Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia, galera!!
Seguindo as dicas anteriores dos amigos, montei meu kegerator!
20180123_221510.jpg20180123_230642.jpgIMG-20180124-WA0031.jpeg

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Parabéns aos colegas pelos projetos, todos os três kegerators desse tópico estão sensacionais!

vou montar em breve um kegerator para mim e estou me baseando no projeto de vocês!!!

@matozo, se me permite uma dúvida, vi que você menciona ter colocado um desumidificador no seu kegerator... eu hoje uso um freezer vertical para fazer a fermentação/maturação das minhas levas e convivo com o problema da água que condensa no teto do freezer e fica pingando em cima da tampa do fermentador... gostaria de sanar esse problema tanto para o freezer, como para o projeto do kegerator... o desumidificar resolveu o seu problema? você poderia dar mais detalhe sobre a aquisição e instalação dele?

abs.
 
Boa noite pessoal,

MaS, parabéns pelo projeto! Cara, ficou muito bacana. Aliás, todas as montagens ficaram muito boas.

Você fez algum esquema para resfriar a "primeira" cerveja que sai (aquela que fica dentro da torre)? Vi que o @matozo fez um esquema muito interessante com tubos de cobre para resfriar esta primeira cerveja... Porém não sei se daria certo com este tipo de torre.

Valeu!:mug:


Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
View attachment 119618
Enfim ....View attachment 119619View attachment 119620
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
View attachment 119622



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite pessoal,



MaS, parabéns pelo projeto! Cara, ficou muito bacana. Aliás, todas as montagens ficaram muito boas.



Você fez algum esquema para resfriar a "primeira" cerveja que sai (aquela que fica dentro da torre)? Vi que o @matozo fez um esquema muito interessante com tubos de cobre para resfriar esta primeira cerveja... Porém não sei se daria certo com este tipo de torre.



Valeu!:mug:



FFaria,obrigado !
Com relação a torre naja, ela tem uma linha para circulação de glicol, no meu projeto previ o uso de um reservatório com glicol e uma micro bomba de Aquário, aquelas minúsculas, mas acabei preferindo usar o espaço que o reservatório ocupava para armazenar mais cerveja.
Essa primeira cerveja quando fica muito tempo parada dentro da naja eu descarto, mas são pouquíssimos ml



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Parabéns aos colegas pelos projetos, todos os três kegerators desse tópico estão sensacionais!

vou montar em breve um kegerator para mim e estou me baseando no projeto de vocês!!!

@matozo, se me permite uma dúvida, vi que você menciona ter colocado um desumidificador no seu kegerator... eu hoje uso um freezer vertical para fazer a fermentação/maturação das minhas levas e convivo com o problema da água que condensa no teto do freezer e fica pingando em cima da tampa do fermentador... gostaria de sanar esse problema tanto para o freezer, como para o projeto do kegerator... o desumidificar resolveu o seu problema? você poderia dar mais detalhe sobre a aquisição e instalação dele?

abs.
Fala @rmrcarvalho, o desumidificador ajuda muito, reduziu bastante a condensação,eu diria uns 90%. Mas ainda forma um pouco de gelo em períodos longos ligados, algo tipo 2-3 meses.

O que ajuda muito também é verificar que não há entrada de ar por algum vazamento.
 
FFaria,obrigado !
Com relação a torre naja, ela tem uma linha para circulação de glicol, no meu projeto previ o uso de um reservatório com glicol e uma micro bomba de Aquário, aquelas minúsculas, mas acabei preferindo usar o espaço que o reservatório ocupava para armazenar mais cerveja.
Essa primeira cerveja quando fica muito tempo parada dentro da naja eu descarto, mas são pouquíssimos ml



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Legal MaS! Armazenar mais cerveja é sempre a melhor opção!!! :D

Valeu!:mug:
 
Cara, parabéns pelo projeto, fico muito legal! Estou com um desses engavetado, me tira umas dúvidas, de quantas polegadas usou o galvanizado? E você envelopou ou pintou o frigobar?
 
Alguém já usou um frigobar para poder fermentar, maturar e clarificar a breja?
Estou pensando em comprar um frigobar para isso... não tenho espaço para uma geladeira! :(
 
Alguém já usou um frigobar para poder fermentar, maturar e clarificar a breja?
Estou pensando em comprar um frigobar para isso... não tenho espaço para uma geladeira! :(
Sim, tem mta gente q faz isso. Tenho um Consul 120L e cabe um balde de 24L.
 
@Igdario, Tenho bom balde branco de 20l e uma bombona de 30l. Preciso urgentemente controlar a minha fermentação. Fiz uma Stout, ficou supimpa... uma delicia nos aromas, e ficou bem encorpada e cremosa, mas o gosto de álcool ficou evidente! Fermentei e maturei sem qq controle de temperatura. So na clarificação que botei na geladeira ( A contra-gosto do esposa kkkkk).
 
@Igdario, Tenho bom balde branco de 20l e uma bombona de 30l. Preciso urgentemente controlar a minha fermentação. Fiz uma Stout, ficou supimpa... uma delicia nos aromas, e ficou bem encorpada e cremosa, mas o gosto de álcool ficou evidente! Fermentei e maturei sem qq controle de temperatura. So na clarificação que botei na geladeira ( A contra-gosto do esposa kkkkk).
O frigobar facilita mto, deixo no escritório fermentando hehehe... Na cozinha tenho um kegerator, mas num frigobar ainda menor, de 80 litros... cabe o postmix de 10l e o cilindro de CO2 de aluminio.
.IMG_3942.JPG IMG_9419.JPG IMG_9948.JPG
 
Precisei sim, tive q cortar os suportes do congelador para dobrar e tbm tirar as prateleiras da porta... ficou mto bom.

@igdario como está o funcionamento desse seu kegerator? Ficou bom? Estou pensando em fazer algo parecido.

Como você fez pra gelar a torre? E acha que caberia um postmix de 20 ai?
 
Coloquei uma chapa de aluminio... ficou muito bom... isso é baratinho.. nao curti muito e espuma exposta. É uma eletrolux re120
 

Attachments

  • Screenshot_20180719-121739_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20180719-121739_WhatsApp.jpg
    25.7 KB · Views: 498
  • Screenshot_20180719-121730_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20180719-121730_WhatsApp.jpg
    30 KB · Views: 511
  • Screenshot_20180719-121925_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20180719-121925_WhatsApp.jpg
    21.9 KB · Views: 479
Amigo, tenho um frigobar idêntico ao seu e ontem resolvi fazer o processo de inverter a placa, e abrir o freezer conforme vc fez... Deu tudo certo, deixei ligado a noite toda, mas como não tenho termômetro para conferir a temperatura, deixei uma garrafa pequena de coca de plastico pela metade para evitar que congelasse. Deixei o termostato no médio e não chegou a congelar. Confere com o seu? Por quanto tempo a placa fica sem precisar descongelar? Abraço!! Segue a foto.
Quero usar apenas para colocar o barril da heineken de 5litros mesmo. Então não fiz o furo em cima ainda, pois a torre ficará acima da bancada de marmore e tenho medo que a quantidade que ficar na mangueira seja suficiente para esquentar o resto do liquido. O que acha?

Abraço e obrigado pelo passo a passo!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-07-23 at 13.44.21.jpeg
    WhatsApp Image 2018-07-23 at 13.44.21.jpeg
    34.6 KB · Views: 374
Valeu pessoal, geladeira e freezer são muito bons pra kegerator também.

Como aqui é apartamento e o espaço é reduzido optei pelo frigobar.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Apenas para identificar minha pergunta anterior. Sou novo aqui no forum. Abraço!
 
Senhores,

Gostaria de compartilhar o meu projeto e agradecer a todos os post relacionados ao tema aqui do homebrewtalk que me auxiliaram na conclusão do meu kegerator.

Seguem algumas considerações do meu projeto:
1. Também utilizei o frigobar RE120;
2. A torre do kegerator fica em uma bancada (aparador) por isso dobrei o congelador somente para baixo e aproveitei os parafusos e os fixei em novos furos;
3. Montei também um sisteminha de recirulação de glicol para resfriamento da torre, e aumentei a tubulação para não ficar espumando muito; Para quem tiver problemas como muita espuma eu recomendo estes dois links:
3.1 - Draft System Balancing or How To Fix Foamy Beer
3.2 - Determining Proper hose length for your Kegerator
4. Também utilizo como fermentador mas vou providenciar outro frigobar para este fim.
5. A chopeira e pingadeira foram compradas no Aliexpress
6. As mangueiras e conexões utilizei todas dmfit de 3/8 da Getel em Brasília-DF, a parte de isolamento tbm.
7. Da aquisição dos material até a conclusão levei uns 6 meses até tomar coragem e furar o frigobar :). Mas a execução mesmo do projeto da pra fazer em um dia.
8. A parte de marcenaria foi contratada depois seguindo os posicionamentos que fiz no projeto piloto;
9. Por fim, envelopei o frigobar.

Espero que as imagens possam ajudar e incentivar os demais colegas interessados em montar um kegerator.

Abs,

Alexander

p.s.: O resfriamento da Torre não deixa ela suada nem congelada, foi somente para manter um temperatura mais baixa na tubulação e não gerar muita espuma por aumento da temperatura do chopp.
 

Attachments

  • IMG_20170712_111730615.jpg
    IMG_20170712_111730615.jpg
    20.8 KB · Views: 827
  • IMG_20170804_091225466.jpg
    IMG_20170804_091225466.jpg
    15.6 KB · Views: 793
  • IMG_20170804_091402260.jpg
    IMG_20170804_091402260.jpg
    30.5 KB · Views: 776
  • IMG_20180407_104038321.jpg
    IMG_20180407_104038321.jpg
    22.2 KB · Views: 796
  • IMG_20180415_192537147_LL.jpg
    IMG_20180415_192537147_LL.jpg
    128.7 KB · Views: 792
  • IMG_20180415_220709329.jpg
    IMG_20180415_220709329.jpg
    28.8 KB · Views: 802
  • IMG_20180415_224244656.jpg
    IMG_20180415_224244656.jpg
    84.5 KB · Views: 800
  • IMG_20180418_222247145.jpg
    IMG_20180418_222247145.jpg
    54.8 KB · Views: 868
  • IMG_20180629_073748723.jpg
    IMG_20180629_073748723.jpg
    51.1 KB · Views: 874
  • IMG_20180328_194502702.jpg
    IMG_20180328_194502702.jpg
    98.7 KB · Views: 694
Senhores,

Gostaria de compartilhar o meu projeto e agradecer a todos os post relacionados ao tema aqui do homebrewtalk que me auxiliaram na conclusão do meu kegerator.

Seguem algumas considerações do meu projeto:
1. Também utilizei o frigobar RE120;
2. A torre do kegerator fica em uma bancada (aparador) por isso dobrei o congelador somente para baixo e aproveitei os parafusos e os fixei em novos furos;
3. Montei também um sisteminha de recirulação de glicol para resfriamento da torre, e aumentei a tubulação para não ficar espumando muito; Para quem tiver problemas como muita espuma eu recomendo estes dois links:
3.1 - Draft System Balancing or How To Fix Foamy Beer
3.2 - Determining Proper hose length for your Kegerator
4. Também utilizo como fermentador mas vou providenciar outro frigobar para este fim.
5. A chopeira e pingadeira foram compradas no Aliexpress
6. As mangueiras e conexões utilizei todas dmfit de 3/8 da Getel em Brasília-DF, a parte de isolamento tbm.
7. Da aquisição dos material até a conclusão levei uns 6 meses até tomar coragem e furar o frigobar :). Mas a execução mesmo do projeto da pra fazer em um dia.
8. A parte de marcenaria foi contratada depois seguindo os posicionamentos que fiz no projeto piloto;
9. Por fim, envelopei o frigobar.

Espero que as imagens possam ajudar e incentivar os demais colegas interessados em montar um kegerator.

Abs,

Alexander

p.s.: O resfriamento da Torre não deixa ela suada nem congelada, foi somente para manter um temperatura mais baixa na tubulação e não gerar muita espuma por aumento da temperatura do chopp.
Velho,
Ficou show. Parabéns pelo projeto e por compartilhar!

Enviado de meu G3226 usando o Tapatalk
 
@igdario como está o funcionamento desse seu kegerator? Ficou bom? Estou pensando em fazer algo parecido.

Como você fez pra gelar a torre? E acha que caberia um postmix de 20 ai?

Opa, eu não gelo a torre, para o meu uso acho desnecessário. Acho q um de 20 litros nao cabe nao... só 10 mesmo. Abraço
 
Coloquei uma chapa de aluminio... ficou muito bom... isso é baratinho.. nao curti muito e espuma exposta. É uma eletrolux re120
Alexandre, eu cheguei a colocar a chapa na porta, mas percebi q ela "roubou" a temperatura, levando mais tempo para gelar o postmix, e tbm o compressor trabalhava com menos interva-lo. Retirei e ficou normal de novo. Contigo como esta? Abraço
 
Senhores,

Gostaria de compartilhar o meu projeto e agradecer a todos os post relacionados ao tema aqui do homebrewtalk que me auxiliaram na conclusão do meu kegerator.

Seguem algumas considerações do meu projeto:
1. Também utilizei o frigobar RE120;
2. A torre do kegerator fica em uma bancada (aparador) por isso dobrei o congelador somente para baixo e aproveitei os parafusos e os fixei em novos furos;
3. Montei também um sisteminha de recirulação de glicol para resfriamento da torre, e aumentei a tubulação para não ficar espumando muito; Para quem tiver problemas como muita espuma eu recomendo estes dois links:
3.1 - Draft System Balancing or How To Fix Foamy Beer
3.2 - Determining Proper hose length for your Kegerator
4. Também utilizo como fermentador mas vou providenciar outro frigobar para este fim.
5. A chopeira e pingadeira foram compradas no Aliexpress
6. As mangueiras e conexões utilizei todas dmfit de 3/8 da Getel em Brasília-DF, a parte de isolamento tbm.
7. Da aquisição dos material até a conclusão levei uns 6 meses até tomar coragem e furar o frigobar :). Mas a execução mesmo do projeto da pra fazer em um dia.
8. A parte de marcenaria foi contratada depois seguindo os posicionamentos que fiz no projeto piloto;
9. Por fim, envelopei o frigobar.

Espero que as imagens possam ajudar e incentivar os demais colegas interessados em montar um kegerator.

Abs,

Alexander

p.s.: O resfriamento da Torre não deixa ela suada nem congelada, foi somente para manter um temperatura mais baixa na tubulação e não gerar muita espuma por aumento da temperatura do chopp.

Parabéns pelo projeto Alexander.
Pretendo fazer um com o mesmo modelo de frigobar, mas como ainda não adquiri você sabe me informar qual a altura interna após dobrar o congelador (entre o degrau e o teto) ?
Minha dúvida é se caberiam dois keg slim de 15 litros (24cm x 46cm) sem ter que cavar as laterais ou se teria que usar um de 15litros e um de 10 litros (24cm x 27cm).
Obs.: as alturas dos keg's não contemplam a válvula extratora.
 
Last edited:
Parabéns pelo projeto Alexander.
Pretendo fazer um com o mesmo modelo de frigobar, mas como ainda não adquiri você sabe me informar qual a altura interna após dobrar o congelador (entre o degrau e o teto) ?
Minha dúvida é se caberiam dois keg slim de 15 litros (24cm x 46cm) sem ter que cavar as laterais ou se teria que usar um de 15litros e um de 10 litros (24cm x 27cm).
Obs.: as alturas dos keg's não contemplam a válvula extratora.

Moreno,
A medida entre o degrau e o teto é de cerca de 55cm. Além disso, 41cm de largura e 41cm de profundidade. Acho que pela altura os kegs caberiam se a extratora não passar dos 9cm instalada no keg com a mangueira. E, quanto ao diâmetro do keg, acho que caberiam na diagonal, pois um do lado do outro passaria dos 41cm de diâmetro, mas acho q ficaria bem justo.
 
Alexandre, eu cheguei a colocar a chapa na porta, mas percebi q ela "roubou" a temperatura, levando mais tempo para gelar o postmix, e tbm o compressor trabalhava com menos interva-lo. Retirei e ficou normal de novo. Contigo como esta? Abraço

Eu nao sei te falar se a geladeira trabalha mais.... porque ela fic meio isolada... mas a chapa foi necessária pois se não não caberia 2 PM mais o cilindro
 
Gostaria de saber qual produto posso passar pra dar um acabamento na espuma, cabei a lateral esq., e tirei a tampa tbm
Coloquei dois postmix de 19 e um de 9.
Em relação ao furo acima, posso fazer mais na ponta (próximo a porta), pra não tem q mexer no freezer?
Se alguém puder me ajudar
Obrigado
Segue as fotos
 

Attachments

  • 14375CB4-18D6-4F0C-88E5-BADCD3981889.jpeg
    14375CB4-18D6-4F0C-88E5-BADCD3981889.jpeg
    46.5 KB · Views: 430
  • 5B29A91D-DB1B-4750-8466-0F650222634D.jpeg
    5B29A91D-DB1B-4750-8466-0F650222634D.jpeg
    43.1 KB · Views: 439
  • 68ED8597-0AE3-46AF-BD64-8240464A9B7F.jpeg
    68ED8597-0AE3-46AF-BD64-8240464A9B7F.jpeg
    43.1 KB · Views: 425
Gostaria de saber qual produto posso passar pra dar um acabamento na espuma, cabei a lateral esq., e tirei a tampa tbm
Coloquei dois postmix de 19 e um de 9.
Em relação ao furo acima, posso fazer mais na ponta (próximo a porta), pra não tem q mexer no freezer?
Se alguém puder me ajudar
Obrigado
Segue as fotos

Baixei o meu freezer ficou so um pouco da espuma exposta to pensando em usar esse tal de formcard link abaixo, ia perguntar a mesma coisa aqui no forum, aguardando para ver se alguém tem uma ideia melhor.

https://produto.mercadolivre.com.br...bio-plastico-moldavel-fixa-conserta-3unid-_JM
 
Gostaria de saber qual produto posso passar pra dar um acabamento na espuma, cabei a lateral esq., e tirei a tampa tbm
Coloquei dois postmix de 19 e um de 9.
Em relação ao furo acima, posso fazer mais na ponta (próximo a porta), pra não tem q mexer no freezer?
Se alguém puder me ajudar
Obrigado
Segue as fotos
Boa noite galera,

Como é retirado o revestimento interno da porta?
 
Ficou top... Eu sou tecnico de refrigeração e faço chopeiras artesanais pra venda tbm.. só uma dica... As tubulações de cobre com o tempo ela oxida por conta da cerveja e solta um resido verde e da da go tmb ... As minhas chopeiras eu faço a serpentina de aluminio ou inox.. eu não sei se por conta de ser um tamanho pequeno chegue a ocasionar isso. Mas até às torres que eu compro que a tubulação já é embutida ela vem com inox ou alumínio !
 
Back
Top