Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
opaaa! atrás tambem é uma boa, quando puder me manda foto ou me passa certinho onde vc furou, é que eu to cagado de medo pq já furei errado uma geladeira, kkkk
Cara eu fiz 3 furos, pq um fiz no lugar errado, 2 bem em cima, se você olhar por dentro tem uns suportes brancos onde o congelador apoia, ele meio que "entra pra dentro" das paredes do frigobar, eu puxei eles com alicate, e furei nesse local. o outro fiz no degrau que tem em baixo.

Se tiver com medo, o melhor é fura de dentro pra fora, fura a camada de plastico e da uma cutucada com uma chave de fenda na espuma pra ver se nao passa nada.
 
Bom dia Senhores. Quero agradecer a todos que de alguma forma me ajudou a montar meu Kegerator. Como parte do meu agradecimento, segue meu projeto. Espero que possa inspirar e ajudar outras pessoas.

Belo projeto, terei que fazer igual no meu Consul 117L pra caberem 2 post.
VC Ainda está com ele?
Esses cortes laterais nas espumas, que vc isolou, deu algum problema?
Isolamento funciona bem?

Abs.
 
Esse é um velho frigobar Cônsul Top 12 que estou finalizando. Já testei e cabem 2 PM de 19 litros, um no térreo e o outro no primeiro andar. Com o evaporador dobrado e o compressor ligado direto no controlador, além de uma ventoinha de 12 V, chega nos -2 graus mesmo nos dias mais quentes.
20210219_201330.jpg
20210219_201417.jpg
20210219_201505.jpg
 
Belo projeto, terei que fazer igual no meu Consul 117L pra caberem 2 post.
VC Ainda está com ele?
Esses cortes laterais nas espumas, que vc isolou, deu algum problema?
Isolamento funciona bem?

Abs.
Ja nao estou mais com ele, mas havia isolado com manta Asfaltica e depois uma manta propria para Geladeira importada.
 
Fala pessoal, vocês removeram ou pensam em remover o termostato original pra utilizar outro controlador nos Kegerators de vocês? To pensando se troco o meu por um TIC17, mas não sei se vale a pena.
 
Fala pessoal, vocês removeram ou pensam em remover o termostato original pra utilizar outro controlador nos Kegerators de vocês? To pensando se troco o meu por um TIC17, mas não sei se vale a pena.
O meu deixei interno, no máximo, e sobrepus com um TIC, que furei a porta e deixei embutido.
 
Galera,

pessoal que tem torre com tubulação dentro dos tubos de cobre: como vocês limpam as linhas de chopp e torneiras?
Pq quando não está nada por dentro de tubulação assim, é super simples desmontar torneira, deixar de molho no percarbonato. Mas fiquei pensando que após fazer minha torre, não será tão mais fácil.
 
Galera,

pessoal que tem torre com tubulação dentro dos tubos de cobre: como vocês limpam as linhas de chopp e torneiras?
Pq quando não está nada por dentro de tubulação assim, é super simples desmontar torneira, deixar de molho no percarbonato. Mas fiquei pensando que após fazer minha torre, não será tão mais fácil.
Eu não desmonto a torre, desmonto a torneira apenas pra limpar e na linha faço a sanitização por peracético, após o término do barril e antes de engatar o próximo.

EDIT: Ah, a toneira não desmonto sempre, a cada 4 barris mais ou menos e ela que lute
 
Paguei 400 no frigobar. O cara da plotagem que cobra mais barato aqui é 200.

Eu comprei o frigobar usado por 300,00 e paguei 800,00 em peças novas (torre, torneira belga, pingadeira, conexões e tic). Mais uns 100,00 de plotagem.
 
Tenho exatamente um frigobar do início do tópico, o RE120, ontem na coragem consegui descer o congelador, mas faltou a coragem para rodá-lo! A parte superior dele fica presa nas laterais/fundo, é preciso cortar o encaixe de um dos lados ou amassar um pouco na ponta do congelador para que ele solte e depois eu gire?

Desde já, obrigado.

Procurei videos desse procedimento e não encontrei, se alguém tiver ou souber onde acho ficarei grato pelo auxílio.
 
Tenho exatamente um frigobar do início do tópico, o RE120, ontem na coragem consegui descer o congelador, mas faltou a coragem para rodá-lo! A parte superior dele fica presa nas laterais/fundo, é preciso cortar o encaixe de um dos lados ou amassar um pouco na ponta do congelador para que ele solte e depois eu gire?

Desde já, obrigado.

Procurei videos desse procedimento e não encontrei, se alguém tiver ou souber onde acho ficarei grato pelo auxílio.


Fui na cara e na coragem. Cortei o acabamento lateral, com uma serrinha, tirei os encaixes e fui dobrando aos poucos.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-08-26 at 10.05.53.jpeg
    WhatsApp Image 2021-08-26 at 10.05.53.jpeg
    39.1 KB · Views: 94
Tenho exatamente um frigobar do início do tópico, o RE120, ontem na coragem consegui descer o congelador, mas faltou a coragem para rodá-lo! A parte superior dele fica presa nas laterais/fundo, é preciso cortar o encaixe de um dos lados ou amassar um pouco na ponta do congelador para que ele solte e depois eu gire?

Desde já, obrigado.

Procurei videos desse procedimento e não encontrei, se alguém tiver ou souber onde acho ficarei grato pelo auxílio.

Não é o mesmo, porém a ideia é a mesma.
 
Fui na cara e na coragem. Cortei o acabamento lateral, com uma serrinha, tirei os encaixes e fui dobrando aos poucos.
Mas é necessário cortar todo esse acabamento lateral? Já vi diversas imagens aqui no tópico e o acabamento está perfeito, como se não precisasse cortá-lo!
 
Não é o mesmo, porém a ideia é a mesma.

Antes de dobrá-lo puxa todo para frente? Eu achava que tinha que dobrá-lo primeiro e depois girá-lo! Fiquei com receio daquela tubulação que vem do fundo do frigobar e vai para o congelador, ela "estica" tanto assim que conseguimos puxá-lo para frente?
 
Fui na cara e na coragem. Cortei o acabamento lateral, com uma serrinha, tirei os encaixes e fui dobrando aos poucos.
O meu tbm ficou assim!
Mas me tira uma duvida… Como você resolveu o problema do vazamento de agua?
O meu sempre vaza pela sala inteira....
Tentei ate fazer um esquema com uma mangueira e não deu certo
 
O meu tbm ficou assim!
Mas me tira uma duvida… Como você resolveu o problema do vazamento de agua?
O meu sempre vaza pela sala inteira....
Tentei ate fazer um esquema com uma mangueira e não deu certo
Rapaz, ainda não resolvi. Precisando de dicas.
 
Fala @thiagodifoiz, tudo certo?

- O cano de cobre é justamente pra conduzir a temperatura de dentro do frigobar pra torre.
- Porém a ideia não é gelar a torre, que possui um isolamento térmico na parte interna, a intenção é manter a mangueira (e consequentemente a cerveja) que passa por dentro do cano de cobre gelada. E funciona muito bem pra esse propósito, acho uma boa alternativa pra não ter que instalar dispositivo de resfriamento exclusivo pra torre.

- Depois de bastante tempo usando eu tô muito feliz com o projeto. Meu suporte de madeira foi feito um pouco maior do que deveria, talvez eu mudasse isso pra facilitar um pouco mais na hora de acomodar as coisas na capacidade máxima (postmix de 10L, postmix de 19L e cilindro de CO2 de 2kg).

Eu adicionei um cooler e um desumidificador também, pra reduzir condensação (o cooler também serve pra manter a temperatura uniforme durante a fermentação (mais sobre isso abaixo)).

Se eu morasse numa casa com bastante espaço provavelmente eu iria optar por keezer em vez de kegerator. O projeto é mais simples (é um freezer com um colar de madeira pras torneiras).

Mas o kegerator é muito interessante pra deixar na cozinha de casa, super prático.

Atualmente eu uso ele pra fermentação também, o que é um pouco frustrante, já que enquanto eu fermento não posso extrair pelo kegerator :(

Tenho planos de pegar outro RE120 só pra fermentação. Como tenho o brewpi instalado no kegerator/câmara de fermentação atual, a ideia é usar o brewpi pra controlar as duas coisas (apesar do desenvolvimento de controle multi-chamber não estar pronto ainda).

Recentemente (como um bom nerd) eu adicionei dois medidores de vazão ligados numa placa Arduino pra controlar o volume dos postmix conforme vou tomando. É um projeto bem legal chamado RaspberryPints.

Tanto o brewpi quanto o RaspberryPints ficam gerenciados por uma outra plaquinha chamada RaspberryPi.

www.brewpi.com
www.raspberrypints.com

Ah, eu também comprei uma torneira stout e um cilindro de nitrogênio, pra fazer nitro coffee e tentar alguma coisa com nitro stout tb (carbonatando com CO2 e plugando o nitrogênio em seguida), dá uma olhada:
Amigo tudo bem? Poderia mandar foto do sistema que você fez para diminuir a umidade? Sempre que coloco uma temperatura mais baixa o evaporador congela e faz uma bagunça quando derrete…
Estou tentando resolver esse problema já tem um tempo… poderia me ajudar?
 
Boa noite pessoal! Alguém que tenha eliminado o termostato original, tem como passar o esquema de ligação do controlador digital no electrolux RE120?
 
Recomendo o Frigobar 124L Midea MRC12B.

O freezer dele ocupa só uma parte do teto do frigobar, então não precisa girar, dá para fazer o furo direto.
Eu tenho um frigobar desse modelo, como vc fez para caber o barril dentro?
Recomendo o Frigobar 124L Midea MRC12B.

O freezer dele ocupa só uma parte do teto do frigobar, então não precisa girar, dá para fazer o furo direto.
Ola. Eu tenho um frigobar desse modelo. Vc pode mostrar fotos de como vc fez?
 
Back
Top