Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Leonardo, o cooler está ligado o tempo todo? Voce ligou com a tomada de força do freezer/frigobar ?

Pessoal, qual a medida você tem no seu frigobar como na foto? Do piso ao teto interno, com o congelador já dobrado?
@Ricardo Maiochi , @gevaudan , @Bruno Nery @Luiz C Lazzarini Jr
photo_2020-04-01_10-09-38.jpg
photo_2020-04-01_10-09-34.jpg
 
Fala pessoal, sou novato no mundo cervejeiro e queria comprar a cervejeira Philco 98litros Frostbier, para fazer chopeira e kegerator, que vocês acham?

Tudo bem Jailson ?
Pelas medidas que tem na foto, ela deve ter uns 40 cm de profundidade externa.
Uns 20cm antes do degrau e uns 20 depois.
Não dá pra colocar um post mix (que tem 23cm de diâmetro) e nem um barril de 20L.
Tenho a impressão que só caberia um barril de 10L.
Acho pouco, vc vai ter um trabalho pra ter uma capacidade pequena de armazenar breja.

Sugiro olhar um de 120L, como a galera faz.
Nestes cabem 1 barril de 20 L e mais um de 10.
Ou, se tiver muita sede, o de 130 da Electrolux. Aí cabem 2 Post Mix (19) e mais um de 10.

Abs
 
Tudo bem Jailson ?
Pelas medidas que tem na foto, ela deve ter uns 40 cm de profundidade externa.
Uns 20cm antes do degrau e uns 20 depois.
Não dá pra colocar um post mix (que tem 23cm de diâmetro) e nem um barril de 20L.
Tenho a impressão que só caberia um barril de 10L.
Acho pouco, vc vai ter um trabalho pra ter uma capacidade pequena de armazenar breja.

Sugiro olhar um de 120L, como a galera faz.
Nestes cabem 1 barril de 20 L e mais um de 10.
Ou, se tiver muita sede, o de 130 da Electrolux. Aí cabem 2 Post Mix (19) e mais um de 10.

Abs
Boa garoto, Valeu pela atenção! Então vai ser um desses mesmo!
 
A parte dos fundos furei a placa e parafusei na carcaça do frigobar, só não pode furar onde passa o gás, a última foto do meu projeto mostra como prendi, a parte lateral eu usei uma peça de inox que eu tinha aqui em cada, da iluminação da minha piscina, que sobrou quando troquei a iluminação...rsrsr já a parte superior foi com o próprio suporte que tirei dele, é "gambiarra", tem muita regra não, é ir fazendo com cuidado e usando o que tem. Sobre cooler eu não precisei colocar gela muito bem, e se der mole congela....rsrsrs
Show de bola ! Muito obrigado !
 
Tenho um barril de 20L slim, ele tem 60 cm de altura, com a extratora e mangueira sobe pra 70 cm.
Gostaria de saber se cabe no frigobar de 120?

Alguém tem as medidas internas do electrolux ouo da Consul (principalmente altura)???

Que altura tem da base até o teto com o congelador já dobrado?
Conseguir achar alguem falando em 60cm, mas parece ser com o congelador normal.
No meu caso não cortei a parte debaixo da porta. Coloquei um calço para conseguir colocar o postmix . Este calço tem 2 cm de altura. Com o calço, o frigobar ficou com altura livre de 72 cm e diametro util de 24 cm. Sem o calço a altura fica 74cm e o diametro útil de 16 cm.
 

Attachments

  • 321347D2-6A19-40A0-9438-B5403C60F36C.JPG
    321347D2-6A19-40A0-9438-B5403C60F36C.JPG
    30.7 KB · Views: 211
Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador


Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

[ame]

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
Tap Handle Insert Nut

Fala amigo, teria como me passar as medidas do suporte .
 
Pessoal, estou fazendo meu Kegerator bem devagar. estou sem recursos para comprar tudo de uma vez e vou comprando aos poucos. Comprei a torneira do nosso amigo Ricardo e estou para instalar ela. Minha dúvida é, não consegui girar o congelador, apenas dobrar, tá funcionando de boa, porém queria saber se acham se é possível fixar a torre sem girar o congelador. Sei que consigo ampliar um pouco o espaço entre a placa e o teto do frigobar. Não queria girá-lo, acho que vou fazer merda.

Acham que consigo fixar e passar as mangueiras por cima dele? de certa forma gelaria bastante as mangueiras e o tubo de cobre. Peço opiniões de quem já fez.

A imagem abaixo é o espaço que tem atualmente, é bem pequeno mais como disse consigo puxar um pouco pra baixo ainda.
 

Attachments

  • P_20200516_104136.jpg
    P_20200516_104136.jpg
    30.7 KB · Views: 135
Pessoal, estou fazendo meu Kegerator bem devagar. estou sem recursos para comprar tudo de uma vez e vou comprando aos poucos. Comprei a torneira do nosso amigo Ricardo e estou para instalar ela. Minha dúvida é, não consegui girar o congelador, apenas dobrar, tá funcionando de boa, porém queria saber se acham se é possível fixar a torre sem girar o congelador. Sei que consigo ampliar um pouco o espaço entre a placa e o teto do frigobar. Não queria girá-lo, acho que vou fazer merda.

Acham que consigo fixar e passar as mangueiras por cima dele? de certa forma gelaria bastante as mangueiras e o tubo de cobre. Peço opiniões de quem já fez.

A imagem abaixo é o espaço que tem atualmente, é bem pequeno mais como disse consigo puxar um pouco pra baixo ainda.

Amigo, é importante considerar duas coisas.
1°- Devido a proximidade do congelador o liquido dentro da mangueira pode congelar.
2°- Há um grande risco de furar a evaporadora assim, um pequeno contato da broca ou da serra copo, pode furar a evaporadora, daí alem de ter de descer ela para concertar ainda gastará com o reparo.

Fiz um projeto para controle de temperatura via celular com aplicativo, custo aproximado de R$ 50,00 - R$60,00 para montar. Espero que isso ajude a economizar um cascalho.

 
Helton, Parabéns pelo projeto...
Sobre o projeto, como conseguir o aplicativo para controle? Abs

Olá Marco, fico feliz que tenha gostado. Abordei sobre o aplicativo no terceiro vídeo da série. Essa semana devo fechar a série com o passo a passo das conexões dos componentes. Abs.

 
Pessoal, estou fazendo meu Kegerator bem devagar. estou sem recursos para comprar tudo de uma vez e vou comprando aos poucos. Comprei a torneira do nosso amigo Ricardo e estou para instalar ela. Minha dúvida é, não consegui girar o congelador, apenas dobrar, tá funcionando de boa, porém queria saber se acham se é possível fixar a torre sem girar o congelador. Sei que consigo ampliar um pouco o espaço entre a placa e o teto do frigobar. Não queria girá-lo, acho que vou fazer merda.

Acham que consigo fixar e passar as mangueiras por cima dele? de certa forma gelaria bastante as mangueiras e o tubo de cobre. Peço opiniões de quem já fez.

A imagem abaixo é o espaço que tem atualmente, é bem pequeno mais como disse consigo puxar um pouco pra baixo ainda.
Demorei? Demorei pra caralh* mais finalmente terminei meu projetinho.

Virei o congelador que não tinha virado acima com um puta cagasso de fazer merda mais deu certo! Instalei a torre com cano de cobre e revestimentos como no tópico diz.

Ficou top! Muito bom! Vale o investimento!

Obrigado pela ajuda de todos
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-06-13 at 13.29.12.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-13 at 13.29.12.jpeg
    22.3 KB · Views: 155
Demorei? Demorei pra caralh* mais finalmente terminei meu projetinho.

Virei o congelador que não tinha virado acima com um puta cagasso de fazer merda mais deu certo! Instalei a torre com cano de cobre e revestimentos como no tópico diz.

Ficou top! Muito bom! Vale o investimento!

Obrigado pela ajuda de todos
Que legal, tem como compartilhar o projeto?
O passo a passo e as peças utilizadas?
 
Que legal, tem como compartilhar o projeto?
O passo a passo e as peças utilizadas?
então,

Fiz o projeto com base nesse tópico mesmo. Segui quase que 100% apenas não achei os Te´s de cobre mais fiz as furações, revestimentos, fita metálica tudo igual. A torre comprei de um colega cervejeiro aqui tb.

Em relação ao passo a passo a quarentena me ajudou, muito tempo em casa.
Primeiro envelopei o frigobar com adesivos comprado no mercado livre
Segundo dobrei o congelador porém apenas desci ele e estava utilizando para fermentação e maturação além do serviço da breja
Terceiro foi ontem, dobrei e girei o congelador para que conseguisse furar o teto. Furei com brocas normais, não precisei de serra copo, vedei com fita aluminizada e revesti o cobre com espumas. Por fim fiz o teste com agua e estava perfeito.

Boa sorte e vai postando as dúvidas. Elas vão surgindo de acordo que vai fazendo.
 
Dúvida: o meu fica suando por baixo da Torre. Vc já testou pra ver se essa fita metálica realmente funciona e não deixa ele amanhecer "suado"???
Coloco -4°C pra gelar/guardar o kegde 20litros.
 
segue fotos do meu projetinho. Demorou mais saiu!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.15.42.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.15.42.jpeg
    23.7 KB · Views: 167
  • WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.13.28.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.13.28.jpeg
    27 KB · Views: 161
  • WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.10.52.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-15 at 16.10.52.jpeg
    44.8 KB · Views: 153
Alguém já utilizou o Cônsul CRC12CB de 117 litros???
Buenas! Eu consegui montar em um desses pra deixar dois barris KEGLAND (um de 19 e outro de 9 litros), com o cilindro de Co2 pra fora, SEM dobrar o congelador (como uso pra fermentar também, se dobrar, dependendo da gravidade da cerveja, ela congela). As temperaturas que tenho conseguido aqui no veranico Gaúcho são próximas de zero (vou mexer pra colocar alguns coolers pra aumentar a refrigeração interna, tendo em vista que o de 19 litros é gigante). Segue foto de como ficou
 

Attachments

  • IMG_20200618_170154.jpg
    IMG_20200618_170154.jpg
    36.9 KB · Views: 300
Eu acabei comprando um RE120 usado em excelente estado para usar como kegerator

Como minha ideia é no futuro reformar a casa e fazer uma área gourmet com bancada, vou deixar para furar e fazer a torre depois...

Para usar agora eu fiz esse esquema com um dos porta-latas e coloquei um cooler de recirculação! Ficou muito bom, gela extremamente rápido e se deixar no máximo, congela tudo.
 

Attachments

  • IMG_20200629_215444138.jpg
    IMG_20200629_215444138.jpg
    32.8 KB · Views: 278
Vendo o meu kegerator com controlador, cooler e pingadeira. Valor 500 reais. Sem a torre.
 

Attachments

  • 5C02A692-9A13-4005-949C-66366B2A18E4.jpeg
    5C02A692-9A13-4005-949C-66366B2A18E4.jpeg
    30.5 KB · Views: 284
  • 2CA3A435-903A-4456-B297-C1C76289D53A.jpeg
    2CA3A435-903A-4456-B297-C1C76289D53A.jpeg
    50.5 KB · Views: 274
  • F8CDBB38-376E-4E40-97AB-8A2ADF2666A5.jpeg
    F8CDBB38-376E-4E40-97AB-8A2ADF2666A5.jpeg
    50 KB · Views: 245
  • C70ECB23-3541-44E4-A0F6-2DB3FD550849.jpeg
    C70ECB23-3541-44E4-A0F6-2DB3FD550849.jpeg
    58.2 KB · Views: 241
Eu acabei comprando um RE120 usado em excelente estado para usar como kegerator

Como minha ideia é no futuro reformar a casa e fazer uma área gourmet com bancada, vou deixar para furar e fazer a torre depois...

Para usar agora eu fiz esse esquema com um dos porta-latas e coloquei um cooler de recirculação! Ficou muito bom, gela extremamente rápido e se deixar no máximo, congela tudo.

Eduardo, aonde você ligou o coller? ele é 110v?
 
Boa noite, acabei dobrando o freezer msm, na vdd deixei ele todo reto, ficou na parte toda de trás... pra deixar centralizado o furo... se não teria q colocar um furo muito pra frente.... esteticamente não iria ficar legal, por conta da Madeira (tampo da mesa), q fica em cima do frigobar.
Em relação onde cavei... passei uma manta térmica... essa q usa pra telhado... ficou bom
Opa Luciano, ficou bem legal. Tô querendo fazer com o meu frigobar tb, mas tô com dúvida em colocar o congelador na parte de trás. Teve muito problema ou ele vai de boa? Vlw
 
Bom dia Senhores. Quero agradecer a todos que de alguma forma me ajudou a montar meu Kegerator. Como parte do meu agradecimento, segue meu projeto. Espero que possa inspirar e ajudar outras pessoas.
Opa, tudo bem Ricardo. Estou fazendo um tb, me tira uma dúvida. Como vc isolou a porta depois de tirar a parte de plástico? E outra coisa, é fácil tirar a borracha, tem parafuso ou só encaixe? Vlw
 
Buenas! Eu consegui montar em um desses pra deixar dois barris KEGLAND (um de 19 e outro de 9 litros), com o cilindro de Co2 pra fora, SEM dobrar o congelador (como uso pra fermentar também, se dobrar, dependendo da gravidade da cerveja, ela congela). As temperaturas que tenho conseguido aqui no veranico Gaúcho são próximas de zero (vou mexer pra colocar alguns coolers pra aumentar a refrigeração interna, tendo em vista que o de 19 litros é gigante). Segue foto de como ficou

Oq vc fez com a parte interna saliente da porta?
 
tambem estou montando o meu, no meu caso eu preciso passar a tubulação de gás pelo lado direito, qual melhor lugar para furar sem ter risco de acertar alguma tubulação??
 

Attachments

  • Arquivo_002.jpeg
    Arquivo_002.jpeg
    34.9 KB · Views: 127
  • Arquivo_005.jpeg
    Arquivo_005.jpeg
    39.4 KB · Views: 130
Vocês conseguem boa temperatura de saida da Cerveja com esses Frigobares de 120L??
Cara, vi aqui mesmo no forum como fazer. Fiz uma tubulação de cobre onde passa a mangueira, ela gela e deixa mais gelado para servir. Serve na temp de artesanal. Não é aquelas estupidamente geladas, pq nem queremos assim deduzo eu
 
Fala confrades,

Nessa quarentena comecei meu tão sonhado KEGERATOR. Tenho um Consul 120 lts CRC12C que comprei para minhas brassagens e futuro Kegerator. Nesta semana comecei envelopando ele e dobrando o congelador.

Achei que seria um bicho de sete cabeças mais nos demos bem aqui. Frigobar a toda já fermentando uma Session IPA como verão nas fotos.

Gostaria de dicas dos próximos passos, quero colocar uma torre com 1 ou 2 saídas. Pensei em trazer do ALI porém como o dolar está nas alturas não sei se compensa a espera e custo. O que acham?

O que acham também de melhorias? opinem pra me ajudar. Abraços e segue fotos da odisseia que começou.

Obs: a chopeira foi só para enfeite. Estou vendendo quem interessar
olá! tenho um Crc12cb, deve ser igual ao seu. sabe me dizer onde é seguro furar pra passar o c02?
 
olá! tenho um Crc12cb, deve ser igual ao seu. sabe me dizer onde é seguro furar pra passar o c02?

tenho um desse modelo tambem, o meu furei atras, nas laterais acho que passa alguma tubulação pois esquenta bastante, mas se tiver que furar na lateral, eu furaria no mesmo local onde tem os conectores internos. Dentro do refrigerador, tem algumas peças plasticas, que seguram o congelador, se tivesse que furar nas laterais, seria no mesmo lugar onde estão essas peças.
 
tenho um desse modelo tambem, o meu furei atras, nas laterais acho que passa alguma tubulação pois esquenta bastante, mas se tiver que furar na lateral, eu furaria no mesmo local onde tem os conectores internos. Dentro do refrigerador, tem algumas peças plasticas, que seguram o congelador, se tivesse que furar nas laterais, seria no mesmo lugar onde estão essas peças.
opaaa! atrás tambem é uma boa, quando puder me manda foto ou me passa certinho onde vc furou, é que eu to cagado de medo pq já furei errado uma geladeira, kkkk
 

Latest posts

Back
Top