Quantidade de água pelo método BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu tenho o costume de fazer o seguinte: Como faço levas de 16-20 litros, calculo a água pelo BeerSmith. Para 16 ou 17 litros nas garrafas, vai em torno de 25 litros de água, já considerando as perdas do equipamento, absorção do grão e evaporação. Então, eu coloco de 15 a 18 litros de água para brassagem, aqueço o volume restante (de 08 a 10 litros) em outra panela, até 72-73ºC, e faço uma "lavagem" nos grãos depois de içar o saco e colocar em uma panela que eu furei, para dar sustentação. Tem dado muito certo! Ainda, como a minha panela é nº 32, de 23 litros, seu eu fizer esse processo de lavagem e a perda de água for maior, eu observando que a panela não está cheia (não pode estar, cheia, cheia, senão derrama na fervura), e completo com água. Minhas últimas brassagens a OG pós-fervura tem dado certinho com o calculado pelo BeerSmith, e a eficiência calculada pelo BeerSmith gira em torno de 73-74%.
 

Attachments

  • 01.JPG
    01.JPG
    63.6 KB · Views: 26
  • 02.JPG
    02.JPG
    57.5 KB · Views: 24
Eu utilizo cerca de 6 litros por kilo de malte, mas mosturo com 2/3 da água e depois de pronto iço o saco, deixo escorrer e mergulho o saco com o restante da água à 76 graus mexo bastante e iço novamente e deixo escorrer. Meu rendimento que era de 65% subiu para até 85%. O tempo de preparo é o mesmo, já que quando iço o saco na primeira vez já acendo o fogo e quando adiciono o restante ainda não levantou fervura. Só dá um pouquinho de trabalho (mínimo) mas vale muito a pena.

Um detalhe importante para quem usa lavagem, com BIAB ou não, é ajustar a água para um PH em torno de 5.3.

Águas alcalinas tendem a extrair taninos e outros compostos do malte que depois irão afetar a cerveja, seja na turbidez, seja na adstringência. Na mostura inicial, o próprio grão funciona como uma solução tampão ajustando o PH, mesmo sem que se faça a correção (mas é melhor faze-la se tiver condições/equipamentos/insumos).

Por este motivo sempre faça no-sparge em minhas cervejas, usando toda a água (6l/kg em média), mesmo que eficiência caia um pouco (65%), resolvendo isto com um acréscimo de malte (no final é no máximo 1kg a mais)
 
Interessante o método dele... ele desce o saco do BIAB na água limpa, mexe bastante pra extrair do bagaço os acúcares residuais que não desceram quando içou o saco a primeira vez... é praticamente um Batch-Sparger com BIAB, e realmente, assim, a eficiência de extração tende a subir...

Pelo que eu entendi, ele iça o bag sobre o próprio mosto, adiciona a agua de lavagem q estava separada e aquecida e depois mergulha o bag novamente, tudo na mesma panela.

Ele podia nos dar essa explicação, inclusive.

Acho que se ele mergulhar o bag em outra panela, perde a essencia do BIAB, já que vai precisar de duas panelas, não sei se compensa pela eficiência....
 
Adriano_pinto tb tenho um equipamento semelhante ao seu, no entanto faço BIAB tradicional. Sempre quis fazer lavagem para aumentar minha litragem final, mesmo tendo que adicionar um pouco mais de malte. Uso o BeerSmith2 e os perfis de mostura que utilizo são os BIAB Médium ou Light Body. Qual perfil vc usa para que ele calcule as qntidades de água de mostura e lavagem? Single Infusion, Batch Sparge?
 

Attachments

  • 1EAEE95C-F969-44DC-8F15-DB97CF5F2521.jpeg
    1EAEE95C-F969-44DC-8F15-DB97CF5F2521.jpeg
    134.4 KB · Views: 7
Adriano_pinto tb tenho um equipamento semelhante ao seu, no entanto faço BIAB tradicional. Sempre quis fazer lavagem para aumentar minha litragem final, mesmo tendo que adicionar um pouco mais de malte. Uso o BeerSmith2 e os perfis de mostura que utilizo são os BIAB Médium ou Light Body. Qual perfil vc usa para que ele calcule as qntidades de água de mostura e lavagem? Single Infusion, Batch Sparge?
Pra essa receita, usei o BIAB Medium Body.

upload_2019-6-8_16-16-0.png
 
Back
Top