Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Pois é, o que acontecia comigo era o seguinte, fermentava naqueles galões da água, que o unico jeito de tirar a cerveja é sifonando. Então eu adicionava gelatina pra clarificar e na hora de transferir pro priming, por mais que vc cuide nunca quer deixar 3 litros de cerveja sobrando ali, então vem um pouco de fermento junto, que acaba formando uns grumos no funda da garrafa depois por causa da gelatina.

Não é como se a cerveja não continuasse clarificada, o primeiro copo ficava lindo (até postei uma imagem num desses tópicos sobre gelatina de uma cerveja que era exatamente assim), mas depois de servir o primeiro copo, o gás borbulhando dentro da garrafa fazia aquela sujeira levantar.

Depois que passei a usar bombonas com torneirinha pra fermentar isso nao aconteceu mais!

Qual a bitola da mangueira que vc usa para sifonar? Eu uso uma mangueira de 1/4', pois suga com menos força e praticamente não puxa qualquer sedimento.
 
O oxigênio que vc vai introduzir na cerveja transferindo de balde vai ser bem mais prejudicial ao aroma do lúpulo do que a levedura presente no balde...

Pensei nisso... mas vou fazer o teste. e comparar!
 
Qual a bitola da mangueira que vc usa para sifonar? Eu uso uma mangueira de 1/4', pois suga com menos força e praticamente não puxa qualquer sedimento.

Usava 3/8... agora é só na torneirinha.
Bem pensado, vc deve obter resultado melhores assim!
 
Foda é o tempo segurando esse troço kkkk
Eu as vezes penso em fazer um esquema com bóia pra poder agilizar outra coisa enquanto ocorre a trasfega. (shame on me lazy boy)
 
Foda é o tempo segurando esse troço kkkk
Eu as vezes penso em fazer um esquema com bóia pra poder agilizar outra coisa enquanto ocorre a trasfega. (shame on me lazy boy)

Mas tu ainda sifona?
 
Comprem um auto-sifão de 1/2 polegada. É o que eu uso. É MUITO rápido.
 
Sim =/
Acho que possa ser o posicionamento da torneira, mas parece q vem muita sujeira

Puts cara, a minha torneirinha fica uns 2 ou 3 dedos acima do fundo do fermentador, no inicio vem uma sujeira, dá pra descartar, mas o resto vem bonito...
 
Por isso que eu uso sifão, assim eu posso escolher quanto tirar, quando vem sujeira, etc, e usando o de 1/2 polegada, é super rápido.
 
Foda é o tempo segurando esse troço kkkk
Eu as vezes penso em fazer um esquema com bóia pra poder agilizar outra coisa enquanto ocorre a trasfega. (shame on me lazy boy)

Na verdade, uso uma presilha para segurar a mangueira na borda do fermentador,.. como minhas levas estão sempre separadas em 20L, consigo transferir em menos de 10 minutos.. é tempo de ir preparando outras coisas!
 
Muita gente tem dúvida sobre como exatamente utilizar gelatina para clarificar a cerveja depois da fermentação primária e secundária, então, aqui segue uma técnica que funciona perfeitamente.

1) Depois da fermentação primária e secundária, coloque o fermentador pra gelar o máximo que puder, até um limite de uns -0,5 graus eu diria (para estimular a turbidez gerada por proteínas que se coagulam a frio = chill haze)

2) Pegue gelatina sem sabor e sem açúcar. Use uns 12g pra cada 20 litros. Alguns pacotinhos vem com 12g, outros com 24g.

3) Ferva durante uns 15 minutos 200ml de água para cada 12g de gelatina que for usar.

4) Espere a água baixar pra uns 65 graus.

5) Misture a gelatina na água e mexa até dissolver completamente.

6) Corrija a temperatura para 65 se necessário (mas procure não passar disso, pois quanto mais alto, mais chance de desnaturar o colágeno).

7) Com a gelatina ainda quente, abra o fermentador, e faça um leve whirlpool na parte de cima do líquido com uma colher sanitizada.

8) Com a cerveja ainda girando, despeje a gelatina devagar, só um fiozinho, até despejar tudo. Não se preocupe se parte da gelatina se solidificar instantaneamente no líquido... é normal.

9) Depois de tudo despejado, misture mais um pouco com a colher sanitizada para homogeneizar tudo (só mais na parte de cima do líquido).

10) Feche o fermentador, coloque-o novamente no gelo, e 48 horas depois a cerveja provavelmente vai estar cristalina.

OBS: quando for envasar/embarrilar a cerveja, seja cuidadoso no transporte do fermentador, pois se balançar muito pode fazer levantar os resíduos do fundo e pedacinhos de gelatina.

A explicação pra usar gelatina quente no líquido frio é que, pela temperatura quente, a gelatina tende a ir para parte de cima do líquido, formando uma película homogênea, e então quando ela começa a baixar, vai levando tudo junto com ela, e caso a cerveja esteja numa temperatura propícia para formação de chill haze, essas proteínas acabam indo junto também.

Abraço,

Teu post foi top Guenther, só me surgiu uma dúvida, você já deve ter feito este processo várias vezes, então creio que vai poder me ajudar. Fazendo esta clarificação, afeta de algum modo na formação e retenção de espuma?
Tipo, vou fazer o primeiro teste em uma pilsner, ate ae beleza, pouca formação e retenção, mas e no caso de uma Belgian Blonde, Tripel, que são cristalinas e geralmente formam boa espuma e tem boa retenção também? É que nessas duas eu utilizo Aveia, será que prejudicaria?
 
Teu post foi top Guenther, só me surgiu uma dúvida, você já deve ter feito este processo várias vezes, então creio que vai poder me ajudar. Fazendo esta clarificação, afeta de algum modo na formação e retenção de espuma?
Tipo, vou fazer o primeiro teste em uma pilsner, ate ae beleza, pouca formação e retenção, mas e no caso de uma Belgian Blonde, Tripel, que são cristalinas e geralmente formam boa espuma e tem boa retenção também? É que nessas duas eu utilizo Aveia, será que prejudicaria?
Não faz diferença. Fizesse, o resto do mundo inteiro não usaria. :)

E algumas dessas belgas famosas pela espuma são inclusive centrifugadas para ficarem quase cristal.

Abraço,
 
Galera, minha IPA terminou a carbonatacao e resultado foi fantastisco. Limpida, cristalina. a unica coisa realmente foi a demora a mais na carbonatacao.
 
Ola pessoal, to chegando agora.... estou com uma belgian pale ale fermentando a 10 dias e esqueci de usar whirfloc....rssss .
Neste caso ao usar a gelatina devo fazer agora ou esperar mais para o final da fermentação que geralmente deixo ate atingir o FG desejado... mas com a sujeira toda ta difícil de medir...obrigado
 
Ola pessoal, to chegando agora.... estou com uma belgian pale ale fermentando a 10 dias e esqueci de usar whirfloc....rssss .
Neste caso ao usar a gelatina devo fazer agora ou esperar mais para o final da fermentação que geralmente deixo ate atingir o FG desejado... mas com a sujeira toda ta difícil de medir...obrigado

só no final, quando a cerveja estiver completamente pronta e gelada na fermentador...
 
Eu planejei manter ela maturando a 2 graus por 15 dias no balde. 3 dias antes de engarrafar coloquei a gelatina.
 
Segui esse manual da gelatina do guenther. Minha belgianblond fermentou 7 dias agora, sem purgar o fermento, coloquei a gelatina na bombona e a pus na geladeira pra maturar. Por quantos dias eu posso deixar maturando com a gelatina?
 
Segui esse manual da gelatina do guenther. Minha belgianblond fermentou 7 dias agora, sem purgar o fermento, coloquei a gelatina na bombona e a pus na geladeira pra maturar. Por quantos dias eu posso deixar maturando com a gelatina?

Uns 2 ou 3 dias pelo menos, o tempo máximo é indefinido...
Mas deixa entender, vc colocou a gelatina antes de gelar a cerveja?
 
Para quem quer usar gelatina e dry hop, qual se faz primeiro?
 
Para quem quer usar gelatina e dry hop, qual se faz primeiro?

O dry hopping é mais eficiente na secundária. Após isso, você gela e faz a clarificação com gelatina. Até porque se fosse fazer o contrário, a clarificação que foi feita com a gelatina poderia ficar prejudicada pela massa de lúpulo do dry-hopping.
 
Uns 2 ou 3 dias pelo menos, o tempo máximo é indefinido...
Mas deixa entender, vc colocou a gelatina antes de gelar a cerveja?

Sim, a cerva tava fermentando na temperatura ambiente. Eu devia ter posto a cerva pra gelar primeiro pra depois colocar a gelatina?
 
Sim, a cerva tava fermentando na temperatura ambiente. Eu devia ter posto a cerva pra gelar primeiro pra depois colocar a gelatina?

Sim... pra que ela formasse um filme sólido logo que entrasse em contato com a cerveja e carregasse a levedura pra baixo. Volte na primeira mensagem do tópico, é o 1º passo...

Mas ok, não quer dizer que não vá funcionar, talvez funcione...
 
Blz... vou colocar gelar hj...domingo coloco a gelatina e dia 09 engarrafar... ai posto o resultado... obrigado
 
Sim... pra que ela formasse um filme sólido logo que entrasse em contato com a cerveja e carregasse a levedura pra baixo. Volte na primeira mensagem do tópico, é o 1º passo...

Mas ok, não quer dizer que não vá funcionar, talvez funcione...

E se eu fizer o procedimento de novo agora q a cerveja ta gelada??
 
E se eu fizer o procedimento de novo agora q a cerveja ta gelada??

Acho que não tem problema... Ou vc pode deixar assim mesmo e ver como fica. Como a gente sempre gela a cerveja pra colocar a gelatina, não temos dados do quão efetiva ela é colocando na cerveja quente...
 
Tem como clarificar com gelatina em temperatura ambiente ou necessariamente precisa reduzir a temperatura a perto de 0 grau?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Falha minha, Bagualas, não tinha visto.

Bem, de qualquer forma, vou ver se tento um dia pra ver o que acontece, acho que na pior das hipóteses não acontece nada (ou estraga completamente a cerveja).

Assim que eu testar posto aqui.

Abraços!
 
Pessoal engarrafei a minha domingo. Ficou show, mas cuidado para não mexer o fermentador,
 
Botei a gelatina na cerveja em temp ambiente o resultado nao foi bom, a cerva continuou turva. Minha receita usei 5kg pilsen, 250 trigo, 250 aveia. Usei meio tablete de whirfloc pra uma leva de 19L.
 
O resultado a frio não tem comparação... é muito mais eficaz.
 
Bom dia moçada,

Nunca tinha utilizado tal tecnica, testei em 2 estilos:

German Pilsner = ficou quase 100% cristalina, deixei apenas 48h mas ficou show de bola.

Procedimento da German = após a fermentação deixei 2 dias em 0ºC para decantar o fermento e turvar ao maximo, purguei o fermento para lavagem, transferi para um balde e ja adicionei a gelatina, e deixei 2 dias. Fiz carbonatação forçada entao não notei diferença.

Belgian Blond Ale com aveia (200g) = ficou cristalina, porém num nivel menor, ficou muito bonita, acredito que dentro do estilo dela, mas talvez pelas proteinas da aveia, não ficou tão cristal como ficariam outras receitas sem a mesma.

Procedimento da Blond = a unica diferença foi que deixei 5 dias com a gelatina pelo fato de naturalmente ja ser mais turva. Carbonatação com 7.5g de açúcar em temperatura ambiente, em 5 dias ja chegou na carbonatação ideal mesmo eu deixando 5 dias de gelatina. Talvez pelo fato de ter utilizado WLP500 que é uma levedura de média-baixa floculação, ainda tenha permanecido uma quantidade suficiente de celulas na breja para fazer a refermentação.


Impressões:

Pra nós cervejeiros caseiros é uma técnica muito boa, facil de fazer e esteticamente traz otimos resultados.
 
minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...
 
só utilizei uma vez, 12 gramas para 20 litros, segui passo a passo as informações do Guenther e em 15 dias minhas garrafas estavam com carbonatação perfeita e cristalinas.
Pretendo usar sempre.
 
na minha opinião gelatina funciona mto melhor para carbonatação forçada.

ai já não sei mas ta ai o meu próximo investimento, chega de priming e depósito de levedura, a cerveja fica cristalina sem a gelatina, mas nem todo mundo que toma é cuidadoso como a gente, nos tratamos as cevas como crianças, o povo põe deitada, agita ai já era...
 
minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...

Olha deko, a minha na garrafa pegou normal, como disse logo a cima, a unica coisa que nao me agradou muito foi que a retenção da espuma foi baixa, mesmo utilizando aveia e fazendo repouso proteico, agora nao sei se foi por causa da gelatina ou algum errinho na minha brassagem. Vou tentar fazer de novo porem com menos dias de gelatina e ver se foi isso que interferiu. Só pra constar, voce deixou quantos dias na gelatina
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top