vaporizador para higienização de garrafas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Preço ta bom mesmo. Mas será que chega numa temperatura alta suficiente para uso em garrafas?
Ja tentei usar o vapor da panela de pressão mas não deu muito certo.
 
Bom rapaziada, eu uso outro equipamento parecido, porém mais barato e de capacidade menor.

http://www.americanas.com.br/produt...=rec_produto_viu-comprou-T-2&nm_ranking_rec=2

Nunca tive problemas com a sanitização das garrafas. No processo lavo-as com detergente neutro e escova para a retirada de resíduos, uso o vaporizador com jatos quentes até não poder suportar o calor da garrafa nas mãos e deixo-as no secador de garrafas, fazendo a sanitização logo depois com o Biofor. Esse é o meu processo e tem dado certo. Utilizo muito aquelas garrafinhas de 300ml da Itaipava e as de 1 litro das Sulamericanas.
 
Eu uso calor na minha sanitização, deixo minhas garrafas mergulhadas a 85 graus celsius por 15 minutos, depois borrifo álcool 70 espero secar e envaso. Esse sistema da muito trabalho e as queimaduras são comuns, a ideia do vaporizador é boa, mas a exposição deveria ser de quanto tempo?
 
Cara,

não vira comprar um vanitor + PAC ou biofor?

Tem um post sobre o vanitor. Acho que é muito mais simples do que usar vapor
 
Eu uso calor na minha sanitização, deixo minhas garrafas mergulhadas a 85 graus celsius por 15 minutos, depois borrifo álcool 70 espero secar e envaso. Esse sistema da muito trabalho e as queimaduras são comuns, a ideia do vaporizador é boa, mas a exposição deveria ser de quanto tempo?

O vapor sanitiza bem, mas vc precisaria de pelo menos alguns segundos de contato, não sei exatamente quantos. Pra 30 ou 60 garrafas isso pode ser muito demorado.

Vapor é muito quente, consegue queimar mais do que água fervendo, isso torna ele bastante perigoso.

A questão é que eu também já usei calor, colocava no forno as garrafas. Mas depois que passei a usar um aparelho similar ao vinator com iodofor, e árvore de garrafas pra escorrer, nunca mais quero saber disso. Cara, vai por mim, é muito mais prático.
 
usei vapor e nao recomendo perdi uma leva, acho melhor passar iodofor de uma garrafa para outra depois deixo elas escorrendo dentro da panela.
 
O vapor só vai ser eficiente na sanitização depois de uns 15 minutos de exposição direta.

Esse é mais ou menos o que acontece dentro da autoclave (só que na autoclave a exposição ao vapor se dá sob pressão, onde o conteúdo consegue ficar a cerca de 120ºC). Os materiais só saem esterilizados após 15 minutos.

Uma passagem rápida só vai fazer cóssegas nos microorganismos presentes.

Pra se ter noção, se vc colocar as garrafas para esterilizar no forno a 160ºC, vai levar 2 horas para conseguir matar tudo o que tiver ali.

Um vaporizadorzinho de baixo custo não vai lhes ajudar muito e só vai dar trabalho e risco de graves queimaduras..

Não é pq deu certo uma, duas ou dez vezes que o negócio é eficiente. Eu já fermentei e engarrafei várias vezes sem sanitizar nada e não tive contaminação. É uma pratica segura? Não. É eficiente? Também não.

Já o que o Tiago falou é bem mais seguro, prático e eficiente do que esses vaporizadores.

Eu iria bem mais de iodofor, peracetico, starsan ou alcool 70. Também uso vinator + iodofor. É muito prático.
 
Eu sempre fui do pensamento que quanto mais descomplicar, melhor.

Uso Biofor desde que comecei a fazer cerveja, há quase 2 anos.

Encho uma das panelas com 20l de água da torneira mesmo, adiciono 20ml de Biofor, misturo bem, coloco as garrafas de molho, deixo uns 5 minutos, depois começo a engarrafar.

Tive duas levas contaminadas até hoje, e ambas contaminaram no fermentador, não na garrafa.

Acho legal testar diversos processos, avaliar vantagens e etc. Mas só faço isso quando estou tendo problemas com algum processo atual ou quando tenho certeza de que mesmo complicando um pouco vou ter resultados muito melhores. Acredito que todos concordam que apesar de ser muito prazeroso, este é um hobby que por muitas vezes é cansativo. Então quanto mais descomplicado pra mim, melhor.

Uso Biofor pra sanitizar tudo. Usava alcool 70 com Biofor antes. Depois que acabou meu alcool 70 resolvi testar só com Biofor e nunca tive problemas. Até hoje minha embalagem de Biofor é a mesma e está um pouco abaixo da metade. 20ml para 20 litros rende muito.

Em resumo: Não sei se eu gastaria 90 reais em um equipamento para sanitização que vai me dar mais trabalho do que simplesmente colocar as garrafas de molho.

Abraços!
 
As primeiras levas eu escovava, fervia todas as garrafas uns 10 minutos e escorria na árvore. Depois que comprei o vinator, simplesmente enxáguo a garrafa logo após o uso e já deixo escorrendo, e quando vou engarrafar as levas, passo uma escova, enxáguo novamente e dá-lhe vinator com uns 300ml de água com Star San. É muito prático e economiza bastante espaço (moro em ap) e água. Não tive contaminação até agora, depois de 7 brassagens.
:mug:
 
Gente vejo por aqui uma trabalheira danada para algo relativamente simples é muito mais fácil usar iodo, eu uso 50 ml para 30 litros, enxo as garafas com a solução é deixo por 10 min, após enxaguar e deixar escorrer e pronto, aquelas que estão com sujeira no fundo uso uma escovinha, e quando pego várias sujas uso o lava jato. Nunca contaminei nenhuma leva ou garafa e o único sanitizante que uso é iodo. Abraço galera
 

Latest posts

Back
Top