Quase tudo sobre BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Creio que não seja a receita em específico, mas o cervejeiro que faz essa recirculação, já que BIAB não requer recirculação....

Faço recirculação nos últimos 20 minutos da mostura mais por questão de aumento da extração de açúcares (já medi a mesma receita feita com e sem recirculação, e deu uma diferença de cerca de 10% no aumento da eficiência quando faço a recirculação)... Outra coisa é uma pequena lavagem que faço do malte após retirar a bag da panela... coloco ela num escorredor de inox na boca de um balde de maturação e faço a lavagem com água a temperatura do mashout, uns 5 a 8 litros dependendo da qtd de água que ficou da mostura e vai pra fervura....

Mas é como disse, BIAB tradicional não se faz recirculação e muito menos lavagem, mas como quero aumentar um pouco a extração, faço os dois...

Abraço e boas cervas


Interessante esse lance de aumentar a extração de açúcares.
Obrigado pelas informações.
 
Eu não faço a recirculação mas faço uma lavagem, pleas minhas contas acaba aumentando eficiência em torno de 6-8%, recirculação é melhor, mas caso queiram economizar tempo fazer a lavagem é interessante por alguns motivos: Rápido, aumenta produção (BIAB precisa muita água, calculando para adicionar depois aumenta muito volume final), e melhora um pouco eficiência:

Alguém já testou como fica eficiência utilizando recirculação e lavagem na mesma brassagem? meu padrão está em 68% só com lavagem.
 
Eu não faço a recirculação mas faço uma lavagem, pleas minhas contas acaba aumentando eficiência em torno de 6-8%, recirculação é melhor, mas caso queiram economizar tempo fazer a lavagem é interessante por alguns motivos: Rápido, aumenta produção (BIAB precisa muita água, calculando para adicionar depois aumenta muito volume final), e melhora um pouco eficiência:

Alguém já testou como fica eficiência utilizando recirculação e lavagem na mesma brassagem? meu padrão está em 68% só com lavagem.
Raupp,

A minha eficiência com lavagem e recirculação já chegou a excelentes 82%, por isso faço os dois.... a recirculação, como faço com bomba e não me custa esforço, vai nos 20 minutos finais da mostura.... Já fiz só lavagem e deu mais ou menos 67% e em outra brassagem 70% de eficiência... mas tbm levo em consideração a moagem mais fina, a faixa de temperatura de 66 graus na mostura, a recirculação e a lavagem...
 
Mostura para mim varia um pouco a temperatura, entre 65 e 69 dependendo do que pretendo. Moagem fina nem comento mais, sempre faço, mas é bom sempre avisar que é fina. 82% dos 80% possíveis resultando em 65,2% do total fermentável? se for assim está realmente excelente. Lembra dos fatores que resultaram nesse valor?

Outra coisa, estou pensando em comprar bomba para recirculação do mosto(no futuro irei utilizar 3 panelas, então será utilizada durante a brassagem também), Poderia me dizer onde conseguir uma igual a sua? em minha cidade só encontro bombas industriais ou para poço artesiano.

A propósito, minha primeira brassagem de witbier (já fiz 3 dessas) utilizei água dura com ph 7,28 e tive míseros 55%. Segunda brassagem com água muito mole e ph 6,08 tive 68,3% eficiência (o que me complicou, pq OG ficou muito mais alta que o esperado, tive que ferver água em regime emergencial para adicionar). Terceira tbm deu 68%, como foi exatamente a mesma receita creio que água altere muito a eficiência. (vou comprar um phmetro para comprovar a teoria, mas ando meio sem verbas)
 
Mostura para mim varia um pouco a temperatura, entre 65 e 69 dependendo do que pretendo. Moagem fina nem comento mais, sempre faço, mas é bom sempre avisar que é fina. 82% dos 80% possíveis resultando em 65,2% do total fermentável? se for assim está realmente excelente. Lembra dos fatores que resultaram nesse valor?

Outra coisa, estou pensando em comprar bomba para recirculação do mosto(no futuro irei utilizar 3 panelas, então será utilizada durante a brassagem também), Poderia me dizer onde conseguir uma igual a sua? em minha cidade só encontro bombas industriais ou para poço artesiano.

A propósito, minha primeira brassagem de witbier (já fiz 3 dessas) utilizei água dura com ph 7,28 e tive míseros 55%. Segunda brassagem com água muito mole e ph 6,08 tive 68,3% eficiência (o que me complicou, pq OG ficou muito mais alta que o esperado, tive que ferver água em regime emergencial para adicionar). Terceira tbm deu 68%, como foi exatamente a mesma receita creio que água altere muito a eficiência. (vou comprar um phmetro para comprovar a teoria, mas ando meio sem verbas)
Raupp, tbm varia o faixa de mosturação conforme o estilo, teor de álcool ou o corpo que pretendo dar na cerva....
eu meço a eficiência do brewhouse.... da mostura até a quantidade de mosto com OG que levo pro fermentador....
se faço uma receita baseada em 70% de eficiência pelo Brewers Friend, no final das contas ao fazer o calculo de OG pré fervura, vejo que a densidade ficar maior que a calculada pelo site com a mesma quantidade de água da pré-fervura, corrijo pra manter os estilo ou a receita, mas procuro entender o pq dessa diferença.... ao finalizar a leva, coloco os dados de volta no software e ele me dá o percentual da eficiência....
Sobre a bomba, como utilizo na mostura, uso uma de máquina de lavar louças que utiliza água quente... comprei na www.polipartes.com.br, acho q paguei 19 reais, o frete saiu mais caro q a bomba rsrsrsrs....

Sobre o PH não me preocupo pois faço escala caseira e como um hobby.... sempre compro da mesma água mineral que tem PH de 4,90, e como nosso malte já é modificado e altera a acidificacao do mosto, creio que só utilizaria a correção da água para clonar receitas específicas, no mais deixo pra me preocupar com a fermentação correta, cor e estilo. ...

Abraço e boas cervas
 
Raupp, tbm varia o faixa de mosturação conforme o estilo, teor de álcool ou o corpo que pretendo dar na cerva....
eu meço a eficiência do brewhouse.... da mostura até a quantidade de mosto com OG que levo pro fermentador....
se faço uma receita baseada em 70% de eficiência pelo Brewers Friend, no final das contas ao fazer o calculo de OG pré fervura, vejo que a densidade ficar maior que a calculada pelo site com a mesma quantidade de água da pré-fervura, corrijo pra manter os estilo ou a receita, mas procuro entender o pq dessa diferença.... ao finalizar a leva, coloco os dados de volta no software e ele me dá o percentual da eficiência....
Sobre a bomba, como utilizo na mostura, uso uma de máquina de lavar louças que utiliza água quente... comprei na www.polipartes.com.br, acho q paguei 19 reais, o frete saiu mais caro q a bomba rsrsrsrs....

Sobre o PH não me preocupo pois faço escala caseira e como um hobby.... sempre compro da mesma água mineral que tem PH de 4,90, e como nosso malte já é modificado e altera a acidificacao do mosto, creio que só utilizaria a correção da água para clonar receitas específicas, no mais deixo pra me preocupar com a fermentação correta, cor e estilo. ...

Abraço e boas cervas


Também calculo pelo software (no meu caso beersmith) e confiro depois. Então estávamos falando da mesma eficiência (tema complicado, pode ser medido de 3 maneiras diferentes). E também og sempre da alta (coloco 65% para ter uma margem de erro) e adiciono água fervida para corrigir. Por enquanto única explicação que tenho da diferença de 55% para 68% é justamente o PH, pois foi a única variável no processo (lúpulo tbm, mas não interfere).

Em teoria não deveria me preocupar com o PH, porém não é muito legal vc planejar 20l e ter só 15l no final do processo (exagerando) e ainda devo dividir com meu sócio, então estou buscando formas de melhorar eficiência.

Aqui na região o ph mais baixo encontrado nas águas dos mercados foi esse 6,08 mesmo, geralmente água vendida aqui tem ph bem alto, encontrei até de 9,8 já.

Obrigado pela dica da bomba, vou comprar e daqui umas 3-5 semanas vou utilizar e ver quanto consigo aumentar fazendo recirculação
 
Também calculo pelo software (no meu caso beersmith) e confiro depois. Então estávamos falando da mesma eficiência (tema complicado, pode ser medido de 3 maneiras diferentes). E também og sempre da alta (coloco 65% para ter uma margem de erro) e adiciono água fervida para corrigir.

Aqui na região o ph mais baixo encontrado foi esse 6,08 mesmo, geralmente água vendida aqui tem ph bem alto, encontrei até de 9,8 já.

Obrigado pela dica da bomba, vou comprar e daqui umas 3-5 semanas vou utilizar e ver quanto consigo aumentar fazendo recirculação
Massa... aí fale sobre o resultado. ..
 
Boa tarde! Tenho uma panela de 40l, qual o máximo que eu poderia fazer de uma vez só sem completar com água? E qual a relação malte x água que eu usaria para adaptar minhas receitas?
 
Faço levas de 5 litros no BIAB.
Tenho perdido um volume grande na fervura, algo em torno de 2 litros. Acho esse valor elevado demais.

Qual a perda de vocês nessa etapa?
 
Faço levas de 5 litros no BIAB.
Tenho perdido um volume grande na fervura, algo em torno de 2 litros. Acho esse valor elevado demais.

Qual a perda de vocês nessa etapa?

Depende do tamanho da panela e do tamanho da leva...
A minha panela é de 15L, e em minha fervura eu normalmente perco na faixa de 2L, 2,3L...é normal
 
Quanto menor o recipiente mais você perderá na fervura. Na minha panela de 32 litros quando levo 26 litros para a fervura, acabo perdendo 3 litros por hora em média.
 
Com este "FUNDO FALSO" me parece que você não faz o Whirlpool a quente, o que me parece ser importante também para deixar a cerveja um pouco mais limpa.


@ZRoberto, a função desse fundo falso é não haver nenhum risco de queimar/caramelizar o malte, já que eu só mexo nos grãos uma única vez, que é quando adiciono o malte na água. Depois, não mexo mais nenhuma vez. A função dele é manter os grãos distante da fonte de calor, fogareiro ou resistência,mque é a minha meta.
 
Com este "FUNDO FALSO" me parece que você não faz o Whirlpool a quente, o que me parece ser importante também para deixar a cerveja um pouco mais limpa.
DBOSSAN,
sacarificação não é fervura....
Aquele fundo falso é usado na sacarificação para que o saco de voil não encoste no fundo da panela... Após isso o saco é levantado e retirado o fundo falso, daí se prossegue com a fervura....

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Depende do tamanho da panela e do tamanho da leva...
A minha panela é de 15L, e em minha fervura eu normalmente perco na faixa de 2L, 2,3L...é normal

Tenho uma panela de 17.5l levo geralmente uns 16.5 litros pra fervura e evapora uns 3 litros.
 
Alguém aqui faz BIAB de 20 litros?
Quais macetes vocês usam para extrair o máximo de mosto da cama de grãos, antes de levar para a fervura?
 
A ideia do biab é usar toda a água de uma vez, até sem lavagem, o que trás perda água que sai com o grão. Faço 20l com 4 a 5kg e malte, completando com água depois para diluir o mosto restante. Coloco o saco sobre uma grade em cima da panela e passo a água pelos grãos, Mas sem muita neura de eficiência. Tem dado certo.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
A ideia do biab é usar toda a água de uma vez, até sem lavagem, o que trás perda água que sai com o grão. Faço 20l com 4 a 5kg e malte, completando com água depois para diluir o mosto restante. Coloco o saco sobre uma grade em cima da panela e passo a água pelos grãos, Mas sem muita neura de eficiência. Tem dado certo.

Quando vc faz levas de 20 litros, você costuma utilizar alguma bomba para oxigenar o mosto depois de inocular a levedura ou só faz uma boa agitação no balde fermentador mesmo?
 
Quando vc faz levas de 20 litros, você costuma utilizar alguma bomba para oxigenar o mosto depois de inocular a levedura ou só faz uma boa agitação no balde fermentador mesmo?
Uso a queda da torneira até o fermentador. Como uso fermento seco hidratado, não precisei de muita oxigenação.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
@jalexandre to pretendo brassar minha primeira cerveja nesse método. Minha fermentação não será das mais fáceis, não to com grana pra uma geladeira, vou fazer no cooler controlando com gelo.

O estilo que mais gosto de tomar é o American Pale Ale, mas, considerando a minha disponibilidade da fermentação, penso em começar com uma Saison, visto que ela fermenta em uma temperatura mais alta, facilitando assim o controle.

qual tua opinião?
 
@jalexandre to pretendo brassar minha primeira cerveja nesse método. Minha fermentação não será das mais fáceis, não to com grana pra uma geladeira, vou fazer no cooler controlando com gelo.

O estilo que mais gosto de tomar é o American Pale Ale, mas, considerando a minha disponibilidade da fermentação, penso em começar com uma Saison, visto que ela fermenta em uma temperatura mais alta, facilitando assim o controle.

qual tua opinião?

Qualquer cerveja Ale funciona com esse método.

Fazendo tudo certinho e tomando os cuidados básicos com sanitização e quantidade de fermento, a cerveja fica boa.

Se você gosta de APA, não faz sentido fazer Saison por ser mais fácil. Faça sua APA e vá ajustando seu método até atingir um resultado que lhe agrade. É o que eu faria.

Abraços.
 
Qualquer cerveja Ale funciona com esse método.

Fazendo tudo certinho e tomando os cuidados básicos com sanitização e quantidade de fermento, a cerveja fica boa.

Se você gosta de APA, não faz sentido fazer Saison por ser mais fácil. Faça sua APA e vá ajustando seu método até atingir um resultado que lhe agrade. É o que eu faria.

Abraços.

Massa, brother!

To ainda tomando coragem pra começar heheheh
 
Tenho uma panela de 32L de aluminio e uma de inox de 90L que esta parada, consigo fazer uma leva de 30L se ao invés de usar a de 32L com Biab fazer a leva na de 90L ou vou ter uma perda muito grande?
 
Tenho um equipamento maior mas não me desfaço do meu BIAB, caldeirão de 32L.
Fiz sob encomenda esse fundo falso exclusivo para BIAB, pra não haver risco de caramelizar o malte.
Não cadastrei essa panela em nenhum software ainda, o que pretendo, mas tenho me virado, rs.
Sou fã da simplicidade e praticidade dos grãos no saco. Uso musselini.

P1y3Pja.jpg

mC3uaPC.jpg

h3AtPuu.jpg


Boas cevas!

Buenas, cara to para receber semana que vem meu kit biab 20lts, vamos ver como vai ficar as brejas, gostei da idéia do fundo falso mesmo usando o biab...Valeu
 
@jalexandre, tenho umas 40 levas já feitas e todas no BIAB. Minha panela é de 38 litros e mando 26 litros pro fermentador de 30 litros.
Faço a moagem fina como você. Normalmente mosturo com um galão de água (20 litros).
Uma vez só, no meio da mostura, acendo o fogo para corrigir a temperatura, mas sempre mexendo, pois uma vez deixei de mexer por 5 minutos e queimou o saco.
Aqueço mais 15 a 16 litros de água a 77 graus.
Quando termina a mostura iço o saco, deixo escorrer e já acendo o fogo para a fervura.
Jogo a água adicional no fermentador, coloco o saco com o malte dentro, abro e mexo com a colher por uns 2 minutos, para fazer a lavagem.
Iço novamente, deixo escorrer e espremo um pouco para tirar o restante dos açucares. Adiciono na panela de fervura e pronto.
Não vejo isso como perda de tempo, pois enquanto isso a panela já está aquecendo para a fervura. E quando adiciono ainda não chegou a 95 graus.
Minha eficiência: 85%.
 
Ai galera voltando pra cerva depois de 10 anos e resolvi BIAB só que gostaria de saber a durabilidade do bag de Voil e ele deve ficar a quantos centimetros do fundo da panela depois de cheio?
 
Ai galera voltando pra cerva depois de 10 anos e resolvi BIAB só que gostaria de saber a durabilidade do bag de Voil e ele deve ficar a quantos centimetros do fundo da panela depois de cheio?
Dura bastante. O meu tem mais de 10 brassagens. Como é barato, de vezes em quando eu troco ele.

O meu encosta no fundo, por isto uso fundo falso.
 
Dura bastante. O meu tem mais de 10 brassagens. Como é barato, de vezes em quando eu troco ele.

O meu encosta no fundo, por isto uso fundo falso.

Vou mandar costurar o meu essa semana estou pensando em botar mais curto, estou com medo de queimar! marinheiro de primeira viagem em BIAB e sem querer errar.
 
Vou mandar costurar o meu essa semana estou pensando em botar mais curto, estou com medo de queimar! marinheiro de primeira viagem em BIAB e sem querer errar.
Só queima se tu ligar o fogo sem mexer os grãos. Sendo BIAB, tu nunca terá o saco e fogo ligado.
 
O que eu aprendi 3 anos após escrever esse tópico quase 6 fazendo cerveja:

Jogue seu moinho de disco fora e compre um moinho de rolo decente. Hoje já temos opções bem mais acessíveis do que tinhamos há uns anos atrás. Sério, vai ser o melhor investimento da sua vida depois de um freezer com controle de temperatura. Note que eu disse freezer, não geladeira. Freeze Distilling / Fractional Freezing é extremamente divertido pra quem curte cerveja de alta octanagem(ABV).

Brewpi/CraftbeerPi/Ardbir não funciona bem pra mim. Eu já tive, desmontei tudo e foquei em aprimorar meu processo removendo complexidade ao invés de adicionar. Melhor decisão que eu já tomei.

Sparge continua não valendo a pena. Pra mim, é mais barato colocar mais malte e ganhar tempo. Não curto ficar o dia todo brassando. Prefiro passar esse tempo adicional curtindo minha família ou fazendo outras coisas além de fazer cerveja. (fazer cerveja é um dos meus hobbys, mas não é o único).

Automação em pequena escala é um hobby a parte que pouco ou nada tem a ver com cerveja. Brassar é só uma desculpa pra comprar plaquinhas e sensores. Inclusive, tenho um celeiro de projetos inacabados esperando tempo e paciência para terminá-los. Provavelmente não vai rolar.

Dá pra ter consistência e uma alta taxa de repetição usando BIAB, resistência elétrica e um bom termometro. Sério, você não precisa de mais nada pra mosturar. Não acredita? Saia do youtube e vá ler alguns papers cientificos sobre o assunto. Dá pra mosturar tranquilão sem controle algum de temperatura.

Opnião é que nem time de futebol. Cada um tem a sua e a dos outros não presta. (notaram a ironia, certo?)

E por ultimo, mas não menos importante: Quanto mais a gente estuda sobre o assunto, menos a gente sabe. Se tu acha que sabe tudo sobre fazer cerveja, reveja seus conceitos.

E é isso. Fiquei feliz em rever esse tópico ativo depois de 3 anos.

Obrigado a todos que contribuiram de alguma forma. :D
 
Last edited:
Ai galera voltando pra cerva depois de 10 anos e resolvi BIAB só que gostaria de saber a durabilidade do bag de Voil e ele deve ficar a quantos centimetros do fundo da panela depois de cheio?

O meu tá firme e forte a mais de 2 anos. Feio pra cacete, mas funciona bem. É até melhor que ele fique apoiado no fundo, pois vai forçar menos e durar mais. Meu primeiro grainbag rasgou no meio da mostura, foi um inferno.

O que eu costumo fazer, é dar uma boa mexida nos grãos pra misturar bem e extrair mais açucar. \
BIAB é sucesso garantido ou seu dinheiro de volta.. =)

Seja bem vindo de volta ao hobby.
 
O que eu aprendi 3 anos após escrever esse tópico quase 6 fazendo cerveja:

Jogue seu moinho de disco fora e compre um moinho de rolo decente. Hoje já temos opções bem mais acessíveis do que tinhamos há uns anos atrás. Sério, vai ser o melhor investimento da sua vida depois de um freezer com controle de temperatura. Note que eu disse freezer, não geladeira. Freeze Distilling / Fractional Freezing é extremamente divertido pra quem curte cerveja de alta octanagem(ABV).

Brewpi/CraftbeerPi/Ardbir não funciona bem pra mim. Eu já tive, desmontei tudo e foquei em aprimorar meu processo removendo complexidade ao invés de adicionar. Melhor decisão que eu já tomei.

Sparge continua não valendo a pena. Pra mim, é mais barato colocar mais malte e ganhar tempo. Não curto ficar o dia todo brassando. Prefiro passar esse tempo adicional curtindo minha família ou fazendo outras coisas além de fazer cerveja. (fazer cerveja é um dos meus hobbys, mas não é o único).

Automação em pequena escala é um hobby a parte que pouco ou nada tem a ver com cerveja. Brassar é só uma desculpa pra comprar plaquinhas e sensores. Inclusive, tenho um celeiro de projetos inacabados esperando tempo e paciência para terminá-los. Provavelmente não vai rolar.

Dá pra ter consistência e uma alta taxa de repetição usando BIAB, resistência elétrica e um bom termometro. Sério, você não precisa de mais nada pra mosturar. Não acredita? Saia do youtube e vá ler alguns papers cientificos sobre o assunto. Dá pra mosturar tranquilão sem controle algum de temperatura.

Opnião é que nem time de futebol. Cada um tem a sua e a dos outros não presta. (notaram a ironia, certo?)

E por ultimo, mas não menos importante: Quanto mais a gente estuda sobre o assunto, menos a gente sabe. Se tu acha que sabe tudo sobre fazer cerveja, reveja seus conceitos.

E é isso. Fiquei feliz em rever esse tópico ativo depois de 3 anos.

Obrigado a todos que contribuiram de alguma forma. :D
Meu apoio incondicional ao MANIFESTO. hehehehe

Coloco mais um item a lista básica (mas sendo um luxo), um barril post-mix e cilindro de CO2. Eu que faço lotes de 20l, é uma felicidade colocar tudo de uma vez só no barril, carbonatar e depois decidir como envasar ou consumir.

Sigo a mesma linha, simplicidade e velocidade e um pouco mais de malte. Uma boa geladeira e paciência fazem milagres quanto a clarificação, mais que recirculações e outras tretas que dizem por ai.

Verdade, quanto mais se estuda mais se vez que 80% do que se propaga de "conhecimento cervejeiro" é lenda ou mal compreendido.

Quanto aos gadgets, só sinto falta ainda de alguns engates rápidos. Nunca tive controladores e acho que tão cedo os terei.

Vamos manter o tópico vivo por muito tempo ainda.
 
Agradeço demais a atenção de todos, pois acho que no fundo das coisas fazer cerveja como Hobby é isso mesmo compartilhar suas alegrias e tristezas do dia a dia de brasagens, noto nesses 3 meses que voltei a pensar em fazer cerva, pouco tempo mesmo, mas já vi centenas, digo centenas mesmo, de artigos, vídeos e etc. sobre a fabricação e observo claramente que tudo depende de como o hobbysta se adapta a produção e que não existe verdade absoluta em nenhuma técnica, como vou fazer a primeira LEVA em setembro, na minha cidade é ruim de material estou esperando muita coisa pelos correios, eu vou iniciar meus testes e dicas com a de vcs são muito valiosas. Obrigado por ajudar tanto e se um dia aprender algo terei o prazer de dividir com todos, mesmo sendo minha verdade e não uma regra.
Como diria meu chara Fábio Jr. um BEIJUUUUUUUUUU
 
O cara q faz BIAB é aquele cervejeiro meio marginalizado, aquele q pelas costas falam q não sabe fazer cerveja, q tem eficiencia de 50% e q pela sua simplicidade de equipamentos, nunca terá o conhecimento de quem faz tribloco e etc......
Bem é esse o pensamento de uma grande maioria dos ditos cervejeiros experts de grupos de Zap e etc......
Eu faço BIAB desde a minha primeira brassagem, e hj faço 50L, ainda BIAB e pretendo, se tudo der certo, abrir uma nano e ainda vou manter o BIAB SV justamente pela simplicidade de equipamentos, q esconde um grande conhecimento de produção onde vc passa até a eficiencia de quem usa tribloco. Falo isso não pq acho q ter uma eficiencia maior é sinonimo de fazer cerveja melhor, mas sim pq muitos usam isso como argumento para se dizer que equipamento X é melhor q Y.
Estou a quase 3 anos e o que mais vejo é o numero de lendas urbanas crescendo a ponto de dizerem q Inox 201 é ruim pra cerveja pq enferruja e por ai vai.......
Temos um longo caminho a percorrer, não no quesito conhecimento, mas no quesito em aprender a respeitar que não existe equipamento q faz cerveja melhor que outro e demais idiotices como alguns ainda dizem que tal sanitizante é melhor que o outro e por ai vai.
Quando o cervejeiro aprender a respeitar os metodos de outro cervejeiro é que a coisa vai pra frente, o conhecimento é apenas algo que com o tempo vc adquire, mas o respeito é algo q tem que ser trabalhado, e muito.
Vida longa ao BIAB !!!!
 
O cara q faz BIAB é aquele cervejeiro meio marginalizado, aquele q pelas costas falam q não sabe fazer cerveja, q tem eficiencia de 50% e q pela sua simplicidade de equipamentos, nunca terá o conhecimento de quem faz tribloco e etc......

Sei bem como é esse pensamento desse povo. Não faço BIAB (ainda não...pois vou me mudar para apartamento e nem sempre terei condiçoes de brassar no meu equipamento atual... que é um bi bloco + hlt para 50 litros finais) mas já ouvi esse tipo de pensamento varias vezes pq minhas panelas são de aluminio, pq utilizo fogareiro ao invés de resistencia e pq hj so utilizo um termometro pra controlar temperatura (mandei sensores PID, TIC-17... tudo pro ralo).
Acho exatamente o contrário desse povo "maldito" (kkkkk) pois vejo que simplificamos mais o processo pq temos um melhor conhecimento dele e por isso, temos condições de eliminar as partes "desnecessárias" para poder adaptarmos à nossa realidade/necessidade.
Como eu disse entre parenteses acima: vou me mudar pra apartamento (o equipamento atual vai ficar na casa da sogra, que por sinal é gente boa e me cedeu o espaço! kkkk). Então, não é sempre que vou ter como produzir no equipamento q tenho hj...muito mais por conta de acompanhar a fermentação e tal. Pensando nisso que to na pilha de montar um BIAB para 20 litros finais pra poder fazer cerveja no apartamento. Chegando esse dia, vou perturbar vcs aqui para me darem algumas dicas! blz?
 
O cara q faz BIAB é aquele cervejeiro meio marginalizado, aquele q pelas costas falam q não sabe fazer cerveja, q tem eficiencia de 50% e q pela sua simplicidade de equipamentos, nunca terá o conhecimento de quem faz tribloco e etc......
O cara q faz BIAB é aquele cervejeiro meio marginalizado, aquele q pelas costas falam q não sabe fazer cerveja, q tem eficiencia de 50% e q pela sua simplicidade de equipamentos, nunca terá o conhecimento de quem faz tribloco e etc......
Bem é esse o pensamento de uma grande maioria dos ditos cervejeiros experts de grupos de Zap e etc......
Eu faço BIAB desde a minha primeira brassagem, e hj faço 50L, ainda BIAB e pretendo, se tudo der certo, abrir uma nano e ainda vou manter o BIAB SV justamente pela simplicidade de equipamentos, q esconde um grande conhecimento de produção onde vc passa até a eficiencia de quem usa tribloco. Falo isso não pq acho q ter uma eficiencia maior é sinonimo de fazer cerveja melhor, mas sim pq muitos usam isso como argumento para se dizer que equipamento X é melhor q Y.
Estou a quase 3 anos e o que mais vejo é o numero de lendas urbanas crescendo a ponto de dizerem q Inox 201 é ruim pra cerveja pq enferruja e por ai vai.......
Temos um longo caminho a percorrer, não no quesito conhecimento, mas no quesito em aprender a respeitar que não existe equipamento q faz cerveja melhor que outro e demais idiotices como alguns ainda dizem que tal sanitizante é melhor que o outro e por ai vai.
Quando o cervejeiro aprender a respeitar os metodos de outro cervejeiro é que a coisa vai pra frente, o conhecimento é apenas algo que com o tempo vc adquire, mas o respeito é algo q tem que ser trabalhado, e muito.
Vida longa ao BIAB !!!!

E é justamente por isso que eu não respondo mais com tanta vontade aqui no fórum (embora a grande maioria seja coerente e gente boa, sempre tem um ou outro pra azedar um ótimo tópico...), que eque eu não leio comentários de no youtube e abomino os tais grupos de zap-zap da "comunidade cervejeira."

É tanta gente babaca, com falta de postura, achando que é o rei do homebrewing e servindo cerveja com diacetil pros amigos (que por sinal, também não sabem beber cerveja...), que eu prefiro não me envolver, ou me envolver menos.

Ultimamente, tenho focado muito em concursos e aprendendo a interpretar corretamente o BJCP. E tenho percebido que a qualidade das minhas cervejas eos feedbacks recebidos dos juizes tem sido muito positivos. Percebi que estou crescendo como cervejeiro artesanal, e que isso nada tem a ver com o equipamento de ponta. E, quando eu penso nisso, me vem a pergunta na cabeça:

Porque minha cervejinha de BIAB, sem recirculação, sem equipamento caro, sem controle de temperatura na brassagem, vem sistematicamente aumentando a pontuação a cada concurso participado, inclusive pontuando melhor (na mesma categoria) do que gente com equipamento tri-bloco, braumeister e etc? Será o equipamento ou a pessoa por trás dele?


Eu vou parar por aqui, pois já está virando off-topic. Mas quero deixar registrado, para quem estiver lendo esse tópico e ainda tiver dúvida sobre BIAB ou outro equipamento mais complexo:

Aprenda a fazer cerveja e depois escolha o teu equipamento em função da sua necessidade, e não o contrário.
BIAB funciona, tri-bloco funciona, HERMS funciona, RIMS funciona, Single Vessel funciona... get it?
Melhor ou pior depende do olhar de quem avalia e coisas diferentes não podem ser mensuradas pela mesma métrica.

Abraços.
 
Last edited:
Back
Top