Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Alem da gelatina há algum outro meio factivel para clarificaçao ? Alguma tecnica de filtragem ?
 
Primeira vez que usei algum clarificante, no caso a gelatina. Segui à risca a técnica ensinada aqui e 50h depois (a 0,3º) engarrafei minha Wit com raspas de pokan. Funcionou perfeitamente.
Adotei a técnica.
:mug:
 
Alem da gelatina há algum outro meio factivel para clarificaçao ? Alguma tecnica de filtragem ?
Sim, varios... sugiro pesquisar a respeito de clarificantes e equipamentos de filtragem, pra vc poder decidir o que é mais intereasante no seu caso.
 
Sou iniciante, mas minhas primeiras levas ficaram muito opacas. Só pergunto mesmo por que as vezes tem algum filtro simples q resolve o problema, sem muita dor de cabeça.
 
Se fizer uma parada proteica na faixa dos 50° de 15 a 30 minutos e depois a sacarificação na faixa dos 67° não ajuda a melhorar a turbidez?

Pergunto pois li no How to Brew que maltes menos modificados podem se beneficiar disso e estou desconfiado que o Pilsen MalteAR se enquadra nesse caso, e talvez outros maltes nacionais também.

Resumindo, pode ter muita proteína de cadeia longa no mosto. Primeiro indício é a atenuação mais baixa que a esperada. Olha só como ficou minha belgian Blond:



Bem turva.

Agora estou com uma Stout no fermentador, e esta bem turva também. Nessa vou usar a gelatina.
 
Cara,

Isso tem cara de MUITO fermento em suspensão.... ou açúcar de cadeia grande que não foi convertido durante a sacarificação

Quando vc deixa as garrafas para refermentação, vc deixa elas em pé certo? quando vc coloca ela contra a luz, enxerga essa turbidez toda? ou é relativamente translúcida?
 
A minha Strong Golden Ale tambem ficou assim. Assim q carbonatar eu posto uma foto. E apos 7 dias de clarificacao o fermento foi todo para o fundo !
 
Scaranello, é um conjunto de fatores eu acho. A cerveja não atenuou o que deveria, mas ficou com uma espuma fantástica e muito encorpada (mais do que deveria).

Usei o fermento S-33 (2 saquinhos) que é famoso por não flocular bem. Escolha complicada pra uma primeira leva. Rsrsrs

Vou deixar maturando, essa foi pra ver como está, com apenas 7 dias de envase ainda tem chão pela frente.
 
É, isso ai nao é protein haze nao... maior cara de ser uma tonelada de fermento em suspensao, ou até mesmo amido mal convertido como disse o Scaranello.
 
Como disse, acho que são as duas coisas. Amido não creio que seja, foi feita mostura por 1 hora e meia na temperatura certa. Mas a cerveja não atenuou tudo que estava previsto.

Ficou 2 semanas no fermentador, depois mais 2 dias a zero grau antes do envase.

As garrafas estão paradinhas, na vertical, turvas assim mesmo ao olhar contra a luz e com uns 2mm de fermento depositado no fundo.
 
Como disse, acho que são as duas coisas. Amido não creio que seja, foi feita mostura por 1 hora e meia na temperatura certa. Mas a cerveja não atenuou tudo que estava previsto.

Ficou 2 semanas no fermentador, depois mais 2 dias a zero grau antes do envase.

As garrafas estão paradinhas, na vertical, turvas assim mesmo ao olhar contra a luz e com uns 2mm de fermento depositado no fundo.

Mas por que não atenuou direito, foi até quanto a FG? vc fez o teste do iodo depois da mosturação? E se não tinha atenuado até onde deveria, pq não deixou mais tempo no fermentador ou já tava ha tempo sem atividade?
 
Mas por que não atenuou direito, foi até quanto a FG? vc fez o teste do iodo depois da mosturação? E se não tinha atenuado até onde deveria, pq não deixou mais tempo no fermentador ou já tava ha tempo sem atividade?
FG de 1,016 SG. Era pra ter dado 1,012 pela previsão, mas ficou assim desde o fim da primária até o dia do envase. A cerveja ficou muito densa, o que me faz crer que tem um monte de proteína e de açúcares não fermentáveis.
 
FG de 1,016 SG. Era pra ter dado 1,012 pela previsão, mas ficou assim desde o fim da primária até o dia do envase. A cerveja ficou muito densa, o que me faz crer que tem um monte de proteína e de açúcares não fermentáveis.

Ela está com sabor muito doce?

A questão das proteínas não procede... a sua turbidez não é por proteína. Além do mais, nenhum mosto normal, que utiliza maltes normais, é excessivamente proteico a ponto de ser problemático, ou necessitaria mesmo de uma parada proteica.

A FG está sim alta, provavelmente ocorreu algo aí, ou tem açucar residual devido a algum problema de fermentação (conduçao de temperaturas equivocada, pitching rate inadequado, etc) ou vc tá com o termometro descalibrado e fez uma mosturação muito quente, não cito mais amido nao convertido pq vc está seguro de que não é.

1,016 é uma FG alta, mas nem tanto também. A imagem que vc postou indica excesso de levedura em suspensão, isso fará com certeza a sensação de corpo aumentar.

Acredito que conduzindo bem a fermentação, elevando a temperatura enquanto caminha pro final, fazendo com que ela atenue bem e depois deixando um tempo em baixas temperaturas ou até mesmo aplicando clarificantes, vc resolva essa questão nas próximas levas.

Nessa leva aí, o melhor que vc pode fazer agora é manter as garrafas geladas de pé e esperar o fermento decantar. E quando for servir, faça com cuidado e tudo o conteúdo de uma vez, pode ser numa jarra, pra não perturbar a levedura que provavelmente não ficará muito compacta no fundo.

Abraço
 
Ela está com sabor muito doce?

A questão das proteínas não procede... a sua turbidez não é por proteína. Além do mais, nenhum mosto normal, que utiliza maltes normais, é excessivamente proteico a ponto de ser problemático, ou necessitaria mesmo de uma parada proteica.

A FG está sim alta, provavelmente ocorreu algo aí, ou tem açucar residual devido a algum problema de fermentação (conduçao de temperaturas equivocada, pitching rate inadequado, etc) ou vc tá com o termometro descalibrado e fez uma mosturação muito quente, não cito mais amido nao convertido pq vc está seguro de que não é.

1,016 é uma FG alta, mas nem tanto também. A imagem que vc postou indica excesso de levedura em suspensão, isso fará com certeza a sensação de corpo aumentar.

Acredito que conduzindo bem a fermentação, elevando a temperatura enquanto caminha pro final, fazendo com que ela atenue bem e depois deixando um tempo em baixas temperaturas ou até mesmo aplicando clarificantes, vc resolva essa questão nas próximas levas.

Nessa leva aí, o melhor que vc pode fazer agora é manter as garrafas geladas de pé e esperar o fermento decantar. E quando for servir, faça com cuidado e tudo o conteúdo de uma vez, pode ser numa jarra, pra não perturbar a levedura que provavelmente não ficará muito compacta no fundo.

Abraço
Não diria muito, mas está doce sim e com gosto de fermento. Rsrsrs

Vai ficar lá guardada. Semana que vem abro outra pra ver como está o andamento.
 
Dois dias a frio antes de engarrafar é pouco.... da próxima vez deixe pelo menos uma semana.
 
Vou fazer minha primeira cerveja esta semana e ainda estou na fase de planejamento, por isso ando especulando tudo o que vejo e surgiu a seguinte dúvida referente ao uso da gelatina: se eu utilizar a gelatina e antes de engarrafar fazer o primming no fermentador, tem risco dos resíduos do fundo e a gelatina do fundo do fermentador subirem ao mexer a cerveja para misturar o primming?
 
falando em clarificantes comprei o tal biofine lá na brew market tinha pra vender alguém já utilizou ?
 
Vou fazer minha primeira cerveja esta semana e ainda estou na fase de planejamento, por isso ando especulando tudo o que vejo e surgiu a seguinte dúvida referente ao uso da gelatina: se eu utilizar a gelatina e antes de engarrafar fazer o primming no fermentador, tem risco dos resíduos do fundo e a gelatina do fundo do fermentador subirem ao mexer a cerveja para misturar o primming?

eu também , estamos no mesmo barco , tô lendo tudo que vejo aqui
 
Nunca utilizei gelatina, mas após ler todo esse tópico pretendo utiliza-la em uma leva que ainda está na fermentação primária. Pensei em fazer da seguinte forma:

7 dias de fermentação primária;
3 dias de fermentação secundária com adição de Dry Hopping;
2 dias de cold crash a 0 Cº;
3 dias de gelatina no fermentador a 0 Cº;
Após esses 15 dias irei embarrilar e maturar no barril.

O que acham do processo? Posso usar a gelatina depois do Dry Hopping? Pretendo fazer todo o processo sem trasfega.
 
Vou fazer minha primeira cerveja esta semana e ainda estou na fase de planejamento, por isso ando especulando tudo o que vejo e surgiu a seguinte dúvida referente ao uso da gelatina: se eu utilizar a gelatina e antes de engarrafar fazer o primming no fermentador, tem risco dos resíduos do fundo e a gelatina do fundo do fermentador subirem ao mexer a cerveja para misturar o primming?

"Fazer o primming no fermentador". Tu quer dizer misturar ele no fermentador pra depois passar pras garrafas? Se fazer isso tu precisa mexer bem a solução pra homogenizar, ao fazer isso com certeza vai levantar tudo que tu decantou com a gelatina e sujar toda a cerveja novamente, e pior ainda porque agora tem gelatina.

A melhor solução é colocar o primmimg em outro balde sanitizado e transeferir a cerveja com sifão ou algo assim nesse balde com cuidado sem turbulência, aí toda cerveja que vai entrando ja vai acabar misturando com a solução de primming que tu colocou, e os resíduos tu deixa no fundo no balde anterior
 
Vou fazer minha primeira cerveja esta semana e ainda estou na fase de planejamento, por isso ando especulando tudo o que vejo e surgiu a seguinte dúvida referente ao uso da gelatina: se eu utilizar a gelatina e antes de engarrafar fazer o primming no fermentador, tem risco dos resíduos do fundo e a gelatina do fundo do fermentador subirem ao mexer a cerveja para misturar o primming?

Sim...

Recomendo fazer como o Fagner colocou acima. Apenas uma ressalva com o "despejar" a cerveja, tem que transferir com bastante cuidado, mangueira no fundo do balde, pra evitar oxidação.
 
Sim...

Recomendo fazer como o Fagner colocou acima. Apenas uma ressalva com o "despejar" a cerveja, tem que transferir com bastante cuidado, mangueira no fundo do balde, pra evitar oxidação.

É, o despejar ali saiu por descuido hehe, editei a palavra. Eu coloco a mangueira bem sanitizada até o fundo do balde mesmo, causando o mínimo de turbulencia pra oxigenar o mínimo possível a cerveja.
 
Nunca utilizei gelatina, mas após ler todo esse tópico pretendo utiliza-la em uma leva que ainda está na fermentação primária. Pensei em fazer da seguinte forma:

7 dias de fermentação primária;
3 dias de fermentação secundária com adição de Dry Hopping;
2 dias de cold crash a 0 Cº;
3 dias de gelatina no fermentador a 0 Cº;
Após esses 15 dias irei embarrilar e maturar no barril.

O que acham do processo? Posso usar a gelatina depois do Dry Hopping? Pretendo fazer todo o processo sem trasfega.

Pessoal, alguma opinião/sugestão a respeito do meu post de ontem?
 
@Eduard, minha sugestão é, por tratar-se da primeira produção tenta fazer ela da forma mais simples possível, tomando cuidado com a limpeza, sanitização, quantidades de insumos, água de infusão, água de lavagem, recirculação, resfriamento e fermentação. Deixa para agregar técnicas mais avançadas quando tu já estiveres dominando, pelo menos razoavelmente, estes itens.
 
por isso que comprei um fermentador conico ao terminar a fermentação retiro a borra do fermento e faço nele mesmo o priming
 
Nunca utilizei gelatina, mas após ler todo esse tópico pretendo utiliza-la em uma leva que ainda está na fermentação primária. Pensei em fazer da seguinte forma:

7 dias de fermentação primária;
3 dias de fermentação secundária com adição de Dry Hopping;
2 dias de cold crash a 0 Cº;
3 dias de gelatina no fermentador a 0 Cº;
Após esses 15 dias irei embarrilar e maturar no barril.

O que acham do processo? Posso usar a gelatina depois do Dry Hopping? Pretendo fazer todo o processo sem trasfega.

Tá legal, só tiraria os "X dias" antes de cada passo, pra vc não ceder à tentação de pular uma etapa antes dela terminar, caso ela necessite de mais tempo do que vc estipulou (e isso ocorre com frequencia).

É tranquilo usar gelatina depois do dry hopping, mas nem sempre 3 dias são o suficientes nessa etapa também, depende muito de quanto fermento que tem em suspensão... quanto menos sedimento vc levar pro barril, melhor.

Abraço
 
zerosa

Realmente foi aceitar sua sugestão e simplificar mais as coisas agora no início para melhorar o aprendizado.

Por mais que não fosse a primeira cerveja, estou pensando que, como não tenho geladeira/freezer para refrigerar a cerveja e também não tenho um segundo balde para fazer o primming e engarrafar, seja melhor não usar a gelatina enquanto não resolver estes dois problemas.
 
Agradeço a tua ajuda, Tiago!

Sobre os dias, tentei quantitificá-los para ter uma ideia, mas sem dúvida cuidarei para a fermentação cessar antes de passar para as próximas etapas.

Sobre os dias de gelatina, quantos tu acha o ideal nesse caso? Como saberei quanto de fermento ainda está em suspensão?
 
Agradeço a tua ajuda, Tiago!

Sobre os dias, tentei quantitificá-los para ter uma ideia, mas sem dúvida cuidarei para a fermentação cessar antes de passar para as próximas etapas.

Sobre os dias de gelatina, quantos tu acha o ideal nesse caso? Como saberei quanto de fermento ainda está em suspensão?

Bom, vc pode retirar amostras e ver... Volto atrás no que eu disse dos 3 dias, na grande maioria das vezes 3 dias é o suficiente, então vc pode confiar no tempo e no processo. Pode esperar esse tempo e transferir, cuidando pra não agitar muito o balde, que vai dar certo.
 
Bom, vc pode retirar amostras e ver... Volto atrás no que eu disse dos 3 dias, na grande maioria das vezes 3 dias é o suficiente, então vc pode confiar no tempo e no processo. Pode esperar esse tempo e transferir, cuidando pra não agitar muito o balde, que vai dar certo.

Perfeito! Volto aqui para divulgar os resultados!

Muito obrigado!
 
Uma pergunta meia "besta", isso se faz ANTES de começar o processo de clarificação? (aquele que baixa a temperatura para perto dos 0ºC) Ou no final deste processo?
 
Moçada, então mesmo fazendo priming, vale a pena usar gelatina?
Rodrigo... depois do tópico em si, e de todas as mensagens que já falaram sobre a questão Gelatina vs. Priming.... o que ainda não ficou claro?

O que já foi falado aqui:

- Objetivo de usar gelatina => deixa a cerveja cristalina rapidamente
- Usar gelatina, e depois fazer priming => funciona, só que demora um pouco mais pra carbonatar

Fora isso..... qual é a dúvida?

Eu pergunto pq a questão de "valer a pena" é algo totalmente pessoal.... só fazendo, testando, e avaliando resultados é que cada cervejeiro vai avaliar para si mesmo se vale a pena ou não.

Abraço,
 
O que eu quis perguntar na verdade é se vale a pena passar a gelatina fazendo priming, pq a nova fermentação vai gerar slurry, e isso vai deixar a cerveja turva, tipo ao balançar no transporte. Não ficaria, p. ex. como uma ceva que tu envasasse por contrapressão, uma ceva bem cristalina e tal.. correto?
 
O que eu quis perguntar na verdade é se vale a pena passar a gelatina fazendo priming, pq a nova fermentação vai gerar slurry, e isso vai deixar a cerveja turva, tipo ao balançar no transporte. Não ficaria, p. ex. como uma ceva que tu envasasse por contrapressão, uma ceva bem cristalina e tal.. correto?
Não não... uma coisa é uma coisa, outra coisa... é outra coisa. Tu estás resumindo toda a turbidez da cerveja na questão do fermento, e não é só isso.

Turbidez que vai ser removida pela gelatina tem um MONTE de coisas junto. Priming na garrafa vai gerar só um pouco mais de fermento, e mesmo assim, pouquíssima coisa que flocula extremamente rápido e forma uma massa sólida no fundo.

Abraço,
 
Pelo que entendi então, usar a gelatina é um meio de acelerar o processo de clarificação, não necessariamente reduz esse tempo.
Irei tentar fazer isso na minha próxima brassagem.
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top