Braumeister

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Maravilha @tguimaraes!
É, a fervura não é uma beleza de se ver mas dá boa conta do recado!
Tiago, diz ai:
- quanto de malte?
- quanto de água inicial?
- quanto de sparge?
- tempo de brassagem?
- tempo de fervura?

Fala @VictorCoelho!

Foram:
- 5,75kg de malte
- 26,5L de água inicial
- 10L de sparge
- 62ºC/40min - 68ºC/60min - 76ºC/10min
- 80min de fervura

Durante a fervura, a temperatura do mosto era de 98ºC.
Acho que usei muita água no sparge, não?
De qualquer maneira, estou 100% satisfeito com o equipamento! Muito menos trampo e menos bagunça!
 
@tguimaraes, isso!
Assim de orelhada eu faria sparge de apenas 5 litros. Acho que isso fará bater os 1.053 de OG.
Show de bola Tiago!
 
@VictorCoelho, na próxima brassagem vou usar aquele perfil da BM que você postou no outro tópico.
Mais prático do que "reinventar a roda".

Valeu!
 
@tguimaraes, não vi a postagem do perfil da BM do VictorCoelho, tem como vc postar o link?
 
@tguimaraes ainda uso mas seria bom vc fazer o seu perfil pois a perda com evaporação pode ser diferente.
 
A quem interessar estou vendendo minha bm20!!!!fiz 5 brassagens com ela somente
 
Bom dia!

Pra quem já usa a BM 20L, como voces calculam a agua? Rola fazer sem Sparge?

Alguma dica para quem vai adquirir uma?
 
Bom dia!

Pra quem já usa a BM 20L, como voces calculam a agua? Rola fazer sem Sparge?

Alguma dica para quem vai adquirir uma?

Rola de fazer sem sparge mas, na minha opinião, na BM de 20L não compensa. Vai mandar pouco mosto pro fermentador.
 
Rola de fazer sem sparge mas, na minha opinião, na BM de 20L não compensa. Vai mandar pouco mosto pro fermentador.

Andei lendo em alguns foruns Gringos, uma galera fazendo sparge com agua em temperatura ambiente, já fez algum teste??

Acho meio estranho, pois no meu ponto de vista agua quente ajuda a desprender o açúcar do bagaço...
 
é só iniciar com mais água... só tem que ver qual seria a eficiencia fazendo isso...

você pode até deixar o tubo de malte submerso que nao tem problema...

eu como ja disse aqui nao faço sparge, começo com mais água e a eficiencia não muda muita coisa...
 
Rola de fazer sem sparge mas, na minha opinião, na BM de 20L não compensa. Vai mandar pouco mosto pro fermentador.

+1

Sempre faço sparge, não dá trabalho algum!
Fazer o que os caras fazem dá muito mais trabalho.....é gastar munição inglesa pra matar jacu!
Na minha opinião os caras ficam querendo inventar a roda para um equipamento que é super bem feito e roda redondo.
 
+1

Sempre faço sparge, não dá trabalho algum!
Fazer o que os caras fazem dá muito mais trabalho.....é gastar munição inglesa pra matar jacu!
Na minha opinião os caras ficam querendo inventar a roda para um equipamento que é super bem feito e roda redondo.

O problema de fazer Sparge, é so ter quem comprar mais uma panela somente para esquentar a agua... Ou usar resistência ou fogo e etc...

Se realmente for necessário, não tem problema.. não vendo uma das minhas 3 panelas atuais...

To querendo mais é entender os pros e cons... Estudando antes de adquirir o equipamento para não ter problema depois...
 
Eu faço sparge, em média com 5 a 7 litros....isso é mamão com açúcar!

Se for por volta de 7L, realmente facilita a vida, uma espagueteira já resolve o problema.

Voce tem uma receita, para eu dar uma olhada? So por curiosidade...
 
25l+7l
2.5kg pilsner
2kg munich
Lúpulo 15-18 IBU
3 W-34/70

Essa dá uma boa cerveja e uns 23l no fermentador.
 
@fmoret em receitas "normais" com uns 5kg... 6kg de malte vc vai começar com 23... 26 litros de água. O sparge vai ser na faixa de 5 a 7 litros, como o @VictorCoelho disse. Eu uso uma espagueteira pra esquentar a água.
Mas cada um vai no seu estilo. Tem no sparge, no chill, double mash, etc.
 
@fmoret em receitas "normais" com uns 5kg... 6kg de malte vc vai começar com 23... 26 litros de água. O sparge vai ser na faixa de 5 a 7 litros, como o @VictorCoelho disse. Eu uso uma espagueteira pra esquentar a água.
Mas cada um vai no seu estilo. Tem no sparge, no chill, double mash, etc.

Otimo, era o que eu estava em mente... E qual a eficiência que você tem alcançado com a BM?
 
Otimo, era o que eu estava em mente... E qual a eficiência que você tem alcançado com a BM?

@fmoret,
Hahaha.....Isso já me custou um aborrecimento aqui no fórum! Hahaha
Fique atento pra não moer muito fino, a eficiência pouco importa por hora. Com o uso do seu equipamento, sua eficiência vai melhorando.
Pode meter o coro com esta receita, vai te dar uma boa lager!
 
São muitas duvidas, desculpe!

Perguntei da eficiência para ter uma base para configurar no BM2 rs

Estou saindo de um Sistema HERMS para o Single Vessel... Vou mudar de AP, e o espaço ficará muito Reduzido...
 
Primeiro ponto, você não fazer sparge e começar com mais água não altera em nada o volume final, pode alterar a eficiência somente.

Segundo ponto, se quiser fazer sparge não precisa aquecer a água, pelo menos é a recomendação da própria Spiedel.

Mas como o @tguimaraes falou vai cada um no seu estilo.

@fmoret, honestamente como você falou que está querendo entender os prós e cons, faz uma vez com sparge e outra sem e vê quanto varia a eficiência, simples, vai ajudar até a nossa discussão de sempre haha
 
@leosardinha,
de fato começar com o volume total pouco ou nada interfere no volume total. Só é muito mais trabalhoso considerando que o volume de sparge na BM20 é muito pouco e o sparge permite qlqr correção na gravidade.
Com relação à temperatura da água de sparge, tbm acredito que pouco importa considerando novamente o pouco volume.
Por isso sempre faço sparge, é bem menos trabalhoso!
 
@VictorCoelho

Não vejo como sendo mais trabalhoso não, pelo contrário, você já vai colocar toda a água de uma vez. quando iça o tubo ele vai drenar uma vez só e você vai poder retirar o tubo mais rápido.

pra mim é muito mais fácil, pq quando eu faço sparge tenho que ou colocar os minerais na agua inteira e depois drenar a água do sparge. ou pesar minerais para duas águas diferentes.

mas enfim, cada vai no método que deixa mais confortável.
 
@leosardinha,
Hahaha.....Vc tem uma BM50 e não uma BM20, não esqueça! Além claro de um munk pra suspender tudo.... hehehe
Numa BM20, pra vc partir com o volume total, vc tem que encher acima do tubo de malte, pra colocar o malte vc tem que abrir a torneira, coletar uns 10 litros, colocar o malte e então retornar à água coletada.
Ao final da brassagem, a mesma coisa. Coletar mosto, tirar o tubo e retornar o mosto.
Fazendo sparge não tem nada disso. Enche a panela, coloca o malte e no final faz sparge, simples assim!
Entendeu agora como é muito mais simples fazer sparge?
 
@victorcoelho, agora eu entendi... é que na BM de 50 eu posso começar de 27 até 35 litros +- sem submergir o tubo... achei que a de 20 fosse a mesma flexibilidade. Mas no final seria só içar o tubo não? pra que você precisa coletar o mosto?
 
Caraca!.....é verdade! Hahahaha
Bem notado @leosardinha! Hahaha....Bem notado!

Eu havia reparado, ia zuar, mas deixei quieto! rs

Muita cara de Pau! Poe em um site bem ruim (Sendo Educado), foto de outro equipamento, sem informação nenhuma...

:drunk:
 
isso é bom pra galera ficar ligada... como tem equipamento mela mão por aí..
 
Alguém já conhece o novo modelo da Braumeister? O vendedor me disse q da pra controla-la pelo smartphone. Sábado vou dar uma olhada nela.

BRAUMEISTER_Speidel_2030lt_Bier_STARTER__SET.gif
 
Back
Top