Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, acho que fiz cagada..

Estou fazendo o DH em temperatura ambiente, e o lúpulo joguei direto no balde.

Abri hoje pra dar uma conferida e virou uma "plasta" de lúpulo que está no topo do fermentador..


E ai, será que deu merda ?

É normal, com cold crash ele decanta
 
Sobre esse teste que você fez na sua água, as unidades usadas para medir o CaCo3, NaHCO3, CaCl foi ppm ou 1°dKH???
Abraços....


Na verdade o teste foi genérico, não mediu esses sais separadamente. Deu medida de dureza = 0. Ou seja praticamente ausência desses sais
 
Fala ae Galera!!
Fiz no dia 07/04/2016 um dry hopping em uma APA na fase de maturação com temperatura entre 22 e 23 graus. Outro detalhe eh que nao faço trasfega para outro balde. O próximo passo eh esperar 3 dias e no dia 10/04 vou iniciar o cold crash para 3 graus. Como minha geladeira eh lenta, penso que vai levar uns 2 a 3 dias para chegar a temperatura alvo do cold crash. Após atingir a temperatura alvo faço a cristalização com gelatina e com isso vou aguardar mais 3 dias para depois envasar. Bom, fazendo as contas serao 9 dias em que o lúpulo ficará em contato com a cerveja.
Duvida: pode o lúpulo ficar tanto tempo assim em contato com a cerveja? Qual a melhor pratica ou dica para esse caso?
Muito obrigado a todos!!

Rodrigo de Moura
 
Fala ae Galera!!
Fiz no dia 07/04/2016 um dry hopping em uma APA na fase de maturação com temperatura entre 22 e 23 graus. Outro detalhe eh que nao faço trasfega para outro balde. O próximo passo eh esperar 3 dias e no dia 10/04 vou iniciar o cold crash para 3 graus. Como minha geladeira eh lenta, penso que vai levar uns 2 a 3 dias para chegar a temperatura alvo do cold crash. Após atingir a temperatura alvo faço a cristalização com gelatina e com isso vou aguardar mais 3 dias para depois envasar. Bom, fazendo as contas serao 9 dias em que o lúpulo ficará em contato com a cerveja.
Duvida: pode o lúpulo ficar tanto tempo assim em contato com a cerveja? Qual a melhor pratica ou dica para esse caso?
Muito obrigado a todos!!

Rodrigo de Moura

Não vejo maiores problemas. Eu faço dessa forma, mas deixo 2 dias só depois da gelatina a 0ºC.
 
Galera, ao adicionar os pelets sem trasfegar, eles rapidamente caem sobre o fermento, o que teoricamente diminuiria a extração.

Pensando nisso, o que acham de dar uma "quebrada/moída" neles antes de adicionar? Dentro da própria embalagem do lúpulo, só dando uma prensada no saco mesmo.

Acho que assim eles boiariam mais tempo e também aumentaria a superfície de contato. Muita viagem? :D
 
Galera, ao adicionar os pelets sem trasfegar, eles rapidamente caem sobre o fermento, o que teoricamente diminuiria a extração.

Pensando nisso, o que acham de dar uma "quebrada/moída" neles antes de adicionar? Dentro da própria embalagem do lúpulo, só dando uma prensada no saco mesmo.

Acho que assim eles boiariam mais tempo e também aumentaria a superfície de contato. Muita viagem? :D

Eu jogo por cima e nunca tive problema...você pode colocar numa hopbag com um pesinho (sanitizado, por favor) pra garantir que ele vai ficar no meio...
 
Sim, eu também jogo direto e tenho bons resultados.
Estava pensando em uma possível melhora no processo.
 
Galera, ao adicionar os pelets sem trasfegar, eles rapidamente caem sobre o fermento, o que teoricamente diminuiria a extração.

Pensando nisso, o que acham de dar uma "quebrada/moída" neles antes de adicionar? Dentro da própria embalagem do lúpulo, só dando uma prensada no saco mesmo.

Acho que assim eles boiariam mais tempo e também aumentaria a superfície de contato. Muita viagem? :D

Se vc tem uma boa sanitização e domina bem a técnica de trasfega, o ideal é fazer a trasfega para outro balde para eliminar o fermento decantado no fundo. Daí faz o dry hopping e dá uma sacudida no balde diariamente para levantar o lúpulo. Assim seu dry hopping vai ser muito mais eficiente
 
Posso fazer dry hopping com dois tipos de lúpulos no mesmo hop bag? Uma vez que, de qualquer forma, vão misturar no mosto.
Ou é aconselhável usar um hop bag para cada tipo de lúpulo que for usado?
 
Posso fazer dry hopping com dois tipos de lúpulos no mesmo hop bag? Uma vez que, de qualquer forma, vão misturar no mosto.
Ou é aconselhável usar um hop bag para cada tipo de lúpulo que for usado?

Faz tudo junto.
 
Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais
 
Tenho utilizado 1 DH 100g / 26L de 5 dias a 20,0C mas pretendo aumentar.

O que é mais eficiente, 1 DH de 120g ou 2 de 60g?

Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais
 
Toda vez que eu faço DH de mais de 3 dias, me arrependo pelo cheiro de grama que fica. prefiro fazer DH de 2 dias e na sequencia, faço outro. Fica bem melhor.
Abraço
 
Pessoal após dry hop, ao retirar o lúpulo submerso este aumentou muito de tanho. Ao retirar o saco deve-se espremer para retirar a cerveja que está mais concentrada com lúpulo para melhor aproveitamento ou isso pode passar off flavors?
 
Rodrigo, eu fiz exatamente isso quando fiz a minha IPA. Eu fiz o dry hopping com o lúpulo solto mesmo, ficou algum boiando, e bastante em suspensão ainda. Mas como eu tava usando uns galões de água pra maturar e não tinha torneira eu usei o sifão e coloquei um pedaço de voil na ponta e funcionou perfeitamente.

Vai com fé que dá! :)


Onde você colocou esse pedaço de voil, na ponta do sifão que está no balde que você está tirando a cerveja, ou do balde que vai receber a cerveja ??

Pergunto isso pois meu primeiro DH fiz jogando o lúpulo direto no fermentador, e ficou com essa camada de lúpulo no topo. Mesmo com 2 dias de cold crash, na hora de engarrafar ainda tinha uma película de lúpulo no topo.

Eu sempre deixo a garrafa em pé na geladeira, mas os últimos 3, 4 dedos da garrafa estão deixando a cerveja bem turva, um misto de marron e verde..
 
Cara para deixar a cerveja cristalina sempre faço cold crash de 3 dias, aí uso a gelatina e mais 2 dias, na msm temperatura do cold crash. Fica cristalina.
 
Mas neste caso são 5 dias de cold e gelatina, e somando mais uns 5 dias de DH seriam 10 dias no total, não é muito tempo em contato com o lúpulo ???
 
Irmao, acho q dois DH deixa mais aroma que apenas um DH...faz o teste....e ja deixei ate 10 dias de DH e nunca tive gosto de grama na cerva...pode ser sorte ou eu nao sinto o cheiro....e ficaram muito boas
 
Mas neste caso são 5 dias de cold e gelatina, e somando mais uns 5 dias de DH seriam 10 dias no total, não é muito tempo em contato com o lúpulo ???

Sim, por isso o legal é escalonar e usar o hopbag. Fazendo sem hopbeg e sem escalonar venho percebendo um grass no fundo.
 
Bom dia, Nobres Cervejeiros!!!!!

Não consegui achar muita coisa sobre CONTAMINAÇÃO NO DRY HOPPING.

Como evitá-la?

O Bag pode ser fervido e sanitizado. Mas E OS LÚPULOS?
Como faço para "limpa-los" e não correr o risco de contaminar a cerva?

Obrigado!!!
:tank:
 
Bom dia, Nobres Cervejeiros!!!!!

Não consegui achar muita coisa sobre CONTAMINAÇÃO NO DRY HOPPING.

Como evitá-la?

O Bag pode ser fervido e sanitizado. Mas E OS LÚPULOS?
Como faço para "limpa-los" e não correr o risco de contaminar a cerva?

Obrigado!!!
:tank:

@cleberpabreu lúpulo contaminado é algo muitooo difícil de acontecer... Se ele estiver naquelas embalagens de alumínio hermeticamente fechadas (que é o de praste) basta abrir, despejar no hopbag sanitizado e mergulhar na cerveja sem medo!

Já fiz assim muitas vezes e sempre deu certo! Eu ainda coloco um copo de dose dentro do hopbag pra ele afundar no balde maturador...

Abraço!
 
Lupulo tem componentes que sao bactericidas. Fica tranquilo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Faço dry hopping em praticamente todas minhas cervejas e em todas uso gelatina para clarificar. O uso da gelatina, na minha percepção, não altera em nada o aroma extraído no dry hopping. Aliás o aroma depende muito do lúpulo que se usa (devido a qtd de óleos em cada tipo), mas nas minhas últimas levas tenho conseguido um aroma realmente muito bom utilizando em torno de 5g/litro.
[]'s

E qual lúpulo tu usa?
 
Estou fazendo a receita da Jack Hammer que a brewdog disponibilizou, e a quantidade de lúpulo no DH é absurda. Nâo consegui achar a técnica exata que eles usam. Alugém sabe?
Se não encontrar. penso em colocar metade dos lúpulos na secundária e metade nos 3 últimos dias de maturação, depois 2 dias de gelatina e envazar.
 
E qual lúpulo tu usa?
Pra dry hopping procuro usar lúpulos com maior qtd de óleos. Amarillo, Simcoe, Mosaic, Citra, Centennial, Ahtanum, Chinook, Galaxy, Ella, El Dorado, Denali, Equinox, são alguns que uso.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Pra dry hopping procuro usar lúpulos com maior qtd de óleos. Amarillo, Simcoe, Mosaic, Citra, Centennial, Ahtanum, Chinook, Galaxy, Ella, El Dorado, Denali, Equinox, são alguns que uso.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

OK, mas qual tu recomenda para somente dar aroma tipico de uma IPA?
 
Bem, fiz uma IPA com Azacca e El Dorado...eles não são lúpulos que assumem um protagonismo como o Citra e o Amarillo...talvez uma combinação Azacca, El Dorado e Amarillo na proporção 2:2:1 ou 3:3:1 fique legal!
 
Bem, fiz uma IPA com Azacca e El Dorado...eles não são lúpulos que assumem um protagonismo como o Citra e o Amarillo...talvez uma combinação Azacca, El Dorado e Amarillo na proporção 2:2:1 ou 3:3:1 fique legal!

Mesmo sendo lupulos de aroma, eles emprestam um pouco de amargor tambem não é? Entao se tu nao quer muito amargor nao da pra exagerar nos lupulos de amargor pois vai ter o amargor vindo dos lupulos de aroma, não seria?
 
OK, mas qual tu recomenda para somente dar aroma tipico de uma IPA?
Qualquer um dos que eu citei te darão os aromas cítricos e frutados para uma IPA, mas existem muitos outros tbm.
Qdo não conheço o lúpulo faço uma single Hop pra identificar as características do lúpulo.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Mesmo sendo lupulos de aroma, eles emprestam um pouco de amargor tambem não é? Entao se tu nao quer muito amargor nao da pra exagerar nos lupulos de amargor pois vai ter o amargor vindo dos lupulos de aroma, não seria?

Sim...a não ser que os use no Dry Hopping ou na etapa de resfriamento do mosto pós-fervura (em temperaturas abaixo de 70C)...
 
Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais

No final da fermentação tu usa o hopbag?
E na maturação tu fala em temperaturas de 12°C?
Que tu acha de fazer esta ultima lupulagem ja a uma temperatura de 0-2°C?
 
No final da fermentação tu usa o hopbag?
E na maturação tu fala em temperaturas de 12°C?
Que tu acha de fazer esta ultima lupulagem ja a uma temperatura de 0-2°C?

no meu ver, cada homebrewer deve ter o seu método de dry hopping...tem pessoas que falam que DR a 25 graus é ótimo, outros não....outros falam DR a frio...outros 15 dias...outros 2 dias e por aí vai...

faça testes e tire suas conclusões e não se esqueça de anotar todos os aspectos que você levou em consideração...tente testar tempo de DR, temperatura de DR e quantidade de lupulo usado.. para fazer um teste legal, tente usar um grist com pilsen/pale, sem caramelo....use single hop, assim já aproveita o momento e vai conhecendo o perfil sensorial de cada lupulo...

Exemplo: 70% pilsen, 30% pale. Citra aos 60 min. 20IBU, Citra aos 15 min. 20 IBU, citra aos 5 min. 5 IBU. Dry hopping no ultimo grau plato de fermentação, 2gr/litro por 3 dias e depois 2gr/litro a 4-5 graus por 5 dias...lembre de usar fermento neutro (US05) e "respeitá-lo", fermentando a 18-19 graus....DR sem hop bag...depois de pronto o DR, baixa pra -0,5° e depois gelatina por 2-3 dias...

depois faça outro lote, alterando somente um dos parametro (tempo, temperatura e quantidade).

good luck
 
no meu ver, cada homebrewer deve ter o seu método de dry hopping...tem pessoas que falam que DR a 25 graus é ótimo, outros não....outros falam DR a frio...outros 15 dias...outros 2 dias e por aí vai...

faça testes e tire suas conclusões e não se esqueça de anotar todos os aspectos que você levou em consideração...tente testar tempo de DR, temperatura de DR e quantidade de lupulo usado.. para fazer um teste legal, tente usar um grist com pilsen/pale, sem caramelo....use single hop, assim já aproveita o momento e vai conhecendo o perfil sensorial de cada lupulo...

Exemplo: 70% pilsen, 30% pale. Citra aos 60 min. 20IBU, Citra aos 15 min. 20 IBU, citra aos 5 min. 5 IBU. Dry hopping no ultimo grau plato de fermentação, 2gr/litro por 3 dias e depois 2gr/litro a 4-5 graus por 5 dias...lembre de usar fermento neutro (US05) e "respeitá-lo", fermentando a 18-19 graus....DR sem hop bag...depois de pronto o DR, baixa pra -0,5° e depois gelatina por 2-3 dias...

depois faça outro lote, alterando somente um dos parametro (tempo, temperatura e quantidade).

good luck

Obrigado, já fiz bastante testes, e nunca consegui colocar aroma, só o amargor fica uma blz, rsrsrs. Esta sugestão que tu me deu, vou fazer. Só não quero errar é disperdisar material. Por isso perguntei sobre hopbag, pois se deixar o lúpulo desde o primeiro DH pode ficar com o já falado gosto de grama. Mas quando consegui passar algum sabor para a cerveja foi colocando os pelets direto mesmo. Obrigado pela sugestão. Vou executar nas próximas semanas e coloco o resultado aqui.
 
Estou penando em fazer um com 2,5g/L de galaxy! ou seja 100g e mais 1,25g/L ou seja 50g de tettnanger para 40 litros para uma imperial ipa, faço logo no inicio da fermentação após a oxigenação no fermentador e da adição do fertemento hidratado, ou na maturação? nesse caso totaliza 10 dias de fermentação a 18 a 22 e mais 10 dias de maturação na temperatura de 2 a 4 graus, será que o resultado será positivo, alguém já fez algo parecido?
 
Estou penando em fazer um com 2,5g/L de galaxy! ou seja 100g e mais 1,25g/L ou seja 50g de tettnanger para 40 litros para uma imperial ipa, faço logo no inicio da fermentação após a oxigenação no fermentador e da adição do fertemento hidratado, ou na maturação? nesse caso totaliza 10 dias de fermentação a 18 a 22 e mais 10 dias de maturação na temperatura de 2 a 4 graus, será que o resultado será positivo, alguém já fez algo parecido?

Eu acho que colocar no início da fermentação não seria uma boa ideia, pois há uma grande produção de CO2 que deve provocar perdas de aromas. O forte dá fermentação acontece nos 3 primeiros dias depois acalma, e aí que eu acho que tu deveria colocar o lúpulo. Talvez no 4 dia de fermentação. Aí é chamada a segunda fase da fermentação onde tu eleva a temperatura, eu coloco aí a primeira adição de lúpulo.
 
Estou penando em fazer um com 2,5g/L de galaxy! ou seja 100g e mais 1,25g/L ou seja 50g de tettnanger para 40 litros para uma imperial ipa, faço logo no inicio da fermentação após a oxigenação no fermentador e da adição do fertemento hidratado, ou na maturação? nesse caso totaliza 10 dias de fermentação a 18 a 22 e mais 10 dias de maturação na temperatura de 2 a 4 graus, será que o resultado será positivo, alguém já fez algo parecido?

Cara eu curto muito fazer DH na fermentação primária. Na última IPA que fiz usei Hop bag e fiz o DH junto com a inoculação do fermento por 2 dias. Tem que escolher lúpulos com bastante geraniol, como Chinook, Mosaic, Cascade. Que aí se potencializa a biotransformação do geraniol em citronelol. Depois faço mais um DH na secundária antes da maturação. Aí faço DH direto no balde.
 
Cara eu curto muito fazer DH na fermentação primária. Na última IPA que fiz usei Hop bag e fiz o DH junto com a inoculação do fermento por 2 dias. Tem que escolher lúpulos com bastante geraniol, como Chinook, Mosaic, Cascade. Que aí se potencializa a biotransformação do geraniol em citronelol. Depois faço mais um DH na secundária antes da maturação. Aí faço DH direto no balde.

Estes aspectos dos lupulos eu nao levei em conta, estou planejando uma ipa e vou colocar isso no meu projeto para ver como fica. Tu faz adição de lupulo na maturação?
 
Ja li que a extração do aroma se da melhor em temperatura de fermentação...
temperaturas muito baixas prejudicam na extração do óleos...
porém na minha DIPA, faço um DH ao final da fermentação, e um segundo ao final da maturação...
a DIPA fica um buque de flores... cheirosíssima...

Quais lupulos tu usou?
 
Back
Top