Leonardo Menezes - Curitiba/PR

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 14, 2015
Messages
17
Reaction score
8
E aí pessoal!

Sou de Cruz Alta / RS, mas atualmente estou morando em Curitiba / PR.

Sou um apreciador de cervejas artesanais, lembro-me quando morava em Porto Alegre, e descobri um bar bem próximo de onde eu morava, chamado Lourival, e que tinha um bom cardápio de ceva... Ali foi amor a primeira vista.

O gosto era muito diferente do que eu estava acostumado, o cheiro era maravilhoso, então comecei a tomar com uma certa frequência, e ler mais sobre o tema. Entender a diferença de malte, lúpulo, Ale, Lager, etc etc.

Aí fui morar em Floripa, e não tinha muita variedade de cerveja artesanal, mas comecei a caprichar mais nas compras no supermercado, comprando algumas Belgas, cervejas Czech, entre outras. (Nessa época, nem a Polar que eu tanto amava já não dava o mesmo tesão).

Depois fiquei um tempinho fora do país, e deu uma "baixa" nesse tema... Eu ia tomando o que tinha em cada lugar, pra ir experimentando mesmo.. Mas homebrew era muito pouco...

Depois quando vim para Curitiba no final de 2009, voltei a tomar algumas artesanais, pois um colega de trabalho produzia, mas como era em grande escala, e eu não entendia nada do assunto, nunca me passou pela cabeça que a produção poderia ser feita em casa, na panela..

Enfim... Em meados de 2011~12 parece que esse mercado de cerveja artesanal deu um "boom"... Começou a virar algo muito tradicional, em vários lugares vários tipos de Cerveja, até em Shopping... Até em Cruz Alta tinha !!! rssss

Foi aí descobri o Hop n Roll, que além de ter ótimas cervejas, você podia fazer a sua lá... Acompanhei um amigo em uma produção, mas só de curioso. Achei muito interessante, mas na época ficou alto o custo para mim (Mínimo de 50l).

Comecei a participar de alguns "eventos de cerveja", e conhecer as marcas e fabricantes da região (Wikibier, festas da Hopnroll, Bodebrown, DUMday, etc).

Assinei o Clube do Malte para manter o paladar acurado, e a frequentar bares que servem "coisa boa".

E onde que entra a fabricação?

Somente em 2015, depois de casado, de comprar um AP, me mudar, etc.
(Pois antes, na minha vida meio nômade, era difícil...)
E tb, somente depois de conseguir o alvará com a patroa de "poder fazer cerveja mesmo com pouco espaço", perder um banheiro do AP... E por aí vai.

Primeiramente li bastante sobre homebrewing, vários sites (considerando somente fontes aparentemente confiáveis), vários artigos, li vários posts aqui do fórum, e já providenciei o livro do Palmer tb... Fiz muitas anotações, até me sentir preparado para iniciar essa lida...

Na sequência comprei um kit/equipamento para fazer 20 litros (homebrewshop), e alguns equipamentos de suporte (vinator, escorredor de garrafas, aerador de mosto, etc) e os produtos de limpeza/sanitização (iodofor, proxitane, p200, álcool70, etc).

E no dia 19/12/15 fiz minha primeira brassagem.

É muito bacana, foi muito melhor do que o esperado! (O processo, o envolvimento, a concentração, a dedicação, as anotações, enfim... Tudo!) Muito gostoso e muito divertido.

Minha esposa "ajudou" (Só de não atrapalhar e reclamar... E ficar junto, já é uma grande ajuda), o tempo passou bem rápido.

Estou ansioso pelos resultados.

Houveram sim algumas falhas na execução, me perdi no tempo e no controle de temperatura pós fervura. Provavelmente minha fermentação secundária vai demorar um pouco mais... Acontece...

Mas, sou otimista o suficiente para saber que esse é um processo de desenvolvimento e melhoria contínua.

Já fiz minha inscrição em uma nova turma, para Janeiro de 2016, de um curso ofertado pela Bodebrown aqui em Curitiba. Quero me aprofundar no assunto, e creio que esse seja o primeiro passo!

Esse fórum aqui é de grande valia para o aprendizado inicial, e compartilhamento de idéias e experiências.

Espero poder contribuir em um futuro próximo, e caso alguém queira trocar alguma idéia, estarei inteiramente a disposição para tal.

Um abraço.

Leo.
 
Back
Top