Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Até que eu não vejo problemas com a turbidez, o que eu quero é extrair o máximo possível do lúpulo.
Só gostaria de saber se não vai sobrar muito lúpulo suspenso a ponto de atrapalhar na textura ou no sabor.

Cara faça desse jeito que pretende, faça o cold break por 3 dias e veja se te agrada o clareamento alcançado. Caso ache ainda muito turva use a gelatina para clarear mais.
 
Até que eu não vejo problemas com a turbidez, o que eu quero é extrair o máximo possível do lúpulo.
Só gostaria de saber se não vai sobrar muito lúpulo suspenso a ponto de atrapalhar na textura ou no sabor.

Não vai não, mas se quiser assegurar, ao fim do processo, que não fique nada em suspensão, use gelatina.
 
e sobre ficar encostado na lama ? algum problema nisso?
outra coisa, com gelatina o lupulo fica compacto junto com a lama ? minha torneira por ex fica pouco acima da lama, imagino que se o lupulo ficar solto acima da lama qdo abrir a torneira vai puxar todo lupulo
 
E se eu fizer dry-hopping simplesmente jogando lúpulo em pellet no balde de fermentação, sem trasfega, sem hop bag, sem meia-calça, e sem gelatina, utilizando somente o cold break pra clarear no final, a cerveja vai ficar muito turva? O lúpulo vai ficar suspenso? Vai atrapalhar o sabor ou somente a cor e a estética?
Eu só faço ipa assim. Só faço trasfega quando quero guardar a lama.

Lúpulo decanta rápido, e eu acho hop bag um saco pra lavar e sanitizar.
 
Quer dizer que ele vai rápido pro fundo? Mas assim eu não perco em eficiência? Não seria melhor deixá-lo suspenso então?

O ideal é você fazer testes, pois pode ter perda com hop bag também.
Eu prefiro a simplicidade de jogar os pellets no balde.
 
Quer dizer que ele vai rápido pro fundo? Mas assim eu não perco em eficiência? Não seria melhor deixá-lo suspenso então?

Dry hop não é ciência de foguetes. :)

Faz o teste e vê o que funciona pra você.

O que funciona pra mim é jogar o pellet no fermentador após a primária e deixar até ficar com o gosto e aroma que eu estou buscando.

Eficiência não me preocupa, pra ser sincero. Faço em escala caseira, então algumas gramas de lúpulo a mais ou a menos não me incomodam.
 
Pessoal, estou prestes a engarrafar uma ipa, adicionei gelatina hoje, tirei uma amostra e não ficou com o aroma q eu esperava... queria mais.
Estava pensado em adicionar um pellet em cada garrafa, alguém já fez? qual resultado? fica muita suspensão de lúpulo na garrafa?

Abraço!
 
Pessoal, estou prestes a engarrafar uma ipa, adicionei gelatina hoje, tirei uma amostra e não ficou com o aroma q eu esperava... queria mais.
Estava pensado em adicionar um pellet em cada garrafa, alguém já fez? qual resultado? fica muita suspensão de lúpulo na garrafa?

Abraço!

Faria um "chá de lúpulo" nesse caso. Mas isso sou eu, que sou doente em cerveja cristalina.
 
Pessoal, estou prestes a engarrafar uma ipa, adicionei gelatina hoje, tirei uma amostra e não ficou com o aroma q eu esperava... queria mais.
Estava pensado em adicionar um pellet em cada garrafa, alguém já fez? qual resultado? fica muita suspensão de lúpulo na garrafa?

Abraço!

Se o aroma não ficou como queria, bota mais lúpulo na próxima!

Se botar pellet na garrafa, vai ficar com gosto de grama.
 
Faria um "chá de lúpulo" nesse caso. Mas isso sou eu, que sou doente em cerveja cristalina.

Chá de lúpulo neste momento é uma saída pra adicionar mais aroma. No entanto, cuidado com esse chá, não deixe pedacinhos de lúpulo irem para a garrafa, se não ela ficará com um amargor muito "áspero". E também você terá que deixá-la mais tempo maturando para o amargor dar aquela aveludada. Pelo menos foi esta a experiência que tive ao adicionar chá de lúpulo no priming, odiei o resultado, mas acredito que tenha sido porque passou pedacinhos de lúpulo (filtrei com voil).

Mas seguiria mesmo a recomendação do @jalexandre, na próxima aumente a dosagem.
 
Chá de lúpulo neste momento é uma saída pra adicionar mais aroma. No entanto, cuidado com esse chá, não deixe pedacinhos de lúpulo irem para a garrafa, se não ela ficará com um amargor muito "áspero". E também você terá que deixá-la mais tempo maturando para o amargor dar aquela aveludada. Pelo menos foi esta a experiência que tive ao adicionar chá de lúpulo no priming, odiei o resultado, mas acredito que tenha sido porque passou pedacinhos de lúpulo (filtrei com voil).



Mas seguiria mesmo a recomendação do @jalexandre, na próxima aumente a dosagem.


Eu também não curti o tal chá de o lúpulo, talvez eu tenha feito errado, sei lá...

Prefiro o dh tradicional. E fácil, prático, e eu sempre provo antes de engarrafar. Qquer coisa é só trasfegar e botar mais lúpulo.
 
Quem faz Dry Hopping a mais tempo poderia compartilhar quais foram as impressões, sabores e aromas com os diversos tipos de lúpulos. Acredito que isso ajuda quem estiver iniciando nesta técnica.
 
Quem faz Dry Hopping a mais tempo poderia compartilhar quais foram as impressões, sabores e aromas com os diversos tipos de lúpulos. Acredito que isso ajuda quem estiver iniciando nesta técnica.

Como a percepção é algo muito pessoal, sem definir parâmetros muito restritivos fica bastante complicado discutir essas sensações. Então normalmente esse tipo de descrição não leva a algo realmente útil, no sentido de que não será verdadeiro pra todos.

Sugiro que se vc tem interesse em conhecer melhor o lúpulo, o resultado sensorial de cada variedade e os compostos que levam a tais resultados, faça uma leitura dos livros especializados como o Hops, da serie brewing elements, ou consulte as tabelas e "rodas sensoriais" que a maioria dos produtores de lúpulos disponibilizam.

Abraço
 
Surgiu a seguinte duvida, talvez já tenham respondido e eu não tenha visto, se vou fazer dry hopping posso pular a etapa de adição de lupulo no final da fervura?
 
Surgiu a seguinte duvida, talvez já tenham respondido e eu não tenha visto, se vou fazer dry hopping posso pular a etapa de adição de lupulo no final da fervura?

Se se faz dry hopping para potencializar os aromas, pq eliminaria essa adição de lúpulo ao final da fervura? Se essa etapa é tb para extrair aromas dos lúpulo.
 
Oi, pessoal!

Alguém tem alguma experiência sensorial de "dry hopping" com o uso de gelatina e sem o uso da mesma?

O que quero saber é se a gelatina - além de clarificar a breja - pode levar também os aromas do processo.
 
Oi, pessoal!

Alguém tem alguma experiência sensorial de "dry hopping" com o uso de gelatina e sem o uso da mesma?

O que quero saber é se a gelatina - além de clarificar a breja - pode levar também os aromas do processo.

Faço dry hopping em praticamente todas minhas cervejas e em todas uso gelatina para clarificar. O uso da gelatina, na minha percepção, não altera em nada o aroma extraído no dry hopping. Aliás o aroma depende muito do lúpulo que se usa (devido a qtd de óleos em cada tipo), mas nas minhas últimas levas tenho conseguido um aroma realmente muito bom utilizando em torno de 5g/litro.
[]'s
 
Faço dry hopping em praticamente todas minhas cervejas e em todas uso gelatina para clarificar. O uso da gelatina, na minha percepção, não altera em nada o aroma extraído no dry hopping. Aliás o aroma depende muito do lúpulo que se usa (devido a qtd de óleos em cada tipo), mas nas minhas últimas levas tenho conseguido um aroma realmente muito bom utilizando em torno de 5g/litro.
[]'s

Joga os lúpulos congelados ou descongelados diretamente no balde?
 
Faço dry hopping em praticamente todas minhas cervejas e em todas uso gelatina para clarificar. O uso da gelatina, na minha percepção, não altera em nada o aroma extraído no dry hopping. Aliás o aroma depende muito do lúpulo que se usa (devido a qtd de óleos em cada tipo), mas nas minhas últimas levas tenho conseguido um aroma realmente muito bom utilizando em torno de 5g/litro.
[]'s

Obrigado pela resposta!

Apenas para complementar: por quantos dias vc faz seu dry hopping? tem tido sabores gramineos nela?
 
Obrigado pela resposta!

Apenas para complementar: por quantos dias vc faz seu dry hopping? tem tido sabores gramineos nela?

Faço dry hopping na fermentação secundária. Deixo o lúpulo uns 4-5 dias a temperatura entre 21-25ºC. Baixo a temperatura pra 0ºC, aplico a gelatina espero 48hs para envasar. Processo todo demora entre 6-7 dias. Já deixei mais, mas não vi muita diferença.

Mas além disso, outras técnicas favorecem a extração dos óleos e foram com elas que consegui melhorar muito o dry hopping.

Principalmente estudando a composição da água que uso (uso mineral) e corrigindo-a tornando mais dura, mas isso é um passo além para quem está iniciando.

Outra técnica que utilizo é tentar agitar ao máximo o fermentador para deixar o lúpulo em suspensão. Como tenho fermentador cônico, faço a extração do fermento antes de realizar o dry hopping, evitando de na agitação o fermento voltar a ficar em suspensão (apesar de que sempre sobra um pouco de fermento, mas é muito pouco).A agitação desprende uma camada de CO² que fica acima da ceva e dificulta a perda de aroma.

[]'s
 
Aproveitando o tema de dry hopping...gostaria de tirar algumas dúvidas se possível:

Queria adicionar 6g de US Golding em pellet em dry hopping em uma leva de 9 litros de APA. Gostaria de adicionar apenas faltando uns 2 dias para terminar a fermentação, e deixar durante uns 4 dias de maturação. Minhas dúvidas são:
- Pode ocorrer contaminação do mosto, tanto por parte dos pellets, quanto do hop bag?
- Se sim, como faço para evitar esse problema?

Obrigado
 
Aproveitando o tema de dry hopping...gostaria de tirar algumas dúvidas se possível:

Queria adicionar 6g de US Golding em pellet em dry hopping em uma leva de 9 litros de APA. Gostaria de adicionar apenas faltando uns 2 dias para terminar a fermentação, e deixar durante uns 4 dias de maturação. Minhas dúvidas são:
- Pode ocorrer contaminação do mosto, tanto por parte dos pellets, quanto do hop bag?
- Se sim, como faço para evitar esse problema?

Obrigado

Lúpulo é antibacteriano, então contaminar pelo pellet é praticamente impossível.
Hop bag faz como se faz com tudo que entra em contato com o mosto frio ou com a cerveja, sanitiza.
 
Lúpulo é antibacteriano, então contaminar pelo pellet é praticamente impossível.
Hop bag faz como se faz com tudo que entra em contato com o mosto frio ou com a cerveja, sanitiza.

Ok então. Obrigado Fagner!
 
Fala pessoal, estou com uma duvida acerca do dry-hopping direto no postmix, pois ja vi ate vendendo aquelas tampas com suporte pra DH.Minha duvida seria que esse DH vai turvar muito a cerveja, entao nao adiantaria fazer muito a clarificacao com gelatina antes??melhor fazer e deixar turvar mais depois mesmo??sera que se baixar bem a temperatura vai clarificar??ou tb nao vai liberar tanto os óleos do lupulo??
 
Eai galera
Gostaria de dar aquele sabor extra de aveludado na cerveja, li aqui no forum que o responsável por essa sensação é o óleo Humulona.
Gostaria de fazer um DH na fermentação Secundaria, esse óleo é melhor extraído em até quantos dias?
Qual o percentual de Humolona do lúpulo é indicado pela essa sensação no Dry Hopping?
Muito obrigado pela ajuda e compreensão de todos.
Abraço...
 
Eai galera
Gostaria de dar aquele sabor extra de aveludado na cerveja, li aqui no forum que o responsável por essa sensação é o óleo Humulona.
Gostaria de fazer um DH na fermentação Secundaria, esse óleo é melhor extraído em até quantos dias?
Qual o percentual de Humolona do lúpulo é indicado pela essa sensação no Dry Hopping?
Muito obrigado pela ajuda e compreensão de todos.
Abraço...

Olá Rodrigo,

Procure abrir tópicos novos pra perguntas novas. Isso vai te ajudar nas respostas, suscitar discussões mais interessantes e ajudar quem pesquisa pelo mesmo assunto.

Fora isso, dry hopping como forma de aveludar a cerveja seria um assunto bem polêmico, porque ocorre frequentemente o contrário, dele criar uma sensação adstringente e gramínea, quando o contato é prolongado.

Eu não sei responder quanto à humulona, mas manteria o tempo de contato de no máximo 3 dias, certamente, se o objetivo é esse. Mas observe que essa técnica tem um efeito muito mais proeminente de dar aroma de lúpulo à cerveja do que qualquer outra coisa. Então se vc procura "aveludar" o mouthfeel da cerveja, minha opinião é de esquecer o dry hopping e partir para um grão rico em beta-glucanos.

Nesse sentido sugiro aveia ou cevada não maltadas, ou malte de centeio. Pode começar experimentando 5% de algum desses na receita e modificar a partir do resultado.

Abraço
 
Rodrigaoheitor,

Complementando o que o Tiago disse acima, sobre o dry hopping deixar mais "violento" o sabor e o aroma, não vai ser no dry que vc vai deixar um sabor menos áspero, mas sim no lúpulo de amargor usado na fervura.....
Já li em diversos posts aqui, e em outros blogs e fóruns, que foi notado um amargor menos áspero, ou mais 'macio' quando se usa o First Wort Hopping na lupulagem de amargor, onde é adicionado o lúpulo ao mosto na panela de fervura antes de iniciá-la....
 
Rodrigaoheitor,

Complementando o que o Tiago disse acima, sobre o dry hopping deixar mais "violento" o sabor e o aroma, não vai ser no dry que vc vai deixar um sabor menos áspero, mas sim no lúpulo de amargor usado na fervura.....
Já li em diversos posts aqui, e em outros blogs e fóruns, que foi notado um amargor menos áspero, ou mais 'macio' quando se usa o First Wort Hopping na lupulagem de amargor, onde é adicionado o lúpulo ao mosto na panela de fervura antes de iniciá-la....

Água estritamente mole tb deixa menos áspero o amargor do lúpulo, bem como a escolha certa do lúpulo amargor. Fiz uma imperial black rye IPA com 100 ibu e o amargor tá muito agradável, nada áspero ou agressivo.
 
Água estritamente mole tb deixa menos áspero o amargor do lúpulo, bem como a escolha certa do lúpulo amargor. Fiz uma imperial black rye IPA com 100 ibu e o amargor tá muito agradável, nada áspero ou agressivo.

qual lupulo pra amargor?
 
Qual lúpulo usou?
Então usei vários lúpulos mas de amargor foi Polaris e chinook. E minha água é muito mole e pH 5,2 o laudo deu 0 de dureza, ou seja praticamente nada de CaCo3, NaHCO3, CaCl. Segue receita para vc ver a lúpulagem.
 

Attachments

  • Receita Imperial Black Rye IPA.pdf
    160.6 KB · Views: 229
Então usei vários lúpulos mas de amargor foi Polaris e chinook. E minha água é muito mole e pH 5,2 o laudo deu 0 de dureza, ou seja praticamente nada de CaCo3, NaHCO3, CaCl. Segue receita para vc ver a lúpulagem.

Sobre esse teste que você fez na sua água, as unidades usadas para medir o CaCo3, NaHCO3, CaCl foi ppm ou 1°dKH???
Abraços....
 
Pessoal, acho que fiz cagada..

Estou fazendo o DH em temperatura ambiente, e o lúpulo joguei direto no balde.

Abri hoje pra dar uma conferida e virou uma "plasta" de lúpulo que está no topo do fermentador..


E ai, será que deu merda ?
 
Back
Top