Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Pelo que entendi então, usar a gelatina é um meio de acelerar o processo de clarificação, não necessariamente reduz esse tempo.
Irei tentar fazer isso na minha próxima brassagem.
Ué... se acelera a clarificação, reduz o tempo.
 
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?

Se o objetivo é a aparência da cerveja e você consegue o resultado de 1 semana em 2 dias com gelatina(exemplo aleatório) e esse é o resultado que você quer, não.
 
cream ale clarificada com gelatina.
Recomendo 72H 0,5-1° p precipitar bem.
 

Attachments

  • Cream Ale.jpg
    Cream Ale.jpg
    155.4 KB · Views: 478
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?
Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,
 
Pessoal, vou usar gelatina pela primeira vez na minha Nelson IPA, deixei 3 dias entre 0-0,5 graus, e hoje a noite vou colocar a gelatina, porém quando dei uma espiada no balde hoje ainda vejo muito lúpulo em suspensão (fiz DH com 50 gramas em pellets, sem saco).

Pergunta apra os mais experientes: preciso esperar mais para ver se esse lúpulo em suspensão desce ou já posso usar a gelatina assim mesmo? Depois de aplicada a gelatina vou esperar mais 48 horas para colocar no postmix.

Obrigado.
 
A gelatina vai tirar boa parte desse lúpulo em suspensão, mas se possível espere mais uns dois dias pra ajudar na decantação.
 
Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,

Ahh bom, agora entendi direito. Valeu Guenther.
 
Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.
 
Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.

Já pensei nessa possibilidade também. Nunca ouvi falar, mas acho que seria uma experiência interessante, se vc se animar a testar seria bem legal.

Se não me engano, o biofine é uma alternativa comercial 'vegan' pra esse propósito também.

Abraço
 
Ok, Tiago. Estou com três baldes de APA com DH agora. Em um deles vou utilizar ágar. Provavelmente seja só uma questão de proporção o que o diferencia da gelatina comum. No dia 30 iremos engarrafar. Anoto o procedimento e compartilho junto com o resultado que obtivemos.

Abs.
 
É aconselhável utilizar a técnica da clarificação com gelatina em uma Stout?
 
Olá amigos,

depois das 48 horas com gelatna a 0 grau, como devo proceder para engarrafar? Tenho um balde alimenticio 25 litros com torneira no fundo, devo engarrafar direto da torneira mesmo? Ou devo trocar de balde de algum outro jeito?

Grato!

Salud!
 
Uma coisa que tem me incomodado é a borra que forma no fundo da garrafa... que acaba caindo em pedaços no último copo servido.

tem como evitar isso?

Uso a gelatina 48 horas antes do envase e mantenho a 0ºC nesse tempo
 
Uma coisa que tem me incomodado é a borra que forma no fundo da garrafa... que acaba caindo em pedaços no último copo servido.

tem como evitar isso?

Uso a gelatina 48 horas antes do envase e mantenho a 0ºC nesse tempo

Mantém mais um ou dois dias no fermentador pra compactar melhor e cuida bastante na hora de fazer a transferência pro recipiente de priming, pra que não vá nada de lama junto. Aí não vai mais dar isso.

Abraço
 
Olá amigos,

depois das 48 horas com gelatna a 0 grau, como devo proceder para engarrafar? Tenho um balde alimenticio 25 litros com torneira no fundo, devo engarrafar direto da torneira mesmo? Ou devo trocar de balde de algum outro jeito?

Grato!

Salud!

troca pra outro balde, mistura com o priming e envasa.
o procedimento não muda em nada de um envase tradicional, a única diferença é que no balde da fermentação vai ter gelatina junto da lama
 
Obrigado amigo!

Fiquei na dúvida achando que talvez a camada de gelatina passasse da altura do furo da torneira!

Obrigado mesmo!
 
Obrigado amigo!

Fiquei na dúvida achando que talvez a camada de gelatina passasse da altura do furo da torneira!

Obrigado mesmo!
Eu prefiro usar sifão sempre... independente da gelatina ou qualquer outra coisa. Isso me permite ter domínio total sobre qual líquido eu estou pegando. Normalmente começo com o líquido bem de cima... e vou abaixando manualmente, e olhando atentamente para ver se estão vindo resíduos ou não.

Torneirinha só serve pra tirar amostra, na minha opinião.

Abraço,
 
Opa, obrigado pela explicação cara!

Ainda não tenho um sifão, vou compra-lo em breve!

Obrigado pelo feedback sempre!

Salud!
 
"
Muita gente tem dúvida sobre como exatamente utilizar gelatina para clarificar a cerveja depois da fermentação primária e secundária, então, aqui segue uma técnica que funciona perfeitamente.

1) Depois da fermentação primária e secundária, coloque o fermentador pra gelar o máximo que puder, até um limite de uns -0,5 graus eu diria (para estimular a turbidez gerada por proteínas que se coagulam a frio = chill haze)"

Pergunto: este procedimento pode ser feito depois da maturação (15 dias a 0,0ºC)??
 
"
Muita gente tem dúvida sobre como exatamente utilizar gelatina para clarificar a cerveja depois da fermentação primária e secundária, então, aqui segue uma técnica que funciona perfeitamente.

1) Depois da fermentação primária e secundária, coloque o fermentador pra gelar o máximo que puder, até um limite de uns -0,5 graus eu diria (para estimular a turbidez gerada por proteínas que se coagulam a frio = chill haze)"

Pergunto: este procedimento pode ser feito depois da maturação (15 dias a 0,0ºC)??


Sim, tranquilo. Normalmente se faz depois de alguns dias a 0 grau, mas vai da preferência do cervejeiro, como achar melhor pra própria cerveja.
 
Rapaz, fiz meu primeiro teste com sifão (simples, não foi o auto-sifao) em cerveja hoje, e fiquei bem contente com resultado. Ficou pouquíssimo líquido acima da lama. A cerva ficou bem clarificada mesmo! Vale a pena aprender e dominar a técnica, e talvez comprarei um auto sifão breve, e aposentarei as torneiras.
 
Não sei com que facilidade vocês encontram gelatina sem sabor na cidade de vocês, mas ralei para achar dois pacotes aqui em Brasília.
Nunca tinha reparado mas nos supermercados so tem as gelatinas com sabor e zero açúcar...

De toda forma estou com os ingredientes e espero fazer nesse final de semana um teste com a gelatina. Depois posto os resultados.
 
Não sei com que facilidade vocês encontram gelatina sem sabor na cidade de vocês, mas ralei para achar dois pacotes aqui em Brasília.
Nunca tinha reparado mas nos supermercados so tem as gelatinas com sabor e zero açúcar...

De toda forma estou com os ingredientes e espero fazer nesse final de semana um teste com a gelatina. Depois posto os resultados.
Bom Thiado, aqui ao menos encontro com bastante facilidade. Talvez nao tenha na quitanda da esquina mas qqer mercado maior no bairro tem até porque é muito usado na culinária.
 
Gelatina sem sabor se encontra com muita facilidade em lojas de produtos naturais e em lojas para confeiteiros! Se vende a granel e é mais barato que no mercado!
 
2) Pegue gelatina sem sabor e sem açúcar. Use uns 12g pra cada 20 litros. Alguns pacotinhos vem com 12g, outros com 24g.

Segue essa proporção como regra?
12g = 200 ml = 20 litros de cerveja
24g = 400 ml = 40 litros de cerveja

Este forum é muito bom! Estou aprendendo bastante coisa. Muito Obrigado.
 
Segue essa proporção como regra?
12g = 200 ml = 20 litros de cerveja
24g = 400 ml = 40 litros de cerveja

Este forum é muito bom! Estou aprendendo bastante coisa. Muito Obrigado.
Não tem uma regra... mas é uma boa proporção a se seguir.

Eu particularmente vario a dosagem conforme a aparência da cerveja... entre 0,5 a 1g por litro nos casos mais drásticos (cerveja extremamente turva, muito dry-hopping, etc).

Abraço,
 
Não tem uma regra... mas é uma boa proporção a se seguir.

Eu particularmente vario a dosagem conforme a aparência da cerveja... entre 0,5 a 1g por litro nos casos mais drásticos (cerveja extremamente turva, muito dry-hopping, etc).

Abraço,

Fala Guenther ! Decidi que não sou mais iniciante. Coloquei cacau em pó na minha stout e virou um nescauzão. então te pergunto: esse cacau vai solubilizar ou terei que aplicar a gelatina em cima dessa "lama" de chocolate ? Uso 1 g/L por ser mais drastico ?
valeu !
 
Hehehe... cara, vou te responder a mesma coisa que antes..... vai limpar? Vai. Quanto tempo? Ninguém sabe... isso depende de 800 mil fatores.

Eu, sem a mínima dúvida, usaria gelatina... pois num caso assim só há vantagens. Vai deixar a cerveja limpa em pouquíssimo tempo, e pronto.

Como eu disse, eu costumo usar entre 0,5 e 1g. Você tem que decidir quanto vai usar.... escolha uma medida, e use.

Entenda que eu estou te dando uma base, uma faixa de escolha.... mas enquanto não começar a tomar a decisão final.... nunca vais aprender a... tomar decisões finais. :)

Veja.... como eu aprendi a usar gelatina? Pesquisei em 800 mil sites, fiz uma média das indicações de vários...... decidi usar uma e....... USEI! Não perguntei pra ninguém quanto eles achavam.... simplesmente fiz pra eu mesmo descobrir no fim das contas o que eu acho ruim, e o que eu acho bom.

Abração,
 
Guenther, você já fez o teste de colocar a cerveja no postmix, fazer o processo que você descreveu com a gelatina e depois purgar o trub pela linha sob pressão?
 
Guenther, você já fez o teste de colocar a cerveja no postmix, fazer o processo que você descreveu com a gelatina e depois purgar o trub pela linha sob pressão?

Cara, aplicando a gelatina no balde fermentador, mesmo que vá um pouco de sujeira para o postmix, enquanto você espera esses 7-10 dias para a carbonatação forçada tudo vai decantar e sair purgado no primeiro copo.

Pelo menos comigo é assim, o primeiro copo do postmix sempre vem "lameado" e eu jogo fora.
 
Fala Guenther ! Decidi que não sou mais iniciante. Coloquei cacau em pó na minha stout e virou um nescauzão. então te pergunto: esse cacau vai solubilizar ou terei que aplicar a gelatina em cima dessa "lama" de chocolate ? Uso 1 g/L por ser mais drastico ?
valeu !

Acabei de fazer uma porter com 12g/l de cacau 100% em pó. Envasei com duas semanas de clarificação a 1C. Estava muito limpa e o musse derretido de chocolate todo no fundo da bombona..
 
Acabei de fazer uma porter com 12g/l de cacau 100% em pó. Envasei com duas semanas de clarificação a 1C. Estava muito limpa e o musse derretido de chocolate todo no fundo da bombona..

Vou tentar dar uns 7 dias de clarificação a 0,5ºC, se tiver clara, eu desencano da gelatina. Vou deixar pra tentar a tecnica na proxima brassagem, uma session IPA com duplo dry hopping .
 
Fiz uma double IPA e usei gelatina na maturação seguindo exatamente as instruções do fórum.

Quando fiz a trasfega para o envase, me animei bastante com a limpidez da cerveja e joguei a solução de primming (7g/l) e coloquei as garrafas a 20 graus na geladeira com temperatura controlada.

Na quinta feira fizeram 10 dias e eu abri uma garrafa e para minha surpresa a carbonatação ainda estava muito fraca.

Hoje fazem 14 dias e a situação permanece a mesma. Gostaria de sugestões do que devo fazer.

1. Acrescento levedura? Se essa for a opção precisaria de ajuda para saber quanto devo acrescentar e se preciso também acrescentar mais primming.

2. Estou com post mix e o cilindro de CO2. Posso abrir todas as garrafas passar tudo com cuidado para evitar o máximo de oxidação possível? Caso positivo, como vocês recomendariam fazer isso? Um sifão não entra no gargalo da garrafa.

Abcs!
 
Fiz uma double IPA e usei gelatina na maturação seguindo exatamente as instruções do fórum.

Quando fiz a trasfega para o envase, me animei bastante com a limpidez da cerveja e joguei a solução de primming (7g/l) e coloquei as garrafas a 20 graus na geladeira com temperatura controlada.

Na quinta feira fizeram 10 dias e eu abri uma garrafa e para minha surpresa a carbonatação ainda estava muito fraca.

Hoje fazem 14 dias e a situação permanece a mesma. Gostaria de sugestões do que devo fazer.

1. Acrescento levedura? Se essa for a opção precisaria de ajuda para saber quanto devo acrescentar e se preciso também acrescentar mais primming.

2. Estou com post mix e o cilindro de CO2. Posso abrir todas as garrafas passar tudo com cuidado para evitar o máximo de oxidação possível? Caso positivo, como vocês recomendariam fazer isso? Um sifão não entra no gargalo da garrafa.

Abcs!

Meu querido, que temperatura controlada é essa? Carbonatação com priming ocorre em temperaturas de fermentação. Se abrir as garrafas, vai oxidar, esquece isso, senta e espera, tem que ter paciência.
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top