Resistência elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Esqueci de escrever , achei baixa essa potência que você falou 1500w seria para panelas de 15 litros , é só isso mesmo?

Olá,

Obrigado pelos esclarecimentos. Já imaginei que se tratava de isolamento elétrico. Sim, instalei numa panela de 15 litros, nos testes com água a potencia se saiu bem, não enchi totalmente mas vou fazer um teste completo com o chiller, que ainda estou terminando de montar.
De qualquer forma, se faltar potência com a panela cheia, posso ligar o gás pra dar uma ajudinha. Não queria comprar uma resistência muito forte porque eu possivelmente teria problemas com o excesso de calor. Enfim, pelas pesquisas achei que era equivalente, pretendo começar com a produção de 10 litros.
 
Olá,



Obrigado pelos esclarecimentos. Já imaginei que se tratava de isolamento elétrico. Sim, instalei numa panela de 15 litros, nos testes com água a potencia se saiu bem, não enchi totalmente mas vou fazer um teste completo com o chiller, que ainda estou terminando de montar.

De qualquer forma, se faltar potência com a panela cheia, posso ligar o gás pra dar uma ajudinha. Não queria comprar uma resistência muito forte porque eu possivelmente teria problemas com o excesso de calor. Enfim, pelas pesquisas achei que era equivalente, pretendo começar com a produção de 10 litros.



Para 15 litros ela da conta. Se for ajudar com fogo cuide para não derreter as conexões da resistência .
 
Bom dia!!!

Para quem interessar, segue as fotos da minha instalação. Usei a resistência de 1.5Kw que já citei na panela n28 (15L). Ontem fiz a sonhada primeira brassagem hehe, uma Irish Red Ale. A potência da resistência foi muito satisfatória, e usei o fogo do fogão para auxiliar nas rampas, a fervura se manteve apenas com a resistência. Na instalação usei essa parte elétrica de uma churrasqueira que não funcionava mais, ela estava em bom estado e deixou tudo muito facil pra controlar a energia na resistência (tem um potenciometro sensivel ao calor, e uma chave de segurança). Por precaução, usei um papel aluminio pra proteger essa parte da instalação do calor do fogo do fogão, embora seja um material bem resistente, pois era usado em churrasqueira (mas lá também tinha proteção). Fiquei muito satisfeito com o resultado, consegui fazer tudo ontem sem surpresas, mandei 9 litros pro fermentador (eram esperados 10), mas isso ocorreu porque não considerei a menor eficiência do BIAB e tive que diminuir a quantidade pra manter a densidade na faixa do estilo, comprei quantidade de grãos pra uma brassagem com lavagem etc, Acho que foi isso, vou revisar os indicadores mais tarde pra ver no que posso melhorar.
 

Attachments

  • IMG_20170516_223943.jpg
    IMG_20170516_223943.jpg
    187.5 KB · Views: 67
  • IMG_20170521_184630.jpg
    IMG_20170521_184630.jpg
    216.6 KB · Views: 64
Bom dia, li o excelente post do Guenther sobre resistências e ficou bem claro a necessidade da resistência ser de baixa densidade para evitar a caramelização do mosto, agora para aquecimento da água do mash out, pelo que entendi, a resistência não precisa ser de baixa densidade pois ela tem apenas a função de aquecer a água. Se ela não for de baixa densidade ela aquecerá a água mais rápido? Para aquecer 60lts de água para a temperatura do mash out, uma resistência de 4000W é suficiente?
 
Bom dia, li o excelente post do Guenther sobre resistências e ficou bem claro a necessidade da resistência ser de baixa densidade para evitar a caramelização do mosto, agora para aquecimento da água do mash out, pelo que entendi, a resistência não precisa ser de baixa densidade pois ela tem apenas a função de aquecer a água. Se ela não for de baixa densidade ela aquecerá a água mais rápido? Para aquecer 60lts de água para a temperatura do mash out, uma resistência de 4000W é suficiente?

Nesse post o Guenther compartilhou uma planilha pra estimar o tempo de aquecimento de X litros com Y potência, mas se quiser dados reais:
Uso uma resistência de 2kW pro HLT. Na última brassagem ela precisou de 80min pra elevar 35L de água de 19C a 76C.
No MLT tenho uma resistência de 1,5kW, e ela levou de 70min pra subir 23,5L de água de 19C a 70C.
Faça seus cálculos e escolha o que for melhor pra você.

Seguem os gráficos, o primeiro é do HLT e o segundo do MLT: https://bl.ocks.org/leandrocosta/raw/506534d817baacf485ad981bad027707/
 

Latest posts

Back
Top