Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Usei gelatina nas minhas últimas 2 levas e o resultado foi muito bom. Também não tive problemas na carbonatação. Fiz o primming com 5g/l e em 10 dias já estava carbonatada.
 
Pessoal, vi que as cervejas weissbier são um pouco turvas, mas queria saber se devo ou não fazer clarificar com gelatina esta cerveja que engarrafo domingo
 
Pessoal, vi que as cervejas weissbier são um pouco turvas, mas queria saber se devo ou não fazer clarificar com gelatina esta cerveja que engarrafo domingo

A Weiss tradicional é turva, mas também existem as Kristallweizen que são filtradas para ficarem límpidas.

Se você usar gelatina, vai obter uma Kristallweizen. Eu, pessoalmente, não usaria.
 
@crazydices na verdade a cerveja e tua e podes fazer o que tu quiser! Se tu quer a minha opinião eu não clarificaria , deixaria ela turba.
Faz parte do estilo.
Abraço
 
Valeu galera,
assim sei que cada um faz a cerva com o estilo e jeito que quiser, mas para uma tradicional weissbier vou seguir a dica ai e não usarei gelatina. ficará turva!! valeus
 
Galera esta é a última amostra que tirei da minha Helles.
ImageUploadedByTapatalk1416000261.111959.jpg

Abraço
 
Tenho uma dúvida. Uso galões de água mineral e não faço transfega entre a fermentação primária e secundária. Faço somente a transfega para outro balde para fazer o priming e depois com um sifão e válvula apropriada engarrafo. Nesse caso, eu poderia colocar a gelatina mesmo com espuma em cima e fermento no fundo do fermentador? Ou deveria transfegar para fazer esse procedimento e só depois engarrafar?
 
Tenho uma dúvida. Uso galões de água mineral e não faço transfega entre a fermentação primária e secundária. Faço somente a transfega para outro balde para fazer o priming e depois com um sifão e válvula apropriada engarrafo. Nesse caso, eu poderia colocar a gelatina mesmo com espuma em cima e fermento no fundo do fermentador? Ou deveria transfegar para fazer esse procedimento e só depois engarrafar?

Pode usar gelatina no fermentador primário sem problemas, eu sempre usei assim com ótimos resultados. Só tem que cuidar pra não levar fermento junto na hora de sifonar, acaba se perdendo um pouco de cerveja, isso é normal.

Mas veja sobre a espuma, normalmente ter espuma em cima da cerveja significa que ela está ainda fermentando. Não coloque gelatina a não ser que vc tenha certeza de que a fermentação já terminou e a cerveja está gelada.

Abraço
 
Pessoal, apenas para relatar um ocorrido e suas possíveis causas.

O que alguns relataram de ter solidificado a gelatina e formado grumos de gelatina na garrafa e até antes no próprio maturador aconteceu comigo. A cerveja está mais densa, quase uma gosma. bem estranho.
Fiz tudo certo 0,6gr/l - 10x água. Fervi 15 min a água, baixei para 60c° dissolvi a gelatina ficando a temp 50c°, voltei ao fogo para corrigir e voltar a 63c° ( tudo com termômetro),
Quando abri o maturador alguns cristais de gelo estavam se formando na superfície, agitei e cuidadosamente derramei a gelatina a 63c°.

Pesquisando, a única causa que me acredito que seja causadora desse problema é essa grande diferença de temperatura da cerveja (0c°) com a gelatina (63c°). O que vocês acham?
 
Sempre que usei gelatina deu certo. Mas na última vez aconteceu o mesmo comigo. A gelatina solidificou mas não decantou. Ficaram alguns grumos boiando, tipo uma gosma mesmo. Fui verificar e a gelatina estava vencida. Essa foi a única vez que usei gelatina e tive problemas.
 
Estranho... nunca ocorreu comigo e não parece fazer muito sentido que ela não decante. Mas ela não forma uma coisa tão pesada assim no fundo, então ja me ocorreu de, por sifonagem, levar junto coisas pro priming e ficar extremamente feio na garrafa. Servindo bem 1 copo o resto ficava com aparencia nojenta.
 
Estranho... nunca ocorreu comigo e não parece fazer muito sentido que ela não decante. Mas ela não forma uma coisa tão pesada assim no fundo, então ja me ocorreu de, por sifonagem, levar junto coisas pro priming e ficar extremamente feio na garrafa. Servindo bem 1 copo o resto ficava com aparencia nojenta.

O estranho é que na minha não ficou bolas de gelatina. Parece que dissolveu tudo na cerveja deixando ela bem mais "densa" parecendo quase um musse. Agora está no postmix carbonatando, vamos ver se consigo beber :)
 
O estranho é que na minha não ficou bolas de gelatina. Parece que dissolveu tudo na cerveja deixando ela bem mais "densa" parecendo quase um musse. Agora está no postmix carbonatando, vamos ver se consigo beber :)

Fiquei com medo de fazer essa técnica da gelatina e perder minha leva...
 
Fiquei com medo de fazer essa técnica da gelatina e perder minha leva...

Medo desnecessário. Nunca tive problemas com gelatina. É o clarificante mais prático e eficiente pro homebrewer.
 
No meu caso, estou fermentando em galão de água (20 lts) e não terei como mexer a parte superior do mosto. Vou preferir não clarificar e deixar pra fazer isso quando estiver em outro fermentador.
 
No meu caso, estou fermentando em galão de água (20 lts) e não terei como mexer a parte superior do mosto. Vou preferir não clarificar e deixar pra fazer isso quando estiver em outro fermentador.

Faça como desejar, uma cerveja não clarificada não tem defeito nenhum!

Mas só pra acrescentar pra vc, eu usei galão da água por muito tempo e usava gelatina nele, sem mexer. Hoje uso bombona e nunca coloquei uma colher dentro do mosto pra mexer a gelatina, não é necessário, a gelatina quente se espalha pela superficie e faz seu trabalho sozinha.

Abraço
 
Essa técnica é somente para baldes certo: Ou é usado no Fermentador Conico tb?
 
Para qualquer fermentador.
Quando tinha fermentador cônico usava normalmente.
 
ja fermentei e passei pro maturador hj, posso usar a técnica tb? ou é só no fermentador que da certo?
 
ja fermentei e passei pro maturador hj, posso usar a técnica tb? ou é só no fermentador que da certo?

Pode... tanto faz se vc usa no mesmo recipiente ou num recipiente secundário... o resultado será aproximadamente o mesmo.

Abraço
 
Eu seria até mais radical e diria exatamente o mesmo. :)
 
E ai galera, segui exatamente o processo descrito pelo @guenther e obtive o resultado abaixo.

Essa foi minha primeira brassagem, fermentação e maturação no mesmo fermentador. Clarificação também.

Fiquei muito satisfeito com o resultado! O que acharam??

Abraços!
 

Attachments

  • IMG_20141122_103157_955.jpg
    IMG_20141122_103157_955.jpg
    85.2 KB · Views: 468
  • IMG_20141201_212657_258.jpg
    IMG_20141201_212657_258.jpg
    90.2 KB · Views: 509
Quais temperaturas, da clarificação?

Temperaturas na hora de fazer a gelatina. Ferver - resfriar a 60-65 - solubilizar a gelatina - corrigir a 65 se necessário.

Engraçado que testei a gelatina 3 vezes (1º muito certo, uma apa com dryhopping que ficou absurda, tanto em sabor como absurdamente cristalina, filtrada mesmo ( com us05 e gelatina da dr oetker), na 2° tentativa deu muito errado, ficou muito turva e bem mais densa (creme), bastante fermento em suspensão, parece que a gelatina fez o contrario não deixa o fermento decantar, mantendo ele suspenso (com us-05 e gelatina do lamas) e agora na 3º tentativa ainda esta no lagering (terceiro dia depois da gelatina a 1cº) mas em provas parece não estar cristalina (T-58 com gelatina da dr oetker). Isso esta me quebrando a cabeça pois em todos os casos o procedimento foi o mesmo. Não consigo entender pq na primeira tentativa o resultado foi espetacular e nas outras foi tão frustrante.
 
Temperaturas na hora de fazer a gelatina. Ferver - resfriar a 60-65 - solubilizar a gelatina - corrigir a 65 se necessário.

Engraçado que testei a gelatina 3 vezes (1º muito certo, uma apa com dryhopping que ficou absurda, tanto em sabor como absurdamente cristalina, filtrada mesmo ( com us05 e gelatina da dr oetker), na 2° tentativa deu muito errado, ficou muito turva e bem mais densa (creme), bastante fermento em suspensão, parece que a gelatina fez o contrario não deixa o fermento decantar, mantendo ele suspenso (com us-05 e gelatina do lamas) e agora na 3º tentativa ainda esta no lagering (terceiro dia depois da gelatina a 1cº) mas em provas parece não estar cristalina (T-58 com gelatina da dr oetker). Isso esta me quebrando a cabeça pois em todos os casos o procedimento foi o mesmo. Não consigo entender pq na primeira tentativa o resultado foi espetacular e nas outras foi tão frustrante.

Rafael,

Pode usar o termômetro pra controlar a temperatura da água, se vc quiser, só sanitize bem o termômetro. É uma garantia que vc terá de que está fazendo da forma certa.

De qualquer forma, acho estranho que tenha dado errado sua segunda vez. mesmo que estivesse fervendo a água e desnaturasse toda a gelatina, não faria efeito contrário, apenas não faria efeito. As vezes uma contaminação bacteriana também pode ser responsável por alta turbidez. Ou a turbidez que está ocorrendo pode não ser levedura também e sim outro fator que a gelatina talvez não corrija... como amido não convertido talvez. Aconteceu recentemente comigo também que sifonei uma mini-leva clarificada com gelatina pro postmix e veio bastante sujeira, a leva permanece turva, provavelmente pela quantidade de sujeira no fundo do barril... Estou tentando apenas levantar algumas hipóteses pro seu insucesso além do não-funcionamento da gelatina, que acho menos provável...

Abraço
 
A gelatina pode ser de baixa qualidade, ou estar "estragada" por acondicionamento ruim, etc.

Conheço casos onde a aplicação de gelatina não funcionava de jeito nenhum..... no final das contas, era a gelatina que havia sido comparada "a granel" por ser mais barata, e que tinha algum problema (talvez pouco colágeno). O cara foi lá, comprou gelatina normal do mercado, e funcionou perfeito.

Abraço,
 
É isso mesmo @Guenther

Pensei a mesma coisa!

Eu sempre usei, sempre tive resultados incríveis. Sempre comprei de mercado normal, a Royal clássica. Pacotinho de 12g

Minha útilma cria, postei no tópico sobre Bry (fermento)

24 horas de cold crash apenas e 48 horas de gelatina

Edit: num ta tão cristal na foto porque tá ruim mesmo (a foto)
 

Attachments

  • WP_20141216_004.jpg
    WP_20141216_004.jpg
    121 KB · Views: 435
Algum problema na brassagem, tipo filtragem ineficiente, aonde levasse algumas cascas e "farelo" da moagem para fervura poderia interferir?
 
@rafaeldb

Eu acredito que não importa o tanto de partículas sólidas que tenha ido pro balde de fermentação, proveniente de má recirculação e filtragem. Se você movimentar o balde apenas o mínimo para tirar da geladeira pra aplicar a gelatina e voltar, com muita cautela mesmo, e depois de o tempo mínimo de atuação.... drenar a cerveja do balde pro envase, com o mesmo cuidado.... sem tombar, movimentar, etc....... o trub, fermento e partículas sólidas ficam no fundo.

edit: detalhe.... é extremamente importante deixar a fermentação terminar completamente....
 
Normalmente a gelatina dará conta mesmo assim... mas não é boa prática levar sólidos pra fervura, procure evitar se possível.
 
vou dar um up...

li o topico, mas nao vi a resposta de minha duvida...

24h da um resultado satisfatório??
vou engarrafar amanha...

terei problemas??
 
Não sei te responder... qdo fiz esperei 3 dias...se VC fez direito acho q não dará pau
 
Quanto mais dias esperar, melhor.

No geral, 2 dias são suficientes, mas já fiz várias vezes com 1 dia só.
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top