Resistência 5000w panela 44 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 7, 2021
Messages
4
Reaction score
1
Location
Catanduva
Boa tarde!
Estou estudando automatizar minha panela e gostaria da opinião dos experientes quanto a potência. Uma Resistência 5000w para uma panela 44 litros, vai queimar ou caramelizar o mosto?

Desde já obrigado!
 
Na verdade depende não só da potencia como da área da resistência. Compare duas resistências, mesma potência, uma com apenas uma volta e a outra com 2 ou mais, a potencia gerada na primeira resistência por cm³/cm² (não me recordo a unid. medida), vai ser muito superior a segunda opção, e isso é o que faz caramelizar o mosto.

Por experiência uma resistência de 5.000w está de acordo com a litragem, poderia ser até menos (4.000w), porém opte por achar resistências com maior numero de curvas/voltas para diminuir consideravelmente o risco de caramelização.
 
Em resistencias o bom seria recircular ,teria um menor efeito de Caramelizar .

5000 w empurra excelente 44 litros ,,,,ate mais .
 
Apenas para complementar, a minha resistência é de 5.000W e as vezes faço batchs de 20L finais. Minha resistência é aquelas em W
 
Bom Dia,
@Leonardo Jordão de cezare
Sem um controle de potência, seja um Dimmer ou SSR, vai ser impossível de ferver pois ficará muito forte e com certeza vai jogar o mosto para fora da panela ou evaporar quase tudo...
Uso uma resistência de 5000W numa panela de 45L com Brewuno e nunca tive problema de caramelização...
 
Last edited:
A minha panela é 48l e uso uma resistência de 2500w, e na mostura uso 75% da potência dela.
Se tiver um controlador, não vejo problemas.
 
Faço uso de uma resistência de 5000W em panela de 48L com um Dimmer e foi a melhor combinação que fiz. Regulo a potência da fervura na ponta do dedo: quando quero mais intensa, só aumentar a regulagem; quando preciso diminuir, só baixar a regulagem. Simples assim.
 
Essa é um bom modelo de resistência?

Para sua panela cervejeira, use resistência de baixa densidade, e essa que você mandou não fala nada, então suponho que não seja de baixa densidade (densidade = Watts/cm de comprimento da resistência).

Já comprei 2 resistências com a JCS, eles fabricam de acordo com sua necessidade (potencia, densidade, tamanho, forma, se você tem DR na sua instalação elétrica ou não tem, etc, etc...)

http://jcsresistenciaseletricas.blogspot.com/
Fale com o Cleto (15-3242-3597 / 15- 99103-2765)
 
Resistência de 5000w 127v você vai precisar de disjuntor de 40A e fio de 10mm. Tenha certeza tbm que o fio dentro da tua parede é de 10mm se não você vai acabar metendo fogo na tua casa.
 
Resistência de 5000w 127v você vai precisar de disjuntor de 40A e fio de 10mm. Tenha certeza tbm que o fio dentro da tua parede é de 10mm se não você vai acabar metendo fogo na tua casa.

Sim. essa também é minha preocupação, se for necessário vou substituir a fiação. Obrigado.
 
Para sua panela cervejeira, use resistência de baixa densidade, e essa que você mandou não fala nada, então suponho que não seja de baixa densidade (densidade = Watts/cm de comprimento da resistência).

Já comprei 2 resistências com a JCS, eles fabricam de acordo com sua necessidade (potencia, densidade, tamanho, forma, se você tem DR na sua instalação elétrica ou não tem, etc, etc...)

http://jcsresistenciaseletricas.blogspot.com/
Fale com o Cleto (15-3242-3597 / 15- 99103-2765)


ok. Obrigado.
 
Como já falaram aí em cima, 5.000w é muito forte. Eu uso uma de 3.000w para minha panela de 50L e funciona muito bem. Nunca tive problema de caramelizar. Eu comprei essa do link abaixo no ML. É de baixa densidade e já vem com o plug de baquelite, canoplas e pinos. Pronta pra usar. Para a resistência de 3.000 um disjuntor de 25A e fio de 4mm já são suficientes.

https://produto.mercadolivre.com.br...-p-panela-de-cerveja-3000w-127v-pino-plug-_JM
 
Segue fotos dela na minha panela.
 

Attachments

  • IMG_20210610_180025.jpg
    IMG_20210610_180025.jpg
    48.8 KB · Views: 36
  • IMG_20210604_213742.jpg
    IMG_20210604_213742.jpg
    38.5 KB · Views: 36
  • IMG_20210526_212011.jpg
    IMG_20210526_212011.jpg
    75.9 KB · Views: 34
  • IMG_20210713_142008.jpg
    IMG_20210713_142008.jpg
    79.4 KB · Views: 37
Boa tarde!
Estou estudando automatizar minha panela e gostaria da opinião dos experientes quanto a potência. Uma Resistência 5000w para uma panela 44 litros, vai queimar ou caramelizar o mosto?

Desde já obrigado!
Não é comum entre cervejeiros caseiros usar mais de uma resistência, mas é uma solução duplamente virtuosa pois a redundância pode salvar uma brassagem.
usar duas resistências com valores diferentes também é muito útil, por ex 65/35%.
outra coisa é que SSR não fazem controle ativo de potência, eles geralmente tem zero crossing detector e disparam sempre no início de um ciclo conduzindo até cruzar com zero.
o controle é feito por ciclo integral onde o controlador liga e desliga o relê muito mais vezes, alguns usam a modulação PWM mas o conceito é o mesmo, ligar por mais ou menos tempo.
Ja um contro de potência por ângulo de fase, vulgarmente DIMMER faz o controle linear da potência, mas gera um ruído eletromagnético danado, tão danado que pode “ enganar” medidores de energia eletromecânico…
 
Boa tarde. Uso uma panela inox de 50 litros com controle Ardbir, onde consigo 25l no fermentador. Estou na 48a brassagem. No inicio usava uma resistencia de 3KW e achava que a fervura nao era boa. Troquei por uma de 4KW e ficou perfeito. Mas cuidado com a parte elétrica pois 4KW já fica muito proximo da corrente maxima das tomadas de 20A, se usar tomadas claro. A minha ficacao PP 2,5mm e tomada de 20A já tem um certo "aquecimento controlado". Abracos e boas brassagens!
Editei quando lembrei que nao informei que aqui na minha região é 220V. Em 110V corrente e fiação praticamente dobram.
 
Last edited:
Boa tarde. Uso uma panela inox de 50 litros com controle Ardbir, onde consigo 25l no fermentador. Estou na 48a brassagem. No inicio usava uma resistencia de 3KW e achava que a fervura nao era boa. Troquei por uma de 4KW e ficou perfeito. Mas cuidado com a parte elétrica pois 4KW já fica muito proximo da corrente maxima das tomadas de 20A, se usar tomadas claro. A minha ficacao PP 2,5mm e tomada de 20A já tem um certo "aquecimento controlado". Abracos e boas brassagens!
Editei quando lembrei que nao informei que aqui na minha região é 220V. Em 110V corrente e fiação praticamente dobram.

O cálculo da corrente é 4000w/127 = 31A.
No caso de 220v: 4000w/220 = 18A.
A bitola do fio segue a tabela em anexo.
 

Attachments

  • images - 2022-02-07T150440.889.jpeg
    images - 2022-02-07T150440.889.jpeg
    25.3 KB · Views: 37
Aproveitando o assunto, estou pesquisando pra comprar resistência pra minha panela inox 48L, pelo q li acima a de 4k dá conta?

Como estou fazendo uma mudança na parte elétrica do apartamento já quero deixar a tomada pronta, pra resistência 220v fio 4mm e tomada de 20a dão conta?
 
Boa tarde. No meu caso a resistencia de 4kw em 220v consome medidos 17,6a e a tomada 20a aquece bastante. Já usei varias marcas. Como nao tenho lugar para uma tomada industrial entao uso uma ventoinha em frente a tomada enquando estou brassando. Sei, um paliativo, famoso "brazilian way", mas funciona!
 
Algumas vezes a fiação não é o vilão, mas sim o eletricista, as conexões devem ter uma cuidado extra, principalmente aquelas que tem parafusos, normalmente eles acabam soltando ou espanando, aí sim elevando a corrente de passagem... nossa resistência de 5kw nunca derreteu uma tomada (20A) deste 2017. Trocamos agora pq a panela cresceu pra 7kw
 
Eu tenho esses 2 abaixo, superdimensionado para resistências de até 7kw/220v. O nacional é melhor. Aconselho usar tb um wattímetro para ver em quantos watts a resistência está funcionando de fato. A rampa do dimmer não é linear.

Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 139,9

R$ 52,34 49%de desconto | Controlador de velocidade de alta potência scr bta10, ac220v, 10000 w, com display digital para regulagem de velocidade do termostato
https://a.aliexpress.com/_mLUeSZu
 
Use um rele de estado solido,10 x melhor que dimer.
Compre um com entrada de ohms, apenas um potenciometro resolve . Comprei para minha de 5kw de 40A. Acoplei um dissipados dd aluminio . Perfeito .
 
Segundo a especificação em 220v da sim, mas lembre de colocar um dissipador. Se for usar em 110v vai drenar 45A dai não, terá que pegar maior por garantia.
 
Esse dimmer da Brazil control, é um SSR (relé de estado sólido) adicionado um um circuito de dimerização (na falta de termo mais simples) ele atrasa o acionamento do relé em relação ao zero da onda da rede proporcionalmente a posição do potenciômetro, gerando menor potência nominal na saída. Então o que vai ter que ver é a relação tensão potência que vc vai usar partindo da tensão da tua rede, 127v ou 220v.
 
Comprei um desses q o amigo postou ( Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 139,9 ) para tocar uma resistência de 5kw. Ligado somente a resistência e o dimmer. A princípio, foi o melhor custo benefício q encontrei. Tenho amigos q usam esse dimmer e recomendam.
Assim q fizer o teste, volto para dizer o q achei.
Concordo, custo benefício e simplicidade de montagem sem igual, mas tem que ficar cuidando e se adaptando a potencia e temperatura. Eu pessoalmente ainda ainda acho que o custo de um ardbir (brewmaniac ou outro) homemade se justifica, pos não vai dar muito mais de 200,00.... dai tu pode dar mais atenção pro fermentador e tomar uma de leve durante a mostura.
 
Use um rele de estado solido,10 x melhor que dimer.
Compre um com entrada de ohms, apenas um potenciometro resolve . Comprei para minha de 5kw de 40A. Acoplei um dissipados dd aluminio . Perfeito .

É melhor por ser mais resistente? Andei pesquisando e, pelo preço, os valores estão próximos ao do dimmer.
 
Back
Top