Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Recomendo o Frigobar 124L Midea MRC12B.

O freezer dele ocupa só uma parte do teto do frigobar, então não precisa girar, dá para fazer o furo direto.
 
Chopeira elétrica para um evento é muito legal, mas o esquema do kegerator além de ser mais barato é muito melhor pra mantar a cerveja refrigerada e fresca.

Queria montar uma espécie de chopeira elétrica mesmo. Ao invés de colocar os postmix dento do frigobar, eu estou querendo enrolar uma serpentina de uns 45 metros e deixar dentro dele. Mas não sei se congelaria se ficasse muito tempo sem retirar uma cerveja. E se caso tirasse muita cerveja ao mesmo tempo se ele aguentaria relar rápido o suficiente, para q não saísse quente.
Alguém do fórum já fez essa experiência compartilha aí.
 
Só pra constar, recebi minha Consul 120lts e foi bem tranquilo virar o congelador! Não estou com a bombona para fazer as medições mais no final de semana farei com certeza, agora oq me impressionou foi o desempenho dela estando ligada vazia! Olhem o antes e depois de virar o congelador com sensor no mesmo lugar e o termostato dela na posição máximo.
 

Attachments

  • 20190612_173700.jpg
    20190612_173700.jpg
    15.5 KB · Views: 387
  • 20190612_173632.jpg
    20190612_173632.jpg
    22.4 KB · Views: 384
  • IMG-20190613-WA0412.jpg
    IMG-20190613-WA0412.jpg
    27.1 KB · Views: 423
  • 20190613_204643.jpg
    20190613_204643.jpg
    29.5 KB · Views: 356
Excelentes projetos!!! Curioso quanto ao espaço interno dos frigobares. Queria botar um fermentasaurus dentro (aprox 85 de altura e 45 de diâmetro). Qual a dimensão interna do kegerator de vocês?
 
Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador

Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

[ame]

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
http://www.homebrewing.org/Tap-Handle-Insert-Nut_p_3596.html



Você tirou aqueles plásticos da porta ? Como fez pra remover a borracha ?
 
Fala, pessoal! Sou novo aqui. Tenho vontade de fazer um kegerator doméstico (apenas para extração) também, mas ainda estou na dúvida se um mini freezer não seria mais eficiente que um frigobar para gelar mais rápido a cerveja, por atingir temperaturas menores. Poderiam me esclarecer a quanto chega os frigorares em geral, após essa abertura do evaporador, em quanto tempo e qual a média de tempo para gelar a cerveja a uma temperatura de 2°, considerando a lotação máxima do frigobar? Preciso sanar essa dúvida. Obrigado.
 
Fala, pessoal! Sou novo aqui. Tenho vontade de fazer um kegerator doméstico (apenas para extração) também, mas ainda estou na dúvida se um mini freezer não seria mais eficiente que um frigobar para gelar mais rápido a cerveja, por atingir temperaturas menores. Poderiam me esclarecer a quanto chega os frigorares em geral, após essa abertura do evaporador, em quanto tempo e qual a média de tempo para gelar a cerveja a uma temperatura de 2°, considerando a lotação máxima do frigobar? Preciso sanar essa dúvida. Obrigado.

Nunca tive preocupação com tempo rsrsrs só sei que gela pacas o meu é feito com a consul 120L.... Se bobear congela tudo. (tem que usar controlador e calibrar) Se a tua preocupação é de não dar conta pode desencanar.... O meu fica regulado para 2 graus com 2 de variação e o compressor liga muito pouco.
 
Nunca tive preocupação com tempo rsrsrs só sei que gela pacas o meu é feito com a consul 120L.... Se bobear congela tudo. (tem que usar controlador e calibrar) Se a tua preocupação é de não dar conta pode desencanar.... O meu fica regulado para 2 graus com 2 de variação e o compressor liga muito pouco.

Entendi, Urso. E quanto tempo levaria, caso você ligasse seu kegerator totalmente abastecido, na temperatura ambiente, para que a temperatura da cerveja chegueasse a esses 2 graus?
 
Entendi, Urso. E quanto tempo levaria, caso você ligasse seu kegerator totalmente abastecido, na temperatura ambiente, para que a temperatura da cerveja chegueasse a esses 2 graus?

O meu deixei desligado... Este sábado por volta das 7h abasteci com 24 long neck e mais 8 pet de 1L, temperatura tava próxima a 24 graus, de noite quando voltei o termostato já apontava 4graus.... Domingo de manhã já tava desligado em 2.
 
Alguém que tenha foto com 2 post mix de 19 litros dentro pra postar? Quero ver se cabe pra poder iniciar o projeto e abandonar a geladeira
 
Só pra constar, recebi minha Consul 120lts e foi bem tranquilo virar o congelador! Não estou com a bombona para fazer as medições mais no final de semana farei com certeza, agora oq me impressionou foi o desempenho dela estando ligada vazia! Olhem o antes e depois de virar o congelador com sensor no mesmo lugar e o termostato dela na posição máximo.

Me tira uma duvida, tenho esse mesmo modelo de frigobar, para abrir o congelador você não precisou cortar as laterais do frigobar e nem um pedaço da chapa do congelador?

Alguém já retirou o plastico da prota e substituiu por um acrilico ou chapa de aluminio? Como fez para fixar?
 
Boa noite, acabei dobrando o freezer msm, na vdd deixei ele todo reto, ficou na parte toda de trás... pra deixar centralizado o furo... se não teria q colocar um furo muito pra frente.... esteticamente não iria ficar legal, por conta da Madeira (tampo da mesa), q fica em cima do frigobar.
Em relação onde cavei... passei uma manta térmica... essa q usa pra telhado... ficou bom

Oi Luciano, tudo bem ?

Cara, como foi o processo de cavar as laterais ? Usou estilete ou precisou de algo “mais forte” ? Foi tranquilo ?

Vou ter que fazer a mesma coisa aqui em casa, queria só saber de quem já fez pra entender a complexidade.

Abraço

Alessandro
 
Alguém chegou a furar a lateral do frigobar Eletrolux 120E? Li o tópico todo e não achei nada. Quero deixar o cilindro de gás fora pra caber 3 postmix, mas estou com bastante receio.
 
Alguém chegou a furar a lateral do frigobar Eletrolux 120E? Li o tópico todo e não achei nada. Quero deixar o cilindro de gás fora pra caber 3 postmix, mas estou com bastante receio.
Bom dia,

Não furei o meu pra evitar perda de temperatura (mesmo que mínima), bem como pra não precisar ficar desconectando as mangueira do cilindro toda vez que precisar recarregá-lo.

Além disso, acho importante confirmar se o espaço interno comporta 3 postmix, uma vez que o cilindro de co2 tem diâmetro menor que o do PM.
 
Bom dia,

Não furei o meu pra evitar perda de temperatura (mesmo que mínima), bem como pra não precisar ficar desconectando as mangueira do cilindro toda vez que precisar recarregá-lo.

Além disso, acho importante confirmar se o espaço interno comporta 3 postmix, uma vez que o cilindro de co2 tem diâmetro menor que o do PM.

Creio que a perda de temperatura não deva ser tão relevante. Esse frigobar chega a -2 fácil, se perder um pouco não deve impactar muito. E sobre recarregar o cilindro, me parece mais fácil desconectá-lo fora, do que tirar todos os postmix e desconectar as mangueiras do mesmo jeito.

Eu já testei e cabem todos lá dentro, pois são 2 de 10 litros (um deles é slim) e outro de 19 litros. :)
 
Last edited:
Creio que a perda de temperatura não deva ser tão relevante. Esse frigobar chega a -2 fácil, se perder um pouco não deve impactar muito. E sobre recarregar o cilindro, me parece mais fácil desconectá-lo fora, do que tirar todos os postmix e desconectar as mangueiras do mesmo jeito.

Eu já testei e cabem todos lá dentro, pois são 2 de 10 litros (um deles é slim) e outro de 19 litros. :)
Então não vejo problema.

Bom apenas se certificar de que não passam linhas de gás no lugar da furação (creio eu que nas laterais não passam, mas seria bom dar uma pesquisada).
 
Faz o seguinte, eu quando fiz o furo, foi de dentro para fora, primeiramente com uma serra copo vc faz um furo no plastico superficial pra tirar a primeira camada, depois passa uma chave de fenda pra tirar o isolante, é nesse momento que saberá se passa um cano de gás por ali e não corre o risco de furar. Depois termina de furar com a serra copo.

Outra coisa, eu utilizo uma mangueira pneumática aquelas azul, fiz um furo bem justo e não tem passagem de ar pelo furo, melhor coisa é controlar o gás pelo lado de fora, esses conector ball lock tem muita chance de vazamento, se vc deixar direto conectado uma hora irá perder todo seu gás, outra coisa é não precisar ficar abrindo a geladeira o tempo todo pra regular a pressão.

Alguém chegou a furar a lateral do frigobar Eletrolux 120E? Li o tópico todo e não achei nada. Quero deixar o cilindro de gás fora pra caber 3 postmix, mas estou com bastante receio.
 
Faz o seguinte, eu quando fiz o furo, foi de dentro para fora, primeiramente com uma serra copo vc faz um furo no plastico superficial pra tirar a primeira camada, depois passa uma chave de fenda pra tirar o isolante, é nesse momento que saberá se passa um cano de gás por ali e não corre o risco de furar. Depois termina de furar com a serra copo.

Outra coisa, eu utilizo uma mangueira pneumática aquelas azul, fiz um furo bem justo e não tem passagem de ar pelo furo, melhor coisa é controlar o gás pelo lado de fora, esses conector ball lock tem muita chance de vazamento, se vc deixar direto conectado uma hora irá perder todo seu gás, outra coisa é não precisar ficar abrindo a geladeira o tempo todo pra regular a pressão.
Obrigado, vou fazer exatamente isso. Creio que é a forma mais segura mesmo. :)

@fpaloski obrigado pelas respostas.
 
Só pra dar um feedback.
Fiz a furação como o @thiagodifoiz sugeriu e aparentemente deu tudo certo.
Para os interessados: meu frigobar é um Electrolux RE120. Eu baixei o congelador e fiz a furação na lateral esquerda, na altura do congelador. Deixei o furo bem justo, para passar somente a tubulação rígida de gás.
Mais tarde eu posto fotos pra auxiliar quem também precisar.
 
@gevaudan,
Tenho exatamente esse frigobar e tbm quero fazer um Kegerator.

A princípio pensei em deixar o cilindro de CO2 dentro mesmo, mas já vi alguns comentários que isso acarretaria algum problema relacionado a contração das moléculas em baixas temperaturas, o que causaria uma queda na pressão.

Se de fato isso é um problema eu não sei, pois em contramão já vi dezenas de projetos de Kegerator com cilindro dentro.

De qualquer maneira, as fotos do seu projeto ajudarão a criar mais material para quem tem as mesmas dúvidas como eu.

Obrigado desde já!
 
Só pra dar um feedback.
Fiz a furação como o @thiagodifoiz sugeriu e aparentemente deu tudo certo.
Para os interessados: meu frigobar é um Electrolux RE120. Eu baixei o congelador e fiz a furação na lateral esquerda, na altura do congelador. Deixei o furo bem justo, para passar somente a tubulação rígida de gás.
Mais tarde eu posto fotos pra auxiliar quem também precisar.
Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.
 
Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.

Ronaldo, prazer!
Você percebe algum efeito negativo por estar com ele dentro do frigobar, tirando o espaço que o cilindro ocupa?

Cheers!
 
Olha... tem pouco tempo que estou usando. O motivo principal para o furo que quero fazer na lateral é para ganhar espaço. Mas eu percebi que quando o cilindro gela o manometro passa a marcar uma pressão interna menor...
 
Olha... tem pouco tempo que estou usando. O motivo principal para o furo que quero fazer na lateral é para ganhar espaço. Mas eu percebi que quando o cilindro gela o manometro passa a marcar uma pressão interna menor...

Ah sim, é natural que o manômetro marque menos, pois as moléculas que compõem o gás tendem à contração quando em temperaturas baixas.

Mas realmente, o espaço que o cilindro ocupa acaba sendo grande.

Valeu pela resposta!!!!
 
Como não consegui um frigobar usado em bom preço na minha cidade tive que optar por uma geladeira pequena da consul, de qualquer forma irei mandar as fotos pra ter ideia de como fazer. Essas fotos são antigas, quando eu estava montando ainda, não tinha nem chego as torneiras.
Esse ano irei aprimorar, minha ideia entortar o congelador e empilhar mais 2 post mix de 10 litros, instalar mais 2 torneiras, trocar as mangueiras de silicone para mangueiras rígidas john guest, conectores engate rápidos tanto para ar, gás e no manifold.

Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.
 

Attachments

  • IMG_20171219_201305324-min.jpg
    IMG_20171219_201305324-min.jpg
    33.3 KB · Views: 217
  • IMG_20171219_201300192-min.jpg
    IMG_20171219_201300192-min.jpg
    39.7 KB · Views: 219
  • IMG_20171219_201234030-min.jpg
    IMG_20171219_201234030-min.jpg
    41.3 KB · Views: 208
  • IMG_20171219_201210907-min.jpg
    IMG_20171219_201210907-min.jpg
    30.2 KB · Views: 201
  • IMG_20171219_201205169-min.jpg
    IMG_20171219_201205169-min.jpg
    36 KB · Views: 192
Em anexo Fotos mais detalhadas.
 

Attachments

  • 20200123_071604.jpg
    20200123_071604.jpg
    22.8 KB · Views: 148
  • 20200123_071511.jpg
    20200123_071511.jpg
    14.2 KB · Views: 148
  • 20200123_071451.jpg
    20200123_071451.jpg
    13.9 KB · Views: 139

Attachments

  • IMG_20200123_193536198.jpg
    IMG_20200123_193536198.jpg
    41.7 KB · Views: 267
  • IMG_20200123_193436506.jpg
    IMG_20200123_193436506.jpg
    25.2 KB · Views: 255
  • IMG_20200123_193417836.jpg
    IMG_20200123_193417836.jpg
    48.7 KB · Views: 252
Eu acredito que se for um daqueles postmix de inox slim, igual ao meu que está na foto, só que de 5 litros, deva caber.
Mas preciso conferir a medida.
Cara, que legal, obrigado pelas fotos!
Isso já sana várias das minhas dúvidas.
Qual a medida dessa conexão rápida que vc usou para o CO2? Um lado é espigão?

Abs
 
Cara, que legal, obrigado pelas fotos!
Isso já sana várias das minhas dúvidas.
Qual a medida dessa conexão rápida que vc usou para o CO2? Um lado é espigão?

Abs
Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
 
Eu tilizo em minha chopeira John Guest 1/4 e nunca tive vazamento.

Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
 
Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
E os vazamentos que vc identificou estão nas conexões rápidas dos Dmfit? Ou na parte dos espigões? Pq achei legal sua ideia de deixar essa parte fixa e só conectar engate rápido, mas se gera vazamento já nãos sei se não vale deixar o furo mesmo e passar a mangueira trançada direto por ele.

Minha grande dúvida também é: Quando não estiver usando o CO2 na geladeira e estiver, por exemplo, maturando uma breja, como não perder temperatura por esse furo. Tem alguma ideia? Eu mesmo, por vezes vou tirar o cilindro pra usar em uma chopeira de gelo (aquela feitas com cooler).
 
E os vazamentos que vc identificou estão nas conexões rápidas dos Dmfit? Ou na parte dos espigões? Pq achei legal sua ideia de deixar essa parte fixa e só conectar engate rápido, mas se gera vazamento já nãos sei se não vale deixar o furo mesmo e passar a mangueira trançada direto por ele.
Estou ficando louco com os vazamentos. Ontem eu coloquei todas as conexões DMFIT debaixo d'água, pressurizei a linha e não identifiquei vazamento algum. Quando instalei tudo no kegrator, depois de 20 min a pressão tinha zerado no manômetro. :(
Com o tubo rígido eu identifico o vazamento já na água.

Minha grande dúvida também é: Quando não estiver usando o CO2 na geladeira e estiver, por exemplo, maturando uma breja, como não perder temperatura por esse furo. Tem alguma ideia? Eu mesmo, por vezes vou tirar o cilindro pra usar em uma chopeira de gelo (aquela feitas com cooler).
Hoje a noite eu tiro fotos do esquema que eu fiz pra resolver estas questões. Mas com apenas uma conexão DMFIT vc dá jeito nisso. Tem um terminal cego que você pode colocar no tubo que sai do furo.
 
Po
Estou ficando louco com os vazamentos. Ontem eu coloquei todas as conexões DMFIT debaixo d'água, pressurizei a linha e não identifiquei vazamento algum. Quando instalei tudo no kegrator, depois de 20 min a pressão tinha zerado no manômetro. :(
Com o tubo rígido eu identifico o vazamento já na água.


Hoje a noite eu tiro fotos do esquema que eu fiz pra resolver estas questões. Mas com apenas uma conexão DMFIT vc dá jeito nisso. Tem um terminal cego que você pode colocar no tubo que sai do furo.
Cara, sensacional. Se puder tirar fotos desse terminal cego agradeço. Assim eu toco finalizar esse projeto.

Abs
 

Attachments

  • IMG_20200129_191545554.jpg
    IMG_20200129_191545554.jpg
    19.4 KB · Views: 125
  • IMG_20200129_191519774.jpg
    IMG_20200129_191519774.jpg
    22.4 KB · Views: 134
  • IMG_20200129_191439926.jpg
    IMG_20200129_191439926.jpg
    27.5 KB · Views: 130
Back
Top