Juntar 2 mosturas na mesma panela de fervura, Duvida!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chapa_live

Member
Joined
Feb 8, 2022
Messages
5
Reaction score
2
Location
santo antonio do sudoeste - pr
Fala pessoal

No momento uso uma panela de 27L com um "CESTO" e ultimamente tenho feito 2 brassagem no mesmo dia e fermentando no mesmo freezer para não precisar fazer 2 vezes ao mês ( cada brassagem em fermentador separado), demoro um bom tempo para fazer as 2 como é de se esperar é claro.

Mas me surgiu uma ideia para reduzir tempo e algumas duvidas:

A Ideia seria fazer o PRIMEIRO mosto, transferir para a outra panela, fazer o SEGUNDO mosto e juntar com a PRIMEIRA para ai fazer Fervura.

As duvidas seriam:

- Posso juntar os Mostos sem problema algum, certo? (pois sei que em cervejarias é feito mais de uma brassagem no mesmo dia e fermentada no mesmo tanque)
- O ideal seria fazer Mash-Out pelo menos na primeira para inativar as enzimas, certo?
- Havia Lido que abaixo de 50º C já pode ocorrer contaminação? Se sim, posso ir subindo a temperatura do PRIMEIRO Mosto lentamente para a fervura até ficar pronto o SEGUNDO Mosto e assim começar de fato a fervura?

Desde já agradeço
 
Fala pessoal

No momento uso uma panela de 27L com um "CESTO" e ultimamente tenho feito 2 brassagem no mesmo dia e fermentando no mesmo freezer para não precisar fazer 2 vezes ao mês ( cada brassagem em fermentador separado), demoro um bom tempo para fazer as 2 como é de se esperar é claro.

Mas me surgiu uma ideia para reduzir tempo e algumas duvidas:

A Ideia seria fazer o PRIMEIRO mosto, transferir para a outra panela, fazer o SEGUNDO mosto e juntar com a PRIMEIRA para ai fazer Fervura.

As duvidas seriam:

- Posso juntar os Mostos sem problema algum, certo? (pois sei que em cervejarias é feito mais de uma brassagem no mesmo dia e fermentada no mesmo tanque)
- O ideal seria fazer Mash-Out pelo menos na primeira para inativar as enzimas, certo?
- Havia Lido que abaixo de 50º C já pode ocorrer contaminação? Se sim, posso ir subindo a temperatura do PRIMEIRO Mosto lentamente para a fervura até ficar pronto o SEGUNDO Mosto e assim começar de fato a fervura?

Desde já agradeço
Vê no canal misturado eles ensinam a fazer uma brassagem com og maior e diluir no fermentador, talvez seja o q vc precisa. Explicando o passo e se não me falha a memória disponibiliza até uma planilha para calcular
 
Eu faço double-mash sempre e vou explicar como faço.

Primeiro mash normal, não precisa fazer mash-out mas acabo fazendo pq é rapidinho pra chegar na temperatura e são só 5 mim. Depois transfiro todo o mosto ou parte dele pra outra panela, normalmente fica uns 10L pra poder dar o volume mínimo do segundo mash.
Finalizado o segundo mash volto o primeiro mosto pra panela e ou parte dele (até encher a panela) e começo a fervura, se sobra mais de 10L do primeiro mosto então fervo ele por 30 mim separado e adiciono ao final na panela durante a transferência pro fermentador, ou assim que vai liberando espaço na panela principal pq vai evaporando, vou completando com o mosto que sobrou desde que esse mosto ferva por pelo menos 30 mim.

Não acredito em contaminação, vc vai ferver ainda o primeiro mosto e a etapa de fervura tem como uma das funções a de esterilizar a solução.
 
Fala pessoal

No momento uso uma panela de 27L com um "CESTO" e ultimamente tenho feito 2 brassagem no mesmo dia e fermentando no mesmo freezer para não precisar fazer 2 vezes ao mês ( cada brassagem em fermentador separado), demoro um bom tempo para fazer as 2 como é de se esperar é claro.

Mas me surgiu uma ideia para reduzir tempo e algumas duvidas:

A Ideia seria fazer o PRIMEIRO mosto, transferir para a outra panela, fazer o SEGUNDO mosto e juntar com a PRIMEIRA para ai fazer Fervura.

As duvidas seriam:

- Posso juntar os Mostos sem problema algum, certo? (pois sei que em cervejarias é feito mais de uma brassagem no mesmo dia e fermentada no mesmo tanque)
- O ideal seria fazer Mash-Out pelo menos na primeira para inativar as enzimas, certo?
- Havia Lido que abaixo de 50º C já pode ocorrer contaminação? Se sim, posso ir subindo a temperatura do PRIMEIRO Mosto lentamente para a fervura até ficar pronto o SEGUNDO Mosto e assim começar de fato a fervura?

Desde já agradeço
Boa tarde!
Pode fazer isso sim. Mas tenha em mente algumas considerações...
- Em cervejarias, o mais comum é juntar as bateladas no tanque fermentador. Isso pq em sistemas bibloco é a mesma tina que faz a mostura e fervura, e em sistemas com mais tinas, a mostura e lavagem dos grãos demora mais que a fervura. Da tempo de ferver, resfriar e trasfegar o mosto antes da segunda mostura ficar pronta. O que se faz é colocar todo o fermento para o volume do tanque e ir juntando as bateladas em até 48h.
- Tem algumas pesquisas que demonstram que o mash-out não inativa as enzimas completamente, o papel principal do mash-out é diminuir a viscosidade do mosto para melhorar a lavagem. Mesmo fazendo mash-out vc deve ter alguma (mesmo que pouca) atividade enzimática com essa espera. Pode não ser problema.
- Não há nem que pensar em contaminação nessa etapa. Como vc não ferveu o mosto ele não está estéril pra ser contaminado. A influência dos micro-organismos presentes no mosto é uma questão de tempo, mas não vai acontecer nada em poucas horas.
Abs.
 
Back
Top