Experimento adição de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alan Reginato

Well-Known Member
Joined
Jan 11, 2021
Messages
272
Reaction score
248
Location
Brazil
Bom dia cervejeiros!

Eu já faço cerveja há algum tempo e gosto muito de experimentar novas técnicas, fazer comparações e deixar tudo o mais prático e eficiente possível.

Após ver um artigo em algum site de uma cervejaria americana, me interessei pela adição tardia, flameout/hopstand. Na primeira cerveja que fiz assim, a maior parte do lúpulo foi nesta etapa. E ficou muito boa! Não curto muito a ideia de dry hopping, abrir fermentador, colocar material dentro, fechar, tirar o material ou então engarrafar logo após, se deixar muito tempo pode dar sabor gramíneo. Teria de fazer cold crash, então o problema é o espaço na geladeira e tudo o mais. Já testei fazer extrato de lúpulo com álcool de cereais, ficou interessante, mas não me agradou muito. Talvez tenha arrastado muito mirceno... ENFIM...

Neste sentido pensei em testar se a adição do lúpulo após a fermentação influencia muito no resultado final.

Então temos o seguinte: Uma leva de Pale Ale (ABV FINAL ~3%) dividida em duas, 18 L iniciais cada. Na primeira, mais 7 L de chá de lúpulo (hop tea) com 95 g de Columbus, água filtrada e fervida, mantém 90 C por 30 minutos. Na segunda, mesma coisa, mas após a fermentação. Totalizando 25 L em cada leva. o BU:GU vai ficar em torno de 1.3.

Pretendo utilizar um hop bag em uma panela para não me estressar muito com o resíduo do lúpulo.

E então, quero saber a opinião e ideias de vocês, vale a pena testar e ter todo esse trabalho extra?
 
Não entendi bem qual o objetivo da experiência, mas Hop Tea é mais comumente utilizado para correção de amargor, e isso você já consegue naturalmente na fervura.
Se a ideia é não fazer DH, mas ter sabor e aroma, a melhor técnica é a de Hopstand mesmo!

Tem um video no Youtube do Matheus Aredes que explica bem sobre a aplicação do hop tea (Técnicas de Lupulagem #08 - Chá de Lúpulo - YouTube ).
 
Oi!
O objetivo é testar se a fermentação causa muita diferença na adição de lúpulo tardio. Por isso o chá de lúpulo antes e depois.

Optei pelo chá para ser possível fazer o mesmo procedimento para os dois. A temperatura mais alta é para gerar amargor, também, já que vai ser a única adição de lúpulo.
 
Entendi Alan!

Nunca testei pois sempre achei que os aromas iam embora durante a preparação do chá.
Mas bacana a idéia! Caso teste, não deixe de postar pra gente os resultados!
 
Back
Top