Resistência elétrica

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Eu uso gás de cozinha, e estou apenas especulando sobre usar resistência por causa do maior controle, mas existe uma válvula para gás que faz a mesma função e não usa chama piloto.
Assisti um video sobre esse equipamento e assim que encontrá-lo, posto aqui.
Sem dúvidas que energia elétrica sai mais cara do que o gás.

Num curso que fiz sobre energia numa concessionária local, ficou bem claro que:
Sempre que precisar efetuar troca de calor, a energia elétrica é a mais cara.
Obviamente, que se a fonte de energia for solar, eólica, etc a coisa fica mais amena.

EDIT: segue o video: http://www.youtube.com/watch?v=xxUvu5s6zSQ
Esse equipamento custa uns R$1.200,00
Sai mais barato.

Já coloquei na ponta do lápis o que gastava com gás, e o que gastava com tudo elétrico, e sai mais barato. Conheço outras pessoas que também já fizeram a conta.

E por que sai mais barato? Porque fogareiros são EXTREMAMENTE ineficientes. A grande maioria do calor que ele gera vai pro ambiente.

Já as resistências imersas, transferem 100% do calor para o líquido.

Agora, se fosse um sistema a gás razoavelmente eficiente, como são por exemplo os aquecedores de passagem, aí sim, só que é inviável.

Não acreditam sobre isso que falei? Ok, então vamos fazer algumas contas rápidas.

O valor do Kilowatt/hora aqui em Porto Alegre, é de R$ 0,37.

Eu gasto:

- 1 hora aquecendo a água de infusão com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 2 horas com a mosturação com resistência de 1600 watts - R$ 1,18 (nem vou considerar que ela fica ligando e desligando, ou seja, seria menos que 2 horas).
- 1 hora aquecendo a água do sparge com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 1h30 de fervura com resistência de 5000 watts - R$ 2,77.

Somando tudo, eu gasto: 0,74 + 1,18 + 0,74 + 2,77 = R$ 5,43

R$ 5,43

Isso por brassagem, na pior das hipóteses.

Eu pago R$ 46,00 por um botijão P13 aqui em Porto Alegre. Isso quer dizer que, se tivesse O MESMO rendimento, eu poderia fazer 8,4 brassagens completas de 40 e tantos litros com somente 1 botijão P13. Nem em sonho eu consigo isso, provavelmente no máximo umas 5 brassagens, isso sem contar que no final o botijão perde pressão e já não é tão legal assim.

Acreditam agora?

Aí, tirando o gasto, que já é uma vantagem, podemos começar a listar as outras:
- Não ter que carregar botijão;
- Não ter que fazer linhas de gás;
- Não ficar empenhado quando falta gás;
- Não lidar com o calor que é gerado pelos fogareiros no ambiente;
- Não ter que ligar com o espaço físico dos fogareiros na hora de guardá-los;
- Equipamento totalmente silencioso.

Abraço,
 
Last edited:
Guenther, se eu resolver me enveredar para as resistencias, pergunto:

1) vc sabe qual a corrente que essas resistências necessitam? É mais de 10A ou estaria entre 10 e 20A? Pergunto isso, pois se for maior que 10A é necessário trocar as tomadas.

2) qual o modelo de resistência vc utiliza ou recomendaria para um equipamento que produz bateladas de ate 40-45 L?

3) é necessário algum cuidado especial ao fazer a brassagem no que tange ao contato da resistência com o malte/cevada?

Muito me interessa partir para o uso da resistência, pois realmente me parece mais prático.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Matou a pau Guenther!
As pessoas estão fazendo comparações de coisas diferentes e por isso sendo levadas a pensar errado.
Em condições iguais, o custo do aquecimento com gás é menor que com energia elétrica, como disse o Luiz Oliveira, mas quem ensinou isso a ele esqueceu de dizer que com os fogareiros que usamos, mais de 70% da energia térmica gerada é jogada fora da panela, esquentando o ar e as peças do fogão. Quando colocamos a mão no fogão ou fogareiro e queimamos a mão, esse calor veio daquela fonte mais barata e o custo para esse aquecimento vai para a conta final.
Como a resistência fica dentro da panela, o máximo que ela perde é no aquecimento da panela, mas esse aquecimento serve para aquecer a água. Pouco se perde para o ambiente, o restante gerado vai para a água.
Eu já tinha feito uma conta, meio por alto, e para uma brassagem de 20 litros, com resistência de 3500W eu gastava entre R$ 3,60 e R$ 4,50, isso porque eu usava o KVA por R$ 0,45.
Seria necessário umas 10 brassagens com um botijão para os preços se equivalerem, o problema é que esse botijão acaba indo para o fogão e por isso eu pago R$45,00 cada vez que vou usar.

Conclusão, além de ser muito mais prático de usar, o uso de resistência é mais barato, no final da conta. Quem diz o contrário não usa e por isso não tem todos os dados para fazer a conta.

Um abraço,

Alexandre
 
Guenther, se eu resolver me enveredar para as resistencias, pergunto:

1) vc sabe qual a corrente que essas resistências necessitam? É mais de 10A ou estaria entre 10 e 20A? Pergunto isso, pois se for maior que 10A é necessário trocar as tomadas.

2) qual o modelo de resistência vc utiliza ou recomendaria para um equipamento que produz bateladas de ate 40-45 L?

3) é necessário algum cuidado especial ao fazer a brassagem no que tange ao contato da resistência com o malte/cevada?

Muito me interessa partir para o uso da resistência, pois realmente me parece mais prático.

SDS,

Fabiano da Mata
1) A corrente tu calcula com uma conta extremamente simples: Potência (Watts) / Voltagem.

Ou seja, uma resistência de 3000 watts em 220 volts: 3000 / 220 =~ 13,63 Amperes.

Detalhe, a amperagem é que manda na bitola dos fios... por isso que é sempre melhor usar coisas de alta potência em 220.

2) Depende. Para fervura, eu recomendo 1000 watts para cada 10 litros. No meu equipamento atual, por exemplo, eu instalei uma resistência de 5000 watts para a panela de fervura, que é um barril, e funcionou MUITO bem. Já para HERMS, pode diminuir isso pela metade, ou usar 40% dessa potência, como referência. Pra RIMS, menos ainda.

3) De modo geral, não dá pra usar resistência em contato direto com os grãos.

Abraço,
 
Excelente explicação e agora tenho uma visão bem diferente da que eu tinha quando escrevi meu post.
Obrigado por todos os esclarecimentos.
Já estou cotando minha resistência hehehehehe e vou anunciar meu fogareiro.
 
Alguém sabe o cálculo do tempo para atingir tal temperatura?

Exemplo>

20 litros
3000 watts resistencia
quantos minutos leva para levar de 25 a 67 °C ?
 
Bom, buscando online até dá pra achar como calcular.
É uma conta simples se vc fizer algumas aproximações e desconsiderar a perda de calor para o ambiente.

mas nesse site tem uma calculadora para isso..

http://www.jimsbeerkit.co.uk/calc.html
Mas repare que ele coloca a resistência de aquecimento em KW, ou seja 1500W = 1.5KW

Abraços!!
 
Pessoal, eu fiz os cálculos e para se ter apenas uma idéia, para aquecer 30L até 100 graus em 60 minutos são necessários 2700W. A perda de calor por convecção da panela para o ambiente, considerando uma temperatura de 30oC, é da ordem de 750W. Dessa forma, para o aquecimento inicial, uns 3500W para 30L são suficientes. Uma vez atingida a temperatura desejada, o fornecimento dos 750W seria o suficiente para a manutenção da temperatura, considerando o pior caso, a fervura. Para garantir, uma resistêcia de 1000W apenas seria boa na manutenção da temperatura, enquanto que uma de 3500W daria conta de tudo.
 
Dericeira, com 3000W aqueces os 20L até 67 graus em 20min, teoricamente. Levando em conta uma perda de calor para o pior caso, fica em torno de 25min.
 
Guenther, só agora vi tua mensagem com a planilha compartilhada!! Acabei fazendo os cálculos para o Dericeira com a minha mesmo, mas a tua está, além de ótima, também mais apresentável ;)

Na minha eu cálculei a perda de calor com o coeficiente de convecção do ar e tal, e encontro um pouco mais de perda, da ordem de 25% de perda de calor para o ambiente. Mas isso depende da área da panela, temperatura ambiente, etc, então vai variar um pouco de uma para outra...Vou deixar a minha mais apresentável e depois posto. Abraços!
 
Guenther, só agora vi tua mensagem com a planilha compartilhada!! Acabei fazendo os cálculos para o Dericeira com a minha mesmo, mas a tua está, além de ótima, também mais apresentável ;)

Na minha eu cálculei a perda de calor com o coeficiente de convecção do ar e tal, e encontro um pouco mais de perda, da ordem de 25% de perda de calor para o ambiente. Mas isso depende da área da panela, temperatura ambiente, etc, então vai variar um pouco de uma para outra...Vou deixar a minha mais apresentável e depois posto. Abraços!
Uma vez eu fiz um teste com minhas panelas de 127 litros de alumínio e aferi uma perda de 22%.

Outra coisa que vcs podem usar como base, de acordo com os equipamentos que já tive, para ter uma fervura intensa é preciso 1000 watts para cada 10 litros. Para aquecimento de água, etc, dá pra usar a metade ou menos.

Como referência, atualmente eu tenho 3 panelas feitas com barril de 50, e eu uso 2000 watts na panela de água quente (HLT), 1600 watts na resistência que vai abaixo do fundo also no Mash Tun (sistema RIMS), e 5000 watts na panela de fervura. Tudo funcionou muito bem para o que preciso.

Abraço!
 
Guenther, o aterramento da resistência é aquele que vem direto do quadro de distribuição? É necessário ter um aterramento minimo? Vc saberia indicar uma forma de medir esse aterramento? Eu acho que são 2 ou 3 barras de cobre enterradas.

Outra coisa, é necessário aterrar a panela tbm?

SDS

Fabiano da Mata
 
Guenther, outra coisa, vc saberia indicar o tamanho minimo da serpentina para utilizar aquecendo a agua e transferindo calor para um conjunto de agua de lavagem (sparge) em 35 L e 25 L de agua para a mostura em inox ou alumínio?

Sds

Fabiano da Mata
 
Guenther, o aterramento da resistência é aquele que vem direto do quadro de distribuição? É necessário ter um aterramento minimo? Vc saberia indicar uma forma de medir esse aterramento? Eu acho que são 2 ou 3 barras de cobre enterradas.

Outra coisa, é necessário aterrar a panela tbm?

SDS

Fabiano da Mata
Cara, eu creio que uma barra serviria.

No entanto, eu não uso aterramento nenhum, mas claro, a instalação, fios, disjuntor e isolamento são de primeira.

Abraço,
 
Pegando carona nesse tópico, uma dúvida que me surgiu sobre resistência: eu encontro resistência circular ou do tipo cinta que seja de imersão?

Vou precisar de uma resistência pra uma panela de aproximadamente 25cm de diâmetro, onde colocarei no fundo dela um escorredor de macarrão, em inox, com o fundo desse escorredor tendo cerca de 12cm de diâmetro. Queria uma circular ou cinta que desse em volta desse escorredor. Ou posso usar uma tubular mesmo e apoiar o escorredor sobre a resistência?
 
Guenther, outra coisa, vc saberia indicar o tamanho minimo da serpentina para utilizar aquecendo a agua e transferindo calor para um conjunto de agua de lavagem (sparge) em 35 L e 25 L de agua para a mostura em inox ou alumínio?

Sds

Fabiano da Mata

Guenther, e em relação ao tamanho da serpentina, o que acha?
 
Guenther, e em relação ao tamanho da serpentina, o que acha?
Eu não consegui entender direito pra que tu queres usar essa serpentina, para aquecer um "conjunto de água de lavagem e água de mostura"?
 
Pegando carona nesse tópico, uma dúvida que me surgiu sobre resistência: eu encontro resistência circular ou do tipo cinta que seja de imersão?

Vou precisar de uma resistência pra uma panela de aproximadamente 25cm de diâmetro, onde colocarei no fundo dela um escorredor de macarrão, em inox, com o fundo desse escorredor tendo cerca de 12cm de diâmetro. Queria uma circular ou cinta que desse em volta desse escorredor. Ou posso usar uma tubular mesmo e apoiar o escorredor sobre a resistência?
Creio que sim. Se não encontrar, pode mandar fazer sob medida.

Abraço,
 
Guenther, imagine então 2 panelas. Uma com agua e outra com cevada. Para eu esquentar a panela de mostura, teria que por a resistência na panela de agua, esquentaria essa agua e por meio de uma serpentina e bomba, circularia a agua de mostura pela serpentina e trocaria calor com a agua quente. A serpentina que me refiro é justamente a que faria a troca térmica entre a agua na panela com a resistência (lado externo) e a agua de mostura que estaria na outra panela (via bomba) passando por dentro da serpentina.

Entendeu?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Guenther, imagine então 2 panelas. Uma com agua e outra com cevada. Para eu esquentar a panela de mostura, teria que por a resistência na panela de agua, esquentaria essa agua e por meio de uma serpentina e bomba, circularia a agua de mostura pela serpentina e trocaria calor com a agua quente. A serpentina que me refiro é justamente a que faria a troca térmica entre a agua na panela com a resistência (lado externo) e a agua de mostura que estaria na outra panela (via bomba) passando por dentro da serpentina.

Entendeu?

SDS,

Fabiano da Mata
Tá... tu estás falando de um sistema normal HERMS, ou seja, quando tu diz "água" de mostura, tu queres dizer simplesmente o mosto, certo?
 
Exato! Qual seria o tamanho dessa serpentina para 25 L de mosto e 35 L de agua de lavagem? Qual o material dessa serpentina?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Exato! Qual seria o tamanho dessa serpentina para 25 L de mosto e 35 L de agua de lavagem? Qual o material dessa serpentina?

Sds,

Fabiano da Mata
Tá mas, o que tem a ver a água de lavagem nessa história. Tu vais usar a serpentina dentro do HLT?

Em relação a material, eu recomendo cobre ou, de preferência, inox. Bitola ideal seria de 1/2 polegada, mas 3/8 também serve.

Quanto ao comprimento, diria pelo menos uns 10 metros.

Abraço,
 
Guenther eu imaginei que a agua do HLT poderia ser usada tbm como agua de lavagem dos grãos (sparge). Não poderia?

Bom, em relação à resistência, tem alguma especificação especial, principalmente relacionada com as suas dimensões? Acho que vou adquirir 2 de 5000 W (HLT e fervura do mosto). O que acha?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Já que eu estou abusando mesmo, por que a serpentina não poderia ficar imersa na panela de mostura e a agua quente circular por dentro dela?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Guenther,

Esse daqui http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-medio-3000w-p44948/ daria para levas de 20 Litros ?
Não consigo entender as desvantagens de se utilizar resistência, e porque todo mundo usa fogareiro? Se teoricamente a resistência é mais econômica, mais rápida, etc. ?
O problema é que o ebulidor é, na verdade, uma resistência que não é de tão baixa densidade assim. Ele esquenta bastante, mas tem sua superfície de contato com o mosto muito concentrada e pequena. Não recomendo pra nada além de aquecer a água pura. Nem pra HERMS ele serve muito bem porque, como é concentrado, faz com o líquido seja aquecido numa coluna muito fina acima dele, sendo que o ideal é usar uma serpentina que fique espalhada no fundo da panela para homogeneizar tudo.
 
Guenther eu imaginei que a agua do HLT poderia ser usada tbm como agua de lavagem dos grãos (sparge). Não poderia?

Bom, em relação à resistência, tem alguma especificação especial, principalmente relacionada com as suas dimensões? Acho que vou adquirir 2 de 5000 W (HLT e fervura do mosto). O que acha?

Sds,

Fabiano da Mata
Eu uso 5000 pra fervura e 2000 pra HLT. Não vejo necessidade nenhuma de tanta potência para o HLT, e lembre-se, você sempre tem que fazer as contas de quais panelas você precisa que fiquem ligadas ao mesmo tempo.

Ou seja, se estiver com a fervura ligada, você não iria poder ligar o HLT junto para aquecer água para outra coisa, pois 10000 watts é coisa demais e necessitaria uma rede especial pra suportar tudo isso.


Sobre a água do HERMS ser a mesma água do sparge, isso gera problemas. Já usei assim, e até funciona, mas precariamente pois como você precisa de uma grande quantidade de água para a lavagem, a inércia de temperatura ao subir e descer também fica maior e afeta a mosturação.

Outra coisa... a temperatura dessa água sempre vai ser mais alta do que a temperatura do mosto que tu queres, ou seja, se o mosto está a 68, certamente a água precisará ficar a alguns graus acima disso para descontar as perdas de temperatura. Aí imagina que você quer deixar o mosto a 78 graus...... a água do HERMS e Sparge ficariam a 80 e tantos... e isso faria com que não fosse possível utilizá-la para sparge.... teria que esperar esfriar.... e aí a mosturação esfria também.... etc.

Resumindo, com uma panela separada e menor só para o HERMS não tem que se preocupar com nada, e dá pra controlar as temperaturas de qualquer jeito.

Outra coisa.... quem usa HERMS normalmente não tem fogareiro na panela de mosturação, então tem que aquecer a água com o HLT..... aí no início, tem que transferir toda a água do HLT para a panela de mosturação, e então, tem que encher o HLT com água fria novamente e tu só vai poder ligar o teu HERMS mesmo depois que essa água tiver sido aquecida até uma certa temperatura, de outra forma vai abaixar um monte a temperatura da mosturação.

Pra finalizar, por que não colocar a serpentina dentro da panela de mosturação? Por que não tem como homogenizar a temperatura... os grãos não fazem convecção... e na verdade eles praticamente servem como isolantes próprios, ou seja, a temperatura iria aquecer um monte nos grãos que estão em contato com a serpentina, e não iria aquecer nada nos grãos que estão longe.


Abraço,
 
Guenther, entendido!. Agora vamos à pergunta seguinte: o relé de estado sólido utilizado é bifásico?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu estava pensando em usar resistências elétricas nas minhas panelas também, tenho uma Nº50 (94lts) e uma Nº60 (124lts). Cotei com um pessoal de SP e depois encontrei a Volts em Novo Hamburgo.

Me fizeram um orçamento com duas resistências, uma para cada panela (pois faço brassagem nas duas geralmente ao mesmo tempo), e o legal é que para não precisar furar a panela, fizeram um orçamento de uma resistência sobreborda e já com um termostato (analógico, mas pelo menos teria como controlar a temperatura).

Sou novo aqui e não sei se pode ou não passar preços, mas vou passar, qualquer coisa o administrador me avise depois que retiro:

Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 8000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 340,00
Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 6000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 315,00

Se fizer apenas as resistências, com nipel (furando a panela) e sem o termostato, fica em R$315 as duas.
 
Eu estava pensando em usar resistências elétricas nas minhas panelas também, tenho uma Nº50 (94lts) e uma Nº60 (124lts). Cotei com um pessoal de SP e depois encontrei a Volts em Novo Hamburgo.

Me fizeram um orçamento com duas resistências, uma para cada panela (pois faço brassagem nas duas geralmente ao mesmo tempo), e o legal é que para não precisar furar a panela, fizeram um orçamento de uma resistência sobreborda e já com um termostato (analógico, mas pelo menos teria como controlar a temperatura).

Sou novo aqui e não sei se pode ou não passar preços, mas vou passar, qualquer coisa o administrador me avise depois que retiro:

Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 8000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 340,00
Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 6000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 315,00

Se fizer apenas as resistências, com nipel (furando a panela) e sem o termostato, fica em R$315 as duas.

Uma instalação elétrica residencial aguenta essas duas resistências ligadas ao mesmo tempo? Pergunto isso q não entendo nada de elétrica, e li q tomadas ''boas'' aguentam até 20A, e na primeira lá chega a ~36A, tirando a potência das 2 neh, 14000w, q é um bocado de coisa...
 
Guenther, entendido!. Agora vamos à pergunta seguinte: o relé de estado sólido utilizado é bifásico?

Sds,

Fabiano da Mata
É bom que seja para não ficar nenhum fio "vivo" caso o 220 da sua rede seja na verdade dois fases 110v. Eu nunca utilizei relé de estado sólido, sempre utilizei contatoras.

Abraço,
 
Eu estava pensando em usar resistências elétricas nas minhas panelas também, tenho uma Nº50 (94lts) e uma Nº60 (124lts). Cotei com um pessoal de SP e depois encontrei a Volts em Novo Hamburgo.

Me fizeram um orçamento com duas resistências, uma para cada panela (pois faço brassagem nas duas geralmente ao mesmo tempo), e o legal é que para não precisar furar a panela, fizeram um orçamento de uma resistência sobreborda e já com um termostato (analógico, mas pelo menos teria como controlar a temperatura).

Sou novo aqui e não sei se pode ou não passar preços, mas vou passar, qualquer coisa o administrador me avise depois que retiro:

Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 8000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 340,00
Res. Tubular Sobre Borda em Inox 304 6000wx220v
c/ Sensor analógico 0 á 120º acoplado PÇ 01 315,00

Se fizer apenas as resistências, com nipel (furando a panela) e sem o termostato, fica em R$315 as duas.
Pois é, eu particularmente não gosto de sobre-borda porque fica solto, etc. Prefiro parafusar, aí fica tudo preso, certinho, etc.

Mas essas resistências são pra fervura, certo?
 
Uma instalação elétrica residencial aguenta essas duas resistências ligadas ao mesmo tempo? Pergunto isso q não entendo nada de elétrica, e li q tomadas ''boas'' aguentam até 20A, e na primeira lá chega a ~36A, tirando a potência das 2 neh, 14000w, q é um bocado de coisa...
Não, tem que fazer fiação separada, especial. No meu equipamento eu tenho fiação mais grossa que vem desde a frente da minha casa.

Usar a fiação original sem ter certeza que ela suporta essas amperagens pode resultar em super aquecimento, incêndio, etc.

CUIDADO pra quem não entende disso.

Abraço,
 
Bem pensado Renato... Bom, vou ter que perguntar ao eletrcista que fez a rede da minha casa. Talvez terei que utilizar uma de cada ver ou terei que ficar ligando e desligando o disjuntor...

Será que apenas trocando um disjuntor mais "forte", tipo 40A não daria?
 
Sim Guenther, na verdade como usaria um termostato, pensei em usar tanto no cozimento como na fervura. Acha que daria certo?

Realmente, puxando uma fiação direto da caixa somente para isso, seria o mais indicado.
 

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