Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Nunca fiz dry hop, li o tópico mas ainda assim queria algumas informações mais iniciantes sobre como fazer. Posso simplesmente jogar o lúpulo direto no fermentador após a fermentação primária (e depois de alguns dias baixar pra 1º pra decantar) ou preciso usar o hopbag? Existe alguma forma caseira de fazer um hop bag?
 
Nunca fiz dry hop, li o tópico mas ainda assim queria algumas informações mais iniciantes sobre como fazer. Posso simplesmente jogar o lúpulo direto no fermentador após a fermentação primária (e depois de alguns dias baixar pra 1º pra decantar) ou preciso usar o hopbag? Existe alguma forma caseira de fazer um hop bag?

Sim, pode proceder dessa forma. Muitos cervejeiros experientes fazem assim, inclusive o Guenther :)
 
Nunca fiz dry hop, li o tópico mas ainda assim queria algumas informações mais iniciantes sobre como fazer. Posso simplesmente jogar o lúpulo direto no fermentador após a fermentação primária (e depois de alguns dias baixar pra 1º pra decantar) ou preciso usar o hopbag? Existe alguma forma caseira de fazer um hop bag?
Depois da primeira semana no fim da fermentacao eu jogo os pellets do lupulo direto no balde do fermentador.
Porque depois da fermentacao?
Claro que vai sair com o CO2 ,o aroma do lupulo sai tambem.
Depois mais uma semana pode descançar no outro balde onde vc coloca o açucar dissolvido para fazer priming.
Nesse caso vc tem duas filtragems e sua cerveja fica bem limpa.

Abraco
 
Na última brassagem fiz DH com 54 gramas. Mesmo depois do cold crash perto dos 0 graus, quando abri para colocar a gelatina tinha muito lúpulo em suspensão. Depois da gelatina desceu tudo, en~tão fica a dica caso você ache que a cerveja ainda está turva demais.
 
É mais recomendado fazer o dry hopping ao final da fermentação primária ou secundária?
Se tu fizer durante a fermentação primária, o aroma que tu estás adicionando, vai sair com o CO² gerado.

Ou seja, o ideal é a partir do FIM da Fermentação Primária.
 
Duvida rapida para os senhores,

Se eu abrir o balde no final da primaria, ou final da secundaria e manter alguns dias em temp de fermentacao para o dry. Quais as chances de alguma contaminacao no balde? Ou oxidacao? Pois estarei abrindo as portas para oxigenio num ambiente repleto de co2. Certo ou errado? Ou bamo sem medo?

Valeu gurizada
 
Duvida rapida para os senhores,

Se eu abrir o balde no final da primaria, ou final da secundaria e manter alguns dias em temp de fermentacao para o dry. Quais as chances de alguma contaminacao no balde? Ou oxidacao? Pois estarei abrindo as portas para oxigenio num ambiente repleto de co2. Certo ou errado? Ou bamo sem medo?

Valeu gurizada


Para você fazer o DH é obrigado a abrir o balde para colocar o lúpulo, então não tem outra opção. Tem chance de contaminação? tem, mas é mínima, tome os cuidados de sempre que ta tranquilo. Tem chance de oxidação? tem, mas é mínimo também, só cuida para não mexer o líquido para ele incorporar oxigênio que o contato vai ser mínimo nesse tempo.
 
Pessoal, obrigado pelas inumeras idéias !

Pela praticidade, vou usar o formato de colocar DIRETO apos o fim da PRIMEIRA fermentação.

Perguntas:
O lúpulo vai inteiro (em grão) mesmo, ou precisa diminuir, sei la ?
O fermentador está com 20L. É uma Witbier, usei o S-33. Que lúpulo indicariam para o estilo ? Qual a quantidade pros 20l ? Por quantos dias ?

VALEU !!:mug:
 
@legacy,

quando diz "em grão" quer dizer pellet, certo? Não precisa quebrar nada... pode usar pellet ou flor. Pellet geralmente eu jogo direto no balde sem nada, pois quando acaba o tempo já faço a clarificação e uso gelatina, então não fica tanto tempo em contato.
Quando é flor eu uso um hop bag (um saco de voil) só pra não ficar aqueles pedacinhos boiando... coloco um peso dentro (de inox sanitizado) para afundar as folhas.
Tem gente que usa o hop bag para o pellet também, mas não vejo necessidade, a não ser que você vá deixar muito tempo antes do envase.

Para Witbier, na minha opnião, eu não faria Dry Hop. Prefiro deixar o aroma das especiarias (coentro e limão/laranja).
 
Concordo com o Markel, acho que DH não combina com Wtbier (meu gosto), mas se realmente quer fazer acho que o Sorachi é um lúpulo que pode dar um toque bacana.
 
cara bakana a minha na minha IPA vou ads mais aroma pq eu notei que se perdeu um pouco vou ads direto no fermentador na maturação um 3 a 4 dias antes de engarrafar
 
Galera alguém sabe se tem problema fazer o DH na maturação a frio? a temperatura está entre 4-7 e é uma APA single hop, então colocaria mais Chinook. Pensando aqui eu acredito que a extração dos óleos não seja tão eficaz, então deixaria mais tempo (uns 7 dias a 4-7°C) colocaria gelatina por mais dois e envasaria. Minha dúvida é se com esse tempo todo de DH o Off-flavor pelo lúpulo possa acontecer ao invés do aroma desejado!

não tive como fazer o DH na secundária, por isso a pergunta.

Vlw man's abraço
 
Galera alguém sabe se tem problema fazer o DH na maturação a frio? a temperatura está entre 4-7 e é uma APA single hop, então colocaria mais Chinook. Pensando aqui eu acredito que a extração dos óleos não seja tão eficaz, então deixaria mais tempo (uns 7 dias a 4-7°C) colocaria gelatina por mais dois e envasaria. Minha dúvida é se com esse tempo todo de DH o Off-flavor pelo lúpulo possa acontecer ao invés do aroma desejado!

não tive como fazer o DH na secundária, por isso a pergunta.

Vlw man's abraço

Amigo, problema não vai ter, mas também não dá para dizer que é o ideal.

Tenho lido bastante sobre DH e também tentando várias técnicas diferentes, a maior parte da literatura diz que DH perto dos 23 graus é onde se extrai a maior parte dos aromas/sabores desejados, porém também sabe-se que quanto mais tempo a temperaturas altas, mais rápido esses aromas volatizam e tendem a deixar o famoso gosto de "grama".

Tem que tentar cara. Minha Double IPA vai receber duas levas de DH: no dia 7 eu adicionei a primeira leva de DH, ontem dia 14 eu adicionei a segunda leva (nao retirei a primeira), Quarta começo o Cold Crash para adicionar gelatina na Sexta e engarrafar no Domingo. Fiz o DH sempre entre 18 e 19 graus.

Minha próxima Black IPA vou fazer 2 DHs também mas dessa vez vou deixar 7 dias, retirar e depois adicionar mais e deixar por mais 7 dias.

Testa e avisa a galera como ficou!
 
Galera alguém sabe se tem problema fazer o DH na maturação a frio? a temperatura está entre 4-7 e é uma APA single hop, então colocaria mais Chinook. Pensando aqui eu acredito que a extração dos óleos não seja tão eficaz, então deixaria mais tempo (uns 7 dias a 4-7°C) colocaria gelatina por mais dois e envasaria. Minha dúvida é se com esse tempo todo de DH o Off-flavor pelo lúpulo possa acontecer ao invés do aroma desejado!

não tive como fazer o DH na secundária, por isso a pergunta.

Vlw man's abraço

Existem várias formas de adicionar lúpulo pós-fermentação, Dry Hopping a frio é uma delas e extrai aromas de uma forma um pouco diferente do que a quente.

Cuidado com a ideia de que a frio terá que deixar mais tempo. Tempo excessivo de dry hopping tende a deixar sabor gramíneo na cerveja e é algo até frequente de se encontrar. Teria a preferencia nesse caso de deixar 5 dias + 2, ao invés de 7 + 2, 9 dias é bastantinho.

Abraço
 
e tem sempre a opção de fazer um chá de lúpulo. o leoswald falou nesse tópico mesmo que eles fazem na seasons, se não me engano na green cow, e quem já tomou sabe do excelente resultado...
 
Ferve o lúpulo em água por uns 30min. Depois coe e adicione aos poucos na cerveja, provando sempre para avaliar o resultado. Descarte o resto do chá quando chegar ao amargor desejado.

Pra fazer uma estimativa grosseira da contribuição do chá no amargor, você pode fazer o seguinte cálculo:

IBU = 2,5 X (gramas de lúpulo) X (% alfa ácido) / (litros de cerveja)

E para saber a quantidade de lúpulo a adicionar:

gramas de lúpulo = IBU X (litros de cerveja) / 2,5 / (% alfa ácido)

Esse é cálculo de padeiro considerando 25% de utilização.

Paulo, tem alguma quantidade de água específica para ferver o lúpulo nessa situação? Devo resfriar esse chá ou posso colocá-lo quente mesmo na cerveja? Estou com uma Red Ale maturando a frio e achei o amargor abaixo do que eu esperava e estou querendo fazer isso que você sugeriu usando +10g de Target pra dar um "up"... Obrigado!
 
1- Galera, como vcs sanitizam o voil para o dry hopping? Fervem ?
E os pellets ou o lupulo em natura ?
2- Acham que uma Oatmeal Stout combina com dry-hopping ?
Valeu !
 
Paulo, tem alguma quantidade de água específica para ferver o lúpulo nessa situação? Devo resfriar esse chá ou posso colocá-lo quente mesmo na cerveja? Estou com uma Red Ale maturando a frio e achei o amargor abaixo do que eu esperava e estou querendo fazer isso que você sugeriu usando +10g de Target pra dar um "up"... Obrigado!

Pode colocar quente mesmo, vai resfriar instantaneamente. A quantidade é empírica, minha sugestão é usar o suficiente pra que a mistura fique fuida e não uma borra.
 
1- Galera, como vcs sanitizam o voil para o dry hopping? Fervem ?
E os pellets ou o lupulo em natura ?
2- Acham que uma Oatmeal Stout combina com dry-hopping ?
Valeu !

Oatmeal Stout muitas vezes nem tem adição tardia de lúpulo, é só uma a 60min, mas isso é o clássico. Se você acha que a sua vai te agradar mais com um aroma acentuado de lúpulo vai em frente.
 
1- Galera, como vcs sanitizam o voil para o dry hopping? Fervem ?
E os pellets ou o lupulo em natura ?
2- Acham que uma Oatmeal Stout combina com dry-hopping ?
Valeu !

1) Sim, ferver é o que geralmente se faz para sanitizar esse tipo de material. As duas formas de lúpulo podem ser utilizadas. O resultado não é idêntico, mas ambas funcionam.

2) Isso é pessoal. Eu, particularmente, não gosto de malte torrado com lúpulo cítrico (Black IPA = argh!!). Mas um lúpulo nobre sutil talvez venha bem (p.ex: Styrian Goldings, EKG, Mittelfrüh)
 
Boa noite pessoal, fiz o Dry Hop utilizando o chá hop, porém acredito que tenha colocado muita água. Para 20 L de cerveja utilizei 2 litros de água para fazer o chá com 60g de lúpulo. Adicionei o chá ainda quente na cerveja a 22°C no final da fermentação secundária. Posso ter problemas pela quantidade de água que usei? Quanto de água seria necessário para fazer um bom chá para 20 litros de cerveja?
Obrigado!
 
Boa noite pessoal, fiz o Dry Hop utilizando o chá hop, porém acredito que tenha colocado muita água. Para 20 L de cerveja utilizei 2 litros de água para fazer o chá com 60g de lúpulo. Adicionei o chá ainda quente na cerveja a 22°C no final da fermentação secundária. Posso ter problemas pela quantidade de água que usei? Quanto de água seria necessário para fazer um bom chá para 20 litros de cerveja?
Obrigado!

Se você fez chá não fez dry hopping, são coisas diferentes. Quanto aos 2 litros acho que só diluiu a cerveja mesmo, por exemplo 20l de 1.010 e 5% abv se transformam em 22l de 1.009 e 4.54% abv.
 
E aí pessoal. Vou fazer meu primeiro dry-hopping em uma IPA essa semana e na receita diz pra colocar o lúpulo após a fermentaçao primária, deixar 3 dias na mesma temperarura de fermentação, depois resfriar e engarrafar. Fazer a carbonatação e depois mais 15 dias a 3 ou 4 graus pra "prender" o aroma na garrafa. O que vcs acham dessa técnica? Baseando-me pelo que li no tópico estou pensando em fazer da seguinte maneira.
-após a parar a atenuação, ou atingir a FG, elevar a temperatura para 22 graus e adicionar o lúpulo (amarillo 2g/l)
-elevar a temperatura até 25 graus durante 3 dias, 1grau por dia e fechar os 3 dias do DH
Baixar a temperatura para 0,5 graus (a temperatura mais baixa que consigo)
-deixar 2 ou 3 dias pra decantar o lúpulo e proceder pro envase, e continuar o processo descrito.

Está ok se eu fizer assim? Esse tempo a 0,5 graus é suficiente pra decantaçao? Pretendo retirar uma amostra de uns 100ml antes de engarrafar pra ter certeza que clarificou a cerveja. Abraço!!!
 
E aí pessoal. Vou fazer meu primeiro dry-hopping em uma IPA essa semana e na receita diz pra colocar o lúpulo após a fermentaçao primária, deixar 3 dias na mesma temperarura de fermentação, depois resfriar e engarrafar. Fazer a carbonatação e depois mais 15 dias a 3 ou 4 graus pra "prender" o aroma na garrafa. O que vcs acham dessa técnica? Baseando-me pelo que li no tópico estou pensando em fazer da seguinte maneira.
-após a parar a atenuação, ou atingir a FG, elevar a temperatura para 22 graus e adicionar o lúpulo (amarillo 2g/l)
-elevar a temperatura até 25 graus durante 3 dias, 1grau por dia e fechar os 3 dias do DH
Baixar a temperatura para 0,5 graus (a temperatura mais baixa que consigo)
-deixar 2 ou 3 dias pra decantar o lúpulo e proceder pro envase, e continuar o processo descrito.

Está ok se eu fizer assim? Esse tempo a 0,5 graus é suficiente pra decantaçao? Pretendo retirar uma amostra de uns 100ml antes de engarrafar pra ter certeza que clarificou a cerveja. Abraço!!!

é o procedimento que muita gente usa. Só que 2 a 3 dias de clarificação não vai clarificar muito. Indico baixar a temperatura, aplicar gelatina e esperar 2 dias pra envase. Daí fica cristalina.
 
é o procedimento que muita gente usa. Só que 2 a 3 dias de clarificação não vai clarificar muito. Indico baixar a temperatura, aplicar gelatina e esperar 2 dias pra envase. Daí fica cristalina.

Valeu, ja estava vendo um tópico sobre a clarificação hoje e acho que vou fazer como você disse. Li sobre agitar um pouco o fermentador pra por novamente o lúpulo em suspensão, mas como nao vou trocar de fermentador, creio que não seja aconselhavel, pois bagunçaria todo o trub ja decantado. Perco muita eficiência do DH so adicionando os pellets sem mexer depois? Uma outra duvida, a gelatina iria depois dos 3 dias de DH? Há risco grande de oxidaçao abrindo o fermentador supondo que seja necessario abrir essas 2 vezes?
 
Valeu, ja estava vendo um tópico sobre a clarificação hoje e acho que vou fazer como você disse. Li sobre agitar um pouco o fermentador pra por novamente o lúpulo em suspensão, mas como nao vou trocar de fermentador, creio que não seja aconselhavel, pois bagunçaria todo o trub ja decantado. Perco muita eficiência do DH so adicionando os pellets sem mexer depois? Uma outra duvida, a gelatina iria depois dos 3 dias de DH? Há risco grande de oxidaçao abrindo o fermentador supondo que seja necessario abrir essas 2 vezes?
1. agitar o fermentador, só se tu trasfegar antes do dryhopping. Aumenta um pouco a eficiência de extração dos óleos, mas eu acho muita mão e não faço.
2. perde eficiência. Quanto? só fazendo pra ver. Eu prefiro compensar com um pouco mais de lúpulo que fazer mais uma trasfega.
3. não há risco de oxidação. Oxidação só vai ocorrer se tu incorporar o O2 no líquido, por exemplo, mexendo de forma não cuidadosa (não pode formar bolhas). Se fizer tudo na manha, é tranquilo.
 
Concordo com o tiefensee sobre o item 2. Se acha que vai perder um pouco da eficiência no DH (que diga-se de passagem, na minha opinião é pouco), vale mais a pena colocar mais lúpulo e evitar fazer a trasfega.

Eu sinceramente até hoje não me convenci de nenhum caso onde transferir (no meu caso) para outro recipiente fosse mais vantajoso do que deixar no mesmo. Quem sabe quando resolver brincar com outros estilos eu mude de opinião.
 
Valeu pelos esclarecimentos pessoal. É meu primeiro DH e surgem muitas duvidas. Vou fazer nessa ordem: fermentação primária - secundária 3 dias - DH 3 dias - descer temperarura - geletina 2 dias - envase. Acho que, pelo que li, fazendo tudo com calma e estando tudo bem limpo e sanitizado vai ser trabquilo. Mais uma vez valeu pela disposiçao. Esse tópico ta excelente. Abraço!!!
 
Vou fazer meu primeiro Dry Hopping também. Li bastante e esse tópico tá espetacular.
A minha conclusão foi a mesma do SauloDias, mas pretendo colocar o lúpulo em um saco de voil.
Li em outro local a dica de usar meia-calça como saco pro lúpulo. Muito absurda a ideia da meia calça?
 
Vou fazer meu primeiro Dry Hopping também. Li bastante e esse tópico tá espetacular.
A minha conclusão foi a mesma do SauloDias, mas pretendo colocar o lúpulo em um saco de voil.
Li em outro local a dica de usar meia-calça como saco pro lúpulo. Muito absurda a ideia da meia calça?

Cara... Existe um tecido muito bom pra isso q é o voil, pra que usar meia calca? Meia calça é tingida, tem uns elasticos ali... Sei la, mas se for usar, ferva antes.
 
Galera se eu fizer a infusão dos lúpulos do dry hopping na água com a mesma temperatura do mosto na fermentação secundária e adicionasse essa infusão antes de engarrafar, pode ser considerado um dry hopping? Teria alguma diferença de extração de aromas se comparado com o feito diretamente no fermentador?
Pergunto isso, pois acho que seria bem mais fácil, pois é só passar numa peneira fina de suco depois que não leva nenhum detrito de lúpulo pro mosto. E tb se quiser fase dry hopping contínuos ganha em tempo. Pois já poderia começar a fazer o primeiro na fermentação primária, para joga lo no início da secundário depois de uns 5 dias e depois fazer o segundo, terceiro etc...
 
Galera se eu fizer a infusão dos lúpulos do dry hopping na água com a mesma temperatura do mosto na fermentação secundária e adicionasse essa infusão antes de engarrafar, pode ser considerado um dry hopping? Teria alguma diferença de extração de aromas se comparado com o feito diretamente no fermentador?
Pergunto isso, pois acho que seria bem mais fácil, pois é só passar numa peneira fina de suco depois que não leva nenhum detrito de lúpulo pro mosto. E tb se quiser fase dry hopping contínuos ganha em tempo. Pois já poderia começar a fazer o primeiro na fermentação primária, para joga lo no início da secundário depois de uns 5 dias e depois fazer o segundo, terceiro etc...

Eu ACHO(no sentido não tenho embasamento nenhum pq to com preguiça de pesquisar hehehe) que vai ter diferença, talvez solubilidade? O volume de água que vc vai por é bem menor do que seria o fermentador, só isso já me faz pensar que teria diferença.
 
Vou fazer o experimento na minha próxima IPA que for fazer. Vou fazer infusão na água a 18 graus de 3g de lúpulo por litro de cerva no início da fermentação primária, espero 5 dias e jogo no fermentador, aí já faço depois o dry hopping já direto no fermentador na secundária a 22 graus com as mesmas 3 gramas durante mais 5 dias, faço a clarificação a -0,5 graus durante 3 dias gelatina durante 2 dias. E antes de emvasar vou fazer o chá hopping com os msm 3 g/l. Hehe vai ser uma cacetada de lúpulos.
 
Concordo com o tiefensee sobre o item 2. Se acha que vai perder um pouco da eficiência no DH (que diga-se de passagem, na minha opinião é pouco), vale mais a pena colocar mais lúpulo e evitar fazer a trasfega.

Eu sinceramente até hoje não me convenci de nenhum caso onde transferir (no meu caso) para outro recipiente fosse mais vantajoso do que deixar no mesmo. Quem sabe quando resolver brincar com outros estilos eu mude de opinião.

Eu transfiro e uso gelatina. O resultado pra mim tem sido bem satisfatorio.
Olha a foto ae...
Uma helles.
 

Attachments

  • IMG-20150828-WA0010.jpg
    IMG-20150828-WA0010.jpg
    128 KB · Views: 345
Eu transfiro para um balde novo na secundária e faço dry hopping. Depois da gelatina transfiro para o balde de envase e faço o priming. Fazendo sanitização certinho só vejo vantagens na trasfega.
 
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?
 
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?

nunca fiz esse procedimento, uso hop bag com fio pra fora do balde pra ele não encostar no fundo

mas, fiz uma experiencia de jogar uns pellet numa vasilha com agua e oque acontece é que ele após estufar/hidratar rapidamente afunda uns 90%, os outros 10% ficam flutuando mesmo eu deixando um dia dentro da geladeira, não sei se temperatura bem menor decantaria melhor

outro ponto que pensei sobre jogar sem fazer transfega, pelo meu teste o lupulo logo afunda, sem transfega vai ficar encostado na lama, não sei o quanto isso é ruim
 
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?

Cara faça desse jeito que pretende, faça o cold break por 3 dias e veja se te agrada o clareamento alcançado. Caso ache ainda muito turva use a gelatina para clarear mais.
 
Back
Top