Resistência 5000w panela 44 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 7, 2021
Messages
4
Reaction score
1
Location
Catanduva
Boa tarde!
Estou estudando automatizar minha panela e gostaria da opinião dos experientes quanto a potência. Uma Resistência 5000w para uma panela 44 litros, vai queimar ou caramelizar o mosto?

Desde já obrigado!
 
Na verdade depende não só da potencia como da área da resistência. Compare duas resistências, mesma potência, uma com apenas uma volta e a outra com 2 ou mais, a potencia gerada na primeira resistência por cm³/cm² (não me recordo a unid. medida), vai ser muito superior a segunda opção, e isso é o que faz caramelizar o mosto.

Por experiência uma resistência de 5.000w está de acordo com a litragem, poderia ser até menos (4.000w), porém opte por achar resistências com maior numero de curvas/voltas para diminuir consideravelmente o risco de caramelização.
 
Em resistencias o bom seria recircular ,teria um menor efeito de Caramelizar .

5000 w empurra excelente 44 litros ,,,,ate mais .
 
Apenas para complementar, a minha resistência é de 5.000W e as vezes faço batchs de 20L finais. Minha resistência é aquelas em W
 
Bom Dia,
@Leonardo Jordão de cezare
Sem um controle de potência, seja um Dimmer ou SSR, vai ser impossível de ferver pois ficará muito forte e com certeza vai jogar o mosto para fora da panela ou evaporar quase tudo...
Uso uma resistência de 5000W numa panela de 45L com Brewuno e nunca tive problema de caramelização...
 
Last edited:
A minha panela é 48l e uso uma resistência de 2500w, e na mostura uso 75% da potência dela.
Se tiver um controlador, não vejo problemas.