Resistência elétrica

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robocop89

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Aug 15, 2013
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Como ja comentei em vários posts do fórum, estou montando um sistema HERMS.

E estava comprando hoje a resistência, quando me surgiu uma duvida grande.

Qual é a recomendação de watts/cm2 para não caramelizar o mosto?
 
Não existe uma recomendação assim.... basta comprar resistências de baixa densidade (as mais grossas), inox, blindadas.

Abraço,
 
Aproveitando o tópico, sábado fiz minha primeira brassagem e tive uma grande demora pra conseguir ferver o mosto, tanto que ele não ferveu de forma intensa, isso que esperei cerca de uma hora até começar a ferver, acho que a panela não ficou bem no centro da boca do fogão ou ele não deu conta mesmo.

Teria algum problema eu utilizar uma resistência (o popular rabo quente) pra ajudar a aquecer o mosto até levar ele a fervura e depois deixar só o fogo mantendo a fervura durante os 60 minutos?

Infelizmente, no momento não tenho como usar um fogareiro, se desse tudo seria mais ácil.

Desde já, muito obrigado.
Abraços!
 
Rabo quente não é recomendável.. certamente vai caramelizar o mosto pois como a resistência dele é tipo de chuveiro (altíssima densidade), a temperatura da superfície do metal chega numa temperatura absurda.

Abraço!
 
Muito obrigado pelo retorno, Guenther!

Mas, será que mesmo com agitação que ele geraria ou se eu ficasse movimentando ele pra não ficar num ponto fixo de contato o mosto seria caramelizado?

Existe alguma alternativa pra esse meu "problema"?

Abraço!
 
Muito obrigado pelo retorno, Guenther!

Mas, será que mesmo com agitação que ele geraria ou se eu ficasse movimentando ele pra não ficar num ponto fixo de contato o mosto seria caramelizado?

Existe alguma alternativa pra esse meu "problema"?

Abraço!

Tenho basicamente o mesmo "problema" com a fervura. Demora quase duas horas para começar a borbulhar o mosto (fervura intensa). Mesmo assim dá tudo certo. Forma um bom hot break e consigo clarificar bem o mosto pela decantação das proteínas. Só acho ruim porque demora. Uso uma panela de 30 litros (levas de 20) e um fogão de 5 bocas. A boca central é bem maior, do tipo quadrichama, mas não é de alta pressão. Por isso acho que não ferve rápido. Tem algum problema? Só fiz uma Black IPA nesse fogão até agora e ainda vou beber ela a partir da próxima semana!
 
Muito obrigado pelo retorno, Guenther!

Mas, será que mesmo com agitação que ele geraria ou se eu ficasse movimentando ele pra não ficar num ponto fixo de contato o mosto seria caramelizado?

Existe alguma alternativa pra esse meu "problema"?

Abraço!
Resistências de baixa densidade em Inox, ou um fogareiro mais forte. :)

Abraço!
 
Muito obrigado, Guenther!

Sem querer abusar mas já abusando, tu sabe algum lugar onde eu possa encontrar esse tipo de resistência ou é fácil de achar em qualquer ferragem/loja de material elétrico?

Abraço!
 
Muito obrigado, Guenther!

Sem querer abusar mas já abusando, tu sabe algum lugar onde eu possa encontrar esse tipo de resistência ou é fácil de achar em qualquer ferragem/loja de material elétrico?

Abraço!
Em que cidade?
 
Pode ser em Pelotas ou Porto Alegre, ou então alguma loja online que venda esse tipo de coisa.

Esse tipo de ebulidor serve para esse propósito de aquecer o mosto até a temperatura de fervura? http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-2000w-p44943/

Muito obrigado novamente!
Abraço!
Este tipo de ebulidor da WE até serve porque é blindado. Mesmo assim, ainda recomendo as resistências de baixa densidade em Inox.

Aqui em Porto Alegre tem uma loja chamada Gera Peças (Berlim, 55) que vende tudo que é tipo de resistências (fabricadas pela Volts, mas não dá pra comprar direto).

Abraço!
 
Eu uso esse ebulidor de 2000w da WE junto com um TIC 17 no meu sistema HERMES, mas só para as rampas. Caldeirão nº 45. Para fervura eu uso fogão de alta pressão.

Abraço
 
Pessoal, esse ebulidor da WE é o chamado "rabo quente".
Exatamente o mesmo, vende em qualquer casa daquelas de quinquilharias para obras, tubos e etc.. o pessoal usa para esquentar comida, fazer café e etc..

É blindado, eu uso pra fazer toda a fervura e não fica com caramelização encrustada nele... é muito prático.
 
Pessoal, esse ebulidor da WE é o chamado "rabo quente".
Exatamente o mesmo, vende em qualquer casa daquelas de quinquilharias para obras, tubos e etc.. o pessoal usa para esquentar comida, fazer café e etc..

É blindado, eu uso pra fazer toda a fervura e não fica com caramelização encrustada nele... é muito prático.
Luiz, esse ebulidor não é igual a rabo quente normal. Rabo quente é que nem resistência de chuveiro, tipo uma mola que entra em contato direto com a água. Esse da WE é blindado, o que muda bastante a temperatura da superfície do metal, mesmo que a resistência chegue em temperaturas mais altas que as resistências de baixa densidade.

Abraço,
 
Existe alguma forma de saber se o ebulidor é blindado apenas observando ele?

Se eu não conseguir resolver o meu problema da fervura no fogão mesmo, vou acabar comprando um ebulidor pra pelo menos ajudar.

Abraço!
 
Guenther, dei um google e vi o modelo que vc falou.. mas pelo que vi na internet, os 2 são chamados de Rabo quente, aqui no Rio nunca vi vendendo esse modelo com resistência direta (tipo de chuveiro, não blindado), sempre que vc procura por rabo quente nas lojas o modelo que te oferecem é o blindado.

dryfon, só pela cara dá pra saber se é blindado sim.
Fotos do modelo blindado:
1327606068_1.jpg

ebulidor_rabo_quente__05395_zoom.jpg

Fotos do modelo não blindado e que não deve ser usado para aquecer o mosto:
aquecedor_110v.jpg


Pelo menos já sabemos que pra não ter erro é só procurar por ebulidor ou rabo quente e pela cara da pra ver se é blindado!

Outra coisa que vale dar uma olhada é o material externo na blindagem. Tem de alumínio, inox, latão.... com isso o preço tbm varia bastante!

Abraços!
 
Perfeito Luis.. entendi a diferenciação da nomenclatura.. é que aqui em PoA normalmente se chama de rabo quente só aquele pequeno mesmo.

Abraço!
 
Muito obrigado pela informação, Luís!

Se na minha próxima brassagem o fogão não der conta, vou partir pra um ebulidor desses mesmo, pelo menos pra auxiliar na fervura.

Abraço!
 
Eu tenho um de 2.000W para aquecer a agua da lavagem acho mais pratico e da menos trabalho pra mim que tenho que ficar montando fogão e pegando gás lá no quartinho .. rsrs...

Eu também já usei um de 1000w para ajudar na fervura, pra tentar evaporar mais e subir a densidade..rs ... uma dica é tomar cuidado na hora de colocar e tirar o ebulidor do mosto .. se vc tirar com ele ligado carameliza e torra tudo .. e se vc colocar no mosto com ele ligado também carameliza...e pode ser que de gosto na cerveja.
 
Pessoal, já aproveitando ai o assunto, eu uso HERMS também e dei uma modificada no meu sistema. Antes eu usava uma panela de 15 litros com uns 10 de água, direto no fogo, para a serpentina de recirculação do HERMS. Agora eu encontrei uma panela de uns 5 litros, deixo com 4 e coloquei minha resistencia elétrica Rabo Quente (não o rabo gaúcho, o rabo blindado, hehehe) de 2000W ligado no meu TIC17. Mas não está dando conta, não consegue subir as temperaturas, sou obrigado a usar o fogo pra isso.

E mesmo pra manter, até 60ºC até segura, acima disso, a variação fica de 2 a 2,5ºC. E ai, alguma sugestão para otimizar? De repente isolar essa panelinha (da mesma forma que aquece mais rápido, deve esfriar mais rápido tbm).

Abraços
 
Caro André,

Como voce liga a resistência no TIC17, diretamente ou com algum relé intermediário? A corrente é bem alta...
Abraços,

Mario
 
Mario, eu ligo sim, o TIC17 aguente 16A não é? Meu ebulidor tem 2000w e é 220V, o que dá pouco mais de 9A de corrente, acho que não tem problema não. Mas valeu!
 
Olá Guenther e amigos,
Estou querendo colocar uma resistência destas na minha panela n. 36, seria uma de 2000w /220V para ser controlada pelo TIC 17 RGTi e como meu forte não é eletrônica (apesar de gostar), qual tipo de Relê devo usar entre ambos? Também gostaria de saber o que diferencia a de baixa densidade para uma de alta densidade ? é a espessura de que são feitas ? achei uma loja (link abaixo) que faz vendas on-line e vi uma resistência com as especificações que quero porém não sei se é de baixa densidade, será que serve ?

http://www.distherm.com.br/resisten...-circular-diametro-de-30cm-2kw-220v-inox.html

abçs
Gilberto
 
Bom dia Gilberto.
Como ninguém respondeu ainda, posso tentar ajudar, baseado na experiência que tenho sobre o assunto.
Respondendo a primeira pergunta, sobre o tipo de relé usar, o que você precisa pensar antes de tudo é sobre qual é a amperagem que essa resistência vai consumir.
calculando de forma simplificada, temos: 2000 W / 220 V = 9,09 Ampéres.
Então respondendo, você precisa de qualquer coisa que possa chavear mais de 9 ampéres.
O controlador tem um relé que aguenta 8 ampéres, mas mesmo que seu consumo fosse 6 ampéres, por exemplo, eu não aconselharia usar apenas o relé do controlador. Queimar uma saída de controlador e danificar a peça toda é bem mais caro que trocar um relé externo.
Então como a sua necessidade é colocar um relé, vamos ao que existe no mercado.
Existem os relés de alta potência, que são chamados de chaves contatoras ou contactoras. Antigamente se usava muito isso. Servem bem, mas são meio caros e fazem muito barulho, além de terem um consumo relativamente grande, comparados com o que existe de mais moderno.
Se as contatoras não são recomendadas, então o que é?
Agora se usa os relés sólidos ou SSR. São chamados assim, porque não têm partes móveis, como as contatoras. Eles são bem mais baratos, menores, não fazem barulho, mas têm alguns pequenos incovenientes.
Um dos incovenientes é que esses relés precisam ser montados em discipadores de calor, de acordo com a potência que você vai usar.
Outro problema é que para ligar o SSR você vai preicar de uma fonte de corrente contínua (muitos controladores já têm uma saída DC para isso) que pode ser de 3 Vdc à 32 Vdc, que pode até ser uma fonte de celular velho.
Respondendo especificamente sua pergunta, os SSR mais comuns que existem são os de 25 ampéres e 40 ampéres, assim você deverá comprar um SSR de 25 ampéres e um discipador que pode ser pequeno, para ele. Como ele aguenta até 25 A e vc vai consumir 9 A, a discipação térmica não vai ser muito grande.

Sobre a dencidade da resistência, posso até estar errado, mas eu creio que seja a quantidade de calor que ela vai geral por cada cm linear. Imagine que você pode ter resistências de 2000W de vários tamanhos e cada uma vai gerar uma quantidade de calor por cm. Ser alta ou baixa densidade é concentrar muito ou pouco calor em cada cm.
No caso dessa sua ressistência, ela terá uns 94 Cm que dará uns 21 W por cm linear. Posso adiantar que isso é bastante bom, porque eu tenho uma panela com uma resistência de 3500W, e do mesmo tamanho e isso tem funcionado bem.

A ultima coisa que eu tenho a dizer sobre isso, é sobre o tipo de saída dos parafusos da resistência. Essa do seu link são resistências com saída em linha. Os bornes de saída são no mesmo sentido da resisência e devem ficar na lateral da panela. Já montei resistências assim e o problema que eu tive é que a porca da resistência é plana e a panela é curva. Tive problema para vedar o buraco até que eu tive a iluminada ideia de pegar uma madeira grossa, colocar fora da panela e dar umas porradinhas por dentro para deixar a parede da panela plana, no lugar do furo. Desse jeito a coisa ficou legal.
A outra forma de saída para resistências são as de 90º. São saídas que ficam no fundo da panela. Como o fundo é plano, fica bem mais fácil de vedar, mas o problema é que a panela vai precisar ter pés, para ficar em pé, porque o parafuso vai atrapalhar o fundo.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Alexandre
 
Pessoal, já aproveitando ai o assunto, eu uso HERMS também e dei uma modificada no meu sistema. Antes eu usava uma panela de 15 litros com uns 10 de água, direto no fogo, para a serpentina de recirculação do HERMS. Agora eu encontrei uma panela de uns 5 litros, deixo com 4 e coloquei minha resistencia elétrica Rabo Quente (não o rabo gaúcho, o rabo blindado, hehehe) de 2000W ligado no meu TIC17. Mas não está dando conta, não consegue subir as temperaturas, sou obrigado a usar o fogo pra isso.

E mesmo pra manter, até 60ºC até segura, acima disso, a variação fica de 2 a 2,5ºC. E ai, alguma sugestão para otimizar? De repente isolar essa panelinha (da mesma forma que aquece mais rápido, deve esfriar mais rápido tbm).

Abraços
André, você não citou as duas coisas mais importantes:

A) Que tamanho/bitola de serpentina está usando? Ela fica totalmente imersa em somente 4 litros de água?

B) Outra coisa, está mosturando quantos litros, e quantos kg de malte? Se usar um equipamento assim pra mosturar 5kg de malte, o resultado é um, mas se estiver usando panela de 127 litros com 30kg de malte, o resultado é outro. :)

Abraço,
 
Olá Guenther e amigos,
Estou querendo colocar uma resistência destas na minha panela n. 36, seria uma de 2000w /220V para ser controlada pelo TIC 17 RGTi e como meu forte não é eletrônica (apesar de gostar), qual tipo de Relê devo usar entre ambos? Também gostaria de saber o que diferencia a de baixa densidade para uma de alta densidade ? é a espessura de que são feitas ? achei uma loja (link abaixo) que faz vendas on-line e vi uma resistência com as especificações que quero porém não sei se é de baixa densidade, será que serve ?

http://www.distherm.com.br/resisten...-circular-diametro-de-30cm-2kw-220v-inox.html

abçs
Gilberto
Cara, a grosso modo, resistências de baixa densidade são as grossas, ou seja, elas dissipam calor numa grande área (fazendo com que a superfície da resistência não fique tão quente). As de alta densidade são as fininhas, tipo de chuveiro elétrico. Imagina, tem chuveiros que chegam a 7000 watts, e a resistência não é mais do que uma molinha fininha.... imagina o calor que esse troço tem que gerar e a temperatura da superfície da resistência pra conseguir dissipar 7000 watts?

Se tratando da resistência de 2000 watts, dá pra conectar direto no TIC17 RGTi. Ele suporta até 16 amperes.

Para saber a amperagem consumida ela resistência ou qualquer outro aparelho, basta dividir a potência pela tensão, nesse caso, 2000 / 220 = 9,09 Amperes.

Abraço,
 
Bom dia Gilberto.
Como ninguém respondeu ainda, posso tentar ajudar, baseado na experiência que tenho sobre o assunto.
Respondendo a primeira pergunta, sobre o tipo de relé usar, o que você precisa pensar antes de tudo é sobre qual é a amperagem que essa resistência vai consumir.
calculando de forma simplificada, temos: 2000 W / 220 V = 9,09 Ampéres.
Então respondendo, você precisa de qualquer coisa que possa chavear mais de 9 ampéres.
O controlador tem um relé que aguenta 8 ampéres, mas mesmo que seu consumo fosse 6 ampéres, por exemplo, eu não aconselharia usar apenas o relé do controlador. Queimar uma saída de controlador e danificar a peça toda é bem mais caro que trocar um relé externo.
Então como a sua necessidade é colocar um relé, vamos ao que existe no mercado.
Existem os relés de alta potência, que são chamados de chaves contatoras ou contactoras. Antigamente se usava muito isso. Servem bem, mas são meio caros e fazem muito barulho, além de terem um consumo relativamente grande, comparados com o que existe de mais moderno.
Se as contatoras não são recomendadas, então o que é?
Agora se usa os relés sólidos ou SSR. São chamados assim, porque não têm partes móveis, como as contatoras. Eles são bem mais baratos, menores, não fazem barulho, mas têm alguns pequenos incovenientes.
Um dos incovenientes é que esses relés precisam ser montados em discipadores de calor, de acordo com a potência que você vai usar.
Outro problema é que para ligar o SSR você vai preicar de uma fonte de corrente contínua (muitos controladores já têm uma saída DC para isso) que pode ser de 3 Vdc à 32 Vdc, que pode até ser uma fonte de celular velho.
Respondendo especificamente sua pergunta, os SSR mais comuns que existem são os de 25 ampéres e 40 ampéres, assim você deverá comprar um SSR de 25 ampéres e um discipador que pode ser pequeno, para ele. Como ele aguenta até 25 A e vc vai consumir 9 A, a discipação térmica não vai ser muito grande.

Sobre a dencidade da resistência, posso até estar errado, mas eu creio que seja a quantidade de calor que ela vai geral por cada cm linear. Imagine que você pode ter resistências de 2000W de vários tamanhos e cada uma vai gerar uma quantidade de calor por cm. Ser alta ou baixa densidade é concentrar muito ou pouco calor em cada cm.
No caso dessa sua ressistência, ela terá uns 94 Cm que dará uns 21 W por cm linear. Posso adiantar que isso é bastante bom, porque eu tenho uma panela com uma resistência de 3500W, e do mesmo tamanho e isso tem funcionado bem.

A ultima coisa que eu tenho a dizer sobre isso, é sobre o tipo de saída dos parafusos da resistência. Essa do seu link são resistências com saída em linha. Os bornes de saída são no mesmo sentido da resisência e devem ficar na lateral da panela. Já montei resistências assim e o problema que eu tive é que a porca da resistência é plana e a panela é curva. Tive problema para vedar o buraco até que eu tive a iluminada ideia de pegar uma madeira grossa, colocar fora da panela e dar umas porradinhas por dentro para deixar a parede da panela plana, no lugar do furo. Desse jeito a coisa ficou legal.
A outra forma de saída para resistências são as de 90º. São saídas que ficam no fundo da panela. Como o fundo é plano, fica bem mais fácil de vedar, mas o problema é que a panela vai precisar ter pés, para ficar em pé, porque o parafuso vai atrapalhar o fundo.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Alexandre

Alexandre, os modelos RGTi suportam 16 amperes. Já utilizei incontáveis vezes resistências até 3000 watts ligadas diretamente nele.

Em relação à vedação dessas resistências, basta colocar um anel de silicone pela parte de dentro, e então ao dar o aperto por fora, o silicone veda completamente. Talvez já instalei muitos assim. O anel de silicone eu faço cortando um pedaço das mangueiras de silicone mesmo. Fica perfeito. Lembrando que aquela arruela isolante deve ficar para o lado de fora, e depois de feita a fiação, deve-se isolar tudo com fita de alta-tensão de auto-fusão.

Abraço!
 
Mestre, então:

1 - A serpentina é de 3/8" e fica totalmente submersa, são 5 litros de água (medi na ultima brassagem)

2 - Meu equipamento é para 60 litros, mas a quantidade de maltes varia muito. Na minha ultima, usei 9kg de malte, mas tenho receitas com 25 kg de malte. Nessa última consegui um controle relativamente bom, estabilizou com um diferencial de 1,2ºC pra cima e pra baixo, não saia disso de jeito nenhum, mas usando fogo bem baixo e mais o ebulidor. Queria conseguir isso sem o fogo.
 
Ok pessoal,
Obrigado pelas informações.

Sobre o aquecimento em si, na prática, usando uma resistência destas de 2000w/220V, em quanto tempo eu elevo a temperatura da água de uns 20 Celcius (ambiente uns 22) para os 66 Celsius ?
abçs
Gilberto
 
Está com 7 metros. A panela que arrumei é bojuda, então enrolei de forma que coube a serpentina toda.
 
Está com 7 metros. A panela que arrumei é bojuda, então enrolei de forma que coube a serpentina toda.
Cara, eu suspeito que isso possa ter a ver com a homonegeização do calor no líquido. Esses rabos quentes geram muito calor, mas ele sobe todo numa coluna logo acima dele, e isso provavelmente faz com que não haja tanta troca assim com a serpentina.

Abraço,

Guenther
 
Ok pessoal,
Obrigado pelas informações.

Sobre o aquecimento em si, na prática, usando uma resistência destas de 2000w/220V, em quanto tempo eu elevo a temperatura da água de uns 20 Celcius (ambiente uns 22) para os 66 Celsius ?
abçs
Gilberto
Giberto, depende.

Se usar 2000w pra 5 litros, deve levar uns 10 minutos.

Se for para 50 litros, deve levar mais de uma hora. :)

Eu fiz uma planilha pra calcular esse tipo de coisa: https://docs.google.com/spreadsheet...piNnYydVRqUFEwUV9WMVJWNWc&usp=drive_web#gid=4

Abraço,

Guenther
 
Valeu Guenther!
Esqueci de informar a quantidade de água, é para levas de 20 litros.
Abraços
 
Valeu Guenther!
Esqueci de informar a quantidade de água, é para levas de 20 litros.
Abraços
Olha, pra 20 litros, fervendo 25, eu até acho que dá pra fervura.

Quando eu tinha equipamento de 100 litros, colocava pra ferver uns 110 litros, e os 8000 watts ferviam, mas não era "AQUELA" fervura vigorosa. Desde então eu tenho seguido uma regra de 1000 watts para cada 10 litros a serem fervidos. No equipamento que estou fazendo utilizando barris de 50 litros como panelas, vou usar 5000 watts.

No caso de usar resistência para sistemas HERMS ou RIMS, aí a potência pode cair pra menos da metade, uns 40%.

Abraço,
 
Completando a informação do Alexandre, sobre os relés de estado sólido (SSR) para acionamento da resistência. Essa é a melhor maneira de fazer a instalação, por ser mais segura e por um outro motivo que acho muito importante: Economia de energia.
Quando se tem que chegar à uma temperatura e mantê-la, o SSR faz o melhor trabalho por não descarregar os 220v e parar, acionar e parar... Ele manda a voltagem suficiente para a manutenção de temperatura.
Imagine uma temperatura a ser atingida de 60º por 30 minutos. O SSR é capaz de eniar os 220v e ao se aproximar da temperatura ele vai diminuindo (desacelera) e quando atingir ele pode estar enviando 70v, 50v, 100v, etc.
Claro que o controlador é quem manda essa informação ao SSR.

Gostaria de ver com vcs se já pensaram em usar uma resistência por fora da panela, claro que para panelas não maiores que as nº36.
Existem muitas variedades e podem ser feitas por encomenda. Não devem ser baratas mas podem ter um belo resultado por não entrar em contato com o mosto.

Algo assim: http://www.distherm.com.br/resistencias/coleira.html
http://www.enget.com.br/resistencia-circular-injecao/resistencia-circular-porcelana.html
Essas resistência são usadas em injetoras que devem chegar à altas temperaturas para atingir ponto de fusão de polietileno, poliéster, etc.
 
Completando a informação do Alexandre, sobre os relés de estado sólido (SSR) para acionamento da resistência. Essa é a melhor maneira de fazer a instalação, por ser mais segura e por um outro motivo que acho muito importante: Economia de energia.
Quando se tem que chegar à uma temperatura e mantê-la, o SSR faz o melhor trabalho por não descarregar os 220v e parar, acionar e parar... Ele manda a voltagem suficiente para a manutenção de temperatura.
Imagine uma temperatura a ser atingida de 60º por 30 minutos. O SSR é capaz de eniar os 220v e ao se aproximar da temperatura ele vai diminuindo (desacelera) e quando atingir ele pode estar enviando 70v, 50v, 100v, etc.
Claro que o controlador é quem manda essa informação ao SSR.

Gostaria de ver com vcs se já pensaram em usar uma resistência por fora da panela, claro que para panelas não maiores que as nº36.
Existem muitas variedades e podem ser feitas por encomenda. Não devem ser baratas mas podem ter um belo resultado por não entrar em contato com o mosto.

Algo assim: http://www.distherm.com.br/resistencias/coleira.html
http://www.enget.com.br/resistencia-circular-injecao/resistencia-circular-porcelana.html
Essas resistência são usadas em injetoras que devem chegar à altas temperaturas para atingir ponto de fusão de polietileno, poliéster, etc.
O problema seria o aproveitamento térmico já que, imersa no líquido, a resistência transfere 100% de seu calor. Por fora, certamente uma parte disso seria perdido para o ambiente.

Sobre a economia de energia utilizando SSR, pode parecer que se economiza, mas na realidade, não.

Se estivéssemos comparando uma chama de alta pressão, acionada por um controlador, que pudesse simplesmente LIGAR/DESLIGAR essa chama, com outro sistema onde um controlador conseguisse controlar a INTENSIDADE da chama, deixando-a bem fraquinha quando necessário, aí sim... haveria uma grande economia de energia (energia, nesse caso, provida pelo gás). Por quê? Porque nesse caso da chama há grandes perdas de energia porque muito desse calor se perde para o ambiente, e quanto mais forte a chama, maior a perda. Nesse caso, é mais econômico manter uma chama bem fraquinha constantemente ligada (pois menos calor se perde para o ambiente), do que ligar e desligar uma chama super forte.

No caso de resistências imersas, todo o calor gerado por elas é transferido ao líquido, não há perdas.

Nesse caso, seria como comparar a soma de duas linhas ao longo do tempo. Supondo que 70v seja necessário para fazer uma resistência MANTER a temperatura de uma certa quantidade de líquido de FORMA CONSTANTE, no caso de um sistema que LIGA/DESLIGA em 220, basicamente ele iria ficar desligado e ligado tempo suficiente para transferir a mesma quantidade de calor no final das contas, e o calor é a quantidade de Watts.

Abraço,
 
Last edited:
Alguem já fez uma conta econômica em relação a utilizar chama ou resistência para a brassagem?

Pergunto isso, pois energia eletrica ter ficado bem cara, mas em contra partida o GLP também o é.

Outra coisa, vc utilizam algum agitador para homogineizar constantemente o liquido/grãos?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu uso gás de cozinha, e estou apenas especulando sobre usar resistência por causa do maior controle, mas existe uma válvula para gás que faz a mesma função e não usa chama piloto.
Assisti um video sobre esse equipamento e assim que encontrá-lo, posto aqui.
Sem dúvidas que energia elétrica sai mais cara do que o gás.

Num curso que fiz sobre energia numa concessionária local, ficou bem claro que:
Sempre que precisar efetuar troca de calor, a energia elétrica é a mais cara.
Obviamente, que se a fonte de energia for solar, eólica, etc a coisa fica mais amena.

EDIT: segue o video: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=xxUvu5s6zSQ[/ame]
Esse equipamento custa uns R$1.200,00
 
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