Validade cerveja artesanal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ok. ok. desculpem.
Esse foi o que aprendi. Em um curso de cerveja artesanal em Sao Paulo em 1992 Por um mestre cervejeiro que trabalhou na fabrica da antarctica em RIO Claro por 30 anos. Ele que nos ensinou sobre isso. Inclusive ja trabalhei com cerveja pasteurizada. por muito tempo quando comercializava. Mas hoje realmente os conceitos mudaram ate mesmo as materias primas, a tecnica de fabricaçao. Muita inovaçao. Valeu! Cada um com seu cada um. Eu continuo com meu conceito. So vira cerveja depois que pasteuriza. MATA O FERMENTO DENTRO DA GARRAFA. ESTABILIZA O PRODUTO. AUMENTANDO AVALIDADE. NAO AZEDA DENTRO DA GARRAFA. DESCULPEM
Sim, entendo que muita gente ensina desta forma. Outros dizem que chopp é na pressão, e cerveja é em lata/garrafa. Outros como eu acreditam na história da cerveja e origem da palavra. Mas retornando ao tópico, a "validade" da cerveja (ou chopp) é algo que, com toda certeza, não tem a ver com a pasteurização.
 
20180514_131332.jpg
20180416_142406.jpg
20180415_183140.jpg
20180514_131332.jpg
20180416_142406.jpg
20180415_183140.jpg
ok ok ja pedi desculpas sobre minha teoria. Cada um vom sua ideia. Eu estou no Brasil. Fabrico minhas cervejas em casa pra consumo. sao maravilhosas, simples sem muito glamour. escolhi 3/4 tipos que eu gosto e faço do meu jeito. que aprendi. Baixo custo de materia prima. saborosas. teor alcolico que quero. gas espuma encorpada clarinha. Simples assim. Eu gosto. ne? afinal estamos no Brasil. E nao participo de nada. So quis ajudar. Com meus conhecimentos. faço IPAS. RED ALE. DRY STOUT. PALE ALE. BOCK. SÓ. RS
20180416_142406.jpg
 
Marilea, você está enganada. Esta confusão é muito comum, e muitos, de forma errada, acreditam nisso.

A palavra Chopp ("Schoppen") nada mais é que uma medida utilizada na Alemahha. Quando imigrantes alemães vieram para o Brasil, eles pediam sempre um "Schoppen", e a palavra acabou pegando. É uma forma exclusivamente brasileira de denominar a cerveja em barril. Os ingleses, por exemplo, possuem um termo similar, o "Pint".

Resumindo, cerveja e chopp são a mesma coisa. Pasteurização é só um processo que a cerveja pode receber.

Isso de chamar "cerveja" não pasteurizada de outra coisa pode não acontecer em outros países e ser outra das nossas "jaboticabas", porém
segundo a legislação brasileira, a colega não está errada.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6871.htm

No artigo 37 do link acima pode se ler:

III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;

O colega também não está errado em dizer que chopp provém da palavra "Schoppen" que é uma medida de volume, porém variável, dependendo do país e época.
https://de.m.wikipedia.org/wiki/Schoppen
 
Last edited:
Exato.
A lei diz: “...podendo ser denominada de chope ou chopp...”.
Ou seja, é cerveja. Pode chamar de chope, se quiser, mas é cerveja.
O que fazemos em casa é cerveja, podendo ser chamado de chope.
A denominação não é obrigatória.
 
Back
Top