Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Muito legal esse seu projeto, vlw por postar aqui para o pessoal.
Eu estou montando meu kegerator vi vários projetos, e baseado em tudo que vi achei o seu projeto bem interessante, com o custo bem interessante. Eu também comprei a torre dos EUA, despachei por navio junto com os postmix e vai demorar um pouco pra chegar, espero que antes final do ano =] gostaria de fazer algumas perguntas sobre seu projeto se puder responder é claro.

- Aquele Te que você comprou para conectar no cano de cobre, qual o objetivo? pelo que entendi é para captar temperatura.
- O cano de cobre com os 2 furos para passar apenas os canos é suficiente para gelar a torre?
- Depois de um bom tempo usando notamos que poderia ter melhorado alguma coisa, em sua opinião atendeu bem sua expectativa ou melhoraria algum ponto no projeto?

Desde já agrade por compartilhar as informações, abraço e boas brejas...:mug:

Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador

Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

https://www.youtube.com/watch?v=QG9bBJYOniA

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
http://www.homebrewing.org/Tap-Handle-Insert-Nut_p_3596.html
 
Muito legal esse seu projeto, vlw por postar aqui para o pessoal.
Eu estou montando meu kegerator vi vários projetos, e baseado em tudo que vi achei o seu projeto bem interessante, com o custo bem interessante. Eu também comprei a torre dos EUA, despachei por navio junto com os postmix e vai demorar um pouco pra chegar, espero que antes final do ano =] gostaria de fazer algumas perguntas sobre seu projeto se puder responder é claro.

- Aquele Te que você comprou para conectar no cano de cobre, qual o objetivo? pelo que entendi é para captar temperatura.
- O cano de cobre com os 2 furos para passar apenas os canos é suficiente para gelar a torre?
- Depois de um bom tempo usando notamos que poderia ter melhorado alguma coisa, em sua opinião atendeu bem sua expectativa ou melhoraria algum ponto no projeto?

Desde já agrade por compartilhar as informações, abraço e boas brejas...:mug:

Fala @thiagodifoiz, tudo certo?

- O cano de cobre é justamente pra conduzir a temperatura de dentro do frigobar pra torre.
- Porém a ideia não é gelar a torre, que possui um isolamento térmico na parte interna, a intenção é manter a mangueira (e consequentemente a cerveja) que passa por dentro do cano de cobre gelada. E funciona muito bem pra esse propósito, acho uma boa alternativa pra não ter que instalar dispositivo de resfriamento exclusivo pra torre.

- Depois de bastante tempo usando eu tô muito feliz com o projeto. Meu suporte de madeira foi feito um pouco maior do que deveria, talvez eu mudasse isso pra facilitar um pouco mais na hora de acomodar as coisas na capacidade máxima (postmix de 10L, postmix de 19L e cilindro de CO2 de 2kg).

Eu adicionei um cooler e um desumidificador também, pra reduzir condensação (o cooler também serve pra manter a temperatura uniforme durante a fermentação (mais sobre isso abaixo)).

Se eu morasse numa casa com bastante espaço provavelmente eu iria optar por keezer em vez de kegerator. O projeto é mais simples (é um freezer com um colar de madeira pras torneiras).

Mas o kegerator é muito interessante pra deixar na cozinha de casa, super prático.

Atualmente eu uso ele pra fermentação também, o que é um pouco frustrante, já que enquanto eu fermento não posso extrair pelo kegerator :(

Tenho planos de pegar outro RE120 só pra fermentação. Como tenho o brewpi instalado no kegerator/câmara de fermentação atual, a ideia é usar o brewpi pra controlar as duas coisas (apesar do desenvolvimento de controle multi-chamber não estar pronto ainda).

Recentemente (como um bom nerd) eu adicionei dois medidores de vazão ligados numa placa Arduino pra controlar o volume dos postmix conforme vou tomando. É um projeto bem legal chamado RaspberryPints.

Tanto o brewpi quanto o RaspberryPints ficam gerenciados por uma outra plaquinha chamada RaspberryPi.

www.brewpi.com
www.raspberrypints.com

Ah, eu também comprei uma torneira stout e um cilindro de nitrogênio, pra fazer nitro coffee e tentar alguma coisa com nitro stout tb (carbonatando com CO2 e plugando o nitrogênio em seguida), dá uma olhada:
 

Attachments

  • ezgif-3-ff93f4d589_2.gif
    ezgif-3-ff93f4d589_2.gif
    683.1 KB · Views: 657
  • flowmeter.jpg
    flowmeter.jpg
    53 KB · Views: 634
@matozo Oh muito legal de sua parte complementar as dicas do tópico, a minha ideia é colocar o kegeretor na sala já que ainda não tenho uma edicula em minha casa, senão eu iria partir direto para keezer, por sorte eu tenho uma geladeira no quarto da bagunça onde faço as fermentações, assim o projeto do kegeretor pode ficar exclusivo para o uso, penso em adicionar rodinhas no frigobar, para poder arrastar o mesmo para fora de casa quando for fazer um churrasco. Irei dar uma olhada nos projetos de hardware livre para homebrewer que você mensionou, também trabalho com TI e as vezes gosto de fuçar nessas engenhocas que por sinal o seu ficou profissional. Meus equipamentos estão chegando dos EUA e China, o frigobar de 120 litros tá muito difícil encontrar em minha região, vi alguns usados no RJ e SP não sei qual região vc é, se na época comprou local ou mandou vir por transportadora? Dependendo do preço que ficar com o frete terei que comprar um novo, não está barato 800 temer =/
 
@matozo Oh muito legal de sua parte complementar as dicas do tópico, a minha ideia é colocar o kegeretor na sala já que ainda não tenho uma edicula em minha casa, senão eu iria partir direto para keezer, por sorte eu tenho uma geladeira no quarto da bagunça onde faço as fermentações, assim o projeto do kegeretor pode ficar exclusivo para o uso, penso em adicionar rodinhas no frigobar, para poder arrastar o mesmo para fora de casa quando for fazer um churrasco. Irei dar uma olhada nos projetos de hardware livre para homebrewer que você mensionou, também trabalho com TI e as vezes gosto de fuçar nessas engenhocas que por sinal o seu ficou profissional. Meus equipamentos estão chegando dos EUA e China, o frigobar de 120 litros tá muito difícil encontrar em minha região, vi alguns usados no RJ e SP não sei qual região vc é, se na época comprou local ou mandou vir por transportadora? Dependendo do preço que ficar com o frete terei que comprar um novo, não está barato 800 temer =/

Dá trabalho esses projetinhos, mas pra quem curte é bem interessante.

Eu também não achei na minha região, acabei conseguindo comprar pela OLX de um cara de uma cidade próxima. No final das contas conseguimos combinar um frete que ficou bom pra todo mundo.

Não lembro ao certo o valor, mas foi coisa de R$ 500,00.

Não quis comprar o novo por medo de estragar na hora de dobrar o freezer, mas hoje se encontrasse novo num preço bom acho que enfrentaria o desafio, haha,
 
Fala Cervejeiros!! Graças ao post do @matozo montei o meu kegerator tbém! A única diferença é que, inicialmente estava procurando em fazer um kegerator com 2 funcionalidades: servir cerveja no tap e ao mesmo tempo ter uma geladeira para fermentação e maturação.
Além desses 2 propósitos, comprei uma Naja com tap italiano sensacional. Seguem os links:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLgEmdH3SArBtZRgIimKT7jbch67BjiWdb

- Frigobar Electrolux RE120 http://www.electrolux.com.br/Produtos/Refrigera%C3%A7%C3%A3o/Frigobares/RE122/
- Naja 2 Taps italianos - AliExpress https://pt.aliexpress.com/item/Chrome-Plated-Brass-Double-Faucet-Snake-Font-Cobra-Double-Tap-Flooded-Font-for-European-Flow-Control/32773622390.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.NkOcV3
- Fermentador 25L - fiz um corte de 180 graus com a dremel possibilitando o encaixe perfeito no degrau de trás onde fica o motor do frigobar www.indupropil.com.br/produtos/0,15826_fermentador-conico-pp-branco-25-litros-com-pe-branco
- Postmix 19L https://www.agavic.com.br/produto/post-mix19-litros-alca-e-fundo-de-borracha.html
- Postmix 10L https://www.agavic.com.br/produto/post-mix10-litros-alca-e-fundo-de-borracha.html
- Cilindro de CO2 alumínio com regulador 2 saídas.
- Conectores Ball Locks
- Mangueiras atóxicas
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-09-11 at 15.56.20.jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-11 at 15.56.20.jpeg
    67.5 KB · Views: 757
  • WhatsApp Image 2017-09-03 at 18.03.35.jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-03 at 18.03.35.jpeg
    87.5 KB · Views: 682
  • WhatsApp Image 2017-09-03 at 18.03.35(1).jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-03 at 18.03.35(1).jpeg
    80.7 KB · Views: 674
  • WhatsApp Image 2017-09-01 at 15.46.52.jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-01 at 15.46.52.jpeg
    137.5 KB · Views: 715
  • WhatsApp Image 2017-09-01 at 15.46.55.jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-01 at 15.46.55.jpeg
    154.2 KB · Views: 600
Muito massa essa torre naja, ira conseguir fazer o esquema tubo de cobre nela?
Eu encomendei 2 PostMix de 19 litros, olhando em sua geladeira será se eu consigo enfiar esses cilindros dentro dessa geladeira 122l eletrolux?
 
Foi tarifado na importação da naja? Qual valor e quanto tempo levou para chegar?
 
Fala @rdsbira

Sucesso hein! Eu também uso pra fermentar (mas já vou avisando que é chato manter o kegerator ocupado com fermentação, hahaha).

Você acomodou tudo de uma forma um pouco diferente, parece bem melhor e não precisaria daquele suporte de madeira que eu fiz, só um pedaço de caibro.

A única restrição seria o cilindro ficar por trás postmix de 19L. Eu geralmente faço burst carbonation (mando pra 3kg por 24hrs debois baixo pra 1kg) e tenho q ficar alterando a regulagem da pressão, não sei se de repente isso seria um problema.

Quando tiver em casa vou tentar ver seus vídeos, legal q vc filmou o processo, não fiz isso porque pra editar depois é um saco, hahaha.

Eu uso aquelas bombonas de 30L, cabe certinho mesmo acima do degrau, bom saber que o cônico da indupropil tb serve. Tenho um camarada que fermenta com BrewBucket da Ss e também cabe.

Abraço e aproveite seu kegerator!

@thiagodifoiz

Pra caber dois postmix de 19L vc precisa cavar um pouco as paredes e retirar parte do isolamento. Quase cabe, mas sem essa retirada não tem como.
 
@ddani, a naja demorou 1 semana pra chegar em curitiba (considerada cidade da china para os correios), depois ficou uns 20 dias lá... ela custou 209 dólares, mas só fui tarifado em 53 reais! Pode comprar exatamente aquela naja do link, sem medo! É muito top, pesa uns 4kg, material excelente!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-08-22 at 21.45.39.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-22 at 21.45.39.jpeg
    19.2 KB · Views: 111
Show de bola @matozo !!
não entendi, vc faz carbonatação forçada dentro do frigobar? Eu faço exatamente isso [ame="https://www.youtube.com/watch?v=0erF7ckWtnE"]https://www.youtube.com/watch?v=0erF7ckWtnE[/ame]

Abraços!!
 
Show de bola @matozo !!
não entendi, vc faz carbonatação forçada dentro do frigobar? Eu faço exatamente isso https://www.youtube.com/watch?v=0erF7ckWtnE

Abraços!!
Isso! Não sou fã do método de chacoalhar, gosto mais do burst carbonation, algo como carbonatação pancada na minha tradução tosca, hahaha.

Tem bem detalhado no site Brulosophy.com. Mas é bem simples.

Pra postmix de 19L vc coloca cerca de 3kg/cm² por 24 hrs, mantendo a cerveja gelada. Depois disso baixa pra pressão de carbonatação normal. Em 24hrs já vai estar OK pra beber, mas com mais um ou dois dias vai estar perfeita.

Evita a fadiga.
 
Isso! Não sou fã do método de chacoalhar, gosto mais do burst carbonation, algo como carbonatação pancada na minha tradução tosca, hahaha.

Tem bem detalhado no site Brulosophy.com. Mas é bem simples.

Pra postmix de 19L vc coloca cerca de 3kg/cm² por 24 hrs, mantendo a cerveja gelada. Depois disso baixa pra pressão de carbonatação normal. Em 24hrs já vai estar OK pra beber, mas com mais um ou dois dias vai estar perfeita.

Evita a fadiga.



Interessante! Não conhecia essa maneira de carbonatar. Valeu por compartilhar! Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu consegui achar um frigobar de 130 Litros, esse final de semana irei ver as medidas internas, é quase certo que irá caber 2 PM de 19 litros sem precisar escavar.
 
Amigos, parabéns pela discussão.

Alguém já pensou ou ouviu falar de furar a lateral do freezer/frigobar para passar a linha de co2 para fora deixando espaço livre do cilindro? Acham que corre risco de furar linhas do gás refrigerante? Ou a lateral é só isolamento?
 
Nas laterais há linhas de gás refrigerante com certeza.

Daria pra tentar mapear onde elas estão de fato e furar com cuidado.

Pra poder passar os sensores de temperatura (brewpi) eu furei o degrau (acima do motor), pode ser mais seguro.
 
Se não tem linhas refrigerante na parte de cima do congelador certamente não tem nas laterais. Creio que frigobar gela apenas com a serpentina do congelador, a parte interna da geladeira/frigobar é totalmente isolada.
 
Se não tem linhas refrigerante na parte de cima do congelador certamente não tem nas laterais. Creio que frigobar gela apenas com a serpentina do congelador, a parte interna da geladeira/frigobar é totalmente isolada.
Negativo, há linhas refrigerantes nas laterais, não fure sem confirmar o posicionamento antes, sob o risco perfurá-las.
 
Qualquer frigobar que tenha uma placa evaporadora em seu interior , a Refrigeracão acontece por ela , não havendo linhas de gás refrigerante em suas paredes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Interessante, temos diversas opiniões sobre o tema!
Para resolver ambas as situações, bastaria uma boa técnica para descobrir onde passam as linhas de gás refrigerante!
Vocês conhecem ou já usaram alguma técnica para compartilhar?
 
Interessante, temos diversas opiniões sobre o tema!
Para resolver ambas as situações, bastaria uma boa técnica para descobrir onde passam as linhas de gás refrigerante!
Vocês conhecem ou já usaram alguma técnica para compartilhar?
OK, talvez eu tenha sido enfático sem ter certeza do que estava falando. O fato é que as paredes laterais esquentam bastante, enquanto o teto permanece sem alteração.

Fiz a correlação de que nas laterais passam linhas refrigerantes, o que pode não ser verdade, mas algo passa ali, eu não perfuraria sem confirmar.
 
Eu substitui a evaporadora do meu frigobar quando fiz a conversão para kegerator
A linha de gás sai direto da placa para o motor.
No meu frigobar, no teto dele passa a fiação elétrica e o sensor do termostato.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Legal teu projeto. O que vc chama de evaporador é a placa do freezer?

Não achei q compensasse trocar, intéressante.

Mas assim, eu não vejo motivos pra acreditar que todos os frigobares com configuração parecida sejam idênticos quanto às linhas refrigerantes, mas também não sou nenhum técnico no assunto, rs.
 
Legal teu projeto. O que vc chama de evaporador é a placa do freezer?

Não achei q compensasse trocar, intéressante.

Mas assim, eu não vejo motivos pra acreditar que todos os frigobares com configuração parecida sejam idênticos quanto às linhas refrigerantes, mas também não sou nenhum técnico no assunto, rs.



Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
[emoji106][emoji482]
 
Mais uma coisa para eu se preocupar em meu projeto =/ irei comprar o frigobar no Paraguai de uma marca que nunca ouvi falar kkkkkkk

Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Boa tarde, MaS !! Tbm tenho um frigobar Electrolux R 130 como o seu. Chamei já dois técnicos em refrigeração e me falaram que não tem com "dobrar" o evaporador, como se costuma fazer com o R 120.
Como vc fez a troca do evaporador (foi vc mesmo ou foi um técnico que trocou) ? Por qual modelo de evaporardor ? Resultou em alguma diferença na capacidade refrigerante do frigobar ?
E por último, rsss.
Vc disse que passam fiações no teto, isso quer dizer que não se pode furar o teto para colocar uma torre de chopp ?!
Desculpe-me pela montanha de perguntas, mas é que estou com esse problema (não cabem meus post mix e não encontro ninguém que resolva o problema do evaporador).
Grande abraço.
 
Boa tarde, MaS !! Tbm tenho um frigobar Electrolux R 130 como o seu. Chamei já dois técnicos em refrigeração e me falaram que não tem com "dobrar" o evaporador, como se costuma fazer com o R 120.
Como vc fez a troca do evaporador (foi vc mesmo ou foi um técnico que trocou) ? Por qual modelo de evaporardor ? Resultou em alguma diferença na capacidade refrigerante do frigobar ?
E por último, rsss.
Vc disse que passam fiações no teto, isso quer dizer que não se pode furar o teto para colocar uma torre de chopp ?!
Desculpe-me pela montanha de perguntas, mas é que estou com esse problema (não cabem meus post mix e não encontro ninguém que resolva o problema do evaporador).
Grande abraço.



Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.IMG_1610.jpg

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
IMG_1687.JPG
Enfim ....IMG_1473.JPGIMG_1879.JPG
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
exif_temp_image.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
View attachment 119618
Enfim ....View attachment 119619View attachment 119620
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
View attachment 119622



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
MaS, SENSACIONAL SEU KEGERATOR !!

Muito obrigado pelas dicas !!

Abração.
 
Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
View attachment 119618
Enfim ....View attachment 119619View attachment 119620
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
View attachment 119622



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
MaS, uma última pergunta... pesquisei no ML o evaporador CONSUL CRT08/12 e nas fotos ele parece ser meio curvado em uma das laterais. Na foto do seu kegerator ele parece estar reto.
Vc desentortou ele na mão mesmo ?!
Obrigado de novo.
 
MaS, uma última pergunta... pesquisei no ML o evaporador CONSUL CRT08/12 e nas fotos ele parece ser meio curvado em uma das laterais. Na foto do seu kegerator ele parece estar reto.

Vc desentortou ele na mão mesmo ?!

Obrigado de novo.



Isso mesmo!
Coloca ele no chão e vai empurrando com as duas mãos....
Fica reto fácil
No que precisar da um grito


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Alguém conhece um bom técnico em refrigeração que faça esse tipo de adaptação de evaporador aqui por São Paulo/SP, pq já liguei em vários e nenhum aceita o serviço... dizem que "não fazem adaptações"... :confused:

Valeu !!
 
@MaS Parabéns pela adaptação, a maioria desiste do R130 por conta do congelador.

Acho que seu kegerator merece um tópico só pra ele! Muito show poder colocar 2 postmix de 19L e ainda sobrar espaço!
 
Eu desisti de montar com um frigobar, pra começar não acha nos usados facilmente, quando acha um frigobar é daqueles antigos barulhento.
Acabei comprando uma geladeira slin semi-nova 240 litros da consul por 400 reais. Comprei uma torre de inox para 2 torneiras nos EUA e mandei por navio para cidade vizinha aqui na fronteira de minha cidade. Chegou hoje depois de 50 dias, se alguém tiver interesse amanha pego ele e posto foto aqui no grupo, paguei 60 dólares e vendo pelo mesmo preço.
 
@MaS Parabéns pela adaptação, a maioria desiste do R130 por conta do congelador.



Acho que seu kegerator merece um tópico só pra ele! Muito show poder colocar 2 postmix de 19L e ainda sobrar espaço!



@matozo Obrigado, tive sorte de achar um bom técnico para fazer o serviço e garantir a eficiência do sistema, aliás foi o próprio quem me vendeu o frigobar. Quem sabe abro um tópico dedicado hehe
Abraço [emoji482]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É tranquilo furar o teto do frigobar? Há algum modelo que tenha risco de linhas de resfriamento ali?

Estou tentando fazer um kegerator com o beer1 da electrolux, mas não sei onde é tranquilo de fazer a furação.
Link do post http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411994

No fundo tem a placa de resfriamento. As laterais esquentam bastante, acredito que a parte de cima é a com menos chance de ter algo.
 
É tranquilo furar o teto do frigobar? Há algum modelo que tenha risco de linhas de resfriamento ali?

Estou tentando fazer um kegerator com o beer1 da electrolux, mas não sei onde é tranquilo de fazer a furação.
Link do post http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411994

No fundo tem a placa de resfriamento. As laterais esquentam bastante, acredito que a parte de cima é a com menos chance de ter algo.

Não sei quanto aos modelos brasileiros, mas vi umas fotos de frigobar gringo com linhas de resfriamento no teto.

Tem até um teste que eles fazem com amido de milho pra verificar se existem linhas passando.

Em todo caso dá pra começar a furar (tirar a tampa metálica) e usar uma chave de fenda pra tentar encontrar algo junto com o isolamento.
 
Fala @thiagodifoiz, tudo certo?
...
Recentemente (como um bom nerd) eu adicionei dois medidores de vazão ligados numa placa Arduino pra controlar o volume dos postmix conforme vou tomando. É um projeto bem legal chamado RaspberryPints.
...
Cara... me diz onde vc achou material pra fazer essa leitura dos sensores no Arduino e tbm como fez a ligação deles na RaspberryPi!

Valeu!
 
Back
Top