Aromas do lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jordano

Member
Joined
Jun 28, 2023
Messages
11
Reaction score
2
Location
Brasil
Oi pessoal, estou começando no ramo da cerveja artesanal agora, fiz minha primeira brassagem e ainda to virgem em algumas coisas. Queria saber de vocês mais experientes, ao abrir o pacote de lúpulo me deparei com um aroma que para mim me lembrou de folha de menta, tem algo de errado com ele ou é assim mesmo?! Como não tenho ngm para debater estou com medo do lúpulo estar ruim ou algo do tipo. E como o pessoal fala de aromas e tudo mais por isso estranhei. Grato a todos!
 
Columbus e cascade! Em pellet.
O cheiro de menta não é um indicador de que o lúpulo está ruim. Nunca experimentei menta saindo de nenhum desses tipos de lúpulo, pois esse não é o perfil deles. Acho que você tem uma variedade diferente de lúpulo além do que está nas embalagens.
 
O cheiro de menta não é um indicador de que o lúpulo está ruim. Nunca experimentei menta saindo de nenhum desses tipos de lúpulo, pois esse não é o perfil deles. Acho que você tem uma variedade diferente de lúpulo além do que está nas embalagens.
Não é bem menta, é um cheiro diferente, mas não ruim, deva ser por conta de ser marinheiro de primeira viagem, o pacote comprei aqueles lacrados LNF Barth Haas. Acabei criando essa dúvida por conta de ver videos do pessoal, fazendo as receitas, e na análise sensorial falavam notas de frutas, disso e daquilo ai achei que era pra vir no pacote tbm kkkkkk, mas as análises sao sempre da ceva feita( passada pela fermentação e priming) so me resta aguardar. Outra dúvida, acabei passando o trub, o lúpulo para o fermentador, tem alguma possibilidade de geral off flavors? Usei 5G a @10min de columbus e 15G a @0Min de cascade para uma brassagem de 5 Litros.
 
Last edited:
Fala @jordano,

Sobre o aroma do lúpulo assim que abre o pacote, nem sempre vai ser o mesmo aroma que vai sentir na cerveja. O meu olfato não é tão sensível quanto o do pessoal que consegue sentir cheiro de fruta que as vezes nunca cheirou rsrsrs mas não é fácil encontrar problema em lúpulo, principalmente se o pacotinho estava fechado, só mesmo se for um lúpulo bem velho.

Sobre o trub no fermentador... Relaxa, única e exclusivamente o fato de ir trub para o fermentador não dá off nenhum. Se a torneira do seu fermentador for baixa demais, vc pode ter mais dificuldade para envasar, porque vai ter bem mais sedimento no fundo do fermentador.
 
Fala @jordano,

Sobre o aroma do lúpulo assim que abre o pacote, nem sempre vai ser o mesmo aroma que vai sentir na cerveja. O meu olfato não é tão sensível quanto o do pessoal que consegue sentir cheiro de fruta que as vezes nunca cheirou rsrsrs mas não é fácil encontrar problema em lúpulo, principalmente se o pacotinho estava fechado, só mesmo se for um lúpulo bem velho.

Sobre o trub no fermentador... Relaxa, única e exclusivamente o fato de ir trub para o fermentador não dá off nenhum. Se a torneira do seu fermentador for baixa demais, vc pode ter mais dificuldade para envasar, porque vai ter bem mais sedimento no fundo do fermentador.
Kkkk por isso pergunteindo aroma, pq nao vei nada do que falaram kkkkk mas tudo ótimo então. Aguardar fermentar, fez 1 dia hj. To fermentando a 20°C
 
Pessoas diferentes podem sentir e, principalmente, descrever aromas de maneira diferente. Nunca senti aroma de menta em nenhum lúpulo, mas você pode estar descrevendo a sua sensação de um aroma de pinho ou outro aroma. Não se preocupe. O lúpulo não “estraga”. Ele apenas perde a potência com o tempo e a conservação inadequada. O importante é o resultado final e se você e se você gosta dele.
 
Não é bem menta, é um cheiro diferente, mas não ruim, deva ser por conta de ser marinheiro de primeira viagem, o pacote comprei aqueles lacrados LNF Barth Haas. Acabei criando essa dúvida por conta de ver videos do pessoal, fazendo as receitas, e na análise sensorial falavam notas de frutas, disso e daquilo ai achei que era pra vir no pacote tbm kkkkkk, mas as análises sao sempre da ceva feita( passada pela fermentação e priming) so me resta aguardar. Outra dúvida, acabei passando o trub, o lúpulo para o fermentador, tem alguma possibilidade de geral off flavors? Usei 5G a @10min de columbus e 15G a @0Min de cascade para uma brassagem de 5 Litros.
Como Pedro mencionou, você deve ficar bem. Eu aconselharia tentar deixar o máximo de trub e lúpulo para trás que puder. Além disso, eu recomendaria armazenar seu lúpulo na geladeira e, por um longo prazo, armazená-lo no freezer. Isso ajudará o lúpulo a manter seus óleos e frescor. Da próxima vez que você cheirar o ar do lúpulo e realmente tentar entender o que você está cheirando, quanto mais você fizer isso, mais você será capaz de identificar os intrincados aromas que eles exalam. Você começará a notar isso na cerveja e também aproveitará mais a experiência de beber. Prepare-se e boa sorte com seu primeiro lote!

Inglês é minha primeira língua, então peço desculpas se alguma coisa que eu disse soar um pouco estranha.
 
Bom pessoal, agradeço por todas as opniões e ajuda, assim que o lúpulo chegou armazenei no freezer, e após abrir fechei bem e coloquei novamente no freezer, agr so resta agardar. Daqui uns 12 dias retorno mandando pra vcs como ficou(tempo da fermentação e do priming). E coloco uma foto pra vcs da a nota! Abraço a todos!
 
Bom, vai se fazer 3 dias desde o início da inoculação do fermento. Vocês recomendam mexer ou deixar ir decantando? To fermentado a 19°- 20°C.
Edit1: Nao utilizei muito lúpulo, 20g ao todo em pellet. E acabei passando todo o trub do mosto, deva ser por causa disso ne?
7A364603-00F9-4F66-9037-52270494D584.jpeg
 
A maioria dos cervejeiros caseiros deixa sua cerveja no fermentador por pelo menos duas semanas. Embora a fermentação possa levar apenas 3 a 5 dias, deixar a cerveja em suas duas semanas permite que a cerveja amadureça e limpe qualquer sabor estranho que a levedura possa ter produzido durante a fermentação primária.
 
A maioria dos cervejeiros caseiros deixa sua cerveja no fermentador por pelo menos duas semanas. Embora a fermentação possa levar apenas 3 a 5 dias, deixar a cerveja em suas duas semanas permite que a cerveja amadureça e limpe qualquer sabor estranho que a levedura possa ter produzido durante a fermentação primária.
Sobre o tempo, vou fazer por volta de 7 dias de fermentação, com 2 dias de cold crash, depois isso o priming. Minha dúvida é mais esse trub todo ai, é normal? Ja que nao utilizei tanto lúpulo.
 
Sobre o tempo, vou fazer por volta de 7 dias de fermentação, com 2 dias de cold crash, depois isso o priming. Minha dúvida é mais esse trub todo ai, é normal? Ja que nao utilizei tanto lúpulo.
Sim, o trub é normal e você tem mais porque entrou muito no seu fermentador e se acalmou. Apenas tente não sugar nenhum trub quando engarrafar. Além disso, certifique-se de verificar a gravidade de suas cervejas com um hidrômetro antes de engarrafar para ter certeza de que está na gravidade final e que a fermentação está completa.
 
Sim, o trub é normal e você tem mais porque entrou muito no seu fermentador e se acalmou. Apenas tente não sugar nenhum trub quando engarrafar. Além disso, certifique-se de verificar a gravidade de suas cervejas com um hidrômetro antes de engarrafar para ter certeza de que está na gravidade final e que a fermentação está completa.
Shoow, muito obrigado! No momento vai ser no “olhômetro” kkkkk ate comprar um hidrômetro(vulgo densímetro).
 
Como prometido, ao final disse que ia retornar com minha breja ja pronta, fiz uma IPA, fiz cabornataçao por priming, nao sei pq mas essa acabou nao pega muito gas em si na breja. Mas ta muito boa. Oque recomendam? Da uma agitada antes de por pra gelar para da uma misturada no gas?
IMG_7394.jpeg
 
Acho que você está apressando as coisas. Tenha paciência e espere mais uma semana. Pelo menos. Enquanto isso, pode ir preparando a sua próxima cerveja.
 

Latest posts

Back
Top