Validade cerveja artesanal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

Qual é o prazo de validade das cervejas artesanais não pasteurizadas após o envaze?

Gostaria de saber por quando tempo posso deixa-las nas garrafas em temperatura ambiente e em geladeira.

abraço a todos
 
Olá.
Pelo o que eu sei na geladeira o prazo e de no mínimo 1 ano, temperatura ambiente a cerveja vai continuar fermentando e mudando o sabor/refermentado e com possibilidade de explodir (na geladeira também pode mudar o sabor mas não explode).
Sempre lembre do estilo da cerveja, alguns tem que ficar maturando na garrafa em determinadas temperaturas para arrendodar o sabor.
Anderson
 
Em março de 2014 tomei uma cerveja de um amigo, uma stout, engarrafada a 4 anos e estava sensacional.

Ele morava no interior de Sampa na época em que a fez e nem tinha controlador de temperatura ainda, mas tomou o máximo de cuidados possíveis na fermentação. Mas a refrigerou assim que estava pronta. Ele guardou a última garrafa para tomar em março de 2015.

Tenho 3 cervejas minhas diferentes e vou começar a fazer uma "poupança" para prová-las nos próximos anos.
:mug:
 
Só nao entendi por que nao se pode guardar em temperatura ambiente, claro , sei que nao ira durar tanto quanto se estivesse refrigerado.

Andersonzc, não entendi por que vc disse que em temperatura ambiente ela irá continuar refermentando e pode explodir, a temperatura da geladeira não é tão friu assim para parar a fermentação, ou eu deveria guardar em uma tempuratura mais baixa? quando digo geladeira me refiro no caso a da cozinha e não a que uso com controlador para fermentar etc.

Mas e quando acaba o açucar do priming, mesmo assim o fermento continua a produzir CO2?

Desculpe as perguntas que parecem sere bobas, mas como sou novato então não entendo muita coisa ainda.

Por exemplo, vou engarrafar uma weiss nesse sabado, foi minha primeira brassagem, deixarei por 7 dias a uns 22 graus e depois? o que faço? vou colocar umas para gelar mais para consumo, mas não irei beber tudo de uma vez claro, irei deixar na geladeira da cozinha, para guardar pois precisarei da outra geladeira com o controlador para o fermentador da proxima brassagem.

Com certeza dentro das proximas 3 semana ja terei bebido tudo, mas estava pensando em guardar em temperatura ambiente para nao ocupar mto espaço na geladeira, mas agora fiquei com medo de explodir.

E se deixar na geladeira será que tem o risco de explodir?
 
Só nao entendi por que nao se pode guardar em temperatura ambiente, claro , sei que nao ira durar tanto quanto se estivesse refrigerado.

Andersonzc, não entendi por que vc disse que em temperatura ambiente ela irá continuar refermentando e pode explodir, a temperatura da geladeira não é tão friu assim para parar a fermentação, ou eu deveria guardar em uma tempuratura mais baixa? quando digo geladeira me refiro no caso a da cozinha e não a que uso com controlador para fermentar etc.

Mas e quando acaba o açucar do priming, mesmo assim o fermento continua a produzir CO2?

Desculpe as perguntas que parecem sere bobas, mas como sou novato então não entendo muita coisa ainda.

Por exemplo, vou engarrafar uma weiss nesse sabado, foi minha primeira brassagem, deixarei por 7 dias a uns 22 graus e depois? o que faço? vou colocar umas para gelar mais para consumo, mas não irei beber tudo de uma vez claro, irei deixar na geladeira da cozinha, para guardar pois precisarei da outra geladeira com o controlador para o fermentador da proxima brassagem.

Com certeza dentro das proximas 3 semana ja terei bebido tudo, mas estava pensando em guardar em temperatura ambiente para nao ocupar mto espaço na geladeira, mas agora fiquei com medo de explodir.

E se deixar na geladeira será que tem o risco de explodir?

Depois que acabaram todos as açúcares fermentáveis, não tem mais produção de CO².
 
As garrafas só explodem se algum erro tiver acontecido: acucar residual de uma fermentação mal feita, primming com muito açúcar e/ou garrafa defeituosa. Se a fermentação tiver sido feita corretamente e o primming também, nenhuma garrafa explodirá. O co2 e o alcool são resultados da fermentação, que tem como insumo o açúcar fermentavel. Ou seja, sem açúcar fermentavel não há formacao de alcool nem co2. Quanto aos efeitos das armazenagens a frio e a temperatura ambiente, o Guenther já fez post dedicado, recomendo a leitura.
 
"7 dias a 22 graus". Você mediu a densidade? Como sabe que já terminou de fermentar? Isso sim tem risco de causar explosão. Nunca confie no número de dias.
 
"7 dias a 22 graus". Você mediu a densidade? Como sabe que já terminou de fermentar? Isso sim tem risco de causar explosão. Nunca confie no número de dias.

Sim, medi a densidade e tinha terminado. ficou fermentando por 7 dias e deixei mais dois a 25 graus pra segunda fermentaçao, deixei 3 dias a 5 graus maturando e mais 2 agora entre 0,5 a 2 maturando e sabado irei envazar.

Farei o priming com as balas de priming do lamas, nao sei se vale a pena, mas achei pratico e como foi minha primeira brassagem fiquei com medo de fazer errado e colocar mto, entao resolvi usar as balas, 2 balas pra cada garrafa de 600 ml como recomendado.
 
Prazo de validade ????

Tem cerveja que quanto mais tempo na garrafa melhor ! A weiss que deve ser tomada novinha, o resto só vai com 1,2,3 anos ... :D
 
Prazo de validade ????

Tem cerveja que quanto mais tempo na garrafa melhor ! A weiss que deve ser tomada novinha, o resto só vai com 1,2,3 anos ... :D

Acho que vale incluir aí as cervejas mais lupuladas, como as IPA's.

O aroma e amargor do lupulo se perdem com o tempo e quanto mais frescas, melhor.

Abcs
 
Mas e quanto a armazenagem em temperatura ambiente, fora da geladeira?

É possivel? corre risco de explodir?
 
Armazenar a temperatura ambiente não tem nada a ver com explodir.

Explodir tem a ver com excesso de gás (ou contaminação).

Excesso de gás tem a ver com excesso de açúcar, ou seja, erro do cervejeiro.

Ou seja, se fizer tudo certo, pode guardar a temperatura ambiente pro resto da vida.

Se vai ficar melhor ou pior, aí vai da cerveja... escrevi um texto que fala disso na área de fermentação.

Abraço,
 
Não encontrei o texto do Guenther sobre armazenamento, alguém sabe onde está?

O mais próximo que encontrei do assunto foi Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação, etc.

Armazenar a temperatura ambiente não tem nada a ver com explodir.

Explodir tem a ver com excesso de gás (ou contaminação).

Excesso de gás tem a ver com excesso de açúcar, ou seja, erro do cervejeiro.

Ou seja, se fizer tudo certo, pode guardar a temperatura ambiente pro resto da vida.

Se vai ficar melhor ou pior, aí vai da cerveja... escrevi um texto que fala disso na área de fermentação.

Abraço,
 
Armazenar a temperatura ambiente não tem nada a ver com explodir.

Explodir tem a ver com excesso de gás (ou contaminação).

Excesso de gás tem a ver com excesso de açúcar, ou seja, erro do cervejeiro.

Ou seja, se fizer tudo certo, pode guardar a temperatura ambiente pro resto da vida.

Se vai ficar melhor ou pior, aí vai da cerveja... escrevi um texto que fala disso na área de fermentação.

Abraço,

@Guenther aproveitando esse assunto, qual sua experiência com relação a oxidação de IPAs ou IIPAs armazenadas a temperatura ambiente?
Eu fiz uma IIPA em julho, e estavam ótimas, porém agora em setembro elas infelizmente perderam aroma e sinto um pouco de gosto metálico...será que apenas alguns meses assim já fariam tanta diferença? Eu costumo fazer a trasfega e o envase bem devagar evitando ao máximo oxigenar a cerveja..
 
@Guenther aproveitando esse assunto, qual sua experiência com relação a oxidação de IPAs ou IIPAs armazenadas a temperatura ambiente?
Eu fiz uma IIPA em julho, e estavam ótimas, porém agora em setembro elas infelizmente perderam aroma e sinto um pouco de gosto metálico...será que apenas alguns meses assim já fariam tanta diferença? Eu costumo fazer a trasfega e o envase bem devagar evitando ao máximo oxigenar a cerveja..
Minha experiência é que depende muito da maneira que a cerveja é feita, ou seja, cuidado para não oxigenar durante todo o processo.

O fato é que, não existe milagre... aroma de lúpulo sempre diminui ao longo tempo.

Já gerar gosto metálico, aí tem que investigar.

Abraço,
 
@Guenther aproveitando esse assunto, qual sua experiência com relação a oxidação de IPAs ou IIPAs armazenadas a temperatura ambiente?
Eu fiz uma IIPA em julho, e estavam ótimas, porém agora em setembro elas infelizmente perderam aroma e sinto um pouco de gosto metálico...será que apenas alguns meses assim já fariam tanta diferença? Eu costumo fazer a trasfega e o envase bem devagar evitando ao máximo oxigenar a cerveja..

Perder o aroma do lúpulo é normal, ao longo do tempo, agora oxidar em menos de 6 meses é bastante estranho...

Certifique-se de que esse sabor metálico está relacionado com oxidação...

Muitas vezes sabor metálico pode estar relacionado de fato com metais que entraram em contato com o mosto/cerveja...
 
Mas é este texto mesmo.

Qual é a sua dúvida?

É sobre armazenamento, estou pesquisando pra descobrir a causa do seguinte problema (comecei a falar dele no tópico IPA com espuma com consistência estranha, parecendo sabão):

Engarrafei uma IPA com priming para 2,8Vols (7,2g/L), e com 18 dias de priming estava assim (espuma perfeita, carbonatação OK):

2016-06-07 20.43.47 - American IPA (Warrior, Citra, El Dorado).jpg

Com 3 meses de armazenamento a carbonatação estava excessiva e a espuma aumentou muito, ficou assim:

IPA.jpg

O gosto não estava ruim, apesar de já estar um pouco oxidada, por isso não acho que seja contaminação.

O problema se repetiu numa Pale Ale que engarrafei com carbonatação de 2,5Vols (6g/L de açúcar). 3 meses depois abri uma garrafa e vi que estava com muita espuma e carbonatação também. Mais uma vez o gosto não estava ruim, apesar de já estar um pouco oxidada.

Como armazeno as minhas cervejas em temperatura ambiente e moro em Belo Horizonte, onde a temperatura máxima média fica próxima dos 25,0C nessa época do ano, gostaria de saber se existe a possibilidade de isso ser a causa do problema.

Gostaria de saber também se esse excesso de carbonatação pode ser causado por autólise (ainda não encontrei nenhuma fonte confiável sobre este assunto).
 
É sobre armazenamento, estou pesquisando pra descobrir a causa do seguinte problema (comecei a falar dele no tópico IPA com espuma com consistência estranha, parecendo sabão):

Engarrafei uma IPA com priming para 2,8Vols (7,2g/L), e com 18 dias de priming estava assim (espuma perfeita, carbonatação OK):

View attachment 117917

Com 3 meses de armazenamento a carbonatação estava excessiva e a espuma aumentou muito, ficou assim:

View attachment 117918

O gosto não estava ruim, apesar de já estar um pouco oxidada, por isso não acho que seja contaminação.

O problema se repetiu numa Pale Ale que engarrafei com carbonatação de 2,5Vols (6g/L de açúcar). 3 meses depois abri uma garrafa e vi que estava com muita espuma e carbonatação também. Mais uma vez o gosto não estava ruim, apesar de já estar um pouco oxidada.

Como armazeno as minhas cervejas em temperatura ambiente e moro em Belo Horizonte, onde a temperatura máxima média fica próxima dos 25,0C nessa época do ano, gostaria de saber se existe a possibilidade de isso ser a causa do problema.

Gostaria de saber também se esse excesso de carbonatação pode ser causado por autólise (ainda não encontrei nenhuma fonte confiável sobre este assunto).
Cara, autólise até onde eu sei não causa nada na espuma.

Quando você abre a garrafa, se deixar ela parada, ela transborda de espuma?
 
Quando você abre a garrafa, se deixar ela parada, ela transborda de espuma?

Não transborda.

1. Abro a garrafa, ouço o barulho convencional, o líquido fica inerte;
2. Viro o copo e começo a encher, nessa hora a espuma vai se formando, até tomar conta de metade do copo;
3. Paro de encher, a espuma fica lá parada, olho dentro do copo e vejo várias bolhas de CO2 saíndo do fundo;
4. Começo a beber devagar, tirando espuma do copo, e colocando mais cerveja.

A English Ale de que falei, abri uma ontem, no copo ela fica assim:

2016-10-03 20.06.38.jpg

2016-10-03 20.11.02.jpg
 
Perder o aroma do lúpulo é normal, ao longo do tempo, agora oxidar em menos de 6 meses é bastante estranho...

Certifique-se de que esse sabor metálico está relacionado com oxidação...

Muitas vezes sabor metálico pode estar relacionado de fato com metais que entraram em contato com o mosto/cerveja...

Então, as únicas partes metálicas que entraram em contato foram a panela de alumínio que uso, e o chiller de imersão de cobre...porém eu acho que se fosse isso, eu já teria notado nas primeiras garrafas que tomei, e isso não aconteceu. O sabor metálico que descrevo não é forte, é sútil na verdade, porém está lá...

em algumas das minhas cervejas também já notei que, após um tempo de guarda a temperatura ambiente, a carbonatação fica semelhante a do @leandrocosta, porém a espuma não fica deste modo...você apenas nota as bolhas mais efervescentes, como gás de refrigerante, porém o colarinho fica normal.
 
Não transborda.

1. Abro a garrafa, ouço o barulho convencional, o líquido fica inerte;
2. Viro o copo e começo a encher, nessa hora a espuma vai se formando, até tomar conta de metade do copo;
3. Paro de encher, a espuma fica lá parada, olho dentro do copo e vejo várias bolhas de CO2 saíndo do fundo;
4. Começo a beber devagar, tirando espuma do copo, e colocando mais cerveja.

Rapaz, isso me parece gushing, só que não tá intenso o suficiente pra jorrar da garrafa. Fica um turbilhão de bolhas ocorrendo no fundo do copo?
 
Rapaz, isso me parece gushing, só que não tá intenso o suficiente pra jorrar da garrafa. Fica um turbilhão de bolhas ocorrendo no fundo do copo?

No fundo do copo vejo mais bolhas se formando que o normal, mas a espuma não fica aumentando depois que a cerveja está no copo.
 
Rapaz, isso me parece gushing, só que não tá intenso o suficiente pra jorrar da garrafa. Fica um turbilhão de bolhas ocorrendo no fundo do copo?

@Kurt, que outras evidências eu devo procurar pra ter certeza de que é gushing?
 
@Kurt, que outras evidências eu devo procurar pra ter certeza de que é gushing?

A carbonatação da cerveja não parar de aumentar (pode inclusive explodir garrafas).

Com o passar do tempo a cerveja vai ficando mais "águada"...

Uma das evidências mais clássicas é abrir a garrafa, deixá-la parada sobre a pia e ela ficar "babando" espuma sem parar...
 
@Kurt, que outras evidências eu devo procurar pra ter certeza de que é gushing?

Tenho uma leva de Wee Heavy em que errei no cálculo do primming e dobrei...pois é....

Se eu abrir ela gelada nao acontece nada, porém quando coloco no copo faz MUITA espuma e na boca a sensação parece de que estou tomando um espumante....agora meu amigo, se eu abro elas a temperatura ambiente....faz um estouro..a tampinha quase me cegou e transborda demais..sorte que usei garrafas resistentes e novas.

Deixe uma na temperatura ambiente, abra sem mexer muito nela e veja o que acontece.
 
Tenho uma leva de Wee Heavy em que errei no cálculo do primming e dobrei...pois é....

Se eu abrir ela gelada nao acontece nada, porém quando coloco no copo faz MUITA espuma e na boca a sensação parece de que estou tomando um espumante....agora meu amigo, se eu abro elas a temperatura ambiente....faz um estouro..a tampinha quase me cegou e transborda demais..sorte que usei garrafas resistentes e novas.

Deixe uma na temperatura ambiente, abra sem mexer muito nela e veja o que acontece.

Pense pelo lado positivo @Ipera

Se tivesse errado em uma Weiss, certamente a garrafa iria explodir...kkk
 
Mas é este texto mesmo.

Qual é a sua dúvida?

Senhores, depois de refermentar a cerveja com primming, ao terminarem os açucares fermentáveis, a refermentação também para. Entretanto as leveduras ainda estão lá, na temperatura ideal caso seja deixado em temperatura ambiente. Por falta de "alimento" elas não entram em autólise? Essa dúvida me deixa com muito medo de armazenar as cervejas em temperatura ambiente por muito tempo.
 
Senhores, depois de refermentar a cerveja com primming, ao terminarem os açucares fermentáveis, a refermentação também para. Entretanto as leveduras ainda estão lá, na temperatura ideal caso seja deixado em temperatura ambiente. Por falta de "alimento" elas não entram em autólise? Essa dúvida me deixa com muito medo de armazenar as cervejas em temperatura ambiente por muito tempo.

Daniel

tenho duas experiências de longa guarda em garrafa com primming:

- Uma weiss com fermento Mangrove Jacks, sendo que ficou 1 ano na garrafa, 9 meses destes na geladeira. Uma bela porcaria ao abrir a garrafa. Ácida, intragável, mas com aparência de cerveja e aroma de cerveja (e é claro, como não agitei a garrafa, cristalina);

- Uma Robust Porter com baunilha. 1 ano na garrafa em temperatura ambiente. Exceto pelo meu erro na carbonatação (errei em um balde e super carbonatei) um espetáculo de cerveja, e cada dia fica melhor. Não percebi sinal algum de off-flavor por autólise.

Todas as minhas cervejas são armazenadas em temperatura ambiente, sendo que algumas acabam ficando até 6 meses lá (quando eu acabo o lote) e só vejo melhoras (até mesmo em APAs). Nas escuras eu pessoalmente prefiro elas depois de 4 meses na garrafa. Nas mais potentes (Belgian Strong) também.

Estou começando a envasar algumas garrafas de cada lote em garrafas de espumante com rolha para guardar por mais tem.
 
Tenho uma leva de Wee Heavy em que errei no cálculo do primming e dobrei...pois é....

Se eu abrir ela gelada nao acontece nada, porém quando coloco no copo faz MUITA espuma e na boca a sensação parece de que estou tomando um espumante....agora meu amigo, se eu abro elas a temperatura ambiente....faz um estouro..a tampinha quase me cegou e transborda demais..sorte que usei garrafas resistentes e novas.

Deixe uma na temperatura ambiente, abra sem mexer muito nela e veja o que acontece.

Minha Robust Porter está assim. Solução:

Gelo, abro a garrafa e jogo logo para uma jarra de suco de 1,5l, tipo casamento antigo com chope. deixo a coisa assentar e sirvo.
 
pessoal,

Qual é o prazo de validade das cervejas artesanais não pasteurizadas após o envaze?

Gostaria de saber por quando tempo posso deixa-las nas garrafas em temperatura ambiente e em geladeira.

abraço a todos

Olá, tudo vai depender de alguns fatores. Estilo da cerveja, matéria-prima utilizada, se ela foi ou não pasteurizada, teor alcoólico. Cervejas mais lupuladas possuem maior estabilidade microbial, porém tendem a oxidar mais rapidamente. Cervejas com teor alcoólico mais alto e mais maltadas podem ficar melhores com o tempo...
 
Isso que fabricamos nada mais é do que CHOPP. Chamamos de cerveja artesanal pq tdo mundo fala isso.ö So vira CERVEJA e tem validade de 6 meses a 1 ano. depois que pasteuriza. Do contrario é chopp. Porque o fermento ainda esta vivo dentro da garrafa e continua desencadeando gas espuma. O processo de pasteurizaçao é justamente p matar o fermento dentro da garrafa e estabilizaçao do produto p/ nao azedar dentro da garrafa. Nunca guardei mais que 3/4 meses. Meu consumo é rapido. rsrs
 
Senhores, depois de refermentar a cerveja com primming, ao terminarem os açucares fermentáveis, a refermentação também para. Entretanto as leveduras ainda estão lá, na temperatura ideal caso seja deixado em temperatura ambiente. Por falta de "alimento" elas não entram em autólise? Essa dúvida me deixa com muito medo de armazenar as cervejas em temperatura ambiente por muito tempo.
Por favor. Leia minha postagem abaixo/ acima rsrs pra vcs entendenrem. qto validade do Chopp e da cerveja.
 
Isso que fabricamos nada mais é do que CHOPP. Chamamos de cerveja artesanal pq tdo mundo fala isso.ö So vira CERVEJA e tem validade de 6 meses a 1 ano. depois que pasteuriza. Do contrario é chopp. Porque o fermento ainda esta vivo dentro da garrafa e continua desencadeando gas espuma. O processo de pasteurizaçao é justamente p matar o fermento dentro da garrafa e estabilizaçao do produto p/ nao azedar dentro da garrafa. Nunca guardei mais que 3/4 meses. Meu consumo é rapido. rsrs

Pra mim essa definição de cerveja e chopp não tem nada a ver... com todo o respeito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Por favor. Leia minha postagem abaixo/ acima rsrs pra vcs entendenrem. qto validade do Chopp e da cerveja.
Marilea, você está enganada. Esta confusão é muito comum, e muitos, de forma errada, acreditam nisso.

A palavra Chopp ("Schoppen") nada mais é que uma medida utilizada na Alemahha. Quando imigrantes alemães vieram para o Brasil, eles pediam sempre um "Schoppen", e a palavra acabou pegando. É uma forma exclusivamente brasileira de denominar a cerveja em barril. Os ingleses, por exemplo, possuem um termo similar, o "Pint".

Resumindo, cerveja e chopp são a mesma coisa. Pasteurização é só um processo que a cerveja pode receber.
 
Marilea, você está enganada. Esta confusão é muito comum, e muitos, de forma errada, acreditam nisso.

A palavra Chopp ("Schoppen") nada mais é que uma medida utilizada na Alemahha. Quando imigrantes alemães vieram para o Brasil, eles pediam sempre um "Schoppen", e a palavra acabou pegando. É uma forma exclusivamente brasileira de denominar a cerveja em barril. Os ingleses, por exemplo, possuem um termo similar, o "Pint".

Resumindo, cerveja e chopp são a mesma coisa. Pasteurização é só um processo que a cerveja pode receber.
 
Ok. ok. desculpem.
Esse foi o que aprendi. Em um curso de cerveja artesanal em Sao Paulo em 1992 Por um mestre cervejeiro que trabalhou na fabrica da antarctica em RIO Claro por 30 anos. Ele que nos ensinou sobre isso. Inclusive ja trabalhei com cerveja pasteurizada. por muito tempo quando comercializava. Mas hoje realmente os conceitos mudaram ate mesmo as materias primas, a tecnica de fabricaçao. Muita inovaçao. Valeu! Cada um com seu cada um. Eu continuo com meu conceito. So vira cerveja depois que pasteuriza. MATA O FERMENTO DENTRO DA GARRAFA. ESTABILIZA O PRODUTO. AUMENTANDO AVALIDADE. NAO AZEDA DENTRO DA GARRAFA. DESCULPEM
 
Ok. ok. desculpem.
Esse foi o que aprendi. Em um curso de cerveja artesanal em Sao Paulo em 1992 Por um mestre cervejeiro que trabalhou na fabrica da antarctica em RIO Claro por 30 anos. Ele que nos ensinou sobre isso. Inclusive ja trabalhei com cerveja pasteurizada. por muito tempo quando comercializava. Mas hoje realmente os conceitos mudaram ate mesmo as materias primas, a tecnica de fabricaçao. Muita inovaçao. Valeu! Cada um com seu cada um. Eu continuo com meu conceito. So vira cerveja depois que pasteuriza. MATA O FERMENTO DENTRO DA GARRAFA. ESTABILIZA O PRODUTO. AUMENTANDO AVALIDADE. NAO AZEDA DENTRO DA GARRAFA. DESCULPEM
Este é o conceito BRASILEIRO. Na alemanha se você falar que no brasil existe essa regra, eles riem da gente... E mais, eu prefiro cerveja fresca do que pausterizada.
 
Back
Top