Quase tudo sobre BIAB

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Sim sim, eu concordo.... e acho legal o post no geral, mas acho que seria interessante num texto como esse deixar claro o que é BIAB básico, e o que são adaptações pessoais que podem até gerar problemas, ou fazer com que, em busca de uma eficiência mais alta..... fazem com que uma técnica simples como o BIAB acaba ficando tão trabalhosa e complicada que valeria muito mais a pena comprar outras panelas..... esse é o maior problema que eu vejo, ou seja, gente que faz BIAB..... fica se preocupando em lavar, espremer, recircular, etc... só pra ter um pouco de eficiência mais alta, etc.... mas acaba gastando mais tempo... fazendo mais sujeira, etc.

BIAB é pra ser simples, rápido e prático.... faz a infusão, espera o tempo de mosturação, tira malte, dilui, começa a fervura, e já era. Brassagem de 3 horas.

Abraço,
 
Meu apoio incondicional ao MANIFESTO. hehehehe

Coloco mais um item a lista básica (mas sendo um luxo), um barril post-mix e cilindro de CO2. Eu que faço lotes de 20l, é uma felicidade colocar tudo de uma vez só no barril, carbonatar e depois decidir como envasar ou consumir.

Sigo a mesma linha, simplicidade e velocidade e um pouco mais de malte. Uma boa geladeira e paciência fazem milagres quanto a clarificação, mais que recirculações e outras tretas que dizem por ai.

Verdade, quanto mais se estuda mais se vez que 80% do que se propaga de "conhecimento cervejeiro" é lenda ou mal compreendido.

Quanto aos gadgets, só sinto falta ainda de alguns engates rápidos. Nunca tive controladores e acho que tão cedo os terei.

Vamos manter o tópico vivo por muito tempo ainda.

Cara, voce pode detalhar o lance do postmix? Engarrafar é um saco! Tem que ser carbonatação forçada? Carbonatação natural é algo que eu curto nas artesanais. E no fim do barril a cerva já não tá choca? Eu sempre ouço o povo falar de postmix mas nunca vi ninguém falando, sei lá, as vezes eu fui vagabundo na hora de procurar.
 
Cara, voce pode detalhar o lance do postmix? Engarrafar é um saco! Tem que ser carbonatação forçada? Carbonatação natural é algo que eu curto nas artesanais. E no fim do barril a cerva já não tá choca? Eu sempre ouço o povo falar de postmix mas nunca vi ninguém falando, sei lá, as vezes eu fui vagabundo na hora de procurar.
Vamos lá.
comprei o post mix em agosto (meu presente de dia dos pais). De lá para cá já fiz 3 cervejas e um lote de hard cider usando ele para carbonatar.

Achei muito prático de carbonatar, apesar de precisar de uns 5-7 dias para ficar bom mesmo.



É fácil de limpar por conta da boca larga (uma escova e o braço fino ajudam muito). Aqui o primeiro aviso: sempre que for enfiar o braço para dentro de um post-mix, antes retire os popets e tubos, pois é fácil de fazer um vácuo ao enviar o braço e ficar preso. Depois ainda dá para usar detergentes alcalinos (até mesmo soda).

Já usar começa a parte mais chata. Uso uma mangueira de 5m de 1/4" e uma torneira picnic para não ter que retirar a pressão de carbonatação do barril (por volta de 1kgf/m² para a ceveja bem gelada). Ajustar isto para não sair só espuma é chato no início. É ruim de tomar pouco e ele toma algum espaço na geladeira.

Eu ainda não tenho um kegerator ou uma chopeira para usar direto do barril (nem tomo tanto cerveja assim para precisa de um/a full time), então eu montei um enchedor de contra-pressão e envaso todo o lote. Dá um trabalho maior que priming, mas o resultado é bom - sem sedimento na garrafa, carbonatação igual em todas as garrafas.

Para mim a pior parte é os custos e a evolução: comecei com um jogo de conectores ball0lock sem rosca e mangueiras cristal. Já estou pensando em ter mais conectores para não precisar ficar trocando as mangueiras, passar a usar tubos e conectores rápidos, ter um regulador com mais de 1 saída. Já comprei uma torneira italiana e vou montar uma jockey box para o verão.

Quanto a duração da cerveja, se bem cuidado e manuseado, é a mesma de uma garrafa.

Quanto a carbonatação: uso a forçada pela facilidade e pela limpeza da cerveja final (não a turbidez mas a do fermento). Porém dá para fazer carbonatação natural, seja por priming ou por spunding (dai precisa de uma válvula), mas sempre terá um pouco de fermento no copo, principalmente nos primeiros copos.
 
Tenho uma panela de 19 litros. Para fazer um lote de 10 litros de uma IPA, por exemplo, quanto de água devo usar, utilizando o método BIAB puro (sem lavagem, recirculacão, etc.).
 
tenho uma panela de 32,5l estava pensando em usar, 4,5kg de malte para 6 litros de agua, que me daria 27litros totais! esta certo ou transborda? tenho muitas duvidas na receita do biab!

Eu tenho uma panela que comporta 19 l. Para fazer uma leva de 10 litros de uma IPA, por exemplo, quanto de água devo usar no método BIAB PURO (sem lavagem e sem recirculacao) ?
 
Eu tenho uma panela que comporta 19 l. Para fazer uma leva de 10 litros de uma IPA, por exemplo, quanto de água devo usar no método BIAB PURO (sem lavagem e sem recirculacao) ?
O cálculo é:
Volume final
+
perda trub frio fermentador
+
contração volume ao esfriar (4%)
+
perda trub quente / volume morto panela
+
perda por evaporação
+
absorção dos grãos (prox. 0.8l/kg)
--------------------------------------
Volume inicial​
 
O que eu aprendi 3 anos após escrever esse tópico quase 6 fazendo cerveja:

Jogue seu moinho de disco fora e compre um moinho de rolo decente. Hoje já temos opções bem mais acessíveis do que tinhamos há uns anos atrás. Sério, vai ser o melhor investimento da sua vida depois de um freezer com controle de temperatura. Note que eu disse freezer, não geladeira. Freeze Distilling / Fractional Freezing é extremamente divertido pra quem curte cerveja de alta octanagem(ABV).

Brewpi/CraftbeerPi/Ardbir não funciona bem pra mim. Eu já tive, desmontei tudo e foquei em aprimorar meu processo removendo complexidade ao invés de adicionar. Melhor decisão que eu já tomei.

Sparge continua não valendo a pena. Pra mim, é mais barato colocar mais malte e ganhar tempo. Não curto ficar o dia todo brassando. Prefiro passar esse tempo adicional curtindo minha família ou fazendo outras coisas além de fazer cerveja. (fazer cerveja é um dos meus hobbys, mas não é o único).

Automação em pequena escala é um hobby a parte que pouco ou nada tem a ver com cerveja. Brassar é só uma desculpa pra comprar plaquinhas e sensores. Inclusive, tenho um celeiro de projetos inacabados esperando tempo e paciência para terminá-los. Provavelmente não vai rolar.

Dá pra ter consistência e uma alta taxa de repetição usando BIAB, resistência elétrica e um bom termometro. Sério, você não precisa de mais nada pra mosturar. Não acredita? Saia do youtube e vá ler alguns papers cientificos sobre o assunto. Dá pra mosturar tranquilão sem controle algum de temperatura.

Opnião é que nem time de futebol. Cada um tem a sua e a dos outros não presta. (notaram a ironia, certo?)

E por ultimo, mas não menos importante: Quanto mais a gente estuda sobre o assunto, menos a gente sabe. Se tu acha que sabe tudo sobre fazer cerveja, reveja seus conceitos.

E é isso. Fiquei feliz em rever esse tópico ativo depois de 3 anos.

Obrigado a todos que contribuiram de alguma forma. :D


bom dia Alexandre, otimas explicações as suas, ai em cima mencionou sobre o uso do moinho de rolos, e anteriormente voce sempre dizia de fazer uma moagem fina do malte, mesmo com o moinho de rolos usa essa moagem ou utiliza uma moagem mais grossa?
 
bom dia Alexandre, otimas explicações as suas, ai em cima mencionou sobre o uso do moinho de rolos, e anteriormente voce sempre dizia de fazer uma moagem fina do malte, mesmo com o moinho de rolos usa essa moagem ou utiliza uma moagem mais grossa?

Depois do moinho de rolo, eu passei a fazer a moagem mais fina ainda, quase farinha.

Moagem mais grossa é pra quem usa fundo falso e/ou tem problemas de entupimento. Se você usa BIAB puro, não faz sentido moer grosso.

Abraços.
 
Depois do moinho de rolo, eu passei a fazer a moagem mais fina ainda, quase farinha.

Moagem mais grossa é pra quem usa fundo falso e/ou tem problemas de entupimento. Se você usa BIAB puro, não faz sentido moer grosso.

Abraços.
Valeu Alexandre, eu tenho uma single vessel que montei com uma panela furada dentro da outra, e como tenho uma panela de 20 litros pra agua de lavagem comprei um bag pra fazer umas receitas menores, algumas experiências, por isso a dúvida.
nessa minha panelinha acha que consigo tirar quantos litros? obrigado
 
Bom dia
Sou iniciante e quando comprei o kit era o método BIAB. Achei prático e aumentei o volume de brassagem para 30 litros com 2 panelas.
Uso a conta de +/- 3 litros de água/cada 1 kg malte. Faço recirculação e lavagem do mosto. Tenho sempre alcançado a OG indicada, às vezes um pouco mais.
Por que esse método não tem tantos entusiastas? Não consigo entender.
Abs
 
E qual é a sua dúvida? De mais detalhes, se exponha. :)
como é feito a recirculação? se algumas brejas como IPA e APA não precisam de recirculação.

se no BIAB é so tirar um pouco pela torneira numa caneca e voltar pra panela com uma escumadeira?
 
como é feito a recirculação? se algumas brejas como IPA e APA não precisam de recirculação.

se no BIAB é so tirar um pouco pela torneira numa caneca e voltar pra panela com uma escumadeira?

Aqui uma interpretação minha totalmente empírica.

Primeira pergunta:
- qual a intenção de recircular? "ah, limpar o mosto!"

aqui é uma má interpretação do "limpar". Limpar se refere a retirar grandes partículas do mosto que vai ferver (cascas principalmente, mas também grãos quebrados). Como quando se usa fundo falso ou bazuca é mais fácil de isto ocorrer.
Com o BIAB só se rasgar o bag.

- Mas o mosto para ferver deve estar clarificado para uma cerveja cristalina!
Não é bem por ai. Já fiz cerveja com BIAB sem recircular que ficaram cristalinas e com recirculação que turvaram. A turbidez tem relação com proteínas e óleos. Um BIAB clássico é simplesmente põem o bag, espera e tira o bag.
Ainda sobre recirculação, com o BIAB não tive mudança de eficiência recirculando ou não. Inclusive recircular com bomba e bag é bem chato pois as vezes a bomba suga o bag (se ele for grande) e "entope".

Por que eu recirculo?
Para manter a temperatura homogênea em toda a panela, mas só quando estou com paciência para isto.

treta lançada.

Boas brejas para todos.
 
Aqui uma interpretação minha totalmente empírica.

Primeira pergunta:
- qual a intenção de recircular? "ah, limpar o mosto!"

aqui é uma má interpretação do "limpar". Limpar se refere a retirar grandes partículas do mosto que vai ferver (cascas principalmente, mas também grãos quebrados). Como quando se usa fundo falso ou bazuca é mais fácil de isto ocorrer.
Com o BIAB só se rasgar o bag.

- Mas o mosto para ferver deve estar clarificado para uma cerveja cristalina!
Não é bem por ai. Já fiz cerveja com BIAB sem recircular que ficaram cristalinas e com recirculação que turvaram. A turbidez tem relação com proteínas e óleos. Um BIAB clássico é simplesmente põem o bag, espera e tira o bag.
Ainda sobre recirculação, com o BIAB não tive mudança de eficiência recirculando ou não. Inclusive recircular com bomba e bag é bem chato pois as vezes a bomba suga o bag (se ele for grande) e "entope".

Por que eu recirculo?
Para manter a temperatura homogênea em toda a panela, mas só quando estou com paciência para isto.

treta lançada.

Boas brejas para todos.
kkkk certeza que treta foi implantada rs....

mas se tem gente com experiencia com ou sem e da certo.... realmente da certo ....o que pode influenciar sao outros fatores
 
kkkk certeza que treta foi implantada rs....

mas se tem gente com experiencia com ou sem e da certo.... realmente da certo ....o que pode influenciar sao outros fatores
Exemplificando:
Esta foto é de uma saison que fiz onde a mostura foi feita dentro de um fermentador/bombona e um bag. No dia fiz duas brassagens simultâneas e não tinha panela sobrando. Então foi bag, água e grãos para dentro da bombona, esperei 30min (era um outro experimento, reduzir o tempo de mostura), retirei o bag, transferi para a panela e meti fogo.

No final dá para dizer que está bem límpida, mesmo sem recircular de forma alguma, já que para manter a temperatura coloquei a bombona dentro de uma caixa de papelão.

Minha conclusão: recircule se você se sentir bem com isto.

P.S.: esqueci de mencionar que a cerveja é vermelha com conta do uso de hibisco na fervura da minha receita.
 

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Exemplificando:
Esta foto é de uma saison que fiz onde a mostura foi feita dentro de um fermentador/bombona e um bag. No dia fiz duas brassagens simultâneas e não tinha panela sobrando. Então foi bag, água e grãos para dentro da bombona, esperei 30min (era um outro experimento, reduzir o tempo de mostura), retirei o bag, transferi para a panela e meti fogo.

No final dá para dizer que está bem límpida, mesmo sem recircular de forma alguma, já que para manter a temperatura coloquei a bombona dentro de uma caixa de papelão.

Minha conclusão: recircule se você se sentir bem com isto.

P.S.: esqueci de mencionar que a cerveja é vermelha com conta do uso de hibisco na fervura da minha receita.
putz um dia chego nessa cor vermelha bonita ....

ja mtos dizendo que a breja deles tinha hibisco e era vermelha e na hora de beber rs nada
 
Aqui uma interpretação minha totalmente empírica.

Primeira pergunta:
- qual a intenção de recircular? "ah, limpar o mosto!"

aqui é uma má interpretação do "limpar". Limpar se refere a retirar grandes partículas do mosto que vai ferver (cascas principalmente, mas também grãos quebrados). Como quando se usa fundo falso ou bazuca é mais fácil de isto ocorrer.
Com o BIAB só se rasgar o bag.

- Mas o mosto para ferver deve estar clarificado para uma cerveja cristalina!
Não é bem por ai. Já fiz cerveja com BIAB sem recircular que ficaram cristalinas e com recirculação que turvaram. A turbidez tem relação com proteínas e óleos. Um BIAB clássico é simplesmente põem o bag, espera e tira o bag.
Ainda sobre recirculação, com o BIAB não tive mudança de eficiência recirculando ou não. Inclusive recircular com bomba e bag é bem chato pois as vezes a bomba suga o bag (se ele for grande) e "entope".

Por que eu recirculo?
Para manter a temperatura homogênea em toda a panela, mas só quando estou com paciência para isto.

treta lançada.

Boas brejas para todos.


Cara, eu não poderia responder melhor. :)

Eu parei de recircular porque eu acho o processo de brassagem um saco. Quanto menos coisa pra me manter perto das panelas e limpar no fim do dia, melhor.

Como eu disse, eu boto o malte, tampo a panela e vou jogar video game, conversar com a patroa, ou preparar o almoço.

Odeio ficar de babá de panela e não tenho saco pra lidar com bomba, mangueira e controlador, então prefiro pegar o caminho mais eficaz para o meu propósito.

Já a fermentação, essa sim eu gosto de cuidar, mimar e paparicar.

Abraços.
 
Cara, eu não poderia responder melhor. :)

Eu parei de recircular porque eu acho o processo de brassagem um saco. Quanto menos coisa pra me manter perto das panelas e limpar no fim do dia, melhor.

Como eu disse, eu boto o malte, tampo a panela e vou jogar video game, conversar com a patroa, ou preparar o almoço.

Odeio ficar de babá de panela e não tenho saco pra lidar com bomba, mangueira e controlador, então prefiro pegar o caminho mais eficaz para o meu propósito.

Já a fermentação, essa sim eu gosto de cuidar, mimar e paparicar.

Abraços.
A gente que tá começando curte tudo kkkkk
 
Tem razão rs acredito que depois de algumas brassagem ai sim vamos ficar deste jeito.

No começo vamos namorar o processo

É bem isso mesmo! Faço brassagens há 3 anos( + de 70 brejas).
No começo adorava namorar o processo, não ligava se a brassagem demorasse 6 , 7 horas.
Depois da 6ª brassagem com bazooka , recirculaçao, bombas , panelas e etc, resolvi fazer uma bag de voal e desde então ( mais de 60 brassagens com biab) nunca mais quis usar o método inicial.
Faço braassagens de 20 litros em 3 , 4 horas no maximo, sem sujeira e milhoes de coisas pra lavar. Nunca tive problemas na eficiencia,porém cada cervejeiro vai se ajustando a cada brassagem.
Uso panela de 32 litros, saco de voil, media de 5kg de malte , começo a mostura com 17 até 20 l de agua, e depois lavo o saco em cima de uma grelha com 15 até 18 l de agua a 78 graus. (Esses volumes podem variar dependendo do estilo de breja ). Mando moer o malte 2x.
Dica:fiz uma marcaçao na minha panela pra saber mais ou menos quando a fervura chegar nessa marcaçao eu sei que ali tem 23 litros de cerveja,que no final descontando trub, lama,perdas eu vou ter 20 litros de cerveja pra engarrafar( nesse caso é soh pra ter uma noçao ,pois as vezes isso não indica que já chegou na OG esperada) >>> SÓ ME JUSTIFICANDO ANTES QUE GÊNIOS HOMEBREWERS ME MASSACREM!!!!
É isso ae. Boas brassagens a todos.
 
É bem isso mesmo! Faço brassagens há 3 anos( + de 70 brejas).
No começo adorava namorar o processo, não ligava se a brassagem demorasse 6 , 7 horas.
Depois da 6ª brassagem com bazooka , recirculaçao, bombas , panelas e etc, resolvi fazer uma bag de voal e desde então ( mais de 60 brassagens com biab) nunca mais quis usar o método inicial.
Faço braassagens de 20 litros em 3 , 4 horas no maximo, sem sujeira e milhoes de coisas pra lavar. Nunca tive problemas na eficiencia,porém cada cervejeiro vai se ajustando a cada brassagem.
Uso panela de 32 litros, saco de voil, media de 5kg de malte , começo a mostura com 17 até 20 l de agua, e depois lavo o saco em cima de uma grelha com 15 até 18 l de agua a 78 graus. (Esses volumes podem variar dependendo do estilo de breja ). Mando moer o malte 2x.
Dica:fiz uma marcaçao na minha panela pra saber mais ou menos quando a fervura chegar nessa marcaçao eu sei que ali tem 23 litros de cerveja,que no final descontando trub, lama,perdas eu vou ter 20 litros de cerveja pra engarrafar( nesse caso é soh pra ter uma noçao ,pois as vezes isso não indica que já chegou na OG esperada) >>> SÓ ME JUSTIFICANDO ANTES QUE GÊNIOS HOMEBREWERS ME MASSACREM!!!!
É isso ae. Boas brassagens a todos.
Bem por ai.

Eu já nem tenho o trabalho de lavar o saco (piada ruim), uso toda a água da mostura de uma única vez. Faço lotes de 20l e minhas panelas são de 68l. Nem mash-out eu faço.
 
Amigos cervejeiros, tenho uma duvida...

Tenho panela de 38 que usava apenas para mostura no método 3 panelas, porém agora irei fazer minha primeira brassagem BIAB.

Minha duvida é na quantidade de água na hora da mostura.

Alguns dizem que a conversão dos amidos ocorrem de maneira melhor com a proporção de +- 3 litros de agua para cada kg de grão.

Então tenho as duas possibilidades:

1 - colocar toda água para brassagem (já que minha panela comporta)

2 - colocar água na proporção de 3 l/kg, e depois colocar o restante da água no momento da fervura. (podendo ser feita uma lavagem no saco de grãos ou até mesmo direto no mosto depois de retirar o saco)

O que indicam?
 
Amigos cervejeiros, tenho uma duvida...

Tenho panela de 38 que usava apenas para mostura no método 3 panelas, porém agora irei fazer minha primeira brassagem BIAB.

Minha duvida é na quantidade de água na hora da mostura.

Alguns dizem que a conversão dos amidos ocorrem de maneira melhor com a proporção de +- 3 litros de agua para cada kg de grão.

Então tenho as duas possibilidades:

1 - colocar toda água para brassagem (já que minha panela comporta)

2 - colocar água na proporção de 3 l/kg, e depois colocar o restante da água no momento da fervura. (podendo ser feita uma lavagem no saco de grãos ou até mesmo direto no mosto depois de retirar o saco)

O que indicam?


BIAB é pra ser simples. Eu coloco toda a água. Economizo tempo !
 
Minha panela tem 66l. Faço 30 l sem lavagem. Malte é barato em relação a simplicidade !
 
Ok amigos, obrigado!

Só mais uma pergunta rs

O saco ira encostar no fundo da panela, até tenho o fundo falso que usava para fazer a cama de grãos no outro metodo, mas acredito que não sera uma boa tirar ele depois da mostura para iniciar a fervura (ele entra bem justo e enroscando rs)

Uso fogareiro. Tem algum problema? ou o saco molhado e com grãos não tem perigo de queimar
 
Ok amigos, obrigado!

Só mais uma pergunta rs

O saco ira encostar no fundo da panela, até tenho o fundo falso que usava para fazer a cama de grãos no outro metodo, mas acredito que não sera uma boa tirar ele depois da mostura para iniciar a fervura (ele entra bem justo e enroscando rs)

Uso fogareiro. Tem algum problema? ou o saco molhado e com grãos não tem perigo de queimar

O saco não queima, fica tranquilo. Quanto a quantidade de água, eu boto tudo de uma vez só. Panela número 40, coloco 30 litros de uma vez só para no fim da fervura sobrarem entre 20 e 22.
 
Bom dia.
Depois de anos voltei ao site.
Faço Biab desde 2012, é hoje faço a minha brassagem com método misto, chamo de Biab com recirculação continua e lavagem de grãos.
Mas vamos aos pontos principais.

Biab: foi desenvolvido para facilitar a vida do cervejeiro. Colocamos toda a água e malte e não temos mais trabalho nenhum.
Vantagem: praticidade e tempo reduzido de mostura.
Desvantagem: eficiência e custo, pois vai ter que usar mais malte para fazer a cerveja. Minimizamos com a moagem mais fina.

Mash out: método desenvolvido pelas grandes cervejarias para fazer inativar as enzimas/amilase. ..por que? Tempo entre a lavagem do grão e a fervura é muito grande, imagina em um processo de 10 mil litros....o mosto fica muito tempo "parado" e as enzimas vai atuando...então se faz mash out para isto. Se tu consegue iniciar a fervura rapidamente. ..pode ignorar esta etapa.

Meu processo Biab misto:

Desenvolvi na época que o malte era caro, 2012 era muito mais difícil que hoje em dia.

1) quantidade de malte igual ao uso e método de bazuka e/ou fundo falso.
2) moer o malte bem fino, cuidando para não quebrar a casca = tanino
3) colocar o malte e 2/3 da água com recirculação constante durante a mostura. Após o tempo de mostura retirar este "mosto primário " e adicionar o outro 1/3 da água na mesma temperatua final da mostura. Por quê? A densidade do mosto primário é alta...quando tu coloca água. .consegue retirar mais açúcar do grão....quanto tempo lavo esse grão? Eu utilizo 10 a 15 minutos. Faço de 20 a 60 litros sempre com este método.
4) não faço mash out pois meu tempo entre a mostura e fervura é baixa.

Meu método misto não é tão prático como o Biab tradicional, mas mais eficiente e menos trabalhoso que o método tradicional. Mas o importante é saber o que tu procura...praticidade, eficiência, economia...não existe jeito errado de fazer cerveja...se respeitamos a lógica do processo vale tudo..

Em relação a queimar o saco do Biab isto pode ocorrer...principalmente se teu fogareiro for forte e tu aumentar muito rápido a temperatua. ..aconteceu comigo algumas vezes...principalmente quando queremos fazer a mudança das rampas de temperatura muito rapidamente. Hoje uso sistema elétrico..neste caso é quase impossivel queimar...aumenta em média um grau por minuto.

Abraço.
 
Na verdade qual a importância do Mash out ?
Para o BIAB não tem tanta importância, pois o mash out possui duas principais funções, muito vinculadas com o processo tradicional:

1) Inativação enzimática, assim estabilizando a OG durante o processo tradicional de clarificação (que demora em torno de 1 hora e meia a 2 horas e meia);
2) Diminuir a viscosidade do mosto, já que a temperaturas mais altas o mosto é menos viscoso e assim facilita a clarificação quando tu faz a filtragem pela cama de grãos e com fundo falso.
 
"3) colocar o malte e 2/3 da água com recirculação constante durante a mostura"

Uma pergunta: A bomba não suga o grain bag para dentro do cano? Tem alguma dica para evitar que isso aconteça?
 
"3) colocar o malte e 2/3 da água com recirculação constante durante a mostura"

Uma pergunta: A bomba não suga o grain bag para dentro do cano? Tem alguma dica para evitar que isso aconteça?

as bombas usadas geralmente não "sugam" o líquido da panela, o liquido desce por gravidade ate a bomba e ela "empurra" o líquido!
 
Eu uso um "BIAB" com duas panelas, já que minha panela de fervura tem somente 15,3 l. Então tenho que usar outra para aquecer a água e lavar os grãos.

Estou com um Cooler parado e já verifiquei que ele é categoria 5 de plástico (seguro aquecer). Ele comporta 37 litros. Estou pensando em fazer a mostura nele e depois só ferver, igual os gringos fazem.

se der certo, posto os resultados aqui.
 
Ok amigos, obrigado!

Só mais uma pergunta rs

O saco ira encostar no fundo da panela, até tenho o fundo falso que usava para fazer a cama de grãos no outro metodo, mas acredito que não sera uma boa tirar ele depois da mostura para iniciar a fervura (ele entra bem justo e enroscando rs)

Uso fogareiro. Tem algum problema? ou o saco molhado e com grãos não tem perigo de queimar

Já perdi alguns grain-bag nessa brincadeira.

Não importa se é fogareiro ou resistência. Se o grain-bag ficar muito tempo enconstado na fonte de calor, não vai ter mosto suficiente pra dispersar o calor e vai queimar. E tua casa vai ficar cheirando malte e voal queimado uns 3 dias.

A solução: fundo falso e recirculação. Mas daí, qual a vantagem de usar BIAB, certo?

Abraços.
 
Bem por ai.

Eu já nem tenho o trabalho de lavar o saco (piada ruim), uso toda a água da mostura de uma única vez. Faço lotes de 20l e minhas panelas são de 68l. Nem mash-out eu faço.

A piada é ruim, mas é bem por ai mesmo. Eu também to na turma que não lava o saco(!!).

Sobre o mash-out, ele já é feito automáticamente na hora que a gente toca pra fervura. Chegou em 70ºC == mashout automático.

Abraços.
 
Já perdi alguns grain-bag nessa brincadeira.

Não importa se é fogareiro ou resistência. Se o grain-bag ficar muito tempo enconstado na fonte de calor, não vai ter mosto suficiente pra dispersar o calor e vai queimar. E tua casa vai ficar cheirando malte e voal queimado uns 3 dias.

A solução: fundo falso e recirculação. Mas daí, qual a vantagem de usar BIAB, certo?

Abraços.


A piada é ruim, mas é bem por ai mesmo. Eu também to na turma que não lava o saco(!!).

Sobre o mash-out, ele já é feito automáticamente na hora que a gente toca pra fervura. Chegou em 70ºC == mashout automático.

Abraços.

Ainda não entendo como vocês conseguem queimar o saco (sem trocadilhos, por favor!:)).

Aqui eu aqueço a água até 73/74 graus com o saco na panela, mexendo de vez em quando com o próprio termômetro para homogenizar a temperatura. Para o mash-out idem. E olha que meu saco é grande (sem trocadilhos mais uma vez), fica bastante encostado no fundo da panela.

E também não lavo o saco, nunca tive problema de eficiência.

Quanto ao mash-out, tenho visto muita gente por aí que está falando a mesma coisa; bota pra ferver e passa direto, não dá aquela paradinha de 15 minutos.
 
Last edited:
Ainda não entendo como vocês conseguem queimar o saco (sem trocadilhos, por favor!:)).

Aqui eu aqueço a água até 73/74 graus com o saco na panela, mexendo de vez em quando com o próprio termômetro para homogenizar a temperatura. Para o mash-out idem. E olha que meu saco é grande (sem trocadilhos mais uma vez), fica bastante encostado no fundo da panela.

E também não lavo o saco, nunca tive problema de eficiência.

Quanto ao mash-out, tenho visto muita gente por aí que está falando a mesma coisa; bota pra ferver e passa direto, não dá aquela paradinha de 15 minutos.

É bem fácil queimar o saco(!!). Te dou a receita em 3 passos rápidos e simples. Vamos lá.

1 - Primeiro, tu moe teu malte bem fininho, pra melhorar tua eficiência e ferrar com a vazão da tua bomba. (já viu onde isso vai parar né...)
2 - Agora, tu bota teu grainbag encostado direto na resistência, liga a bomba e pensa 'Vai dar nada não, vi no hbt que grainbag não queima e eu tenho recirculação, tá tranquilo'.
3 - Depois dos passos 1 e 2, vá fazer outra coisa da vida, tipo jogar video game ou conversar aleatorieadades com a esposa.
4 - Espere o cheiro de queimado subir e apavore-se conforme programado.

Mas isso foi em 2015, quando eu tava fazendo N experiências com setups e controladores de brassagem.

Hoje, eu não uso 30% da tralha que eu usava em 2014/2015. ;)

Menos é mais, sempre.

Abraços.
 
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