Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...

Relaxa man,vai carbonatar, eu faço com a gelatina e independente de ser com ou sem gelatina, sempre deixo pelo menos 14 dias carbonatando, é o ideal,não tenha pressa! rss
Quanto a retenção da espuma, ta perfeita. Apesar que por ser uma IPA ajuda.

Essa foi a ultima que fiz. uma American IPA
 

Attachments

  • IPA.jpg
    IPA.jpg
    52.8 KB · Views: 704
  • AIPA.jpg
    AIPA.jpg
    92.3 KB · Views: 669
  • IPA 1.jpg
    IPA 1.jpg
    166.2 KB · Views: 718
  • AIPA1.jpg
    AIPA1.jpg
    59.7 KB · Views: 737
Olha deko, a minha na garrafa pegou normal, como disse logo a cima, a unica coisa que nao me agradou muito foi que a retenção da espuma foi baixa, mesmo utilizando aveia e fazendo repouso proteico, agora nao sei se foi por causa da gelatina ou algum errinho na minha brassagem. Vou tentar fazer de novo porem com menos dias de gelatina e ver se foi isso que interferiu. Só pra constar, voce deixou quantos dias na gelatina

Deixei 2 dias a 0 grau, abri uma ontem em temperatura ambiente e tinha um pouco de gás vou dar mais uns dias para ela, mas não uso mais gelatina, fica igual sem usar.
 
Relaxa man,vai carbonatar, eu faço com a gelatina e independente de ser com ou sem gelatina, sempre deixo pelo menos 14 dias carbonatando, é o ideal,não tenha pressa! rss
Quanto a retenção da espuma, ta perfeita. Apesar que por ser uma IPA ajuda.

Essa foi a ultima que fiz. uma American IPA

Bah que linda parabéns, que creme hein, fiz uma munik dunkel com essa cor, show
 
olha ai a minha Golden ale, fico show....sem gelatina
 

Attachments

  • 10565035_252678684929974_4377061675347440539_n.jpg
    10565035_252678684929974_4377061675347440539_n.jpg
    83.9 KB · Views: 771
minhas experiencias com a gelatina não foram boas, minha penúltima leva de lager carbonatou bem já com uns 6 dias já dava pra beber e tudo, mas esta ultima que usei gelatina já fazem 7 dias e nem sinal de gás, digo nada mesmo, nadinha, to ficando preocupado nunca tinha me acontecido isso, será que foi a gelatina? se for acabei de perder 45 lts de ceva...

Tem q ter calma, tá fazendo uns dias frios aí, espera 4 semanas, se não tiver nenhum sinal de carbonatação, ainda assim não é motivo de desespero ou jogar tudo fora. Nesse caso, abra as garrafas e adicione um pouquinho de levedura.
 
olha ai a minha Golden ale, fico show....sem gelatina

Linda mesmo!


Com gelatina fica muito cristalina, essa IPA eu fiz com 5kg Pale Ale 2-Row, 4kg de Vienna e 1Kg de melanoidina, 350gr de Galaxy (entre lupalagem a quente e dry hopping), com essa combinação consegui uma característica que gostei e que foge um tanto do estilo, sabor do malte, mas pela alta concentração de lupulo conseguir deixa-la, tanto com sabor muito forte de lúpulo, quanto de malte.
 

Attachments

  • IPA.jpg
    IPA.jpg
    80.7 KB · Views: 714
Minha IPA fiz com galaxy tbm leomatos.

Utilizei gelatina após o dry hopping e foi incrível o resultado. O precipitado ficou muito compacto, uma massa de lúpulo e fermento bem denso no fundo, e o líquido bem cristalino.
Estava na dúvida se o lúpulo resultaria em muita turbidez.... mas com a gelatina levou tudo p baixo.

Show de bola! Semelhante a tua leomatos, um pouco mais escura mas cristalina tbm!
 
Deixei 2 dias a 0 grau, abri uma ontem em temperatura ambiente e tinha um pouco de gás vou dar mais uns dias para ela, mas não uso mais gelatina, fica igual sem usar.

Como assim fica igual, ela nao cristalizou?
 
Não percebi diferença entre usar gelatina e não usar, isso nesta pilsem que fiz, já é a 4 fez que repito a receita e só nesta usei gelatina e não percebi diferença.
 
Deixei 2 dias a 0 grau, abri uma ontem em temperatura ambiente e tinha um pouco de gás vou dar mais uns dias para ela, mas não uso mais gelatina, fica igual sem usar.
Se ficou igual... é pq usou gelatina errado. Com gelatina tu podes terminar a fermentação secundária, aplicar gelatina, e 2 dias depois ela tá cristal. Pra conseguir o mesmo sem gelatina, teria que esperar VÁRIAS semanas ou mais de mês com ela gelada.

Abraço,
 
Guenther, o uso da gelatina impossibilita a reutilização da levedura? Ou fazendo a lavagem da lama eu consigo separar a gelatina com as demais "sujeiras" da lama?
 
Vo te que discordar de você guenter, nas minhas pilsem sempre deixo 10 dias a 5 graus e 2 dias a 0 e consigo o mesmo efeito, nas minhas ale sim percebo que a eficiência da gelatina é maior.
 
Minha experiência com wb34/70 é 1 mês em laggering de 1 a 3ºC dá um resultado bom, dá pra identificar figuras através do copo, mas gelatina fica melhor.
 
É gelatina é bom, nas minhas ale sempre uso e continuarei usando, mas essa Lager que é a que mais fazo não usarei mais por não notar diferença, só no priming que com a gelatina demorou 18 dias pra fica boa, mas cada um com sua técnica, fóruns são justamente pra isso, pra trocar idéias e experiências, não para impor o que alguns acham certo goela abaixo dos outros. Grande abraço a todos.
 
Se ficou igual... é pq usou gelatina errado. Com gelatina tu podes terminar a fermentação secundária, aplicar gelatina, e 2 dias depois ela tá cristal. Pra conseguir o mesmo sem gelatina, teria que esperar VÁRIAS semanas ou mais de mês com ela gelada.

Abraço,

Guenther, bom dia!
cara, to com uma red ale fermentando ja a 3 semanas, iniciou a 17° durante 8 dias e baixei o máximo que meu freezer possibilita, sem desligar o termostato original.
Hoje vou passar pra outro fermentador, pra iniciar a ultima maturação e quero daqui a uns 5 dias usar o método de clarificação com a gelatina.
Porem se eu não desligar o termostato original do freezer (um desses de refrigerante com porta de vidro) ele chega no máximo a 4 graus. você acha que consigo atingir bons resultados com essa temperatura máxima? ou devo mesmo inativar o termostato e deixar somente o tic 17 ligado a 0° ?
Outra duvida só por curiosidade, poderia usar a gelatina logo depois da fermentação, sem tirar o fermento?

Abração e muito obrigado a tds do grupo!
 
Oi alangomes,

Não sei se vc já fez, mas se fez considere não fazer nas próximas levas a troca de fermentador, o contato com o ar não é condição ideal pra cerveja. Pode adicionar gelatina no mesmo em que fermentou sem problema algum. 4ºC resolve, talvez demore uns 2 ou 3 dias a mais só...

abraço!
 
Guenther, bom dia!
cara, to com uma red ale fermentando ja a 3 semanas, iniciou a 17° durante 8 dias e baixei o máximo que meu freezer possibilita, sem desligar o termostato original.
Hoje vou passar pra outro fermentador, pra iniciar a ultima maturação e quero daqui a uns 5 dias usar o método de clarificação com a gelatina.
Porem se eu não desligar o termostato original do freezer (um desses de refrigerante com porta de vidro) ele chega no máximo a 4 graus. você acha que consigo atingir bons resultados com essa temperatura máxima? ou devo mesmo inativar o termostato e deixar somente o tic 17 ligado a 0° ?
Outra duvida só por curiosidade, poderia usar a gelatina logo depois da fermentação, sem tirar o fermento?

Abração e muito obrigado a tds do grupo!



Brother, se tiver como inativar de forma facil, eu faria isso... quanto mais fria a cerveja (não pode deixar congelar) melhor, pois quanto mais frio, mais as proteinas que se coagulam com o frio, gerando turbidez, é o chamado chill haze.
E não tem a necessidade de transferir para outro fermentador, faz tudo em um só.
Fermentação primaria --> Fermentaçao secundária (descanço diacetil)--> Baixa pra 0º ou o mais proximo que conseguir --> coloca a gelatina... 2 a 3 dias vai ta possivelmete tudo decantando e cristalino (Tudo isso no mesmo fermentador)

Depois, só carbonatar!
 
Oi alangomes,

Não sei se vc já fez, mas se fez considere não fazer nas próximas levas a troca de fermentador, o contato com o ar não é condição ideal pra cerveja. Pode adicionar gelatina no mesmo em que fermentou sem problema algum. 4ºC resolve, talvez demore uns 2 ou 3 dias a mais só...

abraço!

Tiago,

uma dúvida, eu vou usar a partir de agora um ferm. cônico, a gelatina consigo purgar tranquilo ou ela pode entupir? Ou não preciso purgar e posso fazer o primming direto e engarrafar?

valeu.
 
Tiago,

uma dúvida, eu vou usar a partir de agora um ferm. cônico, a gelatina consigo purgar tranquilo ou ela pode entupir? Ou não preciso purgar e posso fazer o primming direto e engarrafar?

valeu.

Eu acho que não vai entupir... Ela ajuda na floculação, mas a quantidade que se usa não é tão grande que possa formar sólidos grandes. As vezes o que acontece no fermentador cônico pequeno é que o peso da cerveja em cima não é muito grande e se o slurry está bem compactado (mesmo sem gelatina) ele pode não descer somente por gravidade. Não sei se vc tem esse tipo de experiência...

Sobre purgar ou não eu não sei, tinha um fermentador cônico uma vez e desperdiçava muita cerveja fazendo a purga e nunca saía todo fermento. Fica a teu critério a forma como vc vai fazer, mas precisar purgar não precisa, se vc consegue tirar a cerveja de cima do fermento sem mexer nele tá ótimo.

Abraço.
 
Last edited:
Srs, muito obrigado!
ainda não transferi de fermentador e não o farei, usarei o mesmo! Show de bola pq iria fazer isso hoje mesmo!
Vou simplesmente adicionar a gelatina conforme o esquema do Guenther e deixar o mais próximo a 0° possível por uns 3 dias ou 4 dias, no final de semana engarrafo a leva!!

mais uma vez, obrigado Srs!!
 
Eu tenho um fermentador cônico e na última leva apliquei a gelatina.
A cerveja ficou simplesmente muito límpida. Só que ao retirar o fermentador da geladeira eu balancei um pouco e acabei levando alguma gelatina para as garrafas.
Eu estou querendo fazer o primming no fermentador tbm, mas se fizer depois da gelatina vai ser uma meleca só. Será que dá pra fazer o primming quando a ceva estiver a 0ºC e aplicar a gelatina pra envasar dali a 48 hs?
Ou então é melhor purgar a gelatina e depois fazer o primming?
Ou então ter um outro balde para receber a ceva depois da gelatina e fazer o primming nesse balde e envasar?
Abs.
 
Na minha opinião a gelatina é BEM mais EFICIENTE que o Biofine, mas em termos de eficácia, é igual.

Digo isso porque ambos deixam a cerveja cristal com o tempo, se bem utilizados.

No entanto, a forma de preparar o Biofine é muito mais trabalhosa que a gelatina, menos prática, e o resultado é mais demorado.

Ou seja, é mais eficiente usar gelatina porque vc prepara em 5 minutos e em 24-48 horas a cerveja fica cristal, mas o Biofine, mesmo sendo menos eficiente, tem a mesma eficácia.

Abraço,
 
Srs, usei a gelatina e o resultado foi show de bola, a breja ficou mto mais límpida e clara!
segui o post e as dicas de nao usar fazer a troca de fermentador e foi td blz!!
Uma leva de 62 garrafas de 660ml de uma red ale, logo posto fts!
abs!!
 
ontem a noite coloquei gelatina na cerveja como manda o procedimento. detalhe que a parte de cima do balde tava congelado.. mas quebrei o gelo e taquei-lhe pau!!

agora domingo envaso e veremos
 
Alguém ja usou gelatina em galao de agua mineral?
Fermento no galão e na hora de envasar transfiro pra um balde com o primming.
 
Não, mas em tese não há diferença nenhuma.

Abraço,
 
Comprei gelatina no Lamas, veio reembalada. Como não vai ser fervido nem sanitizado, não teria risco de contaminação? E o que sobrou no pacote, não tem mais risco ainda de contaminar até a hora que for usar?
 
Comprei gelatina no Lamas, veio reembalada. Como não vai ser fervido nem sanitizado, não teria risco de contaminação? E o que sobrou no pacote, não tem mais risco ainda de contaminar até a hora que for usar?

Acho MUITOOOO dificil contaminar uma gelatina, não tem o ambiente propicio a isso. E um duvida porque compra gelatina do lamas? Tem em qualquer supermercado. Uso esta:

283854-Gelatina-Royal-Incolor-Sem-Sabor-24g.jpg
 
E um duvida porque compra gelatina do lamas? Tem em qualquer supermercado.

Nem eu sei porque, mas estava mais barato que no mercado e quis aproveitar o pedido. Estou usando sem medo, só queria saber "cientificamente" :)
 
Last edited:
Comprei gelatina no Lamas, veio reembalada. Como não vai ser fervido nem sanitizado, não teria risco de contaminação? E o que sobrou no pacote, não tem mais risco ainda de contaminar até a hora que for usar?

Acho também improvável, pelo mesmo motivo que o Luz citou, gelatina não é um meio de energia facil pra procriar contaminantes, não tem açucar nem amido ali, além do mais vc vai esquentar ela até uns 70ºC, o que já ajuda a destruir qualquer coisa.

Também uso essa royal, ou até outras marcas de supermercado, já usei várias vezes meio pacote, selei com fita adesiva, guardei e depois reutilizei normalmente, sem nenhum problema, claro sempre sanitizando embalagem, tesoura que vai abrir o pacote, etc...
 
Olha, não me canso de usar a gelatina. Fica muito legal!!! Tenho seguido o procedimento e usado essa da
Royal.
 
Status
Not open for further replies.

Latest posts

Back
Top