Muito obrigado pelo retorno, Guenther!
Mas, será que mesmo com agitação que ele geraria ou se eu ficasse movimentando ele pra não ficar num ponto fixo de contato o mosto seria caramelizado?
Existe alguma alternativa pra esse meu "problema"?
Abraço!
Resistências de baixa densidade em Inox, ou um fogareiro mais forte.Muito obrigado pelo retorno, Guenther!
Mas, será que mesmo com agitação que ele geraria ou se eu ficasse movimentando ele pra não ficar num ponto fixo de contato o mosto seria caramelizado?
Existe alguma alternativa pra esse meu "problema"?
Abraço!
Em que cidade?Muito obrigado, Guenther!
Sem querer abusar mas já abusando, tu sabe algum lugar onde eu possa encontrar esse tipo de resistência ou é fácil de achar em qualquer ferragem/loja de material elétrico?
Abraço!
Este tipo de ebulidor da WE até serve porque é blindado. Mesmo assim, ainda recomendo as resistências de baixa densidade em Inox.Pode ser em Pelotas ou Porto Alegre, ou então alguma loja online que venda esse tipo de coisa.
Esse tipo de ebulidor serve para esse propósito de aquecer o mosto até a temperatura de fervura? http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-2000w-p44943/
Muito obrigado novamente!
Abraço!
Luiz, esse ebulidor não é igual a rabo quente normal. Rabo quente é que nem resistência de chuveiro, tipo uma mola que entra em contato direto com a água. Esse da WE é blindado, o que muda bastante a temperatura da superfície do metal, mesmo que a resistência chegue em temperaturas mais altas que as resistências de baixa densidade.Pessoal, esse ebulidor da WE é o chamado "rabo quente".
Exatamente o mesmo, vende em qualquer casa daquelas de quinquilharias para obras, tubos e etc.. o pessoal usa para esquentar comida, fazer café e etc..
É blindado, eu uso pra fazer toda a fervura e não fica com caramelização encrustada nele... é muito prático.
André, você não citou as duas coisas mais importantes:Pessoal, já aproveitando ai o assunto, eu uso HERMS também e dei uma modificada no meu sistema. Antes eu usava uma panela de 15 litros com uns 10 de água, direto no fogo, para a serpentina de recirculação do HERMS. Agora eu encontrei uma panela de uns 5 litros, deixo com 4 e coloquei minha resistencia elétrica Rabo Quente (não o rabo gaúcho, o rabo blindado, hehehe) de 2000W ligado no meu TIC17. Mas não está dando conta, não consegue subir as temperaturas, sou obrigado a usar o fogo pra isso.
E mesmo pra manter, até 60ºC até segura, acima disso, a variação fica de 2 a 2,5ºC. E ai, alguma sugestão para otimizar? De repente isolar essa panelinha (da mesma forma que aquece mais rápido, deve esfriar mais rápido tbm).
Abraços
Cara, a grosso modo, resistências de baixa densidade são as grossas, ou seja, elas dissipam calor numa grande área (fazendo com que a superfície da resistência não fique tão quente). As de alta densidade são as fininhas, tipo de chuveiro elétrico. Imagina, tem chuveiros que chegam a 7000 watts, e a resistência não é mais do que uma molinha fininha.... imagina o calor que esse troço tem que gerar e a temperatura da superfície da resistência pra conseguir dissipar 7000 watts?Olá Guenther e amigos,
Estou querendo colocar uma resistência destas na minha panela n. 36, seria uma de 2000w /220V para ser controlada pelo TIC 17 RGTi e como meu forte não é eletrônica (apesar de gostar), qual tipo de Relê devo usar entre ambos? Também gostaria de saber o que diferencia a de baixa densidade para uma de alta densidade ? é a espessura de que são feitas ? achei uma loja (link abaixo) que faz vendas on-line e vi uma resistência com as especificações que quero porém não sei se é de baixa densidade, será que serve ?
http://www.distherm.com.br/resisten...-circular-diametro-de-30cm-2kw-220v-inox.html
abçs
Gilberto
Bom dia Gilberto.
Como ninguém respondeu ainda, posso tentar ajudar, baseado na experiência que tenho sobre o assunto.
Respondendo a primeira pergunta, sobre o tipo de relé usar, o que você precisa pensar antes de tudo é sobre qual é a amperagem que essa resistência vai consumir.
calculando de forma simplificada, temos: 2000 W / 220 V = 9,09 Ampéres.
Então respondendo, você precisa de qualquer coisa que possa chavear mais de 9 ampéres.
O controlador tem um relé que aguenta 8 ampéres, mas mesmo que seu consumo fosse 6 ampéres, por exemplo, eu não aconselharia usar apenas o relé do controlador. Queimar uma saída de controlador e danificar a peça toda é bem mais caro que trocar um relé externo.
Então como a sua necessidade é colocar um relé, vamos ao que existe no mercado.
Existem os relés de alta potência, que são chamados de chaves contatoras ou contactoras. Antigamente se usava muito isso. Servem bem, mas são meio caros e fazem muito barulho, além de terem um consumo relativamente grande, comparados com o que existe de mais moderno.
Se as contatoras não são recomendadas, então o que é?
Agora se usa os relés sólidos ou SSR. São chamados assim, porque não têm partes móveis, como as contatoras. Eles são bem mais baratos, menores, não fazem barulho, mas têm alguns pequenos incovenientes.
Um dos incovenientes é que esses relés precisam ser montados em discipadores de calor, de acordo com a potência que você vai usar.
Outro problema é que para ligar o SSR você vai preicar de uma fonte de corrente contínua (muitos controladores já têm uma saída DC para isso) que pode ser de 3 Vdc à 32 Vdc, que pode até ser uma fonte de celular velho.
Respondendo especificamente sua pergunta, os SSR mais comuns que existem são os de 25 ampéres e 40 ampéres, assim você deverá comprar um SSR de 25 ampéres e um discipador que pode ser pequeno, para ele. Como ele aguenta até 25 A e vc vai consumir 9 A, a discipação térmica não vai ser muito grande.
Sobre a dencidade da resistência, posso até estar errado, mas eu creio que seja a quantidade de calor que ela vai geral por cada cm linear. Imagine que você pode ter resistências de 2000W de vários tamanhos e cada uma vai gerar uma quantidade de calor por cm. Ser alta ou baixa densidade é concentrar muito ou pouco calor em cada cm.
No caso dessa sua ressistência, ela terá uns 94 Cm que dará uns 21 W por cm linear. Posso adiantar que isso é bastante bom, porque eu tenho uma panela com uma resistência de 3500W, e do mesmo tamanho e isso tem funcionado bem.
A ultima coisa que eu tenho a dizer sobre isso, é sobre o tipo de saída dos parafusos da resistência. Essa do seu link são resistências com saída em linha. Os bornes de saída são no mesmo sentido da resisência e devem ficar na lateral da panela. Já montei resistências assim e o problema que eu tive é que a porca da resistência é plana e a panela é curva. Tive problema para vedar o buraco até que eu tive a iluminada ideia de pegar uma madeira grossa, colocar fora da panela e dar umas porradinhas por dentro para deixar a parede da panela plana, no lugar do furo. Desse jeito a coisa ficou legal.
A outra forma de saída para resistências são as de 90º. São saídas que ficam no fundo da panela. Como o fundo é plano, fica bem mais fácil de vedar, mas o problema é que a panela vai precisar ter pés, para ficar em pé, porque o parafuso vai atrapalhar o fundo.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Alexandre
Cara, eu suspeito que isso possa ter a ver com a homonegeização do calor no líquido. Esses rabos quentes geram muito calor, mas ele sobe todo numa coluna logo acima dele, e isso provavelmente faz com que não haja tanta troca assim com a serpentina.Está com 7 metros. A panela que arrumei é bojuda, então enrolei de forma que coube a serpentina toda.
Giberto, depende.Ok pessoal,
Obrigado pelas informações.
Sobre o aquecimento em si, na prática, usando uma resistência destas de 2000w/220V, em quanto tempo eu elevo a temperatura da água de uns 20 Celcius (ambiente uns 22) para os 66 Celsius ?
abçs
Gilberto
Olha, pra 20 litros, fervendo 25, eu até acho que dá pra fervura.Valeu Guenther!
Esqueci de informar a quantidade de água, é para levas de 20 litros.
Abraços
O problema seria o aproveitamento térmico já que, imersa no líquido, a resistência transfere 100% de seu calor. Por fora, certamente uma parte disso seria perdido para o ambiente.Completando a informação do Alexandre, sobre os relés de estado sólido (SSR) para acionamento da resistência. Essa é a melhor maneira de fazer a instalação, por ser mais segura e por um outro motivo que acho muito importante: Economia de energia.
Quando se tem que chegar à uma temperatura e mantê-la, o SSR faz o melhor trabalho por não descarregar os 220v e parar, acionar e parar... Ele manda a voltagem suficiente para a manutenção de temperatura.
Imagine uma temperatura a ser atingida de 60º por 30 minutos. O SSR é capaz de eniar os 220v e ao se aproximar da temperatura ele vai diminuindo (desacelera) e quando atingir ele pode estar enviando 70v, 50v, 100v, etc.
Claro que o controlador é quem manda essa informação ao SSR.
Gostaria de ver com vcs se já pensaram em usar uma resistência por fora da panela, claro que para panelas não maiores que as nº36.
Existem muitas variedades e podem ser feitas por encomenda. Não devem ser baratas mas podem ter um belo resultado por não entrar em contato com o mosto.
Algo assim: http://www.distherm.com.br/resistencias/coleira.html
http://www.enget.com.br/resistencia-circular-injecao/resistencia-circular-porcelana.html
Essas resistência são usadas em injetoras que devem chegar à altas temperaturas para atingir ponto de fusão de polietileno, poliéster, etc.
Enter your email address to join: