Quantidade de água pelo método BIAB

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GuiomarJunior

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Aug 17, 2017
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Bom dia pessoal, estou prestes a entrar no mundo da cerveja artesanal, comprei todo o equipamento necessário para brassagem no método BIAB, ou Brew in a bag como alguns preferem chamar, pois bem, comprei o kit de insumos para uma Amercian Pale Ale Amarillo, veio junto a receita e o passo a passo para fabricação pelo método tradicional com uso de fundo falso ou bazooka, como todos sabemos, o método BIAB é um pouco mais rápido que o tradicional e consequentemente evapora menos água. Para mosturação todos sabemos que a quantidade de água é de 2,5 a 3,00 litros de água por quilo de malte, minha receita é para 10 litros de cerveja e vai 2,5 kg de malte, então 7 litros de água é o suficiente, então a minha dúvida é em relação à quantidade de água para lavagem do grão, quantos litros de água adiciono na fase de lavagem do grão? Os 3 litros faltantes para completar 10?
 
Bom dia
Método BIAB não tem lavagem. Faz se quiser. Pra 10 litros, não vale a pena. BIAB serve pra facilitar tua vida. Faz infusão simples com +- 13litros de água, escorre o bag e ferve (60 min).
 
Concordo com Alex, BIAB é pra facilitar e agilizar a vida do cervejeiro. Não é necessário fazer recirculação e nem lavagem, faz se quiser seguindo a seguinte lógica básica, "Ganhar ,002 ou ,003 pontos de OG sacrificando 60 a 80 minutos do seu tempo e incrementando muito mais trabalho na sua brassagem", se achar q vale a pena, toca a máquina.

No método BIAB toda a água a ser usada na brassagem já é colocado no começo do processo. Seguindo aquela receita de bolo básica, 2,5L/kg de grãos na mostura + 1,5Xágua da mostura para lavagem ficaria para uma receita de 10L no BIAB mais ou menos, 2,5kg de gãos X 2,5 = 6,25L na mostura. 6,25 X 1,5 = 9,4L para lavagem. Somando esses dois valores, temos aproximadamente 16L de água total.

Calcule corretamente para seu caso específico pois haverá maiores perdas ou ganhos de acordo com a sua eficiência geral. E tenha em mente que cada kg de grãos absorve para si cerca de 0,6 a 0,7L de água, também haverá a perda pela evaporação na fervura, e a perda do trub no fundo da panela, além da perda do trub no fundo do fermentador, posteriormente.
 
Estava lendo em um blog, onde citam uma fórmula para correção da densidade:
(Densidade medida X litros de mosto restante após fervura) / densidade desejada.
Alguém já usou essa fórmula? Funciona mesmo?
 
Como assim correção de densidade? Adicionar água no mosto pós-fervura? Ferver mais? Não entendi...

O resultado dessa "fórmula" seria o que? Os litros a serem adicionados caso a densidade esteja acima do previsto ou os minutos a mais a ficar fervendo caso a OG deu abaixo?
 
A leitura seria após fervura, tira a quantidade necessária para medição, resfria-se até 20º. Digamos que após a fervura eu tenha 18 litros de mosto e uma OG de 1.065, sendo que a OG desejada é 1.057, logo:
(1065*18)/1.057= 18.136 ---->>> 18.000-18.136= 0.136
ou seja, teria adicionar 136 ml de água, caso a OG seja abaixo do desejado, deixa ferver mais um pouco.
 
Estava lendo em um blog, onde citam uma fórmula para correção da densidade:
(Densidade medida X litros de mosto restante após fervura) / densidade desejada.
Alguém já usou essa fórmula? Funciona mesmo?
Uso a calculadora desse site pra isso
http://cervejafaller.com/calculadora/
"Ferramenta de diluição de volumes"
Bate certinho!!! Uso em toda brassagem pra diluir mosto no fermentador (mais fácil diluir 1l do que calcular 1l pra evaporar)

André Wenderosck
 
Os resultados obtidos com essa calculadora são superiores aos obtidos com a fórmula que citei anteriormente, faz mais sentido, porque dificilmente 8 pontos de diferença no densimetro vão ser corrigidos com 136 ml de agua numa panela de 18 litros, Kkk. Tomara que eu não precise corrigir a densidade, mas se precisar, com certeza vou apelar pra essa calculadora. Valeu André!!!!
 
Eu faço BIAB ja faz um ano. Comecei fazendo lavagem e sinceramente, não vale a pena. Coloca um pouco mais de malte base pra compensar e segue o BIAB clássico.
Faço isso hoje e não me arrependo, tenho um rendimento em torno de 65 a 70%. Faz menos sujeira, leva menos tempo, da menos trabalho e o resultado é o mesmo.
Aqueço a água, coloco o bag dentro, coloco o malte, deixo o tempo certo, retiro o bag, escorro, completo a água e meto a fervura.
O volume certo de água pro processo todo, é uma coisa que nunca vai acertar de primeira, talvez nem de segunda, pq tudo vai depender do teu equipamento, do malte, da temperatura ambiente, da fervura, etc etc etc.
 
Estava lendo em um blog, onde citam uma fórmula para correção da densidade:
(Densidade medida X litros de mosto restante após fervura) / densidade desejada.
Alguém já usou essa fórmula? Funciona mesmo?

Eu faço o seguinte.. Antes de completar a agua pra ir pra fervura, eu meço a densidade. Digamos que deu 1.065 e eu tenha 20 litros. Meu objetivo é 30 litros no final da fervura, pra mandar uns 27 pro fermentador.
65x20 = 1300. 1300/30 = 43,3. No final, se eu tiver os 30 litros, vou ter 1.043 ou 1.044 de OG. Como ja sei que perco uns 5 litros na fervura, completo até 35 litros.
 
Eu faço BIAB ja faz um ano. Comecei fazendo lavagem e sinceramente, não vale a pena. Coloca um pouco mais de malte base pra compensar e segue o BIAB clássico.
Faço isso hoje e não me arrependo, tenho um rendimento em torno de 65 a 70%. Faz menos sujeira, leva menos tempo, da menos trabalho e o resultado é o mesmo.
Aqueço a água, coloco o bag dentro, coloco o malte, deixo o tempo certo, retiro o bag, escorro, completo a água e meto a fervura.
O volume certo de água pro processo todo, é uma coisa que nunca vai acertar de primeira, talvez nem de segunda, pq tudo vai depender do teu equipamento, do malte, da temperatura ambiente, da fervura, etc etc etc.
Concordo contigo Bruno, apesar de eu ser apenas um iniciante, acredito que no bag o resultado seja o mesmo, além de exigir menos mão de obra e equipamento, o único problema vai ser quando eu quiser aumentar a brassagem de 10 litros para uns 20 ou 30, porque haja bag para aguentar uns 10 kg suspenso, acredito que haja rompimento do tecido com esse peso, mas no momento essa não é minha preocupação. Vou usar a calculadora recomendada pelo André Wenderosck, uma pena que meu densímetro não mede em graus plato, mas pra converter também tem uma calculadora. Rsrsrs
 
A leitura seria após fervura, tira a quantidade necessária para medição, resfria-se até 20º. Digamos que após a fervura eu tenha 18 litros de mosto e uma OG de 1.065, sendo que a OG desejada é 1.057, logo:
(1065*18)/1.057= 18.136 ---->>> 18.000-18.136= 0.136
ou seja, teria adicionar 136 ml de água, caso a OG seja abaixo do desejado, deixa ferver mais um pouco.
O grande problema de "esticar" a fervura para corrigir densidade é que você vai afetar também as dosagens de lúpulo (amargor e aroma) de sua cerveja...

O ideal é você ter conhecimento do seu equipamento, saber sua taxa de evaporação e corrigir sua densidade na pré-fervura (se necessário).

Isso você pega com o tempo ou então pode fazer testes de fervura só com água para ter uma ideia. Depois que já tiver conhecimento sobre seu equipamento verá que a variação é pequena e que não influi significativamente no resultado da cerveja.

Também já tentei corrigir cerveja depois de pronta e em várias fases do processo. Mas hoje vejo que o melhor é ir se adaptando e conduzindo a cerveja do jeito que dá.

Eu, particularmente, não esticaria uma fervura para corrigir densidade. Mas, como ainda não sou tão experiente no ramo, pode ser que haja alguma vantagem que eu desconheça...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Concordo com mrcarvalho. A única "vantagem" em corrigir densidade será atingir a graduação alcoólica pretendida (isto se a levedura trabalhar direitinho). Mas altera-se, nesta correção, outras características mais importantes como cor, sabor e aroma. Alguns pontos a mais ou a menos na quantidade de álcool é indiferente pra gente. Já li outros textos defendendo isso aqui no fórum.
 
Concordo contigo Bruno, apesar de eu ser apenas um iniciante, acredito que no bag o resultado seja o mesmo, além de exigir menos mão de obra e equipamento, o único problema vai ser quando eu quiser aumentar a brassagem de 10 litros para uns 20 ou 30, porque haja bag para aguentar uns 10 kg suspenso, acredito que haja rompimento do tecido com esse peso, mas no momento essa não é minha preocupação. Vou usar a calculadora recomendada pelo André Wenderosck, uma pena que meu densímetro não mede em graus plato, mas pra converter também tem uma calculadora. Rsrsrs

Cara, eu fiz exatamente isso. Comecei fazendo 5L, passei pra 10L e agora faço 25L. Como eu moro em apartamento, é o meu limite. Meu equipamento hoje é elétrico.
Quanto ao peso, o único problema é levantar o bag, pq com uma costura bem feita ele aguenta. Eu uso 7kg de malte, que umido, vira 12 ou 13kg.
Uso uma panela de 42L e um escorredor de macarrão numero 40 pra escorrer o bag. Da na medida.
 
Concordo com mrcarvalho. A única "vantagem" em corrigir densidade será atingir a graduação alcoólica pretendida (isto se a levedura trabalhar direitinho). Mas altera-se, nesta correção, outras características mais importantes como cor, sabor e aroma. Alguns pontos a mais ou a menos na quantidade de álcool é indiferente pra gente. Já li outros textos defendendo isso aqui no fórum.

Eu penso exatamente isso, a unica coisa que a densidade vai influir é a graduação alcoólica. Todas as outras características da cerveja, pra mim, são mais importantes.
Cor, aroma, amargor, etc. E ferver mais, vai bagunçar tudo isso. Principalmente os lúpulos.
 
Fiz meu primeiro BIAB domingo e a receita era para 10l o Beersmith me deu uma quantidade de 19L de agua para toda a brassagem, não foi muito não?
 
Fiz meu primeiro BIAB domingo e a receita era para 10l o Beersmith me deu uma quantidade de 19L de agua para toda a brassagem, não foi muito não?

Quantos quilos de malte ?

3kg vão te consumir uns 3l de água. perderás no mínimo 2l na fervura. ai depende das configurações das tuas perdas na panela/chiller e no fermentador.

acho um pouco exagerado.
 
Faço BIAB para aprox. 10litros.
Água inicial 16 litros + 2kg malte. Final engarrafado 9 litros.
 
Então, foi 3kg de malte, mas agora já foi, fiz pela configuração do BD de mini biab, vamos ver o que vai dar :D
 
Eu também faço BIAB 10 litros e costumo usar entre 18 e 19 litros de água, dependendo da receita. Mas eu sempre programo para levar um pouco mais de 10 litros para o fermentador e minha configuração no BS é para 11 litros finais.

Como o Jean Paul Lopes comentou, tem que avaliar a receita e ver as perdas do seu equipamento. No meu caso, minha panela não suporta os 18 litros de uma vez, o que faço é esquentar uma quantidade de água em paralelo (como se fosse para lavagem) e complemento ao final, antes da fervura, de acordo com minhas metas de OG/volume final.

Quase sempre consigo levar mais de 10 litros para o fermentador e, ao mesmo tempo, ficar dentro da OG estimada.

Sugiro você tentar avaliar os detalhes da sua configuração no BS para entender como ele chegou a este volume.

De todo modo, o volume sozinho não quer dizer muito, vai depender da sua receita, dos seus processos e suas medições é que devem determinar se o volume está ou não está correto.
 
Eu também faço BIAB 10 litros e costumo usar entre 18 e 19 litros de água, dependendo da receita. Mas eu sempre programo para levar um pouco mais de 10 litros para o fermentador e minha configuração no BS é para 11 litros finais.

Como o Jean Paul Lopes comentou, tem que avaliar a receita e ver as perdas do seu equipamento. No meu caso, minha panela não suporta os 18 litros de uma vez, o que faço é esquentar uma quantidade de água em paralelo (como se fosse para lavagem) e complemento ao final, antes da fervura, de acordo com minhas metas de OG/volume final.

Quase sempre consigo levar mais de 10 litros para o fermentador e, ao mesmo tempo, ficar dentro da OG estimada.

Sugiro você tentar avaliar os detalhes da sua configuração no BS para entender como ele chegou a este volume.

De todo modo, o volume sozinho não quer dizer muito, vai depender da sua receita, dos seus processos e suas medições é que devem determinar se o volume está ou não está correto.

Eu engarrafava 9L e consumia entre 16 e 17 litros de água no total.
Sempre que monto as receitas, o volume que eu uso, é o que vai ficar na panela no final do resfriamento.
Considerando que hoje eu perco uns 3L na panela e uns 2 no fermentador, eu configuro minha receita pra 30L e engarrafo uns 25.
No começo eu passei trabalho até que acertei as quantidades com o perfil do equipamento. Hoje ja faço no automatico, só uso o app pra calcular os parametros da cerveja (OG, cor, IBU) a água ja sei quanto usar.
 
Brassei ontem, utilizei 9 litros de agua na mostagem, 4 litros na lavagem e 3 litros após a fervura. A densidade ficou em 1.063, a receita previa 1.057, pela calculadora de correção de densidade eu poderia adicionar mais 650 ml para alcançar os 1.057 da receita, mas nao achei prudente porque meu fermentador é de 12 litros e já tinha 10,4 litros. Não pensei que tivesse tanta eficiência diante de tantos relatos de baixa eficiência pelo método BIAB, enfim, se tudo certo, vou ter uma cerveja com graduação alcoólica por volta dos 6,7%
 
Ola pessoal, depois de 10 anos resolvi voltar a fazer uma breja e o BIAB foi escolhido por tudo que li nesse tópico e tenho uma dúvida da quantidade de malte usar em cada brasagem de 20lts, pelo que vi aqui tenho de descontar (peso da malte x 0,7) é a perda de água só de absorção dos grãos ai tenho de incluir na conta também a perda com evaporação e tudo mais né isso?
 
No meu setup eu uso a fórmula

VF+VE+AG= Quantidade total de água necessária, onde

VF = Volume final
VE = Volume evaporado (cada equipamento varia, no meu é 2L/H, numa panela de aluminio de uns 14 litros)
AG = Absorção do grão (é o volume de água que fica presa no grão quando tiramos o saco com os grão), no meu caso de 600 a 800ml por KG a depender da moagem.
 
Outra coisa pessoal podem me dar uma luz de como devo fazer para calcular o custo da produção, pois alguns custos são bem simples de se ver como de MATERIA PRIMA, ÁGUA e outros, mas já o gasto com GÁS, ENERGIA, SERVIÇO fica mais difícil de se projetar. AJUDA POR FAVOR.
 
No meu setup eu uso a fórmula

VF+VE+AG= Quantidade total de água necessária, onde

VF = Volume final
VE = Volume evaporado (cada equipamento varia, no meu é 2L/H, numa panela de aluminio de uns 14 litros)
AG = Absorção do grão (é o volume de água que fica presa no grão quando tiramos o saco com os grão), no meu caso de 600 a 800ml por KG a depender da moagem.

MEU AMIGO, muito obrigado pela sua atenção poucos sabem como estou nervoso para voltar a fabricar e quanto mais rápido eu acertar mais animado vou ficar para continuar.
 
Outra coisa pessoal podem me dar uma luz de como devo fazer para calcular o custo da produção, pois alguns custos são bem simples de se ver como de MATERIA PRIMA, ÁGUA e outros, mas já o gasto com GÁS, ENERGIA, SERVIÇO fica mais difícil de se projetar. AJUDA POR FAVOR.

Cara,

Com o gás você pode pesar o botijão antes e depois. Com isso você sabe quantas gramas de gás você utilizou.
Em relação a energia elétrica, você pode comprar no aliexpress um medidor de kwh.
 
Bom dia, achei esse tópico bem interessante.

Tenho um sistema de mini-BIAB hehehehe... é uma panela de 10,3 L de capacidade total. Na primeira brassagem não calculei muito bem as perdas (fiz a receita pra 6 litros) e só envasei 3,8 litros. Dessa vez eu fiz assim: coloquei o máximo da água total para a mostura e quando comecei a fervura, dilui tudo com água também fervendo até completar 10 litros. Isso me deu cerca de 6,5 L de cerva final. Estou fazendo brassagens pequenas pq moro num apto muito pequeno e não tem lugar para guardar equipamentos.

A cerveja estava com OG de 1068 e foi para 1055 adicionado a água. A receita previa 1052 - 1056 então acertei.
 
Olá, esta questão da diluição, você teve um rendimento maior do que o esperado, que atingiu 1068 ao invés de 1055, ou você adicionou inicialmente uma quantidade menor de água do que o calculado, e adicionou a quantidade de água restante após a remoção do bag? Porque se você simplesmente adicionar água para atingir a OG esperada, pode mudar outros parâmetros como cor, etc. Outra coisa, se você deixou para adicionar parte da água após a remoção do bag, porque não adiciona ela após a fervura ao invés de adicionar antes dela? Ferver um volume menor de água parece mais sensato na questão de consumo de tempo e energia.
 
ola amigos, irei fazer m inha primeira brassagem esse final de semana! comprei um kit biab de 2o litros, e irie fazer uma session ipa! quantos litros de agua devo colocar pra inciar o processo ???
 
Entao amigo..minha panela e pra 27 litros...vou usar 13 litros pra fazer a mostura....ai vou add 16 litros depois pra dar 25 litros pra fervura ( o x da questao e esse, fazer a lavagem dos graos com esses 16 litros ou adicionar a agua direto na hora de ferver? ) o que vc me indica???
 
Vai fazer lavagem ou toda água vai na mostura?


Entao amigo..minha panela e pra 27 litros...vou usar 13 litros pra fazer a mostura....ai vou add 16 litros depois pra dar 25 litros pra fervura ( o x da questao e esse, fazer a lavagem dos graos com esses 16 litros ou adicionar a agua direto na hora de ferver? ) o que vc me indica???
 
thiagodifoiz

Entao amigo..minha panela e pra 27 litros...vou usar 13 litros pra fazer a mostura....ai vou add 16 litros depois pra dar 25 litros pra fervura ( o x da questao e esse, fazer a lavagem dos graos com esses 16 litros ou adicionar a agua direto na hora de ferver? ) o que vc me indica???
 
Eu faria assim:
2,5 litros de água X kg malte (mostura) a soma disso multiplica por 1,5 para água de lavagem, você pode adaptar essa quantidade para sua panela, aumentando um pouco água de mostura e diminuindo água de lavagem.
 
Eu utilizo cerca de 6 litros por kilo de malte, mas mosturo com 2/3 da água e depois de pronto iço o saco, deixo escorrer e mergulho o saco com o restante da água à 76 graus mexo bastante e iço novamente e deixo escorrer. Meu rendimento que era de 65% subiu para até 85%. O tempo de preparo é o mesmo, já que quando iço o saco na primeira vez já acendo o fogo e quando adiciono o restante ainda não levantou fervura. Só dá um pouquinho de trabalho (mínimo) mas vale muito a pena.
 
Eu utilizo cerca de 6 litros por kilo de malte, mas mosturo com 2/3 da água e depois de pronto iço o saco, deixo escorrer e mergulho o saco com o restante da água à 76 graus mexo bastante e iço novamente e deixo escorrer. Meu rendimento que era de 65% subiu para até 85%. O tempo de preparo é o mesmo, já que quando iço o saco na primeira vez já acendo o fogo e quando adiciono o restante ainda não levantou fervura. Só dá um pouquinho de trabalho (mínimo) mas vale muito a pena.

Rocha, vc me deu uma ótima ideia. Eu estava fazendo esta lavagem com caneca sobre o bag. Na próxima brassagem vou fazer como vc, mergulhar o Bag por inteiro. Obrigado pela dica.
 
Eu utilizo cerca de 6 litros por kilo de malte, mas mosturo com 2/3 da água e depois de pronto iço o saco, deixo escorrer e mergulho o saco com o restante da água à 76 graus mexo bastante e iço novamente e deixo escorrer. Meu rendimento que era de 65% subiu para até 85%. O tempo de preparo é o mesmo, já que quando iço o saco na primeira vez já acendo o fogo e quando adiciono o restante ainda não levantou fervura. Só dá um pouquinho de trabalho (mínimo) mas vale muito a pena.

Interessante, mas pelo que eu entendi, o ganho de eficiência veio da brassagem com menos água, pois em questão de mosto retido no malte fazer com toda água teoricamente seria a mesma coisa. Isso porque eu entendi que voce coloca mais água no proprio mosto, certo? Ou voce baixa o saco em água limpa?
 
Interessante, mas pelo que eu entendi, o ganho de eficiência veio da brassagem com menos água, pois em questão de mosto retido no malte fazer com toda água teoricamente seria a mesma coisa. Isso porque eu entendi que voce coloca mais água no proprio mosto, certo? Ou voce baixa o saco em água limpa?

Interessante o método dele... ele desce o saco do BIAB na água limpa, mexe bastante pra extrair do bagaço os acúcares residuais que não desceram quando içou o saco a primeira vez... é praticamente um Batch-Sparger com BIAB, e realmente, assim, a eficiência de extração tende a subir...
 
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