Quase tudo sobre BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou com dificuldade para recircular constantemente. O tecido Voil é muito fino e desce pouco abaixo do fundo falso que uso, com resistência. Recirculo para homonegeizar a temperatura abaixo e acima do fundo falso.
Alguém já usou o tecido "tule"? Ele é do mesmo material que o Voil, poliéster, mas tem os furos maiores. Foto do tule em anexo.
Faço a lavagem dos grãos com água fria, até atingir o nível pré-fervura.

Acho que para "queimar o saco", depende da potência da resistência. Se recomenda 1000w para cada 10l.
 

Attachments

  • images.jpeg
    images.jpeg
    23.3 KB · Views: 39
Last edited:
Estou com dificuldade para recircular constantemente. O tecido Voil é muito fino e desce pouco abaixo do fundo falso que uso, com resistência. Recirculo para homonegeizar a temperatura abaixo e acima do fundo falso.
Alguém já usou o tecido "tule"? Ele é do mesmo material que o Voil, poliéster, mas tem os furos maiores. Foto do tule em anexo.
Faço a lavagem dos grãos com água fria, até atingir o nível pré-fervura.

Acho que para "queimar o saco", depende da potência da resistência. Se recomenda 1000w para cada 10l.

Cara editei pq eu fui ler e parecer que o tom estava muito acima.

Velho, se você quer recircular, o que achas de ter um cesto de inox?! É um pouco mais caro, mas você não vai se estressar.

Bem, eu ainda acho que BIAB não tem nada disso... (recirculação etc).
 
Cara editei pq eu fui ler e parecer que o tom estava muito acima.

Velho, se você quer recircular, o que achas de ter um cesto de inox?! É um pouco mais caro, mas você não vai se estressar.

Bem, eu ainda acho que BIAB não tem nada disso... (recirculação etc).
Sim, adoraria ter um cesto de inox, Mas está em torno de 600,00. Como sou um professor pobre e favelado, vou tentar com o tecido tule que custa 6,00. Se não funcionar com o tule, desistirei de recircular. Kkkk
 
Grande mestre! Todo respeito pelos professores da vida!!!!

Desculpe se pareceu ofensivo.

É muito caro mesmo.

Uma solução seria comprar uma panela menor, furar com a furadeira buracos de 0,3 cm (broca número 1)... Oooouuu

Furar buracos maiores e colocar um cesto de arroz (acha em lojas para restaurante).

Abraço e todo meu respeito aos professores do Brasil! Era pra ser a profissão mais bem paga e deputada da nação.
Sim, adoraria ter um cesto de inox, Mas está em torno de 600,00. Como sou um professor pobre e favelado, vou tentar com o tecido tule que custa 6,00. Se não funcionar com o tule, desistirei de recircular. Kkkk
 
Eu usei a pouco um balde fermentador furado (1/2 pol), voil dentro do balde e o suspendi para não encostar no fundo.

Para levas de 20l fica muito bom, para levas de 40l ficou pequeno.

Para o caso do fundo falso onde o bag passa por ele, dá para usar uma mangueira de silicone fina (tipo 1/4) cortada para dar um "acabamento" para o fundo falso e deixar ele mais justo a panela.

O uso do balde como cesto eu ainda estou testando e ajustando, mas é uma mão na roda para escorrer e limpar depois, ainda mais que instalei um mini guindaste sobre a panela.
 
Pessoal, uma ajuda.

Ja iniciei a obra civil e estou cotando os equipamentos para montar minha microcervejaria.
Nosso objetivo (tenho um sócio) é produzir e comercializar acima de 1000 litros em barril. Temos outras atividades laborais e não podemos ter dedicação exclusiva.
Queremos ter a capacidade instalada para 2.000L/mes.
Nas cotações de equipamentos, as cozinhas Single Vessel tem um valor de 50% ou menos que uma tribloco, por exemplo.

Agora a pergunta.
É viável produzir cerveja em sistema Single Vessel de 200 litros (em torno disso)?

Obrigado!
equipamento-automatizado-single-vessel-biermaker-75l-cerveja-D_NQ_NP_970289-MLB25745025327_072017-F.webp
 
Pessoal, uma ajuda.

Ja iniciei a obra civil e estou cotando os equipamentos para montar minha microcervejaria.
Nosso objetivo (tenho um sócio) é produzir e comercializar acima de 1000 litros em barril. Temos outras atividades laborais e não podemos ter dedicação exclusiva.
Queremos ter a capacidade instalada para 2.000L/mes.
Nas cotações de equipamentos, as cozinhas Single Vessel tem um valor de 50% ou menos que uma tribloco, por exemplo.

Agora a pergunta.
É viável produzir cerveja em sistema Single Vessel de 200 litros (em torno disso)?

Obrigado!
equipamento-automatizado-single-vessel-biermaker-75l-cerveja-D_NQ_NP_970289-MLB25745025327_072017-F.webp
Opa, ai depende de como será o seu processo.
O tribloco foi desenvolvido para bateladas em sequencia, q seriam para encher um fermentador de uma única vez, ou encher com 2 ou 3 bateladas.
Isso pq enqnto vc esta clarificando, por exemplo, já pode iniciar uma outra mosturação, e quando essa clarificação acabar vc vai pra fervura e a mosturação entra na clarificação e assim por diante, ou seja, não há muito tempo entre uma etapa e outra e assim não prejudicando a fermentação.

Já o single vessel é feito para uma única batelada, e não recomendo fazer mais de 1 batelada por fermentador com ele pq o tempo de brassagem é grande e vc qndo terminar a segunda já estaria fermentado e qndo vc mesclar os mostos, vai estressar as leveduras e isso além de atrasar e poder gerar off-flavours na fermentação, não é algo q se deva fazer se vc quer um bom controle do processo um resultado q possa ser repetido, pq problemas acontecem e isso pode atrasar a brassagem ou estraga-la.
 
Opa, ai depende de como será o seu processo.
O tribloco foi desenvolvido para bateladas em sequencia, q seriam para encher um fermentador de uma única vez, ou encher com 2 ou 3 bateladas.
Isso pq enqnto vc esta clarificando, por exemplo, já pode iniciar uma outra mosturação, e quando essa clarificação acabar vc vai pra fervura e a mosturação entra na clarificação e assim por diante, ou seja, não há muito tempo entre uma etapa e outra e assim não prejudicando a fermentação.

Já o single vessel é feito para uma única batelada, e não recomendo fazer mais de 1 batelada por fermentador com ele pq o tempo de brassagem é grande e vc qndo terminar a segunda já estaria fermentado e qndo vc mesclar os mostos, vai estressar as leveduras e isso além de atrasar e poder gerar off-flavours na fermentação, não é algo q se deva fazer se vc quer um bom controle do processo um resultado q possa ser repetido, pq problemas acontecem e isso pode atrasar a brassagem ou estraga-la.


Obrigado pela sua resposta!

Ontem visitei 4 fornecedores de cozinha cervejeira e fermentadores autorefrigerados e o seu relato me passou varias vezes na cabeça.
Gostei muito da panela Single vessel da empresa PALENOX. Muito bem feita, bem acabada e um controle de processo muito satisfatório.
Mas em função da possibilidade de um futuro já ter um equipamento apto em produzir mais, vamos em uma tribloco com o fornecedor microempresa (saiu da anterior a mais de ano e agora esta fazendo por conta) O preço ficou bem encontra e gostamos da qualidade do trabalho.
 
Lima, eu uso fundo falso e fiz uma bag de voil para não ter problemas na minha bomba de circulação (é aquelas de máquina de lavar) e até hoje funcionou perfeitamente, nunca entupiu minha bomba.
 
Colega procure por tecido de serigrafia nacional ou importado de nylon ou poliester. Estes tecidos também são utilizados para filtragens. São classificados por número de fios por cm² (66,77, 80,90,100,120,150,180,200 fios). Quanto mais alto a numeração mais fino será o filtro (furo / peneira) mas o preço também vai aumentando. É com este tipo de tecido que são confeccionados os sacos para Biab.
 
Cara, eu vi esses tempos um canal no youtube de um cara fazendo um fundo falso para usar com BIAB em sistema elétrico. Ele pega uma chapa de metal e corta com uma tesoura no formato da panela deixando uma folga de 1 cm de distância da lateral da panela (para o mosto chegar na resistência elétrica).

Aí faz quatro furações espaçadas no meio da chapa e põe uns parafusos altos (~ 7 cm) para deixar esse fundo falso acima da resistência elétrica.

Abçs
 
Lima, eu uso fundo falso e fiz uma bag de voil para não ter problemas na minha bomba de circulação (é aquelas de máquina de lavar) e até hoje funcionou perfeitamente, nunca entupiu minha bomba.
Boa, meu bag era muito fino, deixava pouco mosto descer até a resistência móvel.
 
Colega procure por tecido de serigrafia nacional ou importado de nylon ou poliester. Estes tecidos também são utilizados para filtragens. São classificados por número de fios por cm² (66,77, 80,90,100,120,150,180,200 fios). Quanto mais alto a numeração mais fino será o filtro (furo / peneira) mas o preço também vai aumentando. É com este tipo de tecido que são confeccionados os sacos para Biab.
Tecido de serigrafia nylon ou poliéster, vou procurar um larguinho. GRATO!
 
Para conhecimento, consegui recircular com bag, usei o tecido tule, (peguei de um mosquiteiro de berço que não era mais usado). Funcionou bem, só precisei diminuir a vazão na saída da bomba. Uso o mt512e para controlar a temperatura da resistência. O tule é muito fino, deve aguentar apenas umas 3 brassagens, vou procurar o tecido de serigrafia
 

Attachments

  • images.jpeg
    images.jpeg
    23.3 KB · Views: 16

Latest posts

Back
Top