Mosto quente no galão de agua mineral (20l)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

oniram

Member
Joined
Sep 24, 2022
Messages
6
Reaction score
1
Location
IlhÉus
Alguém já usou o galão de agua mineral (20L) como 'segunda panela'? Conhece relatos que deu problema?
Estou querendo economizar e evitar de comprar uma segunda panela. Minha ideia é transferir o mosto quente (70º) pós-brassagem para o galão enquanto eu lavo a panela para poder retornar e iniciar a fervura.
 
Boa tarde. Fiz isso só umas 30 vezes. Ms sempre mudava os galões. Comprava a água para a brassagem, usava o galão com mosto quente, normalmente na hora de recircular e jogar para a fervura, depois lavava o galão e mandava pra distribuidora pra comprar mais água.
O máximo que acontecia era o galão ficar mole.
 
Uma questão importante, é que armazenar um líquido em alta temperatura em um recipiente de plástico, pode ser problemático.

Alguns materiais podem liberar toxinas nesse processo, é preciso avaliar bem qual o material para fugir deste tipo de problema.

"Muita gente faz e nunca tive problema!"
Como as mães dizem, "você não é todo mundo."
 
Esses garrafões são feitos de 3 materiais diferentes, vc precisa ater certeza do seu antes de usar. Tem garrafão de PET (temperatura máxima recomendada 55°); polipropileno Que aguenta até fervura (é o mesmo plástico usado nos suportes de filtro de café ou nessas chaleiras de plástico que fervem água); e tem policarbonato que também é seguro.

Fora eles você tem os baldes de PEAD que são usados como fermentadores e também resistem a altas temperaturas.

De qualquer forma verifique com o fabricante a temperatura máxima indicada para cada embalagem. Apesar dos plásticos aguentarem a temperatura, nem todos são seguros para alimentos a qualquer temperatura, ou seja, vc pode ter diferentes formulações para um mesmo plástico que o torna adequado ou não para alimentos em diferentes temperaturas.
 
Eu utilizo um cooler desses de praia como panela de lavagem, antes de iniciar a brassagem esquento a água de lavagem a 80°, após atingir a temperatura passo para o cooler e utilizo na hora da lavagem, ninguém morreu até o momento kkkkk, mas não é o ideal! Assim que possível vou adiquirir uma panela de fervura nova e usar a antiga para lavagem.
 
Back
Top