Ácido Fosfórico 85% - volume aproximado de adição por brassagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Caros amigos.

Sei bem que o procedimento corretíssimo não é esse, mas peço neste tópico a quem puder me ajudar, que ao menos indique a ordem de grandeza da quantidade de ácido fosfórico 85% que usam para a correção de pH em suas brassagens.

Eu devo ter cometido algum erro, mas a calculadora do Beersmith me indicou uma volume muito grande ( acho que 16ml) que não confiei.
Também não levei fé nas leituras do medidor de pH “xing-ling” que pude comprar. Até usei como referência, mas também achei que se eu fosse seguir a indicação acabaria colocando muito ácido na água.

Por fim, decidi fazer uma espécie de aproximação, considerando a quantidade de ácido fosfórico 10% que o Gordon Strong adiciona em sua água (filtrada Osmose reversa).

Enfim, em minhas levas de 100 l (cem litros) eu tenho usado 2ml (dois mililitros) de ácido fosfórico 85%. Coloco 1ml na água da mostura e 1ml na água de lavagem.

Esta quantidade estaria em uma faixa “aceitável”?

Obrigado a quem puder dar um retorno aí.
 
Pra 40L costumo usar 6ml ou mais, tem que ir medindo pq nem sempre a água vai estar com o mesmo PH.
Outro ponto a se comentar é que ácido oxida e alem de evaporar ele tbm absorve água, dai nem sempre os 85% são 85%.
Pode usar o PHmetro xing-ling mas calibre ele sempre, eu já comprei vários sachês de solução tampão pra exatamente calibrar.
 
Pra 40L costumo usar 6ml ou mais, tem que ir medindo pq nem sempre a água vai estar com o mesmo PH.
Outro ponto a se comentar é que ácido oxida e alem de evaporar ele tbm absorve água, dai nem sempre os 85% são 85%.
Pode usar o PHmetro xing-ling mas calibre ele sempre, eu já comprei vários sachês de solução tampão pra exatamente calibrar.
Muito obrigado, amigo!
Valeu mesmo!
 
outra coisa importante em levar em consideração não é so o PH mas a Alcalindade da agua (são coisas diferentes) quanto mais alcalina a água, mais dificil é baixar o PH, logo, vc precisa usar mais acidos para baixar o PH.
 
outra coisa importante em levar em consideração não é so o PH mas a Alcalindade da agua (são coisas diferentes) quanto mais alcalina a água, mais dificil é baixar o PH, logo, vc precisa usar mais acidos para baixar o PH.

Sim, Rins.
Eu não deixei bem claro, mas estou considerando a minha água o mais próxima de uma água filtrada por osmose reversa ou destilada.

Onde eu moro a água que nos chega é praticamente a água da chuva, água de superfície com muito poucos sais.

Por isso que tomei como referência inicial a quantidade de ácido que o Gordon Strong cita em suas receitas. Ele usa água filtrada por osmose reversa.
 
Pra 40L costumo usar 6ml ou mais, tem que ir medindo pq nem sempre a água vai estar com o mesmo PH.
Outro ponto a se comentar é que ácido oxida e alem de evaporar ele tbm absorve água, dai nem sempre os 85% são 85%.
Pode usar o PHmetro xing-ling mas calibre ele sempre, eu já comprei vários sachês de solução tampão pra exatamente calibrar.

Você usa que água? Tem informação sobre a concentração de sais dela?
 
Você usa que água? Tem informação sobre a concentração de sais dela?
Utilizo água da rede filtrada com filtro a carvão.
Tenho os dados sim, não é um estudo da água da minha torneira mas é da faculdade (UEM) que não é longe daqui, e provavelmente a água é da mesma fonte e deve estar bem parecida.
 
Utilizo água da rede filtrada com filtro a carvão.
Tenho os dados sim, não é um estudo da água da minha torneira mas é da faculdade (UEM) que não é longe daqui, e provavelmente a água é da mesma fonte e deve estar bem parecida.
Sim! Se puder passar aí pra gente as concentrações, agradeço.

Hoje fui à sede da concessionária daqui de Paraty pra pedir os dados da água daqui.
Se eu conseguir, posto também.
 
Provavelmente minha água é bem diferente da sua, ainda mais por estar no litoral.
Sem título-1.jpg
 
Back
Top