4F-BBEA-4AE4-BB10-8FE624BBEA16.jpeg
    46.5 KB · Views: 524
  • 0EEBDA8A-9012-4240-BEF7-2A12DC9E9501.jpeg
    0EEBDA8A-9012-4240-BEF7-2A12DC9E9501.jpeg
    65.6 KB · Views: 550
  • 71A2D5E8-AEDB-4223-AEAD-59FE59C7FB73.jpeg
    71A2D5E8-AEDB-4223-AEAD-59FE59C7FB73.jpeg
    38.9 KB · Views: 562
  • 73484B56-DDC4-4E16-A7D2-ED040C8FF907.jpeg
    73484B56-DDC4-4E16-A7D2-ED040C8FF907.jpeg
    48.9 KB · Views: 511
Então...transformei meu electrolux RE120 em kegerator

Devo muito a este tópico e aos auxílios do Matozo que sempre se disponibilizou em retornar minhas dúvidas...valeu meu velho!

Seguem as fotos (ainda estou no aguardo da chegada do postmix de 19L).

Parabéns pelo projeto, teria como postar uma foto da parte interna superior do frigobar?
 
Opa...

Então cara, tb fiquei em dúvida no começo, mas falando com o Matozo, que inaugurou esse post, a ideia do tê é conseguir “trazer” mais frio ainda para o cobre que acompanha as mangueiras dentro da torre.

Se reparar, vai ver q na ponta do tê existe outro pedaço de cobre, direcionado para o fundo do frigobar, onde fica a placa do freezer, que é a parte mais gelada.
 
Tô começando a projetar o meu e tenho algumas dúvidas:
Como controla a temperatura da cerveja? OK, com um controlador de temperatura (dããã), mas como faz pra medir, já que a cerveja vai estar dentro do post mix? O sensor fica solto na geladeira? Dentro de uma garrafa dágua? E pra servir a uns 4 ou 5°, não teria que setar o termostato pra 0° ou menos, fora da geladeira, pra gelar na temperatura correta dentro do barril ou post mix?
E aí a outra dúvida, depois de um tempo a cerveja não congela dentro das mangueiras?
 
Exato, instalei um tic 17 pra controle da temperatura. Setei ele pra dois graus (pra mim a temperatura ideal pra servir a cerveja), com diferencial de 0.5 graus e mais um retardo de 240 segundos (4 minutos). Ah, e coloca o frigobar na temperatura maxima (mais frio possivel). Dessa maneira o tic desliga o frigobar qdo chega em 2 graus (ainda desligado ele chega a atingir 1.8) e liga ele 4 minutos depois de atingir 2.5 (chegando nesse tempo até uns 2.7).
O sensor está dentro de um copo com água que fica dentro do frigobar.
Com esse controle de temperatura nao tem como congelar as mangueiras (creio eu).
Espero ter ajudado.
 
Exato, instalei um tic 17 pra controle da temperatura. Setei ele pra dois graus (pra mim a temperatura ideal pra servir a cerveja), com diferencial de 0.5 graus e mais um retardo de 240 segundos (4 minutos). Ah, e coloca o frigobar na temperatura maxima (mais frio possivel). Dessa maneira o tic desliga o frigobar qdo chega em 2 graus (ainda desligado ele chega a atingir 1.8) e liga ele 4 minutos depois de atingir 2.5 (chegando nesse tempo até uns 2.7).
O sensor está dentro de um copo com água que fica dentro do frigobar.
Com esse controle de temperatura nao tem como congelar as mangueiras (creio eu).
Espero ter ajudado.

OK, mas setar pra 2º dentro de um copo d'água não garante essa temperatura DENTRO do barril/post mix, garante? Acaba equilibrando? E se eu usar DOIS post mix? Só demora mais pra gelar? Atinge a mesma temperatura da água dentro do copo?
A coisa é bem por tentativa e erro então?
 
Olha, nao sei te dizer se a cerveja sai exatamente a 2 graus tb, mas sai bem gelada. Conheço outras pessoas que possuem kegerator ou similar e a programacao do tic de temperatura é a mesma.
Também irei utilizar dois postmix (o de 19L está a caminho) e nao pretendo alterar a configuracao do controlador.
Na verdade existem “várias variáveis”, no meu caso estou usando o termostasto do proprio frigobar, no maximo, mas nao sei a q temperatura ele poderia chegar nesse maximo pois configurei o tic pra desligar ele em 2, outra coisa, essa “abertura” da placa do freezer tb faz com q a temperatura do frigobar passe a ser menor, tem casos em que o frigobar nao consegue chegar numa temperatura tao baixa e tem q instalar o tic direto no compressor...enfim, existe uma série de fatores....creio que possa seguir a “tentativa e erro” partindo dessa configuracao...
 
Pessoal, estou montando meu projeto agora e surgiu uma dúvida.

O freezer gera muita água do degelo? Imagino que ficar ligando e desligando por causa do tic 17 gera esse problema.

Para o frigobar estou pensando em comprar o Midea MRC12B2, o freezer dele me parece que não ocupa o teto inteiro, então não precisaria dobra-lo.
 
Cara, degelo terá que fazer eventualmente mas em razão das aberturas da porta do frigobar pra trocar barril, ligar co2...

Se manter ele fechado, o tic não causará problema, pelo contrário, ajudará a manter o frigobar na temperatura que foi ajustada no tic, o que não causará descongelamento...

Por exemplo, o meu está setado para 2 graus com diferencial de 0,5, ou seja, o tic desliga o frigobar qdo a temperatura chega em 2 e liga qdo chega em 2,5...entao o frigobar fica trabalhando o tempo todo nesse intervalo, nao descongela
 
Pessoal, sou novo no forum e estou montando um kegerator também utilizando as informações desse tópico (muito obrigado!!!). Alguém poderia me passar as medidas do tubo de cobre que vocês estão utilizando? O de 1/2 ficou muito apertado pra mangueira de liquido que vou utilizar e aparentemente teria que ser o de 5/8 mas ele me pareceu grosso demais.... desde já obrigado! Abraços.
 
Não tenho certeza das medidas dos cilindros de 3 e 4kg, mas creio que nesse modelo de frigobar não caberia, a não ser que utilizasse apenas um postmix.

Uma solução é fazer um furo e deixar o cilindro fora do frigobar.
 
Parabéns pelos projetos,
Também estou construindo meu kegerator conforme os projetos aqui do blog e gostaria de saber se a utilização do cobre para refrigerar a cerveja que fica na torre realmente é funcional (se apesar do volume ser pequeno vale a pena colocar o cobre e se ele realmente gela)?
 
Montei meu projeto direto com os canos de cobre, ou seja, não testei sem.

O que posso dizer que o desperdício de ceva é praticamente zero. Tiro um/dois dedos de cerveja pq é o q ficou parado na torneira, descarto e já saio tomando direto e com a cerveja bem gelada.

Na opinião de alguns amigos que colocaram o cobre depois, também acharam que o resultado melhorou.

A torre tem altura de 40cm, ou seja, são "40cm" de cerveja que, sem o cobre, estarão quente e possivelmente ruim de beber. Isso em cada uma das torneiras.....
 
Bom dia! Aprovetando esse post, estou vendendo a quem interessar frigobar 120 l adaptado para kegerator com torre italiana de 1 torneira. Ideal para colocar 1 postmix de 19 litros e o cilindro de Co2 dentro do kegerator. Valor sem postmix e cilindro de gás: R$ 2.500,00
 

Attachments

  • 36649C98-B256-4168-8282-C7512515C216.jpeg
    36649C98-B256-4168-8282-C7512515C216.jpeg
    37.1 KB · Views: 574
  • 51629BC3-AD18-4466-A973-6E07610D6311.jpeg
    51629BC3-AD18-4466-A973-6E07610D6311.jpeg
    41.5 KB · Views: 593
  • DA1FDE2D-7A4B-4F67-B043-9C472ECAD559.jpeg
    DA1FDE2D-7A4B-4F67-B043-9C472ECAD559.jpeg
    48.4 KB · Views: 613
  • F3E4F65F-BCC3-4241-9010-935C0FD11DEA.jpeg
    F3E4F65F-BCC3-4241-9010-935C0FD11DEA.jpeg
    39.3 KB · Views: 521
Como vc fez essa parte mais alta que ficou encaixado a pingadeira?

Comprei essa pingadeira no mercado livre e fiz o corte para encaixar a torre. Depois fiz o acabamento com o vinil.
Ela já veio com esse acabamento preto em plástico e uma base de madeira por dentro.
Foi um bom negócio, pois a pingadeira custou somente 90 reais. Procurei o link da compra, mas não tem mais anúncio dela.
 
Last edited:
Alguem sabe se cabem os postmix de 19 e 9 litros no frigobar de 120 litros da consul ?
@marcohistorico, respondendo diretamente sua pergunta... é SIM.. mas tem que ver o tamanho do seu cilindro de CO2.. o congelador que deve dobrar..
Fica bem parecido como na foto do @pedrobzn em post logo acima.. (porém o meu congelador dobrei todo na parte do fundo do frigobar somente..
O meu ainda não finalizei... mas está quase..

Cheers ;)
 
Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador

Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

[ame]

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
http://www.homebrewing.org/Tap-Handle-Insert-Nut_p_3596.html



Matozo, parabéns pelo projeto!!.. estou começando a montar o meu, e baseado neste e de outros amigos aqui!!.. valeu!. Só uma duvida, vc fixou a placa do freezer de alguma forma???
 
Matozo, parabéns pelo projeto!!.. estou começando a montar o meu, e baseado neste e de outros amigos aqui!!.. valeu!. Só uma duvida, vc fixou a placa do freezer de alguma forma???

Desculpa a demora. Não precisei usar nada pra fixar, ela é bem rígida e não vi necessidade, depois de dobrada ela fica no lugar.

A parte boa de não fixar é que na hora de ajeitar o postmix se ela precisar ir mais pra trás ela vai com facilidade.
 
Alguém já utilizou o Cônsul CRC12CB de 117 litros???

Rapaz acabei de comprar um ontem(05/06/19) no site do compracerta por R$755 já com frete para RJ, justamente para montar o Kegerator! Fui nele pelo modelo da porta parecer mais reto, o que pode facilitar as coisas na hora de acomodar o postmix e vou tentar colocar uma bombona de 50lts nele (claro depois de dobrar o congelador).
 
Rapaz acabei de comprar um ontem(05/06/19) no site do compracerta por R$755 já com frete para RJ, justamente para montar o Kegerator! Fui nele pelo modelo da porta parecer mais reto, o que pode facilitar as coisas na hora de acomodar o postmix e vou tentar colocar uma bombona de 50lts nele (claro depois de dobrar o congelador).

No meu só coube bombona de 30L, já com o congelador dobrado.
 
No meu só coube bombona de 30L, já com o congelador dobrado.

Wagner, sua geladeira é a Consul CRC12 ou a Electrolux RE120? outra coisa, se for a consul você poderia verificar as medidas da parte de baixo até em cima? e da parte do fundo (ressalto do motor) até a porta? pois a bombona de 50lts mais estreita que achei tem essas medidas 58,7 cm(altura) x 31,5cm (largura) x 31,0cm (comprimento) se ela entrar na parte de baixo beleza, pois vou retirar o acabamento da porta ganhando todo o espaço do fundo. então se no espaço de baixo tiver 32cm ou mais e na altura 59cm ou mais dá pra colocar essa bombona.

https://produto.mercadolivre.com.br...lNFFK-Uym812PQCwC0hEBJzRoC9r3w_wcB&quantity=1
 
Queria montar uma espécie de chopeira elétrica mesmo. Ao invés de colocar os postmix dento do frigobar, eu estou querendo enrolar uma serpentina de uns 45 metros e deixar dentro dele. Mas não sei se congelaria se ficasse muito tempo sem retirar uma cerveja. E se caso tirasse muita cerveja ao mesmo tempo se ele aguentaria relar rápido o suficiente, para q não saísse quente.
Alguém do fórum já fez essa experiência compartilha aí.
 

Latest posts

Back
Top