[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, pretendo usar Brewpiless integrado ao iSpindel. Perguntas: 1) Posso remover o sensor de temperatura do Brewpiless uma vez que os dados serão fornecidos pelo iSpindel? 2) Onde conseguir a tal placa do Vito ou similar? Só com ele mesmo ou tem algum outro design que eu possa pedir para confeccionar?

O iSpindel funciona em modo de baixa energia (sleep) para economizar bateria e só acorda para enviar dados em um intervalo definido pelo usuario, mas geralmente algo acima de 10 minutos. Por conta disso não se deve utilizá-lo como termômetro principal do BPL, só como auxiliar mesmo.
 
Olá pessoal.

Gravei um novo NodeMCU com o brewpiless (dessa vez com a configuração do display OLED), mas não consigo conectar no softAP por nada. Diz que a senha está errada.

Estou usando senha "brewpiless". Alguem sabe o que pode ser? já regravei varias vezes o firmware e sempre da o mesmo problema. O display está funcionando perfeitamente. Tentei percorrer o código para encontrar onde a senha padrão é definida, mas não encontrei em lugar nenhum.

Resolvido em partes, editei o seguinte trecho do código:
//WiFi.softAP(_apName, _apPassword);
WiFi.softAP(_apName);
Agora ele não pede mais senha, porém a rede que ele conecta está disfuncional (não conecta na interface do brewpiless), porém, ao fazer isso o brewpiless passou a conectar automaticamente no roteador de casa (pegou o SSID e senha que já deviam estar gravados na flash e conectou) e por lá eu consigo acessar a interface.
 
Last edited:
Galera,

Aconteceu com vocês do sensor que vai no balde da cerveja ser "desativado", literalmente parar de funcionar e só voltar quando tira o BPL da tomada e coloca novamente?

Isso aconteceu comigo algumas vezes, eu achei que fosse por causa que tinha chegado na temperatura mínima padrão que era 1º.
Pois eu configurei pra temp mínima ser -10º e o problema voltou a ocorrer hoje.

Duas imgs de como fica no Dashboard e outra no device list:
oBJAlZi.jpg


3b9zsov.jpg
 
Last edited:
Pode ser mal contato no encapsulamento do sensor, no cabo do sensor, na sua conexão do sensor na placa, bug no firmware......

Reveja as conexões, reinstale o firmware mas antes limpe toda memória do ESP.
Se ainda persistir, troque o sensor.
 
Aconteceu isso comigo, mas no meu caso entrou umidade no sensor e as pernas do transistor estavam todas corroídas. Tive que trocar por um sensor novo.
 
Em um primeiro momento achei que fosse mal contato no cabo desse sensor, pois precisei aumentar o tamanho dele, eu refiz as soldas com cuidado e usei tubo termo retrátil pra finalizar.
Desde domingo que o problema não acontece, eu chuto não ser mal contato nem no cabo ou na placa que eu soldei.

De qualquer forma, eu vou seguir sua dica de reinstalar a Firm fazendo o erase na memória da placa.

Obrigado pelas Respostas. ;)
 
É totalmente sem sentido, mas não tenho habilidade de programação pra mexer nisso.

Quanto ao kit, creio que essa seria a solução ideal e não me traria dor de cabeça alguma, mas eu gosto de ocupar a mente, tanto que fui fazer cerveja....

Valeu!:D:D:D
Eu também gostaria de um kit desses completo juntamente com o medidor de OG.... Existe??
 
Bom dia senhores ,estou montando meu primeiro brewpiless .instalei com o flashig a última versão do arquivo bin ,ele liga inicia a Wi-Fi cria rede porém ele não conecta .e os sensores ds18b20 com resistor de 4.7k não estão fazendo a leitura aparecem apena traços no LCD .....desde já agradeço se alguém puder me dar essa força ...
 
Bom dia senhores ,estou montando meu primeiro brewpiless .instalei com o flashig a última versão do arquivo bin ,ele liga inicia a Wi-Fi cria rede porém ele não conecta .e os sensores ds18b20 com resistor de 4.7k não estão fazendo a leitura aparecem apena traços no LCD .....desde já agradeço se alguém puder me dar essa força ...

Se você seguiu esse esquema https://github.com/vitotai/BrewPiLess/blob/master/doc/HardwareExample1.md
e não tem nenhum mal contato nas ligações que fez não tem pq não funcionar, mesmo a última versão (3.6.2r3) que instala e funciona sem problemas. No I2C do LCD tem um trimpot ajustável para regular.

Manda foto da sua ligação.
 

Attachments

  • 15710015704727536999098446086302.jpg
    15710015704727536999098446086302.jpg
    46.3 KB · Views: 58
  • IMG_20191013_181826137.jpg
    IMG_20191013_181826137.jpg
    68.8 KB · Views: 57
Segui o esquema das ligações quando montei além do arquivo bom teria mais algum arquivo que deveria instalar ?

Não, só o bin. O seu problema está na ligação do sensor, tem algo errado. Eu achava que o LCD estava com quadrados, mas o Brewpiless está funcionando. Tem que verificar as ligações do sensor, se não tem ponto de solda pegando em outro ponto. Como nem aparece o resistor não me diz muita coisa essas ligações.
 
Não, só o bin. O seu problema está na ligação do sensor, tem algo errado. Eu achava que o LCD estava com quadrados, mas o Brewpiless está funcionando. Tem que verificar as ligações do sensor, se não tem ponto de solda pegando em outro ponto. Como nem aparece o resistor não me diz muita coisa essas ligações.
 
Sim sim o resistor deixei na outra ponta do cabo entre VcC e data.Reinstalei consegui conectar ...acho que estava com problemas nos sensores testei eles com um Arduino e nada aconteceu ...sem leitura. sexta feira chega mais dois sensores novos vou instalar fazer o teste ,acredito q seja isto ...Muito obrigado pela atenção ..
 
Você não está o invertendo o cabo data com o cabo vcc dos sensores? Alguns desses sensores chineses o amarelo é o data e outros o vcc é o data, tem que ver direitinho qual é o seu.
 
Alguém já usou com o Wemos D1 mini pro?
Este tem um conector para antena externa e mais memória.
Abs
 
Alguém já usou com o Wemos D1 mini pro?
Este tem um conector para antena externa e mais memória.
Abs

Sim, inclusive agora possui suporte a ele para que possa ter acesso a toda a memória. Mas não uso a antena externa visto que aqui não tem necessidade por conta do sinal wifi chegar sem problemas.
 
Sim, inclusive agora possui suporte a ele para que possa ter acesso a toda a memória. Mas não uso a antena externa visto que aqui não tem necessidade por conta do sinal wifi chegar sem problemas.
Opa, blz.
A pinagem é igual? Tira um e coloca o outro?
Abs
 
Olá pessoal! Acompanho o forum a algum tempo e resolvi montar o brewpiless.
Finalmente com a ajuda do forum consegui terminar de montar o meu.
Segue as fotos da primeira versão:


20191206_092950.jpg
20191206_093003.jpg
20191206_093019.jpg
20191206_093104.jpg

Pretendo agora montar em uma caixinha mais descente, tipo aquela de acrílico ou impressa em 3d.
 
Testando o BPL com ESP32 + OLed + Encoder rotativo.
Infelizmente está com problemas pra conectar no wi-fi do BPL, mas já contactei o Vito sobre esse problema, ele está me ajudando a fazer funcionar certinho.
IMG_20200130_071347.jpg
IMG_20200130_071429.jpg
 
olá pessoal,

Comecei a acompanhar o tópico agora e estou conhecedo o brewpiless também,
Tenho uma dúvida, estou pensando em converter meu fermentador conico para auto refrigerado, usando serpentina interna e banco de glicol, a minha dúvida é a seguinte, como o BPL usa dois sensores de temperatura, eu tenho que colocar 1 no poço termico do fermentador e o outro vai na dentro do banco de glicol?
O meu banco de glicol já tem seu controle de temperatura, eu iria fazer o controle de temperatura do fermentador através da bomba de circulação do glicol.

Fiquei confuso,, rs
 
olá pessoal,

Comecei a acompanhar o tópico agora e estou conhecedo o brewpiless também,
Tenho uma dúvida, estou pensando em converter meu fermentador conico para auto refrigerado, usando serpentina interna e banco de glicol, a minha dúvida é a seguinte, como o BPL usa dois sensores de temperatura, eu tenho que colocar 1 no poço termico do fermentador e o outro vai na dentro do banco de glicol?
O meu banco de glicol já tem seu controle de temperatura, eu iria fazer o controle de temperatura do fermentador através da bomba de circulação do glicol.

Fiquei confuso,, rs

Exatamente isso.
Dá uma olhada no wiki do repositório que tem instruções de como configurar o PID para quando utilizar banco de glicol.
O BPL vai ler as duas temperaturas, mas vai agir somente na solenoide da serpentina desse fermentador que ele vai controlar.
 
Exatamente isso.
Dá uma olhada no wiki do repositório que tem instruções de como configurar o PID para quando utilizar banco de glicol.
O BPL vai ler as duas temperaturas, mas vai agir somente na solenoide da serpentina desse fermentador que ele vai controlar.
Certo, e no caso da configuração do controlador do banco de glicol? deixo ela normal à -10º
 
Boa Noite,
Alguém conseguiu usar o BPL com o esp32?

Estou usando o esp32 + encoder rotativo +display oled.
Depois de muitas tentativas e erros consegui fazer o upload do BPL pelo Vscode.

Contudo o display oled não liga e também não sei se o encoder rotativo está funcionando.

Alguém tem alguma dica?

Alias como faço para utilizar a plataforma em português?


Obrigado
 
Boa Noite,
Alguém conseguiu usar o BPL com o esp32?

Estou usando o esp32 + encoder rotativo +display oled.
Depois de muitas tentativas e erros consegui fazer o upload do BPL pelo Vscode.

Contudo o display oled não liga e também não sei se o encoder rotativo está funcionando.

Alguém tem alguma dica?

Alias como faço para utilizar a plataforma em português?


Obrigado

No arquivo platformio.ini modfique as seguintes linhas

a 13 vc comenta ela com #
na 14 você tira o # e deixa assim
default_envs = esp32-oled

da linha 68 a 88 que se refere ao esp32 com oled substitua por esse código abaixo

Code:
[env:esp32-oled]
platform = espressif32@~1.9.0
board = esp32dev
framework = arduino
board_build.mcu = esp32
lib_extra_dirs =
    ./lib-esp32

board_build.partitions = default.csv

build_flags =
    -DWebPageLanguage=portuguese-br
    -DOLED_LCD=true
#   -DBREWPI_OLED_SH1106=true

monitor_speed = 115200
lib_deps = ${common_env_data.lib_deps_external}

upload_port = /dev/cu.SLAB_USBtoUART
monitor_port = /dev/cu.SLAB_USBtoUART

debug_tool = esp-prog
debug_port = /dev/cu.usbserial-00001014A

na 78 repare que build flags inseri a informação do idioma, de OLED já tinha e existe mais uma linha comentada, se o seu OLED for de 1.3" deve tirar o # dessa linha
# -DBREWPI_OLED_SH1106=true

Sobre o rotativo nunca usei.

Abs
 
Boa Noite,
Alguém conseguiu usar o BPL com o esp32?

Estou usando o esp32 + encoder rotativo +display oled.
Depois de muitas tentativas e erros consegui fazer o upload do BPL pelo Vscode.

Contudo o display oled não liga e também não sei se o encoder rotativo está funcionando.

Alguém tem alguma dica?

Alias como faço para utilizar a plataforma em português?


Obrigado

Provavelmente vc não direcionou corretamente os pinos também.
 

Latest posts

Back
Top